17/02/2022 às 16h13min - Atualizada em 17/02/2022 às 16h13min

18 ANOS – A IDADE “MÁGICA” – Leopoldina-MG – 1966 –

E lá se vão 55 anos daquela minha “idade mágica”.

Àquela época nós, os jovens, contávamos os dias, meses e anos que faltavam para completarmos nossos 18 anos.

Por que?... Era a partir dos 18 anos que oficial e legalmente sairíamos da adolescência, passaríamos a ser adultos e o mundo nos “abriria suas portas”.

Enquanto menores de 18 anos não nos eram permitidas muitas das opções de diversões, acessos a determinados locais, fumar e beber.

Que vontade a gente tinha de ir até o salão de sinuca da Sorveteria Americana, do Sr. Orlando Leite, para jogarmos algumas partidas... e não podíamos.

Beber uma cerveja? Nem pensar, pois aos menores era proibido vender bebidas alcóolicas.

Ficar na rua após as 22 horas?  É possível que fôssemos abordados por um policial militar ou por um Guarda Noturno Municipal, identificados e encaminhados às nossas residências. 

Que tal fumar cigarro escondido (Astória, Saratoga, Liberty, Lincoln, Continental, Hollywood, Luiz XV, Caporal Amarelinho ou Kingston)?... Nem pensar, pois o medo de ser flagrado fumando pelo delegado José Domingues e por ele ser levado e entregue aos nossos pais era muito maior do que a vontade de “transgredir”.

Havia a Boate Top Set, do Nelson Noronha, lá na Rua Carlos Luz (frente para hotel Alvorada) e era local de desejo pois “boate” àquela época era local para maiores de 18, namoro no escurinho, beber coquetéis diferentes, e tudo isso, imaginávamos, ao som de músicas românticas.

Quando os cinemas exibiam filmes Proibidos para Menores de 18 anos às vezes tentávamos “enganar” os porteiros – Cibelle, no Cine Brasil e o Viriato, no Cine Alencar – mas eles não se deixavam enganar ante nossos rostos imberbes e proibiam nossos ingressos.

18 anos era a idade com que os jovens prestavam o Serviço Militar – em Leopoldina, o Tiro de Guerra TG-98 – o que também representava o atingimento da “idade mágica”.

Aos 18 passávamos a ter direito de acesso aos bailes noturnos nos clubes, dançar e ter oportunidade de abraçar garotas e, quem sabe, namorar uma delas?

Um dos locais que também nos “abriam as portas” de acesso a partir dos 18 era a zona boêmia, também apelidada zona de prostituição ou do baixo meretrício, que, pela sua própria natureza é sabido de todos o que era lá “comercializado”.

Completados os 18 anos, curtidos e satisfeitos os “desejos reprimidos” cultivados durante a adolescência, iniciamos nossas jornadas de vida e guardamos aquela Idade Mágica num “cantinho especial” da memória que, com muito carinho, é saudosamente acessado nesta oportunidade.
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »