14/05/2020 às 09h25min - Atualizada em 14/05/2020 às 09h25min

OS CURSINHOS WALITA – CASA FELIPE - Leopoldina-MG – Anos 1950 –

Quem, hoje, liga um eletrodoméstico da marca Walita, não imagina o que há por detrás desta, tradicional, marca de eletrodomésticos.

O nome se origina da combinação dos nomes do fundador – Waldemar Clemente – com o nome da sua mulher, Lita: WALITA.

Isso ocorreu no final dos anos de 1930 quando “Seu” Waldemar criou, produziu e vendeu o primeiro liquidificador ...da América do Sul, o Walita Neutron, tornando-se pioneiro na produção de eletrodomésticos no Brasil.

Mas, havia um longo caminho a percorrer entre produzir, vender e distribuir tais facilitadores das atividades domésticas, pois ainda não havia mercado para tais produtos, exceto para os caros e sofisticados eletrodomésticos importados, acessíveis somente às classes mais abastadas.  Era fundamental criar um mercado consumidor de eletrodomésticos.

Numa brilhante sacada mercadológica, “Seu” Waldemar criou as famosas Escolinhas Walita para divulgação e criação de mercado para seus produtos destinados à área culinária, bem como apresentação de outros produtos destinados ao conforto doméstico.

Trabalhando em uma cidade, a Walita celebrava parceria com uma determinada loja para divulgação e venda dos seus produtos; acionava a Escolinha; marcava os dias e horários das aulas teóricas e práticas; divulgava os eventos; a loja expunha os eletrodomésticos que seriam utilizados nas práticas; daí, era só aguardar pelas inscrições, que, quase sempre, extrapolavam as expectativas.

Após os cursos, é claro, a loja-parceira oferecia à venda os produtos que foram apresentados durante o evento ...e as vendas explodiam.

Estavam criados e ativos os, então famosos, Cursinhos Walita de culinária e afins, utilizando, claro, os eletrodomésticos Walita.   

Eram treinamentos curtos, objetivos, de fácil assimilação, trazendo novidades, propondo novas formas do como fazer, proporcionando aos alunos um novo ângulo de visão das coisas, enfim e efetivamente, ampliando os horizontes dos participantes ...com direito, inclusive, a um Diploma de Participação ao fim de cada evento.

Os cursos Walita foram fundamentais na criação de mercado consumidor de eletrodomésticos fora das grandes metrópoles, já que no interior brasileiro de então não eram comuns liquidificadores, batedeiras de massas, ventiladores de mesa e de parede, aspiradores de pó, enceradeiras, fornos elétricos, etc.

Durante meus quase 30 anos de Banco do Brasil participei de mais de 50 cursos e treinamentos internos e externos, e, cada um deles, como fora um Cursinho Walita, proporcionou-me ampliar minha visão do mundo, das pessoas, dos ambientes, dos mercados, ...crescimento!!!

No cabeçalho cito Casa Felipe e este texto é um preparo para o próximo, revivendo em minhas memórias o que era a Casa Felipe, seus produtos, funcionários, beleza e qualidade.   
     
                                                                                                   ...Até lá!!!
 
Edson Gomes Santos, Divinópolis-MG, 11/2019                   
Link
Leia Também »
Comentários »