20/07/2021 às 13h43min - Atualizada em 20/07/2021 às 13h43min

Vamos falar de dívidas?

Marceli Werneck (*)
Passar por momentos delicados com dívidas não é privilégio e sim a realidade de muitos brasileiros.

É muito importante ter algumas atitudes para colocar as dívidas sobre controle e a principal delas é aceitar que está endividado.

Em momentos difíceis, é normal a negação, mas essa infelizmente não é a melhor saída, o caminho correto é focar na solução.

Viver uma vida de falso equilíbrio financeiro trás grandes prejuízos, que no estado mais grave pode afetar até a saúde.

Mais do que quanto você ganha é como gastar com qualidade em itens que realmente fazem sentido adquirir.

No primeiro momento, uma boa atitude seria o caminho do meio e na medida do possível evitar despesas que seriam responsáveis por aumentar ainda mais o rombo financeiro.

Esse tipo de despesas damos o nome de Passivos, são aqueles bens que trazem somente mais gastos como veículos por exemplo.

A transformação só vem através do conhecimento, com isso vamos listar alguns pontos a serem observados que podem nos ajudar, são estes:

1 – Renegocie -> Entenda, a maior parte das grandes dívidas são juros, ou seja, valores que não fazem parte da dívida real que você fez.

Procure o seu credor, converse com ele e encontre maneiras de tornar essa dívida pagável.

2 – Encontre uma Fonte de Renda Alternativa -> Buscar segundas ou terceiras fontes de renda é sempre um bom caminho. Hoje temos a internet a nossa disposição com muitas ideias e oportunidades para negócios ONLINE.

Cabe identificarmos nossos potenciais e colocar à disposição para solucionar problemas ou ofertar serviços a pessoas que com o tempo serão nossos clientes potenciais.

2 – Converse com a família ou amigos -> Pode parecer um conselho um tanto quanto estranho, mas em momentos de crise é importante partilhar. Mesmo que os que escolhemos como conselheiros podem não ter o capital financeiro para oferecer, mas podem apresentar ideias. As pessoas são fontes inesgotáveis de conhecimento, sozinho podemos até chegar a algum lugar, mas juntos vamos mais longe!

“Se você não pode controlar suas emoções, você não pode controlar seu dinheiro.”
Warren Buffet
 
* Marceli Werneck
Graduada em Ciências contábeis
Pós Graduação em Contabilidade Tributária
Experiência em contabilidade de empresas de capital aberto
Cursos extra curriculares com foco em prosperidade financeira
Link
Marceli Werneck

Marceli Werneck

Marceli Werneck

Tags »
Relacionadas »
Comentários »