28/05/2020 às 12h38min - Atualizada em 28/05/2020 às 12h38min

HUDSON RODRIGUES DE ANDRADE – English teacher’s – Leopoldina-MG – Anos 1960 –

Edson Gomes dos Santos
Em Leopoldina, Hudson foi uma referência como professor de inglês, além de amante do “jazz”.

Como professor de inglês, hoje, analiso, ele detinha o conhecimento do idioma, porém, na didática, carecia de maiores e melhores recursos na forma de transmissão/ensino dos seus  conhecimentos aos seus alunos.

Fui aluno de dois ex-alunos dele e os reputo – na transmissão/ensino do idioma - como superiores ao “mestre”:  Joarês Sílvio da Costa e Sérgio Domingues França.

Destes dois professores, já passados tantos anos, ainda me lembro das dinâmicas e proveitosas aulas de inglês que com eles tive, aulas tais que até hoje me brindam com possibilidades de entendimento, leitura e escrita em inglês, ainda que medianamente.

Porém, Hudson, além da simpatia e extroversão, amava “jazz” e detinha uma cuidadosa e catalogada discoteca, composta, segundo ele, por mais de 1.500 LPs.

Por várias vezes eu e alguns colegas, a convite, fomos à casa dele para ouvirmos jazz, blues, baladas, jazz band, big bands, ocasiões em que ele traduzia os contextos das letras, as composições das jazz band, os instrumentos que participavam das gravações, enfim, Hudson “narrava” os conteúdos dos LPs.

Ritual: Ao escolher um LP este era retirado da estante e da capa, “acariciado” e limpado com um tecido aveludado, para só após tal ritual ser colocado no prato do toca-discos.

Detalhe: Somente a si e a NINGUÉM mais, Hudson permitia que seus LPs fossem manuseados.

Ouvíamos  Nina Simone, Charlie Parker, Ella Fitzgerald, Louis Armstrong, Duke Ellington, Billie Holiday, Lester Young e outros mais.

Foram preciosas horas de audições, de apuração e diversificação do gosto musical, refletindo até hoje quando relembro tais momentos ao ouvir tais artistas.

Hudson é falecido e não sei precisar a data.

A esposa, Lola, ainda viva, deve ser quem guarda o precioso e bem cuidado acervo musical do marido.

Que tal ela DOAR A DISCOTECA para alguma entidade cultural leopoldinense, de forma que tal acervo, adquirido, tratado e por eles conservado com tanto carinho, possa ser preservado e “curtido” pelos tempos afora?

Que tal, se doados, os LPs sejam acomodados na “Discoteca Prof. Hudson Rodrigues de Andrade”, aos cuidados da entidade contemplada, tipo Espaço dos Anjos?

Então, mãos à obra!
 
Edson Gomes Santos – Divinópolis-MG - 2016
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »