25/03/2022 às 09h48min - Atualizada em 25/03/2022 às 09h48min

COMUNISMO NO MUNDO ATUAL

Edson Gomes Santos
A sabedoria popular gera ditos embasados nas experiências de vida que servem para nos alertar e guiar vida afora.

Imagino que todos nós, em algum momento, fomos alertados por nossos familiares ou por amigos - por exemplo: Em boca fechada não entra mosquito. Mais vale uma boca fechada que uma aberta falando asneiras. Antes de falar, conte até três. Deus nos deu dois ouvidos e só uma boca. – ao emitirmos opinião sobre algo que desconhecemos, perdendo a “oportunidade” de ouvir e aproveitar para ampliar nossos conhecimentos.

Numa roda de amigos conversávamos sobre diversos assuntos até que “chegou a hora” da situação política brasileira atual, quando um de nós, governista, exclama em alto e bom tom: - Esses candidatos políticos brasileiros comunistas estão se preparando para implantar o comunismo no Brasil e temos que IMPEDÍ-LOS!!!... Bradava ele exaltado, rosto tenso, veias do pescoço inchadas, quase tendo um piripaque ali, bem na frente dos amigos.
Aí, um amigo gozador, pede:

- Então explica aí para nós o que é o comunismo e o que é ser comunista.

... Como ele não sabia sobre o que falava; repetia – como verdade - o que ouvia de terceiros; não procurou saber – antes de falar sobre – o que era o comunismo e o que é ser comunista... perdeu a grande oportunidade de ficar calado; falou asneira e retirou-se do ambiente.

Para eu me esclarecer sobre o assunto, entrei no Google; teclei “comunismo”; veio a página “Comunismo no Mundo Atualmente”, do Prof. Antonio Gasparetto Júnior - UFJF; imprimi; li todo o conteúdo; dele extraí algumas esclarecedoras informações:

- O Comunismo no Mundo Atualmente é considerado como morto, entretanto há países que adotam a ideologia em seus governos e os guiam sob os preceitos do comunismo  como China, Cuba e Coréia do Norte:

- China é considerada como um país socialista de mercado, chamado de terceira via.

- Cuba é o único país das Américas de doutrina comunista.

- Coréia do Norte é o país que aplica o modelo mais radical sob o preceito de comunista.

Ah... Quem diria, a Rússia é capitalista!!!

Segundo Daniel Buarque, Duas décadas após a queda do Muro [de Berlim], o comunismo se mantém vivo como UTOPIA.

A ONU congrega 193 países; destes, somente 3 adotam a ideologia comunista; INDAGUEMOS: Há alguma chance real de os “comunistas brasileiros” implantarem o comunismo no Brasil?      
 
                                                                                                 
          
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »