14/10/2021 às 10h49min - Atualizada em 14/10/2021 às 10h49min

Controle financeiro, a chave para se distanciar das dívidas

Marceli Werneck

Marceli Werneck

Marceli Werneck

Marceli Werneck
Assuntos relacionados a finanças, a cada dia, estão ganhando lugar de destaques no que diz respeito a leituras e conversas. E nesse sentido, o controle financeiro sempre será um dos protagonistas, pois ele é a base para qualquer meta que desejamos colocar em prática.

Um dos segredos de sucesso é manter um padrão menor em relação as nossas receitas mensais. Seguem algumas dicas para esse controle:
  • Planilhas de controles de gastos: A internet nos oferece uma gama de oportunidades nesse sentido. No próprio site do Serasa podemos baixar de forma gratuita uma tabela financeira.
  • Agendas/cadernos de anotações: Essa opção é para as pessoas que se sentem mais à vontade com os métodos tradicionais. Anotar as entradas (recebimentos) e em seguida os gastos mensais fixos e variáveis trás uma noção precisa do cenário mensal financeiro. Valorize esse momento de criar seu fluxo de caixa pessoal.
  • Atenção aos gastos essenciais: Priorize contas de água, luz, moradia, somente após quitar essas despesas parta para gastos que entendemos como secundários, agindo assim evitamos de nos enrolar em dívidas.
  • Não caia em “armadilhas de consumo”: Tome decisões saudáveis para aquisições de novos bens. Faça perguntas essenciais como: posso comprometer parte de meu capital mensal na compra desse bem? Essa aquisição é indispensável nesse momento?
  • Evite a compulsividade: Devemos nos dar ao menos 72 horas em momento de reflexão para entender se o desejo de comprar no momento é mesmo para algo essencial ou somente uma válvula de escape para um sentimento do momento.
  • Faça uma lista enumerada: Vá as compras seja de forma física, ou virtual com uma lista de necessidades, essa simples ação facilita para que o objetivo seja mantido.
  • Tríade de regras financeiras de ouro: 1 – Planeje
2 – Avalie
3 – Calcule
Disciplina é o melhor caminho para o sucesso financeiro. Que tal começar a projetar seus sonhos através de uma vida financeira mais saudável?
 
 
“O risco vem de não saber o que você está fazendo.”
Warren Buffett
 Fontes relacionadas:
https://www.serasa.com.br/ensina/suas-economias/tabela-financeira/
            
Marceli Werneck
Graduada em Ciências contábeis
Pós Graduação em Contabilidade Tributária
Experiência em contabilidade de empresas de capital aberto
Cursos extra curriculares com foco em prosperidade financeira
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »