05/06/2022 às 08h51min - Atualizada em 05/06/2022 às 08h51min

RUBENS DÁRIO LEMOS – O dedo mindinho do Geraldão - Continuação –

Edson Gomes Santos
Foto: João Gabriel Baía Meneghite
Houve um período da vida do Dário em que ele residiu e trabalhou no Rio de Janeiro, então a Capital do Brasil.

O Rio, capital federal, gerava e irradiava progresso Brasil afora através dos novos conhecimentos lá aportados diuturnamente nas mais diversas áreas socioeconômicas, moda, recursos médicos, recursos tecnológicos, diversão, cinema, teatro, etc.

Lá, Dário aprimorou sua habilidade na arte calçadista e passou a confeccionar calçados masculinos sob medida, para público exigente e de po$$e$, destacando-se naquele nicho de mercado e tornando-se referência junto àquele público.

A medicina ortopédica dava largos passos no sentido da melhoria da qualidade de vida dos pacientes que dela precisavam e eis que Dário começa a trabalhar na confecção de calçados ortopédicos sob medida – infantis, juvenis e adultos – desde a correção de “pé chato” até outras finalidades ortopédicas mais complexas.

Retorna para Leopoldina trazendo todo aquele cabedal de conhecimento e o aplica no seu dia-a-dia profissional, destacando-se positivamente na arte de confecção de calçados sob medida, ortopédicos ou não, além de sapatos e sandálias para pés 44, 45, 46...

Cria o Clube do Sapato, modalidade de “compra” de calçado masculino sob medida através de carnê de pagamento quinzenal durante 6 meses; mensalmente era sorteado um par de sapatos – gratuito - entre os “clubistas”; havia “clubistas” que pagavam até 5 carnês/mês.

Certa feita, contou-me Dário, entra na sua sapataria [parece-me que mexicano e geria uma das áreas da Cia de Fiação e Tecelagem Leopoldinense] um Cliente que relata sua condição física - apesar de mais de 1,80 m de altura, tinha os pés pequenos, fator que lhe gerava desequilíbrio e desconforto ao caminhar – consulta Dário como pode ser ajudado; e a solução foi confeccionar calçado sob medida e compatível com altura do Cliente, porém com uma palmilha metálica e ergonomicamente curvada visando conforto e segurança ao caminhar.

E, por falar na Fábrica, eis que num determinado dia lá pelos anos 1960, meu irmão Antonio adentra em casa para o almoço “rachando de rir” e, quase que perdendo o fôlego, relata:

- Estava na Sapataria do Dário e eis que chega o Geraldão [músico da Lira Industrial] com um par de sandálias nas mãos; as exibe e diz - Dário, a sandália calçou muito bem, mas está pegando e machucando meu dedinho mindinho.

- Geraldão, calça aí para eu ver o que pode ser feito... tá bem, deixa que eu conserto.

Geraldão sai... Dário, com um sorriso nos lábios, olha pro Antonio e diz:

- Você viu o pé dele?... é quase 46!!!  Viu o “mindinho” dele?... Olha aqui o meu dedão... é quase do tamanho do mindinho dele... dá prá batizar aquele dedo de “mindinho”?   

Pois é, Dário Sapateiro, gargalhando e sapatando há mais de 80 anos!!!

                                                                                         PARABÉNS pelos 90 anos, completados hoje.
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »