20/07/2021 às 13h43min - Atualizada em 20/07/2021 às 13h43min

Vamos falar de dívidas?

Marceli Werneck

Marceli Werneck

Marceli Werneck

Marceli Werneck (*)
Passar por momentos delicados com dívidas não é privilégio e sim a realidade de muitos brasileiros.

É muito importante ter algumas atitudes para colocar as dívidas sobre controle e a principal delas é aceitar que está endividado.

Em momentos difíceis, é normal a negação, mas essa infelizmente não é a melhor saída, o caminho correto é focar na solução.

Viver uma vida de falso equilíbrio financeiro trás grandes prejuízos, que no estado mais grave pode afetar até a saúde.

Mais do que quanto você ganha é como gastar com qualidade em itens que realmente fazem sentido adquirir.

No primeiro momento, uma boa atitude seria o caminho do meio e na medida do possível evitar despesas que seriam responsáveis por aumentar ainda mais o rombo financeiro.

Esse tipo de despesas damos o nome de Passivos, são aqueles bens que trazem somente mais gastos como veículos por exemplo.

A transformação só vem através do conhecimento, com isso vamos listar alguns pontos a serem observados que podem nos ajudar, são estes:

1 – Renegocie -> Entenda, a maior parte das grandes dívidas são juros, ou seja, valores que não fazem parte da dívida real que você fez.

Procure o seu credor, converse com ele e encontre maneiras de tornar essa dívida pagável.

2 – Encontre uma Fonte de Renda Alternativa -> Buscar segundas ou terceiras fontes de renda é sempre um bom caminho. Hoje temos a internet a nossa disposição com muitas ideias e oportunidades para negócios ONLINE.

Cabe identificarmos nossos potenciais e colocar à disposição para solucionar problemas ou ofertar serviços a pessoas que com o tempo serão nossos clientes potenciais.

2 – Converse com a família ou amigos -> Pode parecer um conselho um tanto quanto estranho, mas em momentos de crise é importante partilhar. Mesmo que os que escolhemos como conselheiros podem não ter o capital financeiro para oferecer, mas podem apresentar ideias. As pessoas são fontes inesgotáveis de conhecimento, sozinho podemos até chegar a algum lugar, mas juntos vamos mais longe!

“Se você não pode controlar suas emoções, você não pode controlar seu dinheiro.”
Warren Buffet
 
* Marceli Werneck
Graduada em Ciências contábeis
Pós Graduação em Contabilidade Tributária
Experiência em contabilidade de empresas de capital aberto
Cursos extra curriculares com foco em prosperidade financeira
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »