O Cantinho Musical desenvolverá neste artigo toda trajetória musical que revolucionou uma juventude cheia de energia em busca de algo novo que pudesse configurar no cenário da música como uma inovação caracterizada na época : “ JOVEM GUARDA “
A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo, apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com o também cantor e compositor Erasmo Carlos e da cantora Wanderléa, a Jovem Guarda deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.
Sua principal influência era o rock and roll do final da década de 1950 e início dos 1960 . Por essa inspiração, a Jovem Guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.
Além de Roberto, Erasmo e Wanderléa, destacaram-se no movimento artistas como Ronnie Von, Eduardo Araújo e Sylvinha Araújo, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Martinha, Vanusa, Rossini Pinto, Leno e Lílian, Evinha (Trio Esperança), Deny e Dino, Paulo Sérgio, Dick Danello, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Antônio Marcos, Márcio Greyck, Kátia Cilene, Sérgio Murilo, Waldirene, Arthurzinho, Ed Wilson, Ronnie Cord, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Bobby de Carlo, George Freedman, além de bandas como Golden Boys, Renato e Seus Blue Caps, Lafayette e seu Conjunto, Os Incríveis, Os Vips, Os Jovens, The Pops e The Fevers.
Apresentaremos uma seleção simplificada das canções que configuraram como sucesso de alguns integrantes desse movimento musical que revolucionou a história e o cenário de nossas obras musicais .
Iniciaremos nossa triagem com essa maravilhosa dupla inseparável : Roberto Carlos e Erasmo Carlos com uma canção que praticamente iniciou o movimento e que aborda um tema amoroso como prioridade da vida : “ Quero Que Vá Tudo Pro Inferno “ . [ “ / De que vale o céu azul e o sol sempre a brilhar, / Se você não vem e eu estou a lhe esperar. / Só tenho você, no meu pensamento, / E a sua ausência, é todo meu tormento. / Quero que você, me aqueça neste inverno, / E que tudo mais vá pro inferno. / De que vale a minha boa vida de play-boy, / Se entro no meu carro e a solidão me dói. / Onde quer que eu ande, tudo é tão triste, / Não me interessa, o que de mais existe. / Quero que você, me aqueça neste inverno, / E que tudo mais vá pro inferno. / Não suporto mais, você longe de mim, / Quero até morrer, do que viver assim. / Só quero que você me aqueça neste inverno, / E que tudo mais vá pro inferno. / ( BIS ) / E que tudo mais vá pro inferno./ UOOOOOO / E que tudo mais vá pro inferno. / UOOOOOO / . “ ] .
Se há um quadro dos artistas que representaram a JOVEM GUARDA , está revelado nesta canção que demonstra uma verdadeira reunião de quase todos que participaram do movimento musical da época em “ FESTA DE ARROMBA . “[ “ / Veja só que festa de arromba ! / Outro dia eu fui parar... / Presente no local / O rádio e a televisão / Cinema , mil jornais / muita gente , confusão / Quase não consigo / Na entrada chegar / Pois a confusão / Estava de amargar ! / Hey , hey ( Hey , hey ) / Que onda / que festa de arromba / Logo que cheguei / Notei Ronnie Cord / Com um copo na mão./ Enquanto Prini Lorez / Bancava o anfitrião / Apresentando a todo mundo / Meire Pavão ... / Wanderlea ria e Cleide desistia / De agarrar um doce / Que do prato não saía / Hey, hey ( Hey , hey ) /Que onda / Que festa de arromba / Renato e seus Blus Caps / Tocavam na piscina / The Clevers no terraço / Jet blacks no salão / Os Bell de cabeleira / Não podiam tocar, / Enquanto a Rosemary / Não parasse de dançar / Mas ! / Vejam quem chegou de repente : / Roberto Carlos no seu novo carrão / Enquanto Tony e Demétrius / Fumavam no jardim / Sérgio e Zé Ricardo / Esbarravam em mim / Lá fora um corre , corre / Dos brotos do lugar / Era o Ed Wilson / Que acabara de chegar / Hey , hey ( Hey , hey ) / Que onda / Que festa de arromba ! / . “ ] .
Ainda de Roberto e Erasmo , a música CALHAMBEQUE , embora tenha sido uma versão da canção Road Hog feita por Erasmo Carlos , ficou sendo , no mundo musical , a forma icônica da JOVEM GUARDA . [ “ / Mandei meu cadilac / Pro mecânico outro dia / Pois há muito tempo / Um conserto ele pedia / E como vou viver / Sem um carango pra correr / Meu cadilac bi-bi / Quero consertar meu cadilac / Bi Bidhu ! Bidhubidhu bidhubi !! / Com muita paciência / O rapaz me ofereceu / Um carro todo velho / Que por lá apareceu / Enquanto o cadilac / Consertava eu usava / O calhambeque bi-bi / Quero buzinar o calhambeque / Bi Bidhu ! Bidhubidhu bidhubi !! / Saí da oficina / Um pouquinho desolado / Confesso que estava / Até um pouco envergonhado / Olhando para o lado / Com a cara de malvado / O calhambeque bi-bi / Buzinei assim o Calhambeque / Bi Bidhu ! Bidhubidhu bidhubi !!! / E logo uma garota / Fez sinal pra eu parar / E no meu Calhambeque / Fez questão de passear / Não sei o que pensei / Mas eu não acreditei / Que o Calhambeque bi-bi / O broto quis andar / No Calhambeque / Bi Bidhu ! Bidhubidhu bidhubi !! / E muitos outros brotos / Que encontrei pelo caminho / Falavam : “ que estouro / Que beleza de carrinho / Eu fui me acostumando / E do carango fui gostando / E o Calhambeque bi-bi / Quero consertar o Calhambeque / Bi Bidhu ! Bidhubidhu bidhubi !! / Mas o meu Cadilac / Finalmente ficou pronto / Lavado , consertado / Bem pintado , um encanto / Mas o meu coração / Na hora exata de trocar / Aha ,aha , aha , aha, aha / O Calhambeque bi-bi / Meu coração ficou com / O Calhambeque / Bidhu ! Bidhubidhu bidhubi / . “ ] .
Em 1966, WANDERLÉA gravou um de seus maiores sucessos: " PARE O CASAMENTO ", versão de ... de Resnick e Young Luis Keller . [ “ / Por favor, pare agora, senhor juiz, pare agora / Senhor juiz eu quero saber, sem esse amor o que vou fazer / Pois se o senhor esse / Homem casar, morta de tristeza sei que vou ficar / Por favor, pare agora, senhor juiz, pare agora / Senhor juiz esse casamento / Será pra mim todo meu tormento / Não faça isto peço por favor / Pois minha alegria vive desse amor / Por favor, pare agora, senhor juiz, pare agora / Senhor juiz, eu sei que o senhor é bonzinho, por favor / Ele é tudo que eu amo, é tudo que eu quero / E eu estou certa de que ele também me quer / Por favor, pare agora, senhor juiz, pare agora / Por favor, pare agora, senhor juiz, pare agora / Por favor, não me deixe sofre assim senhor juiz / Escute-me isto não se faz / Todo mundo sabe que eu amo esse rapaz / . “ ] .
JERRY ADRIANI teve grande participação no movimento da Jovem Guarda , colaborando com várias gravações da músicas da época . QUERIDA foi uma canção que rotulou a imagem do cantor através de sua voz , transmitindo uma pura declaração amorosa à pessoa amada . [ “ / Querida quero lhe dizer / Que toda a minha vida / Entreguei a você / Procure olvidar o que lhe fiz / Querida perdoa-me / Querida não vá / Oh querida relembre/ Os momentos tão felizes / Que juntinhos passamos / Sob a luz do luar / Diga ao menos meu bem / Que de mim não tem mais rancor / Pra que eu possa esquecer / Todo o meu amargor / Falado / Oh querida / Você não sabe como eu me sinto / Em não tê-la mais ao meu lado / Minhas noites são tão frias / Minhas horas tão vazias / Mas se voltasse, se você voltasse / Tão feliz eu seria / . “ ] .
WANDERLEY CARDOSO , outro cantor atuante no movimento , interpreta uma canção que representa um verdadeiro lamento pela perda de uma imenso amor , demonstrando que foi um grande mal amar demais a quem não merecia : “ O BOM RAPAZ“ . [ “ / Parece que eu sabia / Que hoje era o dia de tudo terminar / Pois logo notei / Quando telefonei / Pelo seu jeito de falar / Eu nunca pensei / Quem eu tanto amei / Fosse assim me desprezar / Mas o mundo é grande / Vou não sei pra onde / Alguém há de me amar / Já que terminamos / Só resta agora o adeus final / Te amar demais, ser um bom rapaz foi o meu mal / (BIS) / . “ ] .
Também tem destaque no movimento da Jovem Guarda SYLVINHA ARAUJO contribuindo com uma canção que fala sobre a importância de um beijo , sendo recriminada pelo ato cometido em que a ação deu nome à música em uma ressonância onomatopéia : “ SPLISH SPLASH “ . [ “ / Splish Splash / Fez o beijo que eu dei / Nela dentro do cinema / Tudo mundo olhou me condenando / Só porque eu estava amando / E agora lá em casa tudo mundo vai saber / Que o beijo que eu dei nela / Fez barulho sem querer / Yeah, Yeah, Splish Splash / Tudo mundo olhou / E com água na boca muita gente ficou / Yeah, Yeah, Splish Splash / Splish Splash / Fez o tapa que eu dei / Nele dentro do cinema / Tudo mundo olhou me condenando / Só porque ele estava apanhando / E agora lá em casa tudo mundo vai saber / Que o tapa que eu dei nele / Fez barulho e fez doer / Yeah, Yeah, Splish Splash / Tudo mundo olhou / Mas com água na boca ninguém mais ficou / Yeah, Yeah, Splish Splash / “] .
Quem impulsionou junto com outros cantores os grandes sucessos da Jovem Guarda foi a maravilhosa CELLY CAMPELLO que na expressão do rock brasileiro manifesta um desejo adverso do banho de sol , preferindo , com um prazer imenso , um “ BANHO DE LUA “ . [ “Fui à praia me bronzear, me queimei, escureci / Mamãe branqueou, nada de sol / Hoje só quero a luz do luar / Tomo um banho de lua, fico branca como a neve / Se o luar é meu amigo, censurar ninguém se atreve / É tão bom sonhar contigo, oh! Luar tão cândido / Sob um banho de lua, numa noite de esplendor / Sinto a força da magia, da magia do amor / É tão bom sonhar contigo, oh ! Luar tão cândido / Tim, tim, tim, raio de lua, tim, tim, tim, baixando vem / ao mundo oh lua, a cândida lua vem / Tomo um banho de lua, fico branca como a neve / Se o luar é meu amigo, censurar ninguém se atreve / É tão bom sonhar contigo, oh! Luar tão cândido / Tim, tim, tim, raio de lua, tim, tim, tim, baixando vem / Ao mundo oh lua,a cândida lua vem / Sob um banho de lua, numa noite de esplendor / Sinto a força da magia, da magia do amor / É tão bom sonhar contigo, oh ! Luar tão cândido / . “ ] .
Irmão de Celly , TONY CAMPELLO também participou do movimento da Jovem Guarda , contribuindo com gravações que fizeram grandes sucessos como “ BOOGIE DO BEBÊ “ . [ “ / Eu tenho uma garota ela é o fim / E tem um irmãozinho pequenino assim / Se vem falar comigo / Sempre traz o tal irmão / Mas vejam só, / buggie bbrrr hihih / O tal garotinho vive a atrapalhar / Não deixa o meu broto de amor falar / Na hora do romance quando vou beijar / Escutem só /hahahah / Este nenezinho vive a me amolar / Não é um bom menino, vive a perturbar / No colo do meu bem e sempre a gaguejar / Escutem só / Hihihih / Um dia a brincadeira tem que acabar / Amor de mamadeira, nem é bom falar / Esqueço este bebê e beijo o meu amor / E vejo então... / Buggie, blblblbl / . “ ] .
RONNIE VON , o galã e paquerado pelas meninas , participou musicalmente com vários sucessos . O rock “ DIANA “ marcou um grande momento no período da Jovem Guarda . O tema é uma linda declaração amorosa , ornada com belas metáforas . [ “ / Não se esqueça meu amor / Que quem mais te amou foi eu / Sempre foi o teu calor / Que minha alma aqueceu / E num sonho para dois / Viveremos a cantar / Aaaa cantar o amor Diana / Nos teus braços sem querer / Quase sempre vou parar / Não consigo te esquecer / O Diana vem sonhar / Que eu te quero meu amor / Vem trazer o teu calor / Vem viver pra mim Diana / Vem querida, minha vida, vem depressa! / Que eu te espero, e eu te quero, com paixão! / Ooo, ooo, ooooo! / Only you vai me fazer feliz / Only you é tudo aquilo que eu quis / Para mim tu és a felicidade / E sem ti eu morrerei de saudade / Vem amor, vem amor, por favor, vem pra mim... / Vem... viver pra mim Diana / Pra mim Diana / Pra mim Diana / . “ ] .
Outro astro da música no movimento da Jovem Guarda foi EDUARDO ARAÚJO que interpretou um verdadeiro hino que identificava a época . O tema da canção versa sobre uma verdadeira loucura no volante de um automóvel , porque a onda naquele tempo era conduzir o carango assustadoramente : “ RUA AUGUSTA “ . [ “ / Entrei na Rua Augusta a 120 por hora / Botei a turma toda do passeio pra fora / Fiz curvas em duas rodas em usar a buzina / Parei a 4 dedos na vitrina / (legal) / Hi,Hi, Jonny / Hi,Hi, Alfredo / Quem é da nossa gangue não tem medo / (BIS) / Meu carro não tem breque, não tem luz, não tem buzina / São 3 carburadores todos os 3 envenenados / Só para na subida quando acaba a gasolina / Só passa se tiver sinal fechado / (barbaridade) / Hi,Hi, Jonny / Hi,Hi, Alfredo / Quem é da nossa gangue não tem medo / (BIS) / Toquei a 130 com destino a cidade / No Anhangabaú botei mais velocidade / Com três pneus carecas derrapando na raia / Subi a Galeria Prestes Maia / (que minino) / Hi,Hi, Jonny / Hi,Hi, Alfredo / Quem é da nossa gangue não tem medo / Bye,Bye Jonny / Bye,Bye, Alfredo / Quem é da nossa gangue não tem medo / (2X) / “ ] .
TRIO ESPERANÇA foi um conjunto vocal formado com os componentes de uma mesma família que com suas canções fizeram muito sucesso no período da Jovem Guarda . “O Passo do Elefantinho “ foi um tema simplório se nenhuma pretensão , uma de suas interpretações que agradou a todos que acompanhava o movimento da época . [ “ / Quando ele nasce já é forte. / Mesmo grande é tão engraçadinho. / É bom, traz sorte. / Trate com carinho tudo aquilo. / E o fiozinho do seu cabelo / É bastante para conduzi-lo. / Veja como ele é bonitinho. / Olha o pelo dele como brilha. / Lá vai, na trilha. / Olha o passo do elefantinho. / No circo em festa / ou na floresta / ele é sempre o bicho mais bonzinho. / Veja como ele é bonitinho. / Olha o pêlo dele como brilha. / Lá vai, na trilha. / Olha o passo do elefantinho. / No circo em festa / ou na floresta / ele é sempre o bicho mais bonzinho./ . “ ] .
Os componentes do conjunto “Renato e Seus Blue Caps “ são os três irmãos da família Barros: Renato, Paulo Cezar e Edson (Ed Wilson). No final dos anos 50, foram influenciados pelo gosto musical da família, e pelo Rock'n Roll de Elvis, Little Richard e Bill Halley . Um dos grandes sucessos do conjunto foi “ GATINHA MANHOSA “ cujo tema fala de uma investida de amor . [ “ / Meu bem já não precisa falar comigo dengosa assim / Briga, para depois ganhar mil carinhos de mim / Se eu aumento a voz, você faz beicinho e chora baixinho / E diz que a emoção dói seu coração / Já não acredito se você chora dizendo me amar / Eu sei que na verdade carinhos você quer ganhar / Um dia gatinha manhosa eu prendo você no meu coração / Quero ver você fazer manha então, presa no meu coração / Quero ver você... (BIS) / . “ ] .
“ Coração de Papel “ é o álbum de estreia do cantor brasileiro Sérgio Reis, lançado em vinil no ano de 1967 através da Odeon. Influenciado pelo movimento da Jovem Guarda, que estava em evidência na época, o disco conta com faixas de temáticas românticas e joviais. A canção que dá título ao álbum foi um grande sucesso e tornou-se um dos maiores clássicos do artista, sendo apresentada até os dias de hoje nos shows dele . [ “ / Se você pensa / Que meu coração é de papel / Não vá pensando, pois não é / Ele é igualzinho ao seu / E sofre como eu / Por que fazer chorar assim / A quem lhe ama / Se você pensa / Em fazer chorar a quem lhe quer / A quem só pensa em você / Um dia sentirá / Que amar é bom demais / Não jogue amor ao léu / Meu coração que não é de papel / 2X / Por que fazer chorar / Por que fazer sofrer / Um coração que só lhe quer / O amor é lindo eu sei / E todo eu lhe dei / Você não quis, jogou ao léu / Meu coração que não é de papel / (Não é / Meu coração que não é de papel / Não é Não é / Meu coração que não é de papel / Não é...) / . “ ] .
Ao encerrarmos este artigo , temos a devida consciência de que muitos astros da “ JOVEM GUARDA “ não estão inseridos nesta seleção , porque o movimento musical atraiu muitos componentes que participaram da coleção de músicas da época e nosso espaço é limi