10/10/2014 às 10h52min - Atualizada em 10/10/2014 às 10h52min

A disciplina: o segredo para uma boa saúde

   Ter boa saúde é resultado de nossas escolhas. Ao longo da vida, o ser humano realiza várias eleições, sendo que estas ocorrem a nível espiritual, mental e físico. Por exemplo, diante de uma mesa repleta de alimentos, a tendência natural do organismo humano é optar por aqueles que são mais calóricos, ou seja, por comidas que sejam mais doces e gordurosas. A partir daí, é a disciplina que vai fazer o indivíduo escolher os alimentos mais saudáveis. Porém, há alguns especialistas da área da nutrição que costumam enfocar que não existe alimento no mundo que o ser humano não possa consumir, desde que em doses corretas. O interessante é que ainda que uma pessoa se alimente equilibradamente, se ela não pratica atividade física, há uma propensão em ganhar peso.

   A disciplina é importante nas mais diversas áreas da vida. Na área do sono, por exemplo, seria importante que a pessoa procurasse estabelecer um horário fixo tanto para dormir quanto para acordar. Isso ajuda a regular o relógio biológico, evitando as tão indesejadas insônias. O indivíduo que dorme e acorda em horários muito diferentes no seu cotidiano acaba tendo insônia. Alguns alimentos estimulantes, como é o caso do café e do chocolate, podem também prejudicar a qualidade do sono.

   Outra área em que a disciplina é fundamental é com relação à prática de exercícios físicos. Quando se mantém a regularidade na prática de exercícios físicos, ou seja, pelo menos 3 vezes por semana com 30 minutos de duração cada atividade, é possível adaptar o organismo. E como conseqüência ocorre a perda de peso e a prevenção de diversas doenças, como a hipertensão arterial, os diabetes e os problemas circulatórios.

   Até mesmo para beber água é necessário ter disciplina. É necessário que se beba pelo menos 2 litros de água todos os dias, e não esperar necessariamente se ter sede para beber água, pois quando o organismo chega a manifestar o sintoma de sede, é que os níveis de água precisam ser urgentemente repostos. Mas é fundamental evitar beber muita água momentos antes de dormir, para que as idas ao banheiro não prejudique a qualidade do sono.

   Estudar também requer disciplina. O ideal é que a pessoa estude um pouco todos os dias, e não tudo na véspera da prova. Uma pessoa que vai prestar um concurso, por exemplo, não deve virar a noite que antecede a prova estudando, uma vez que isso provoca o aumento do nível do hormônio Cortisol no organismo, ou seja, o hormônio do esquecimento. Os seus níveis ficam sempre elevados todas as vezes que uma pessoa tem sono, o que poderá fazê-la esquecer a matéria no momento da prova.

   Portanto, nos diversos processos que envolvem a vida é imprescindível a disciplina. Quando se realiza disciplinadamente as tarefas existenciais ter saúde é algo mais fácil. Há um ditado popular que diz que quando a cabeça não pensa o corpo paga o pecado. A pessoa que não consegue regrar as vontades de seu corpo certamente padecerá com problemas de saúde que poderão encurtar a sua vida. Discipline, pois as vontades do seu organismo, e terá vida e saúde prolongadas.

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »