04/08/2020 às 07h05min - Atualizada em 04/08/2020 às 07h03min

Feliz dia dos....

A polêmica do momento é a campanha do Dia dos Pais da Natura. Que esse ano resolveu inovar. Ao invés de um ator  hétero, a Natura resolveu colocar no papel de pai um transexual,  sendo Thammy “Gretchen”.

O fato irritou conservadores e reacionários ao ponto de proporem  boicote aos produtos da Natura, além de ataques a Thammy e  muitas críticas nas redes sociais. Esses acharam um absurdo  um transexual fazer papel de  pai. Como se papel de pai fosse exclusivo da figura masculina. Do macho alfa.  Pelo visto, essas pessoas desconhecem o significado da palavra pai.  É bom que destacar que pai  termina com I e não com U.

Ser pai vai além de quem usou o  órgão reprodutor. Até porque, fazer filho é fácil. Difícil é criar. E como diz um ditado popular: “Pai é aquele que cria”.

O termo pai é um título que tem seu valor quando o outro o reconhece como tal. Não basta dizer: sou pai. Mas sim o “filho” dizer: esse é meu pai.  Até porque, muitos não sendo pais biológicos, acabam virando  pais.

Cito como exemplo Zé Ramalho, que perdeu seu pai aos dois anos de idade. Foi criado por seu avô, o qual acumulou a função de avô e pai. Por causa disso,  Zé Ramalho o chamava carinhosamente de “Avôhai”.  Inclusive, fez  uma música com esse nome  para ele.
 
A ausência do pai, sempre será preenchida por outra pessoa. Na grande maioria das vezes,  pela figura materna. Mãe acumulando a função de mãe e pai, o que podemos chamar de “Mãi”.  Temos também o “ Pae”: pai e mãe.  O “Paidastro”. O   “Paidrinho”. O   “Pay”: gay que é pai – caso da Thammy e de milhares de pessoas mundo a fora. Além dos  pais adotivos.

Como podem ver, existem diversas formas de pais. Foi justamente isso que o marketing da Natura quis mostrar. Ao fazer uma campanha do Dia dos Pais com outro olhar,  Natura  trouxe esse tema para  debate. Reconhecendo e valorizando toda forma paterna. Algo sensacional.

Uma pena alguns não terem entendido o significado da campanha.  Infelizmente, o preconceito  não permite  enxergar o verdadeiro amor paterno. Aquele que nasce dentro das pessoas. Mas nem todos estão preparados para entender o que é amor. Ainda mais quando carregam dentro de si o ódio. Sendo  pais da intolerância.

Mas a grande maioria entendeu a campanha. Inclusive, as ações da empresa dispararam. Mostrando o sucesso da campanha.  Dessa forma, parabenizo a Natura pela campanha. Aproveito para desejar  um feliz dia dos Pais,  Pays, Paes,  Mãis, Paidastros, Avôhais....
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »