27/04/2022 às 09h35min - Atualizada em 27/04/2022 às 09h35min

168 anos da emancipação político-administrativa

Edson Gomes Santos
Fotomontagem Luciano Baía Meneghite/ Memória Leopoldinense
No dia 27 de abril comemoramos mais um aniversário da nossa Leopoldina, motivo pleno para nos orgulhar em sermos leopoldinenses.

Lá pelos idos anos da história, aos habitantes do Arraial do Feijão Cru seria inimaginável antever o progresso que dali emanaria pelos anos e regiões afora... 168 anos!!!

Durante todos estes anos, quantas mulheres e homens nasceram, cresceram e transitaram por suas ruas, contribuindo para que fosse progressista e acolhedora a nossa Leopoldina.

168 anos de crescimento, expansão, referência educacional, “geradora” e “acolhedora” de talentos humanos, Leopoldina gerou grandes leopoldinenses que Brasil afora engrandeceram nossa cidade-mãe nas suas mais diversas áreas de atuações e também, qual mãe em cujo coração sempre cabe mais um, acolheu com o mesmo AMOR e como filhos aqueles e aquelas que aportavam em busca de novos e promissores caminhos para suas vidas.

Então se os leopoldinenses é que fazem Leopoldina ser referência, falemos sobre alguns deles:

- Nos dias 30 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mulher, homenagem à leopoldinense Jerônima Mesquita, referência de luta pelos direitos femininos, pelo dia do seu aniversário.

- Em Resplendor os irmãos leopoldinenses Manoel Mauro e Renato Ladeira Vilas atuavam como conceituados médicos no Vale do Rio Doce; em Raul Soares, o leopoldinense Wilson Salomão atuava na medicina; em São Pedro dos Ferros os membros da família Peres eram referência nacional na pecuária bovina; em Governador Valadares, o Dr. Siva Monteiro de Castro foi referência regional na área do Direito.

- Em Brasília, atuava o Dr. Antonio Márcio Lisboa, pediatra nacionalmente conceituado, leopoldinense, e filho de um leopoldinense “adotado”, Dr. Irineu Lisboa médico radiologista [talvez um dos primeiros radiologistas de Minas Gerais, lá pelos anos 1930]; na Diretoria de Recursos Humanos do Banco do Brasil atuou o leopoldinense Francisco Jose de Oliveira, Chiquinho, nascido na Vargem Linda/Laginha.

- Tivemos Dr. Clóvis Salgado como Governador de Minas e Ministro da Educação; Carlos Luz, leopoldinense “adotado”, fez brilhante carreira política; Márcio Barroso Domingues, Secretário de Segurança Pública de Minas Gerais; da Bahia veio, “adotado”, o Dr. José Mello de Lima Júnior, [creio que] primeiro médico-psiquiatra de Leopoldina.

É claro haver inúmeros conterrâneos aqui não citados, pois sendo tantos leopoldinenses nestes 168 anos, que confesso não deter as condições para tão árdua e nobre tarefa.

Assim, aos caros conterrâneos e conterrâneas – aos já idos, os que ora estão e àqueles que virão durante os próximos 168 anos – ELEVEMOS E MANTENHAMOS NOSSA QUERIDA LEOPOLDINA NOS PATAMARES QUE ELA BEM MERECE E DE NÓS ESPERA.
      
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »