24/06/2020 às 05h58min - Atualizada em 24/06/2020 às 05h58min

Paulo Freire: Educação libertadora

Parece-me sempre oportuno refletir sobre a Educação libertadora, relembrando o legado de Paulo Freire. Daí a produção desta página.

A Educação pode jogar um papel decisivo no crescimento da cidadania, na formação da consciência da dignidade inerente a todo ser nascido de mulher  e mesmo, num estágio mais avançado, na consciência da grandeza de todos os seres, como expressão cósmica da Criação.

Um projeto de Educação Popular deve orientar-se numa linha de educação libertadora.
         
A propósito, cremos que permanece absolutamente válida a reflexão de Paulo Freire. A proposta desse educador brasileiro, internacionalmente respeitado, foi depois  enriquecida por muitos pensadores e pela prática militante de educadores populares.

A educação não é uma doação dos que julgam saber aos que se supõe nada saibam.
Deve ser recusada, como acanhada, a concepção que vê o educando como arquivista de dados fornecidos pelo educador.  

Rejeite-se, por imprestável, a passividade do educando, na dinâmica do processo educacional.  
Diga-se "não" à educação paternalista, ao programa imposto, ao rítmo pré-estabelecido, à auto-suficiência do educador.

Tenha-se presente, como absolutamente atual, o anátema de Paulo Freire à visão da palavra como amuleto, independente do ser que a pronuncia.  Esteja-se atento ao seu libelo contra a sonoridade das frases, quando  se esquece que a força da palavra está na sua capacidade transformadora.

A educação libertadora vê o educando como sujeito da História.  Vê na comunicação "educador-educando-educador” uma relação horizontal.  O diálogo é um traço essencial da educação libertadora. Todo esforço de conscientização baseia-se no diálogo, na troca, nas discussões.

A humildade é um pré-requisito ético do educador que se propõe a ajudar no processo de libertação pela educação.

A educação libertadora busca desenvolver a consciência crítica de que já são portadores os educandos. Parte da convicção de que há uma riqueza de idéias, de dons e de carismas na alma e no cotidiano dos interlocutores.
         
O projeto final da educação libertadora é contribuir para que as pessoas sejam agentes de transformação do mundo, inserindo-se na História.  Para isto é preciso que as pessoas decifrem os aparentes enigmas da sociedade.  Os marginalizados devem refletir sobre sua situação miserável e anti-humana.  Devem identificar os mecanismos sócio-econômicos responsáveis pela marginalização e pela negação de humanidade.  Devem buscar os caminhos para mudar as situações de opressão.
         
O mundo não é uma realidade estática mas uma realidade em transformação.  Somos os arquitetos do mundo.  O fatalismo é uma posição cômoda, mas falsa.

Educandos e educadores, na perspectiva da educação libertadora, vão buscar juntos as chaves para transformar o mundo.
 
   
P. S. – É livre a publicação deste artigo em jornais.
          É também livre a transmissão do texto, de pessoa para pessoa.  
 
João Baptista Herkenhoff
Juiz de Direito aposentado (ES) e professor
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