14/10/2021 às 10h49min - Atualizada em 14/10/2021 às 10h49min

Controle financeiro, a chave para se distanciar das dívidas

Marceli Werneck
Assuntos relacionados a finanças, a cada dia, estão ganhando lugar de destaques no que diz respeito a leituras e conversas. E nesse sentido, o controle financeiro sempre será um dos protagonistas, pois ele é a base para qualquer meta que desejamos colocar em prática.

Um dos segredos de sucesso é manter um padrão menor em relação as nossas receitas mensais. Seguem algumas dicas para esse controle:
  • Planilhas de controles de gastos: A internet nos oferece uma gama de oportunidades nesse sentido. No próprio site do Serasa podemos baixar de forma gratuita uma tabela financeira.
  • Agendas/cadernos de anotações: Essa opção é para as pessoas que se sentem mais à vontade com os métodos tradicionais. Anotar as entradas (recebimentos) e em seguida os gastos mensais fixos e variáveis trás uma noção precisa do cenário mensal financeiro. Valorize esse momento de criar seu fluxo de caixa pessoal.
  • Atenção aos gastos essenciais: Priorize contas de água, luz, moradia, somente após quitar essas despesas parta para gastos que entendemos como secundários, agindo assim evitamos de nos enrolar em dívidas.
  • Não caia em “armadilhas de consumo”: Tome decisões saudáveis para aquisições de novos bens. Faça perguntas essenciais como: posso comprometer parte de meu capital mensal na compra desse bem? Essa aquisição é indispensável nesse momento?
  • Evite a compulsividade: Devemos nos dar ao menos 72 horas em momento de reflexão para entender se o desejo de comprar no momento é mesmo para algo essencial ou somente uma válvula de escape para um sentimento do momento.
  • Faça uma lista enumerada: Vá as compras seja de forma física, ou virtual com uma lista de necessidades, essa simples ação facilita para que o objetivo seja mantido.
  • Tríade de regras financeiras de ouro: 1 – Planeje
2 – Avalie
3 – Calcule
Disciplina é o melhor caminho para o sucesso financeiro. Que tal começar a projetar seus sonhos através de uma vida financeira mais saudável?
 
 
“O risco vem de não saber o que você está fazendo.”
Warren Buffett
 Fontes relacionadas:
https://www.serasa.com.br/ensina/suas-economias/tabela-financeira/
            
Marceli Werneck
Graduada em Ciências contábeis
Pós Graduação em Contabilidade Tributária
Experiência em contabilidade de empresas de capital aberto
Cursos extra curriculares com foco em prosperidade financeira
 
Link
Marceli Werneck

Marceli Werneck

Marceli Werneck

Tags »
Relacionadas »
Comentários »