13/02/2018 às 13h56min - Atualizada em 13/02/2018 às 13h56min

DIA 16 DE FEVEREIRO DE 2018 É O INÍCIO DO ANO PARA OS CHINESES

O ANO DO CÃO

No dia 16/02/18, será comemorado o início do ano 4716, desta vez representado pelo Ano do Cachorro. 

A “Festa da Primavera”, como é conhecida a cerimônia de Ano Novo, é a mais importante comemoração de todo o calendário chinês, tendo início no 12º mês lunar e estendendo-se até a metade do 1º mês do ano lunar. 

São realizadas muitas cerimônias religiosas em agradecimento aos ancestrais da família, aos céus, à terra e aos deuses do lar, com a lembrança e o respeito aos parentes falecidos responsáveis pela consolidação da fortuna e da glória familiar. 

Durante os dias festivos, na China, o colorido toma conta das cidades que são todas ricamente ornamentadas com lanternas vermelhas, fitas coloridas e flores. Nas portas das casas são afixados Ideogramas de Felicidade. 

O dia mais festivo é a véspera do Ano Novo, onde as famílias tem o costume de servir um banquete com frutos do mar, galinha e outras iguarias. No “tuan yuan fan” que é o jantar em família, a galinha com a cabeça e os pés são para a prosperidade. O “fa cai” feito de ostras secas e algas, evoca a frase chinesa “fa cai hao shi” e quer dizer “ganhar dinheiro e correr tudo bem”. 

No Brasil, a primeira comemoração do Ano Novo Chinês ocorreu em 2006, em São Paulo, no bairro da Liberdade, sendo hoje a maior festa de comunidade aberta do país, com grande variedade de comidas típicas chinesas e atrações como músicas e danças tradicionais, artes marciais, acupuntura, aulas de chinês e caligrafia. 

Como característica do horóscopo chinês, o ano do signo do Cachorro elemento Terra, 2018 será marcado por preocupações de segurança e realçarão movimentos de diálogos e solidariedade, trazendo esperança aos que sofrem de negligência e rejeição, é momento para começar mudanças, iniciar investimentos e negócios. O Ano dominado pelo Cachorro é assolado por conflitos violentos, mas a energiaguerreira advém quando associada ao elemento metal. 2018 deverá promover uma revisão da condição humana, da vida social, da educação, do caráter, da moral, do cuidado com o idoso, enfim, o despertar da consciência coletiva. 

恭喜發財 Gong Xi Fai Cai, Feliz Ano Novo, tradução de Claudia Amorim Oliveira. 

Por: 
“5S" 
-Dr. Marco Aurélio de Figueiredo. 
-Dr. Dino Enrico Piccioni. 
-Dra. Daniela Monteiro Lobo. 

Para o Jornal da Família 
Circuito Fashion Moda e Modos
Circuito fashion 

Moda Saúde Beleza Comportamento 
Daniela Lobo para o jormal da família 
O JORNAL LEOPOLDINENSE MINAS GERAIS BRASIL


Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »