O Cantinho Musical traz para nossos leitores um cantor com uma voz inconfundível que , em sua época , fez enorme sucesso nas rádios e nos auditórios , constituindo com seu talento um verdadeiro exército de fãs de suas canções . Embora com o rótulo de diminutivo, representou uma grandeza para a Música Popular Brasileira : “ MILTINHO“.
Milton Santos de Almeida, conhecido como Miltinho , nasceu no Rio de Janeiro, em 31 de janeiro de 1928 , é um cantor brasileiro. Começou sua carreira na década de 40 como integrante de diversos grupos vocais . Identificado pela sua voz nasalada, afeita aos sambas de teleco-teco e às canções românticas. Miltinho ganhou o reconhecimento do público com a música “Mulher de 30 “ . Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época. O sambista também animou carnavais com marchinhas como "Nós os carecas". No total, gravou mais de cem discos, mas na década de 70, com o declínio do seu gênero musical, saiu de cena nas grandes capitais, concentrando suas apresentações em cidades do interior. Cantor na predileção do compositor Luiz Antônio apresenta , em seu repertório , grande parte de suas composições . Em 7 de setembro de 2014, morreu aos 86 anos vítima de uma parada cardíaca, no Hospital do Amparo, zona norte do Rio. O cantor deixou uma galeria de canções, que montam o grande legado do samba no Brasil.
Desfilaremos , a partir de agora , algumas canções que se consagraram com as belas interpretações do cantor . Iniciaremos com uma música que pode ser considerada o toque inicial de sua carreira . A canção é uma composição de Drink Fermat e Luiz Antonio que versa sobre o amadurecimento de uma mulher em relação ao seu tempo vivido e tendo consequências com a questão amorosa : “ MULHER DE TRINTA “ . [ “ / Você, mulher / Que já viveu, que já sofreu / Não minta / Um triste adeus nos olhos seus / A gente vê, Mulher de Trinta / No meu olhar, na minha voz / Um novo mundo, sinta / É bom sonhar, sonhemos nós / Eu e você, Mulher de Trinta / Amanhã sempre vem / E o amanhã pode trazer alguém / . “ ] .
Esta bela canção foi composta por Benil Santos e Raul Sampaio , sucesso garantido na voz nasalada de Miltinho , expressa , em cada verso , um lamento pela separação deixando marcas indeléveis no coração apaixonado , vivenciadas na memória com enorme sofrimento nas “ LEMBRANÇAS “ . [ “ / Lembro um olhar / Lembro um lugar / Teu vulto amado / Lembro um sorriso / E um paraíso / Que tive ao teu lado / Lembro a saudade / Que hoje invade os dias meus / Para meu mal / Lembro afinal / Um triste Adeus / Sou agora no mar desta vida / Um barco a vagar / Onde está teu olhar / Onde está teu sorriso / E aquele lugar / Eu devia sorrir eu devia / Para meu padecer ocultar / Mas diante de tantas lembranças / Me ponho a chorar / . “ ] .
Luiz Antônio compôs uma bela canção que foi enorme sucesso junto ao público , interpretada pela voz de Miltinho , em que expressa , liricamente em cada verso , uma radical e consciente transformação de seus próprios sentimento em relação à saudade e ao amor : “ POEMA DO ADEUS “ . [ “ / Então, eu fiz um bem, dos males ,que passei / fiz do amor uma saudade de você / e nunca mais amei, deixei nos olhos seus, / meu último olhar e ao bem do amor eu disse adeus / Caminho o meu caminho e, nos lugares que passei, / as pedras no caminho, são o pranto que chorei. / Escondo em minhas mãos, carinhos que eram seus, / e guardo sua voz no poema do adeus... / . “ ] .
Nesta canção composta por Haroldo Barbosa e interpretada por Miltinho , os personagens do amor são nominalmente indefinidos , atuando em dois momentos antagônicos : a paixão concretizada com muito desejo e , um segundo estágio , em que há a indefinida separação : “ MEU NOME É NINGUÉM “ . [ “ / Foi assim... a lâmpada apagou / A vista estremeceu e um beijo então se deu / E veio a ânsia louca, incontida do amor / E depois daquele beijo então / Foi tanto querer bem que alguém dizendo a alguém / Meu bem, só meu, meu bem / Meu bem, só meu, meu bem / E que nosso céu onde estrelas cantavam / De repente ficou mudo / Foi se o encanto de tudo / Quem sou eu / Quem é você, quem é você / Foi assim / E só deus sabe quem / Deixou de querer bem / Não somos mais alguém / O meu nome é ninguém / E o seu nome também / Também ninguém / . “ ] .
Haroldo Barbosa e Luiz Reis criaram uma canção que expressa uma imensa verdade em relação ao amor de interesse . Apesar de reconhecer todas as características depreciativas resultantes de um grande descaso da pessoa amada , aceita , sem qualquer contestação e satisfeito , o rótulo “ PALHAÇADA “ . [ “ / Cara de palhaço / Pinta de palhaço / Roupa de palhaço / Foi este o meu amargo fim; / Cara de gaiato, / Pinta de gaiato, / Roupa de gaiato, / Foi o que eu arranjei pra mim. / Estavas roxa por um trouxa / Pra fazer cartaz, / Na tua lista de golpista / Tem um bobo a mais / Quando a chanchada deu em nada / Eu até gostei / E a fantasia foi aquela que esperei. / Cara de palhaço / Pinta de palhaço / Roupa de palhaço / Pela mulher que não me quer, / Mas se ela quiser voltar pra mim / Vai ser assim, / Cara de palhaço, / Pinta de palhaço / Roupa de palhaço / Até o fim!!! / . “ ] .
Ainda uma composição de Luiz Antônio , interpretada com emoção por Miltinho , a canção representa um grito de alerta para as mocinha que se julgam maduras para amar , esquecendo-se de que como menina é ornamentada com todas as graças que a natureza possui : “ MENINA MOÇA “ . [ “ / Você botão de rosa / Amanhã a flor mulher / Joia preciosa cada um deseja e quer / De manhã banhada ao sol / Vem o mar beijar / Lua enciumada noite alta vai olhar / Você, menina moça, / Mais menina que mulher / Confissões não ouça / Abra os olhos se puder / Tudo tem seu tempo certo / Tempo para amar / Coração aberto faz chorar / A lua, / O sol / A praia / O mar / Lição de Deus, / A vida eterna para amar / . “ ] .
Luiz Antônio , compositor na preferência de Miltinho , compôs um belo e emocionante poema onde simboliza , metaforicamente , a trajetória de um rio correndo para o mar representando a imagem figurativa do amor com seus sofrimentos e suas alegrias , deixando decepcionado o mar que espera mas na certeza de que o amor não virá . “ EU E O RIO “ . [ “ / Rio caminho que anda e vai resmungando talvez uma dor / Há quanta pedra levaste outra pedra deixaste sem vida e amor. / Vens lá do alto da serra o ventre da terra rasgando sem dó. / Eu também venho do amor com o peito rasgado de dor e tão só. / Não, não, não, não / Não viste a flor se curvar, teu corpo beijar e ficar lá pra trás. / E tens a mania doente de andar só pra frente e não voltas jamais. / Rio caminho que anda, o mar te espera não corras assim. / Eu sou um mar que espera alguém que não corre pra mim. / . “ ] .
Em uma bela interpretação de Miltinho , para composição de Haroldo Barbosa e Luiz Reis , a canção expressa liricamente a chegada de uma paixão simbolizada no fenômeno natural de uma manhã oferecendo um novo e belo amor tão desejado : “ CANÇÃO DA MANHÃ FELIZ “ . [ “ / Luminosa manhã / Prá que tanta luz / Dá-me um pouco de céu / Mas não tanto azul / Dá-me um pouco de festa não esta / Que é demais pro meu anseio / Ela veio olhar, você sabe, ela veio / Despertou-me chorando / E até me beijou / Eu abri a janela / E este sol entrou / De repente em minha vida / Já tão fria e sem desejos / Estes festejos , esta emoção / Luminosa manhã / Tanto azul, tanta luz / É demais pro meu coração / . “ ] .
Luiz Antônio , através de uma técnica imagística , conservou na memória a fantasia de alguém que não mais habita na realidade em sua vida , constituída com uma bela interpretação de Miltinho somente em “ DEVANEIO “ . [ “ / Era a saudade do passado. / Era um olhar em meu caminho... / Agora sombra do passado, / É uma sombra de lado, / já não vivo sozinho... / É minha crença e no que creio. / É a certeza de que és minha... / meu sonho lindo, devaneio, / amanhã é você, só você, / vida inteirinha... / . “ ] .
Esta canção composta também por Luiz Antônio e interpretada pela voz nasalada de Miltinho tem como representação simbólica do sentimento amoroso as MÃOS , por se tratar , de forma lírica, comportamentos poéticos diferentes entre os amantes , em busca de soluções apaixonantes : “ POEMA DAS MÃOS “ . [ “ / Nas minhas mãos a despedida / Nas tuas mãos a minha vida / Nas tuas mãos deixei meus sonhos / Nas tuas mãos deixei bondade / Alegre sonho ficou tristonho / Nas tuas mãos virou saudade / Nas minhas mãos o teu perfume / Nas minhas mãos o teu cabelo / O meu ciúme, o meu queixume / Nas minhas mãos um triste apelo / As tuas mãos estão mais frias / Estão vazias de meus beijos / As minhas mãos, talvez não sintas / Estão famintas de desejos / Nas minhas mãos a despedida / Nas tuas mãos a minha vida ( BIS ) / . “ ] .
Esta canção , composta por Djalma Freire e Luiz Antonio e , emocionalmente, cantada por Miltinho , é uma constatação dos sentimentos amorosos separados , resultando um sintoma dorido pelo afastamento dos amantes : “ CHEIRO DE SAUDADE “ . [ “ / É aquele cheiro de saudade, / que me traz você, a cada instante, / folhas de saudade, mortas pelo chão, / é o outono enfim, no coração... / É talvez que é tempo de saudade, / trago o peito tão carregadinho. / Sofro, de verdade, fruto da saudade / sem o seu carinho... / Quem semeia ventos, / colhe tempestade / Quem plantar amor / colhe saudade... / . “ ] .
Para encerramento desta seleção de sucessos interpretados por Miltinho , elegemos uma linda canção, composta pela magnífica dupla Jair Amorim e Evaldo Gouveia , que versa sobre o encanto da paixão , com desdobramento de fatos que envolvem a verdadeira paixão : “ POEMA DO OLHAR “ . [ “ / Em teu olhar, / Busquei perdão, / Busquei sorriso e luz, / Achei meu sol, / Vivi meu céu, / Meu céu em teu olhar. / Olhando a ti, / Eu me perdi, / Pelos caminhos, / Quem me chamar, / Vai me encontrar, / Nos teus olhinhos. / Em teu olhar, / Estranho olhar, / Meu sonho um dia, / Se acabou, / Nos olhos teus, / Existe amor, / Existe adeus. / . “ ] . O Cantinho Musical teve um imenso cuidado na triagem das belas canções presentes na imensa galeria de lindas músicas que Miltinho , com seu toque especial em suas interpretações , deixou eternizado um verdadeiro tesouro enriquecido com seus cantos e com suas poesias para a Música Popular Brasileira !
“ QUANDO EXECUTADA UMA CANÇÃO , NOTAM-SE TRAÇOS IDENTIFICADORES COM A VOZ MELÓDICA DO INTERPRETE QUE REPRESENTA SUA MARCA INDELÉVEL . AO OUVIR UMA PEÇA CANTADA ADMIRAVELMENTE POR MILTINHO , NÃO PAIRA A MENOR DÚVIDA QUANTO À IDENTIDADE HARMONIOSA NA INTERPRETAÇÃO DO CANTOR ! “