23/08/2021 às 21h48min - Atualizada em 23/08/2021 às 21h32min

​Fim do voto secreto e recesso parlamentar do meio de ano!

Recentemente, os vereadores de Leopoldina aprovaram por unanimidade a emenda 01/2021, que muda o texto da Lei Orgânica, acabando  com o voto secreto e com o recesso parlamentar do meio do ano na Câmara.    Duas mudanças fundamentais que irão melhorar os trabalhos do Legislativo, tornando-o mais transparente e prestativo.

Em relação ao voto secreto, apesar de boa parte das votações já serem abertas, havia ainda votações secretas.  Sendo: para perda de mandato de vereador e apreciação dos vetos por parte do prefeito.  
 
Inclusive, no dia 10 de agosto desse ano tivemos uma votação secreta, onde os vereadores apreciaram o veto do prefeito ao projeto 51/2021, o qual foi derrubado por 13 votos a 2. Como o voto é secreto não tem como saber quem votou a favor e quem votou contra. Mas essa foi à última votação secreta em Leopoldina. Por coincidência do destino, foi justamente apreciado o veto ao projeto que leva o número 51, do famoso slogan “ uma boa ideia” da cachaça 51. Logo, os vereadores tiveram uma boa ideia ao acabar de vez com o voto secreto em Leopoldina.
 
Outra coincidência é que o projeto 51/2021 cria o Auxílio Municipal Emergencial, que tem como sigla AME. Logo, ao ser ele o último projeto em votação secreta a Câmara mostrou que   AME a democracia e que acabar com o voto secreto é também emergencial.  

A partir de agora todos os cidadãos vão saber como cada vereador está votando. Falando nisso, todos vão se lembrar que essa Legislatura também acabou com o recesso no meio do ano, onde entre os dias 1 de julho e 31 julho de cada ano, a Câmara de vereadores até funciona, porém, não tem sessões ordinárias. Caso tenha que analisar algum projeto é feita uma sessão extraordinária, o que é muito difícil de acontecer, dessa forma, durante todo o mês de julho os vereadores meio que entram de “férias”.
 
Tal recesso sempre foi muito criticado pela população. Eu por exemplo não chamo de recesso mas sim excesso, afinal, além desse do meio de ano, tem outro o recesso no começo do ano (1 janeiro a 31 de janeiro). Ou seja, duas vezes no ano os trabalhos do Legislativo eram “paralisados”. 
 
Com o fim do voto secreto e o recesso do meio de ano essa legislatura entra para a história de Leopoldina. Mostrando que estão ouvindo a população.  Parabéns a todos os vereadores!

 


 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »