02/09/2020 às 09h40min - Atualizada em 02/09/2020 às 09h40min

ZYK-5 –Leopoldina-MG – Anos 1950

Edson Gomes Santos
ZYK-5, Rádio Sociedade Leopoldina, transmitindo de Leopoldina, Zona da Mata. Neste momento iniciamos nossas atividades radiofônicas de hoje. Aos nossos Ouvintes, bom dia!!!

Mais ou menos nesses termos eram as aberturas diárias das atividades da rádio, que ocorriam das 6 às 22 horas.
Transmissões iniciadas, o rádio, naquela época, era o meio de comunicação mais acessado, acompanhado e ouvido, dada a facilidade de sintonia e diversidade da programação.

Diziam, àquela época, que as estações de rádio eram obrigadas a lançar no ar seus prefixos e origens físicas periodicamente e durante suas atividades diárias, também como finalidade de rádio-localização do tráfego aéreo nacional, contribuindo na segurança dos voos domésticos, pois a aviação comercial “engatinhava” e a infraestrutura de controle de tráfego era precária.

Parece-me que funcionava assim:  determinado o destino; plano de voo elaborado; navegador coordenava o voo; identificava e sintonizava o prefixo da rádioemissora da localidade de destino; levantava voo; acompanhava o sinal da rádioemissora como auxiliar de navegação; e o percurso seria realizado com segurança extra.

Mas... dentre a programação da ZYK-5, a que me “marcou” foi a matinal, aos domingos, no programa de auditório realizado no prédio da Exposição, onde se apresentavam cantores locais, músicos e outros artistas apresentando suas “artes”, animado pelo Xamego.

Havia momentos do programa destinados à participação dos espectadores e consistiam em perguntas e respostas sobre assuntos diversos, quando, para cada acerto, havia um prêmio para o acertador, anunciado pelo animador que o prêmio era sob o patrocínio da Casa Elite, situada na Rua Tiradentes, 50, fazendo a propaganda do patrocinador.

Eu nunca consegui ganhar nenhum prêmio pois quando a pergunta era lançada aos espectadores havia um de nós que era mais rápido e bem informado do que os outros:

- Germano Turrer, irmão do Carlos e do Daniel.

Germano quase sempre acertava as respostas e, das premiações, a que eu mais me lembro era a de uma caixa do delicioso Mandiopã... um tipo de chips que, fritos, lembravam as atuais batatas fritas vendidas em embalagens cilíndricas.

Certa feita, Germano sai carregando várias caixas de Mandiopã “faturadas” naquele domingo; uma delas cai ao chão; abaixo-me; pego a “fugitiva”; faço movimento para devolvê-la, ao que Germano, gentilmente, a oferece para mim; naquele momento senti-me como se tivesse ganhado um prêmio; agradeci; e tal gesto, ocorrido há mais de 60 anos, ainda me é presente.

22 horas–Finalizando o dia radiofônico, entra no ar o fundo musical do encerramento diário, a música MoonlightSerenade, com Glenn Miller e orquestra, e o locutor informa:

-Senhores Ouvintes, neste momento a Rádio Sociedade Leopoldina, ZYK-5, encerra suas atividades de hoje, voltando ao ar amanhã, a partir das 6 horas. A todos, uma boa noite!

Mais um domingo findado; dia relembrado; neste texto, registrado. 


Programa "Rancho Fundo" apresentado por Roberto Vizani Yung "Xamego".  

( Fotografia gentilmente cedida por Robson Yung )

Edson Gomes Santos – julho/2020
 
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »