03/11/2017 às 09h47min - Atualizada em 03/11/2017 às 09h47min

Artigo sobre trilhas sonoras no cinema

WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
Cantinho  Musical  fará  uma demonstração   das   canções  que  se  eternizaram  na  memória  e  na  alma  dos  adeptos  da  SÉTIMA  ARTE  com  identidades  das  películas   que  recebem  seus  cantos  e  encantos   através  das  inesquecíveis  melodias:  
   
“   AS  TRILHAS  SONORAS  QUE  IDENTIFICAM  OS  FILMES  FAMOSOS  “]
     
Um bom filme não precisa, necessariamente, ter uma boa trilha sonora. Se fosse assim, as produções do cinema mudo dirigidas por Charlie Chaplin não seriam cultuadas como clássicos da sétima arte até os dias de hoje. No entanto, uma trilha sonora bem feita ou bem aplicada pode transformar um filme mediano em uma obra envolvente, com charme ou marca especial. O cinema e a música sempre andaram  juntos  como grandes parceiros criativos. Se pensarmos bem, boa parte das canções que cantarolamos no chuveiro hoje , foram  ouvidas pela primeira vez no cinema e se tornaram eternamente associadas a determinado personagem ou cena.  Fundamental em qualquer filme, a trilha sonora sempre se faz presente, seja cantada ou instrumental, sendo grande parte de muitas  obras . Dependendo de sua qualidade,  o  filme   pode causar diversas reações quando misturada a determinada cena.

         É  muito  complicado  selecionar  algumas  obras  cinematográficas  com  suas  brilhantes  trilhas  musicais  ,  porque  a  quantidade  e  qualidade  de   bons  filmes  e  o  limite  espacial  deste  artigo  não  nos  deixam  alternativa  em  tão  somente   seguirmos   a  nossa  intuição  sobre  determinadas  películas ,  na  triagem   do  nosso  trabalho .     
   
           Iniciaremos  agora  nossa  seleção  de  trilhas  sonoras  de  alguns  filmes  famosos :

1-   por  um  clássico  do  cinema   que  simboliza  o  puro   amor com  uma  bela  história  narrada  durante  o fim  da  Segunda  Guerra  em  que   um  exilado  americano encontra  refúgio  na cidade  de Casablanca, e passa a dirigir  uma casa noturna. Por   forças do destino, ele reencontra uma antiga paixão, que agora está casada e precisa de ajuda para fugir dos nazistas.  Lançado  no  Brasil  em  7  de  dezembro  de  1942 , tendo  na  direção  Michael  Curtiz  e  uma  trilha  sonora  composta  por   Max  Steiner   “ AS   TIME   GOES   BY   “ .



2-  “ ... E O VENTO LEVOU “  /  A Guerra Civil Americana marca a vida de Scarlet, caprichosa mulher que, para atingir seus objetivos e esquecer um amor frustrado, se envolve com Rett Butler, charmoso aventureiro disposto a tudo por seu amor. Do best-seller de Margaret Mitchell.   Os papéis principais são vividos por Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howard e Olivia de Havilland, que respectivamente interpretam Scarlett, Rhett, Ashley e Melanie. Direção   de  Victor  Fleming ,  trilha  Sonora  composta  por  Max Steiner   :     Gone with the Wind   “ .

3    Por una cabeza, que em português significa "por uma cabeça", é um tango  composto em 1935  com música de  Carlos  Gardel  e letra de  Alfredo  de  La  Pera  .  A letra da música fala de um apostador compulsivo em  corridas  de  cavaalo que compara seu vício pelos cavalos com sua atração por mulheres.  É um filme estadunidense de 1992, do gênero drama, dirigido por Martin Brest, estelado por Al Pacino e Chris O'Donnell, e baseado no roteiro do filme italiano Profumo di donna, de 1974, dirigido por Dino Risi e estrelado por Vittorio Gassman. A cena do tango em que o personagem cego de Al Pacino conduz Gabrielle Anwar na dança se tornou a mais famosa do filme :    “  PERFUME   DE   MULHER  “  .

 4 . John Towner Williams   é um famoso compositor americano premiado várias vezes por suas trilhas sonoras.  É considerado um dos maiores compositores da história do cinema, tanto pelo volume de sua obra, como pela sua popularidade . Seu trabalho para o cinema é marcado por um estilo grandioso, facilmente reconhecido pelo público, em sua carreira soma cerca de 112 prêmios de 220 indicações segundo o IMDb, sendo o compositor de trilha sonora para filmes mais premiado da história.  Se Indiana Jones 5 terá Harrison Ford como protagonista e Steven Spielberg na direção, já era esperado o retorno do lendário compositor John Williams para franquia  . The Raiders March é uma trilha do  filme  “ Indiana Jones  “  .

 5.  Ah !  Como  o  amor  é  maravilhosamente  lindo ...O  filme  “  CANTANDO  NA  CHUVA  “  foi  inspirado  neste  sentimento  lírico , originalmente  gravado  em  1952 ,  estelado  por  Gene  Kelly . A sequência em que Gene Kelly  canta e dança  “Singin’ in the Rain”,  música  composta  por Nacio Herb Brown e letra por Arthur Freed ,  bem  na metade do  fabuloso  filme   é, por si só, um absoluto primor, e um dos momentos mais antológicos da História do cinema até hoje.

 6 .  No fim dos anos 30, pouco antes da Segunda Guerra, uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas, vai  trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa.  A Noviça Rebelde (The Sound of Music)  é um filme musical de 1965, dirigido por Robert Wise, com Julie Andrews no papel principal. O filme originou-se de um musical da Broadway, cuja história é baseada na vida da família de cantores Von Trapp da Áustria. As canções são da autoria de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, com roteiro de Ernest Lehman. O filme ganhou o Oscar de melhor filme em 1966, e é um dos musicais mais populares já produzidos. O álbum com a trilha sonora foi nomeado ao Grammy de melhor álbum do ano.  

 7 .  E.T. - O Extraterrestre   é um  filme   estadunidense  de 1982 ,  dos gêneros  ficção  científica  e  drama , dirigido por Steven Spielberg . É considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema .  A  sinopse  do  filme  versa  sobre  um alienígena  perdido na Terra que  faz amizade  com um garoto chamado Elliott de dez anos, que o protege de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia  pelo  serviço  secreto  americano . O menino ajuda o ET a regressar ao seu planeta. A trilha sonora, a atuação singular do elenco mirim e o crescente envolvimento com os personagens fazem-nos trilhar um caminho para ápices do drama que, inevitavelmente, chega a cenas que já fazem parte da história cinematográfica. Spielberg é mestre em fazer cinema que arrasta multidões e "E. T." é uma de suas obras-primas!

 8 .  No  filme  GHOST - DO OUTRO LADO DA VIDA , Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal muito apaixonado que tem suas vidas destruídas, pois ao voltarem de uma apresentação de "Hamlet" são atacados e Sam é morto. No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta e quem comanda a trama, e o mesmo que tirou sua vida, é quem Sam considerava seu melhor amigo. Para poder se comunicar com Molly ele utiliza Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, para desta maneira alertar sua esposa do perigo que corre. Toda  cena  é  reforçada  sentimentalmente  pela  melodia  :  “   Unchained  Melody  “ .

 9 .  Um artista pobre e uma jovem rica se conhecem e se apaixonam na fatídica jornada do Titanic, em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor.  Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.  “    TITANIC   “  .

10 . Em Hong Kong, nos anos 40, um correspondente de guerra americano e uma médica chinesa se apaixonam. Entretanto, a felicidade deles é posta à prova quando se descobre que ele já é casado e o relacionamento passa a ser criticado pelos amigos e pela família dela. O jornalista americano Mark Elliott (William Holden) trabalha como correspondente de guerra em Hong Kong. Nos últimos dias da guerra civil, ele conhece uma bela médica (Jennifer Jones), viúva de um general nacionalista. Os dois se apaixonam perdidamente, mas logo enfrentam a pressão da sociedade chinesa .    “   SUPLÍCIO  DE  UMA  SAUDADE  “  .

11.  Baseado no romance de Boris Pasternak  DR.  JIVAGO  é um médico e poeta que inicialmente apoia a revolução Russa, mas, aos poucos, se desilude com o socialismo e se divide entre dois amores: a esposa Tânia e a bela plebeia Lara. A jovem e linda Lara está apaixonada por três homens: um revolucionário, um magnata e e o médico Jivago. As histórias deles se conectam durante a Revolução Russa do início do século XX. Doutor Jivago ainda é casado quando conhece Lara, mas a história deles se desenvolve diante a revolução, afetando a carreira do médico, da sua família e do amor dele por Lara.  “  Lara Leaves Yuri “

12 .  No  filme  “  ALÉM  DA  ETERNIDADE  “ ,  Peter Sandich (Richard Dreyfuss) é um aviador que combate incêndios florestais e morre em um acidente. Ao chegar no Paraíso é apresentado a um anjo, que estimula o espírito de Peter a voltar para passar seu know-how para seu jovem sucessor, Ted Baker (Brad Johnson) e para ajudar Dorinda Durston (Holly Hunter), uma orientadora de voo, a esquecê-lo. Após voltar como uma aparição invisível, Sandich acaba descobrindo que Ted está apaixonado por Dorinda. A fotografia de tirar o fôlego e as impressionantes coreografias aéreas tornam ainda mais emocionante esta aventura co-estrelada por Brad Johnson, com a participação especial de Audrey Hepburn.   A  empolgante trilha  sonora  interpretada  por  “  THE  PLATTERS “  acrescenta  um  lindo  sentimento  com  a  canção  :  “ Smoke Gets In Your Eyes  “
 13 .   Dois vigaristas dão um golpe em um capanga de um chefão e embolsam uma grana alta. Mas isto não fica por assim, pois o chefe da quadrilha decide se vingar e mata um daqueles que lhe aplicaram o golpe. Porém, o outro foge e entra em contato com um ex-parceiro, sendo que ambos decidem aplicar no criminoso um tremendo conto do vigário, que abalará tremendamente as finanças deste chefão mafioso. O grande golpe começa a se desenrolar, mas as coisas não saem como planejaram e a destemida dupla faz improvisações de última hora.  “  GOLPE  DE  MESTRE  “ .

14 . Jacques Clouseau (Steve Martin) é um atrapalhado policial francês, que trabalha em uma pequena cidade. Após ser chamado a Paris pelo inspetor-chefe Dreyfus (Kevin Kline), Clouseau é promovido a inspetor e fica encarregado de investigar a morte de Yves Gluant (Jason Statham), técnico de um time de futebol local. Logo após a morte de Gluant foi roubado dele o diamante conhecido como Pantera Cor-de-Rosa, que estava em um anel. O plano de Dreyfus é usar Clouseau para que ele chame a atenção da mídia, enquanto que outros inspetores, mais gabaritados, trabalhem para resolver o caso. Entretanto, juntamente com seu parceiro Gilbert Ponton (Jean Reno) e sua secretária Nicole (Emily Mortimer), Clouseau inesperadamente chega perto do assassino.  A  trilha  sonora   de  abertura  do   filme :  “ The Pink Panther - Main Title “
 

15 .   No  filme  "Dio, come ti amo"  ,  musical  romântico  que  marcou  toda  uma  geração ,  a   inesquecível cantora Gigliola Cinquetti interpreta bela e inocente jovem de família pobre que se apaixona pelo noivo rico de sua melhor amiga. Emocionados com a paixão da moça, seus familiares a fazem se passar por uma princesa para que ela possa viver este romance impossível. Uma cena que é mais bela pela música do que pelo filme em si, para embalar os corações apaixonados... Gigliola Cinquetti canta a canção tema do filme, composta por Domenico Modugno, que fez um enorme sucesso nas décadas de 60 e 70.

Depois  de  uma  triagem  minuciosa  e  com  a  certeza  de  que  muitas  peças  cinematográficas   não  constarem  com  suas  trilhas  sonoras  neste  artigo ,  o  Cantinho  Musical  lamenta  a  mostra  reduzida , porém  com  imensa e  maravilhosa  qualidade  da  “Sétima  Arte  “ ,  na  convicção  de  que  as  canções  aqui  apresentadas  fazem  parte  do  conhecimento  daqueles  que  curtem um  bom  filme “.
 
   “  A  IMENSA  MAGIA  QUE  A  “  SÉTIMA  ARTE  “ NOS  PROPORCIONA  É A PERPETUAÇÃO  EM  NOSSAS  MEMÓRIAS  DE  SUAS  NARRATIVAS  CÊNICAS E  A  FIXAÇÃO  DE  SUAS  TRILHAS  SONORAS  COMO  ENVÓLUCRO  DE  TODA  CRIAÇÃO PERFEITA  DESSA  LINDA  MANIFESTAÇÃO  ARTÍSCA  DENOMINADA  “  CINEMA  “  !!  “
 
Waldemar   Pedro  Antonio            e-mail :  [email protected]
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »