22/06/2021 às 09h06min - Atualizada em 22/06/2021 às 09h06min

PATRIOTISMO e CIDADANIA – O que são? – 2021 –

Edson Gomes Santos
Cerca de 2 anos atrás, numa das minhas visitas a Leopoldina, encontrei-me com um amigo e começamos a conversar.

Não sou, nunca fui, nem pretendo ser vinculado a qualquer partido político – direita, esquerda, centro, centro-direita, centro-esquerda, etc. – mas, enquanto cidadão, entendo que devo participar da “vida nacional”; observando meus limites e convicções políticas; as propostas dos candidatos; nas eleições tentar “acertar” nas escolhas daqueles candidatos que mais representam meus sentimentos e valores; aqueles que entendo possam “fazer algo de bom” para os cidadãos e cidadãs brasileiros, nos níveis municipal, estadual e nacional.

Resultado: desde meu primeiro voto, aí em Leopoldina, época de Arena e MDB, sempre votei em candidatos, independente dos partidos aos quais eram vinculados; votando, errando, acertando, mas sempre votando ou seja, expressando minha vontade enquanto CIDADÃO.

Voltando àquele conterrâneo, durante a conversa ele menciona que “não deixam o presidente trabalhar”; que a imprensa “envenena” os leitores; a “mentirada” que atribuem a ele, etc., etc., etc.; eu digo que não votei no atual presidente; ele não mereceu e nunca merecerá meu voto; não discrimino nem recrimino quem nele votou; porém os resultados das urnas SÃO E DEVEM ser respeitados... conforme previsto no regime democrático.   

Aí ele “saca sua arma”: Isso é falta de patriotismo! Você [eu] não é patriota!  Eu servi à Pátria no Exército!  Aprendi os valores e respeito aos símbolos nacionais!  Amo minha Pátria!

(Pensei: Não sou patriota porque não fiz o serviço militar obrigatório?  Ridículo!)

Imaginando ele estar me zoando, digo, em resposta meio jocosa, que sou brasileiro, casado, vacinado, eleitor, aposentado, enfim, um CIDADÃO que procura ser e estar consciente dos seus direitos e deveres quanto ao exercício da CIDADANIA e encerrei o assunto.

Papo encerrado, eu “não patriota”, busquei entender suas características e diferenças:

CIDADANIA:
É o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos pelo ordenamento constitucional do País; [cidadania] é RAZÃO, é EXERCÍCIO, é algo que se EXERCE, gerando benefícios a TODOS os CIDADÃOS.

PATRIOTISMO:
É amor, devoção, SENTIMENTO, algo que se sente com relação ao País; é um sentimento de AMOR e RESPEITO à Pátria e aos SÍMBOLOS nacionais como bandeira, hinos, etc., etc., etc.

Sendo a CIDADANIA adquirida tão logo o bebê venha à luz e a detendo até o último dos seus dias, o PATRIOTISMO somente pode ser entendido e vivenciado a partir de uma determinada fase do desenvolvimento intelectual, portanto, antes de nos entendermos PATRIOTAS, somos e devemos nos entender e reconhecer como CIDADÃOS e CIDADÃS.
 
 
         
  
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »