11/05/2024 às 12h33min - Atualizada em 11/05/2024 às 12h33min

Tempo e Amizade (parte I)

Helenice Fonseca
À medida que o tempo passa, vamos percebendo que manter os amigos que fizemos ao longo da vida já não é tarefa fácil... dada a correria da vida cotidiana e outros percalços.  O que dirá fazer novos amigos – tarefa quase impossível!

Embora tenhamos uma grande rede virtual de comunicação, vamos nos deixando afastar pelos mais variados motivos. Vamos nos restringindo a uma mensagem aqui, uma curtida ali, um “emoji” acolá e os dias vão passando, os meses, os anos. Muitas vezes isto acontece até com os amigos que moram perto, o que dizer dos amigos que moram longe? Manter um amigo próximo da gente exige vigilância, atenção e assunto.

Tenho alguns poucos amigos que já não se conta com os dedos de duas mãos. Alguns eu perdi na jornada da vida... se foram cedo demais e me deixou, junto com a amizade, uma saudade imensa que ainda agora ao escrever este texto me lacrimeja os olhos. Outros nem mesmo a internet nos permitiu reconectar. Me sobraram aqueles que o coração escolheu quase como irmãos. Estes resistem desafiando tempo e distância, fazendo 30 anos parecerem 2 dias!

Foi assim o meu reencontro com Lysia Condé no último janeiro. Uma imensa alegria misturada com surpresa, saudade e sobretudo a grandeza de uma amizade dos tempos do Ginásio. Fiquei tão tocada pelo nosso reencontro que eu fico com a impressão que há, de fato, uma conexão de outras dimensões que ainda é mistério para nós.

E tem sido assim com outros amigos (poucos – confesso!) cuja distância de tempo e espaço são bem menores, mas que nos abraçam a alma e o coração em encontros mais amiúde. Estes nos socorrem e nos abrigam com poucas palavras e as vezes só mesmo com o olhar. E mesmo sem a presença física, sabemos que estão logo ali e é recíproco, sem necessidade de cobrança, apenas estamos uns para os outros e isto é divino!

O amigo é um mago do meigo abraço. É mega afago, abrigo em laço”
(Quem tem um amigo tem tudo – Emicida, 2019)

Helenice Fonseca
08/05/2024
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »