19/04/2021 às 17h32min - Atualizada em 19/04/2021 às 17h32min

AGNALDO TIMÓTEO – Em três momentos – 1968

Edson Gomes Santos
Agnaldo Timóteo se apresentando no Musishow de Cirilo Reis na Rádio Nacional (Acervo de Cirilo Reis)
E mais uma “voz” se foi no dia 03/04/2021. Sem dúvidas o Brasil perde mais uma das suas grandes, poderosas e sublimes vozes, como Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Ademilde Fonseca, Elizete Cardoso, Cauby, dentre outros.

A “fama” de generoso com que Timóteo era contemplado foi ratificada, por exemplo, pelo Faustão; já havia sido pelo Ronnie Von; além de outros que direta ou indiretamente reconheciam havê-lo tido como “padrinho” quer na música, quer nos apoios financeiro ou moral.

- Mamãe, venci!...  Assim ele começou seu discurso na Câmara Federal quando da sua posse como deputado, e, na política foi deputado federal por duas legislaturas, além de vereador pelo Rio e por São Paulo.

Porém os três momentos dele que presenciei – ao vivo - no já longínquo 1968, num baile no Clube Social de Raul Soares, fizeram-me percebê-lo “maior”.

1º momento – VOZ - Quase meia noite é anunciado início do show; ele sobe ao palco; liberta o vozeirão; inicia cantando Meu Grito (música de sucesso composta por Roberto Carlos... dizem que homenageando sua primeira esposa, Nice); dali para frente durante uma hora, Agnaldo canta seus outros sucessos; e, sob aplausos, encerra-se o 1º momento.

2º momento – SOCIAL – Com a carreira decolando, shows em clubes, parques, circos, cinemas, etc., faziam parte dos ganhos, além da vendagem de LPs ser altamente recompensadora; interação com o público após apresentações eram oportunas e, em Raul Soares, Timóteo desce do palco; dirige-se a uma das mesas; lá chegando, ajoelha-se ante uma jovem fã... paraplégica, numa cadeira de rodas; toma-lhe as mãos; beija-as; agradece pela presença; solicita ser fotografado recebendo um carinhoso beijo dela em sua face... aplausos e emoção pelo desfecho do 2º momento!

3º momento – DECISÃO – Encerradas as atividades, Timóteo dirige-se à escada de saída do clube para embarcar no seu Impala, conversível, vermelho, 2 portas; inicia a descida; um grupo de cinco jovens começa assoviar coió – o célebre fiu, fiu – em deboche à sua suposta condição de homossexual; ele para; volta-se para eles; olha cada um deles olhos nos olhos, e DIZ:

- Minha opção e condição sexual não diz respeito a nenhum de vocês e, se for o caso de duvidarem que sou MACHO, venha um de vocês e vamos lá para a rua para eu dar uma lição.

- Aliás, vendo quem vocês são, podem vir os cinco, de uma só vez, e veremos o resultado.

Com os rabos entre as pernas e calados nenhum deles se aventurou a uma sova exemplar, encerrando o 3º momento.
 
Dia 03/04/2021 Agnaldo Timóteo faleceu, porém fica a certeza de que cada vez que um dos atuais e futuros admiradores ouvirem sua limpa, plena, possante, potente, amiga e generosa voz, dele se recordarão com saudades, respeito e reconhecimento pelo GRANDE e GENEROSO HOMEM que ele foi.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »