29/11/2017 às 14h01min - Atualizada em 29/11/2017 às 14h01min

Artigo sobre músicas consideradas bregas

WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
“   Esclarecimento  aos  meus  leitores .  O  compromisso  deste  espaço  que  ocupa  publicação de  artigos  sobre  músicas  é  com a  divulgação variável de  todos  os  cantos  , indiferente  ao  gênero , à  nacionalidade ou  ao  gosto  ou  à  rejeição  a  qualquer  estilo ,  porque  se  entende , objetivamente ,  que  a  criação  das  canções  é  fruto  de  uma  manifestação  artística  , logo  continuaremos  com  a  visão  versátil  de  todos  os  conjuntos  musicais , em  respeito  aos  seus  criadores  . “
       
Cantinho  Musical  ,  em  respeito  a  todos  os  estilo  de  canções , fará  uma  síntese  de  alguns  intérpretes  que  assumiram  um  modelo  de  música  centrado  basicamente  no  sentimento  romântico .  Alguns dos representantes  mais  famosos  desse  ritmo   defenderam  esse estilo. ,  dizendo  :  “  Não tenha vergonha de  ser cafona  e  abra  o coração  para  o  estilo  de música  que  está  ganhando  cada vez mais espaço:   “  O  BREGA  “ . 

      Mesmo tendo uma grande porcentagem de preconceito, os cantores acabaram assimilando o título de  brega, pois eles são adorados pelo povo justamente por assumirem essa atitude tão simples. Ídolos de vários estilos e idades são chamados de bregas por trazerem um tema romântico exagerado ou um visual inusitado. 

     Após uma incansável pesquisa em sites de músicas, vídeos, letras , o  “  Cantinho  Musical “  traz hoje os  mais  prováveis 15 cantores bregas da música brasileira”. Sabemos  que uma listagem de apenas 15 nomes é pequena e muita gente ficou de fora. Mas, nesta lista você passa por várias gerações e acompanha o brega brasileiro.  Eles ficaram famosos por conta do estilo descontraído e popular; veja quem são os cantores bregas que sempre fizeram sucesso!

1 -   “  REGINALDO  ROSSI “ transmite todo sofrimento e traição de amor , lamentando-se numa mesa de bar a um  “ GARÇOM “  .   [ “ /  Garçom, aqui nessa mesa de bar / Você já cansou de escutar / Centenas de casos de amor / Garçom, no bar todo o mundo é igual / Meu caso é mais um é banal / Mas preste atenção por favor / Saiba que o meu grande amor / Hoje vai se casar / Mandou uma carta pra me avisar / Deixou em pedaços meu coração / E para matar a tristeza / Só mesa de bar / Quero tomar todas / Vou me embriagar / Se eu pegar no sono / Me deite no chão / Garçom  eu sei que eu estou enchendo o saco / Mas todo bebum fica chato / Valente e tem toda a razão / Garçom , mas eu, eu só quero chorar / Eu vou minha conta pagar / Por isso eu lhe peço atenção / . “  ] 


.
2 -   “  WALDICK  SORIANO  “  expressa   nesta  canção ,  que  rotulou  a  imagem  do  cantor ,    sentimento  de  um  amor  humilhado ,  desprezado ,  fazendo  em  momentos  de  enorme  rejeição  da  mulher  amada  uma  manifestação  de  revolta  :    “   EU  NÃO  SOU   CACHORRO  NÃO  “  .  [ “ / Eu não sou cachorro não / Pra viver tão humilhado / Eu não sou cachorro não / Para ser tão desprezado / Tu não sabes compreender / Quem te ama quem te adora / Tu só sabes maltratar-me / E por isso eu vou embora / A pior coisa do mundo / É amar sendo enganado / Quem  despreza um grande amor / Não merece ser feliz / Nem tão pouco ser amado / Tu devias compreender / Que por ti / Tenho paixão / Pelo nosso amor / Pelo amor de Deus / Eu não sou cachorro não / . “  ]  .


3 -  “  WANDO “  ,  um  dos  cantores  mais  românticos do  nosso  cancioneiro ,  atingido  por  uma  grande  flechada  de  um  Cupido ,  quando  conheceu  a  moça’ Tiana Gama, empresária, encontrou Wando em 1971 durante um show em Santarém. Na ocasião, os dois foram apresentados e tiveram um envolvimento. O encontro marcou a vida da empresária e inspirou um dos maiores sucessos de Wando ao compor a música denominada :  “  MOÇA  “         [ “ / Moça, me espere amanhã / Levo o meu coração / Pronto pra te entregar / Moça, / Moça eu te prometo / Eu me viro do avesso, / Só pra te abraçar / Moça, eu sei que já não és pura, / Teu passado é tão forte / Pode até machucar / Moça, dobre as mangas do tempo / Jogue o teu sentimento / Todo em minhas mãos / Eu quero me enrolar nos teus cabelos / Abraçar teu corpo inteiro, / Morrer de amor, / De amor me perder / (BIS)  / Moça, eu sei que já não és pura, / Teu passado é tão forte / Pode até machucar / Moça, dobre as mangas do tempo / Jogue o teu sentimento / Todo em minhas mãos / . “  ]  .


 4 -  “  SIDNEY   MAGAL  “  em  um  relâmpago  inventivo  construiu  o  mais  importante  sucesso  de  sua  galeria  musical . A  personagem  fora  criada e  idolatrada  mentalmente  não existindo até a música ser composta. Foi ideia do meu empresário, meu produtor e compositor de juntar três nomes muito populares no Brasil e formar uma cigana fictícia, que seria a musa expressa  verdadeiramente   na música :  “  SANDRA  ROSA  MADALENA  “ .  [ “ /  Quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar / Quero ver o seu corpo dançar sem parar / Quero vê-la sorrir, quero vê-la cantar / Quero ver o seu corpo dançar sem parar / Ela é bonita, seus cabelos muito negros / E o seu corpo faz meu corpo delirar / O seu olhar desperta em mim uma vontade / De enlouquecer, de me perder, de me entregar / Quando ela dança todo mundo se agita / E o povo grita o seu nome sem parar / É a cigana Sandra Rosa Madalena / É a mulher com quem eu vivo a sonhar / ( REFRÃO ) /  quero  vê-la  sorrir ....... /  Dentro de mim mantenho acesa uma chama / Que se inflama se ela está perto de mim / Queria ser todas as coisas que ela gosta / Queria ser o seu princípio e ser seu fim / . “  ]  .

5 -  “  PENINHA  “  é um cantor e compositor  brasileiro . Gravou o primeiro compacto em 1972, mas seu primeiro grande sucesso foi "Sonhos" (1977), incluído na trilha da telenovela  “ Sem Lenço, Sem Documento" e com milhares de cópias vendidas. O  que  diferencia esta  canção  de  outras  músicas  compostas  por  ele  é  a  união  entre  desilusão  e  esperança ,  algo  muito  difícil  de  ser  feito .  Observemos  a  bela  poesia  expressa  nas  letras  de   “  SONHOS  “ .  [ “ /  Tudo era apenas uma brincadeira / E foi crescendo, crescendo, me absorvendo / E de repente eu me vi assim: completamente seu / Vi a minha força amarrada no seu passo / Vi que sem você não tem caminho, eu não me acho / Vi um grande amor gritar dentro de mim / Como eu sonhei um dia / Quando o meu mundo era mais mundo / E todo mundo admitia / Uma mudança muito estranha / Mais pureza, mais carinho / Mais calma, mais alegria / No meu jeito de me dar / Quando a canção se fez mais forte, mais sentida / Quando a poesia fez folia em minha vida / Você veio me contar dessa paixão inesperada / Por outra pessoa / Mas não tem revolta não / Eu só quero que você se encontre / Ter saudade até que é bom / É melhor que caminhar vazio / A esperança é um dom que eu tenho em mim / (Eu tenho sim) / Não tem desespero, não / Você me ensinou milhões de coisas / Tem um sonho em minhas mãos / Amanhã será um novo dia / Certamente eu vou ser mais feliz / . “  ]   .


6 -   “  NELSON  NED  “   manifesta  em  suas  canções  uma  tristeza  aguçada  representada  por  um  sentimento  coletivo  em  detrimento  do  individual.   Centrando  seus  temas  em  cada   fracasso  amoroso  ,  conseguia   expressar   sempre   o  resultado  de  uma  perda ,  convicto  de  que     “  TUDO  PASSARÁ  “    [ “ / Eu te dei meu amor, por um dia /      E depois sem querer te perdi. / Não pensei que o amor, existia / Que também choraria por ti. / Mas tudo passa tudo passará / E nada fica, nada ficará. / Só se encontra a felicidade / Quando se entrega o coração. / Voltarei a querer, algum dia / Pois eu sei que não vou mais chorar. / Se em mim já não há alegria / A esperança me ensina a gritar.   / Que tudo passa tudo passará / Que nada fica, nada ficará. / Só se encontra a felicidade / Quando se entrega o coração. / ( 2 X ) / . “  ]  .


7 –  “  LINDOMAR  CASTILHO  “  construiu uma carreira sólida cantando boleros e sambas-canções  românticos, se tornando um dos maiores vendedores de disco no Brasil da década de 1970. O cantor  compôs  um  bolero que se tornou conhecido pelo Brasil através da série Os Normais da Rede Globo.  O  tema  da  canção  versa  sobre  uma  experiência  de  vida  relacionada  ao  amor ,  prevenindo-se  de  novas  paixões  que  o  faça  sofrer  como  antes  diante  de  um  comportamento  anormal  que  o  fez  exclamar  :   “   VOCÊ  É  DOIDA  DEMAIS  “   .  [ “ / Eu pensei em lhe entregar meu amor meu coração / Meu carinho e muito mais / Mas parei por um instante / Pensei mais dois minutinhos / E voltei um pouco atrás / Recordei que no passado / Você esteve ao meu lado / E roubou a minha paz / Hoje me serve de exemplo / Vou fugir enquanto é tempo / Você é doida demais / Você é doida demais / Você é doida demais / Você é doida demais, doida, muito doida, / Você é doida demais / Eu não quero nem preciso / De amor doido sem juízo / Para comigo viver / Pois eu sou aquele homem / Que pensou em lhe dar um nome / E você nem quis saber / Todo dia me enganava / Sempre você me trocava / Pelo amor de outro rapaz / Você é tão leviana / Nisso você não me engana / Você é doida demais / / Você é doida demais / Você é doida demais / Você é doida demais, doida, muito doida, / Você é doida demais / . “  ]  .


8 -   “  JANE  e  HERONDY  “  formaram  uma  dupla  conhecida  no  mundo  da  música  por  uma  gravação  que  teve  aceitação  do  público .  A  canção  fala  de  uma  separação  amorosa  e  centraliza  o  tema  em  um  pedido  para  que  não  se  desfaça  uma  relação  entre  duas  pessoas  que  se amam  :   “  NÃO   SE   VÁ  “  .   [ “ / Não se vá! / Eu já não posso suportar / Esta minha vida de amargura / Não se vá! / Estou partindo porque sei / Que você já não mais me ama... / Não se vá! / O seu ciúme é o culpado / Desta minha desventura / Não se vá! / O nosso amor não é mais o mesmo / É melhor que eu vá embora... / Não se vá! / Não me abandone por favor / Pois sem você vou ficar louco / É o ciúme que está / Nos separando  pouco a pouco... / Não se vá! / Me dê uma chance outra vez / Daqui prá frente tudo vai mudar / Me dê a mão com muito amor / E nova vida vamos começar... / Lá lá lá lá, lá lá lá lá lá lá... / Lá lá lá lá, lá lá lá lá lá lá... / . “  ]  .


9 –  “   ODAIR  JOSÉ  “  interpreta  uma  canção  cujo  tema  versa  sobre  a  história  de  um  rapaz  que  se  apaixonou  por  uma  garota  de  programa .  A música seria o rapaz falando para a  prostituta como se apaixonou por ela .  A sequência  musical  é a seguinte: o cara trabalhava o dia inteiro e ao final do dia, em vez de ir pra casa, ele passava ali para tomar um drinque . E com esse drinque começava um grande  romance , propondo  à  pessoa  amada  que  o   sonho  dele  era  tirá-la  daquele  ambiente   :       “  VOU   TIRAR  VOCÊ  DESSE  LUGAR  “   .  [ “ / Olha, a primeira vez que eu estive aqui / Foi só pra me distrair / Eu vim em busca do amor / Olha, foi então que eu lhe conheci / Naquela noite fria / Em seus braços, meus  problemas esqueci  / Olha, a segunda vez que eu estive aqui / Já não foi pra distrair / Eu senti saudades de você / Olha, eu precisei do seu carinho / Pois eu me sentia tão sozinho / E já não podia mais lhe esquecer / Eu vou tirar você desse lugar / Eu vou levar você pra ficar comigo / E não me interessa o que os outros vão pensar / (BIS) /Eu sei que você tem medo de não dar certo / Pensa que o passado vai estar sempre perto / E que um dia eu posso me arrepender / Eu quero que você não pense em nada triste / Pois quando o amor existe / Não existe tempo pra sofrer / Eu vou tirar você desse lugar .......  /  (BIS)  / . “  ]  .


10 -   “   TEIXEIRINHA  “  fez  um  enorme  sucesso  com  uma  narrativa  musical  fúnebre  em   que  descreve  todo  ambiente  da  morte  da  mãe . Essa  canção  criou uma  grande  polêmica  entre  os  críticos  musicais , alguns ,  pejorativamente , denominavam  “  churrasquinho  de  mãe “ , porque  viam  na música grande  apelação :  “  CORAÇÃO  DE  LUTO  “   .  [ “ / O maior golpe do mundo / Que eu tive na minha vida / Foi quando com nove anos / Perdi minha mãe querida / Morreu queimada no fogo / Morte triste, dolorida / Que fez a minha mãezinha / Dar o adeus da despedida / Vinha vindo da escola / Quando de longe avistei / O rancho que nós morava / Cheio de gente encontrei / Antes que alguém me dissesse / Eu logo imaginei / Que o caso era de morte / Da mãezinha que eu amei / Seguiu num carro de boi / Aquele preto caixão / Ao lado eu ia chorando / A triste separação / Ao chegar no campo santo / Foi maior a exclamação / Cobriram com terra fria / Minha mãe do coração / Dali eu saí chorando / Por mãos de estranhos levado / Mas não levou nem dois meses / No mundo fui atirado / Com a morte da minha mãe / Fiquei desorientado / Com nove anos apenas / Por este mundo jogado / Passei fome, passei frio / Por este mundo perdido / Quando mamãe era viva / Me disse: filho querido / Pra não roubar, não matar / Não ferir, não ser ferido / Descanse em paz, minha mãe / Eu cumprirei seu pedido / O que me resta na mente / Minha mãezinha é teu vulto / Recebas uma oração / Desse filho que é teu fruto / Que dentro do peito traz / O seu sentimento oculto / Desde nove anos tenho / O meu coração de luto. / . “  ]  .


11 -  “  AGNALDO  TIMÓTEO  “ , com  uma  voz  bem  postada  e  segura ,   faz  bela  interpretação de  uma  canção  que  versa  sobre  a  insatisfação  de  uma  noiva  diante  do  altar  ,  lamentando  , em  seus  pensamentos , que  o  seu  verdadeiro  amor  é quem  deveria  ali  estar , e  não  quem  vai  ser o  seu  esposo :   “  A   NOIVA  “ .    [ “ / AAAAve Mariaaaaaaaaaaaaaaaaaa... / Branca e radiante vai a noiva, / logo a seguir o noivo amado. / Quando se unirem os corações, / vão destruir ilusões. / Aos pés do altar esta chorando, / todos dirão que é de alegria. / Dentro sua alma está gritando, / Ave Maria... / Chorará também, ao dizer o sim, / e ao beijar a Cruz, pedirá perdão. / E eu sei que esquecer não poderia, / se era outro amor a quem queria. / Aos pés do altar esta chorando, / todos dirão que é de alegria. / Dentro sua alma está gritando, / Ave Maria... / Ave Maria... / Ave Maria... / AAAAve Mariaaaaaaaaaaaaaaaaa./ . “  ]  . 


12 -  “  GRETCHEN  “  gravou , com  um  sucesso  esplêndido , uma  canção considerada  pelos  críticos  musicais o  single brasileiro mais vendido de todos os tempos. A música vendeu meio milhão de cópias no ano de seu lançamento, dando a Gretchen disco de ouro :“ CONGA , CONGA , CONGA  “ .     [ “ /  CONGA LA CONGA, / CONGA, CONGA, CONGA / AWH! oh! I like you dancing every day awh!  / you and me awh! all of the time at  / conga la conga quiero bailar, ai, ai, ai, ai, hum! / come, come on and dance it, dance with me, I get you, I want you, oh! my love,  / I love you, I need you aye conga yeah! ai, ... / conga, la conga, conga, conga, conga / (repeat x times). ah! baila la conga /  I (repeat chorus) / baila la conga, ai, ai, ai dhe by dhe re tcheb dhere...  / I'm so la conga / aye saboroso!!!!.  / me gusta! come! hoo! hoo! / conga la conga, baila la conga!......

13 -  “  GILLIARD  “   interpreta  com  muita  emoção  uma  bela  canção  cujo  tema  é  uma  demonstração  de  um  amor  oculto , querendo sobressair-se  com  lindas  comparações  de  fenômenos  naturais ,  objetivando  uma  aproximação  da  amada .  “  Essa  canção  é  daquelas  de  levantar  o  copo ,  brindar  e  ficar  quieto ,  ruminando  a  vida “ :    “  AQUELA   NUVEM  “  .                [ “ / Aquela nuvem que passa / Lá em cima sou eu / Aquele barco que vai / Mar afora sou eu / Aquela folha que vaga / Pelas ruas sou eu / Buscando você... / Como eu queria ser / Esse sol que lhe queima / Essa roupa que cobre / O teu corpo / O vento que te possui / E essa água que banha / Você / Só assim eu poderia / Me aproximar de você / Sem precisar confessar / O que eu tento esconder / Que sofro e não é direito / E venho fazendo tudo / Pra ninguém saber / . “  ]  .


14 -  “  PAULO   SÉRGIO  “  Surgiu como um autêntico cantor romântico , encantou a mídia  , embora uma outra mídia  dizia  que  ele  era  um  imitador  barato  de  Roberto  Carlos .  Esta  canção  fez  um  grande  sucesso  e  vendeu em três semanas, mais de 60 mil cópias. O  tema  versa  sobre uma  declaração  de  amor  e , ao  mesmo  tempo , uma  advertência  expressadas  nas  poesias  de  uma  música : “  ÚLTIMA  CANÇÃO  “      [ “ /  Esta é a última canção / Que eu faço pra você / Já cansei de viver iludido / Só pensando em você / Se amanhã você me encontrar / De braços dados com outro alguém / Faça de conta que pra você / Não sou ninguém / Mas você deve sempre lembrar / Que já me fez chorar / E que a chance que você perdeu / Nunca mais vou lhe dar / E as canções tão lindas de amor / Que eu fiz ao luar / Para você, confesso / Iguais àquelas não mais ouvirá / E amanhã sei que esta canção / Você ouvirá num rádio a tocar / Lembrará que seu orgulho maldito / Já me fez chorar por muito lhe amar / Peço, não chore / Mas sinta por dentro a dor do amor / Então você verá / O valor que tem o amor / E muito vai chorar / Ao lembrar do que passou / . “  ]  .


15 –  “  JESSÉ  “ interpretando a canção , “Porto Solidão”, composta por Zeca Bahia e Gincko,  mostrou suas credenciais e, da noite para o dia, ganhou fãs e tornou-se ídolo da música brasileira .  A  bela  canção  estabelece  uma  sutil  comparação  entre  o  enorme  sentimento  da  paixão  com  as  expressões  líricas  presentes  nos   versos  em  demonstração   de  conquista  e  de  prazer  em   “  PORTO   SOLIDÃO  “ .  [ “ /  Se um veleiro / Repousasse / Na palma da minha mão / Sopraria com sentimento / E deixaria seguir sempre / Rumo ao meu coração / Meu coração / A calma de um mar / Que guarda tamanhos segredos / De versos naufragados / E sem tempo / Rimas, de ventos e velas / Vida que vem e que vai / A solidão que fica e entra / Me arremessando / Contra o cais / ( BIS ) / . “  ]  .


      “  Era o rádio  o  principal  meio  de  divulgação  do  estilo  BREGA ,  nos  anos  70 .  Suas  canções  batiam  recordes  de  audiência , mesmo  sendo  consideradas  como   um  repertório  “  cafona “ . O que aparentemente  as agrupa é a temática das letras, marcadas pelo sentimento  e  emoção  expressos  em  suas  palavras  relacionadas  ao  sofrimento ,  ciúme , traição  e  solidão ,  apesar  de   uma  enorme  dose  de  discriminação por   ocupar  uma  função desprestigiada socialmente .  Mesmo  com  rejeição manifestada  por  parte  da  sociedade ,  o  “  GÊNERO  BREGA “  impôs-se  diante  do  cenário  musical  brasileiro . “
Waldemar  Pedro  Antonio                                           e-mail :   [email protected]
 
Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »