30/04/2015 às 10h04min - Atualizada em 30/04/2015 às 10h04min

HERIVELTO MARTINS: O CURINGA DO “TRIO DE OURO”

      HERIVELTO MARTINS  , um dos expoentes da Música Popular Brasileira  responsável por uma enorme contribuição para nosso cancioneiro musical , deixando como legado  uma vasta criação eclética de gêneros em suas canções , é o personagem que ocupará este nosso espaço musical . Além de grande compositor , preocupou-se com a questão política , tornando-se um líder de sua classe cujas lutas chegam ao ponto culminante  desejado que era a aposentadoria . Foi com muita maestria e competência criador do primeiro trio vocal do Brasil , o  “Trio de Ouro “, em 1937.

        Herivelto  de Oliveira Martins  nasceu em 30 de janeiro de 1912 , no atual Município de Paulo de Frontin, no Norte do Rio de Janeiro , falecendo em 17 de setembro de 1992. Seu pai fascinado por apresentações teatrais , promovia Herivelto em suas atrações . Depois de várias mudanças de residência ,  já em Barra do Piraí , participou  como artista circense num espetáculo burlesco . Já com 18 anos , chega ao Rio de janeiro para tentar uma vida artística . Não bastassem todas nuances originais , três fatos singulares enriqueceram sua biografia : o primeiro foi ter sido assistente-cicerone  do astro e diretor Hollywood , Orson  Welles , por sua estada no Brasil . A segunda foi a polêmica pública mantida com Dalva de Oliveira , através de músicas provocantes , por ocasião da separação do casal. A terceira foi ter sido o compositor que mais escreveu sambas para a Estação Primeira de Mangueira. O talento se revela em Herivelto Martins , capacitando-o a fazer melodias com a mesma facilidade com que escrevia  letras , tornando-se um dos mais inventivos compositores das décadas de 30 a 50 , produzindo sambas , marchas , maxixes , boleros , valsas e tangos que se tornaram imortais na história da Música Popular Brasileira .

      Agora desfilaremos algumas preciosas criações desse gênio incontestável do nosso cancioneiro . Iniciaremos com a peça musical que é um sucesso mundial e marco do samba-canção nacional : “AVE MARIA NO MORRO “ , manifestando ,em todo conteúdo da obra , uma exaltação à beleza do morro .  [  “ Barracão de zinco / Sem telhado / Sem pintura / Lá no morro / Barracão é ... bangalô / Lá não existe / Felicidade de arranha-céu / Pois quem mora lá no morro / Já vive pertinho do céu / Tem alvorada , tem passarada / Alvorecer / Sinfonia de pardais /anunciando o anoitecer / E o morro inteiro / No fim do dia / Reza uma prece... Ave Maria ! / Ave Maria /E quando o morro escurece / Eleva a Deus uma prece / Ave Maria ! “ ] .

     Em quase toda trajetória de seus sucessos ,  desenhou-se , como motivo , a polêmica com sua ex-companheira , Dalva de Oliveira. Tudo  começou quando Herivelto anunciava a separação , compondo  “ CAMINHEMOS “ gravada por Francisco Alves .  [   / “ Não, eu não posso lembrar que te amei / Não , eu preciso esquecer que sofri / Faça de conta que o tempo passou / E que tudo entre nós terminou / E que a vida não continuou pra nós dois / Caminhemos , talvez nos vejamos depois ...   / “  ] .  No mesmo período fez para Dalva gravar  “  SEGREDO “  uma forma de silenciar uma declaração sobre traição amorosa .  [   “  Teu mal é comentar o passado / Ninguém precisa saber o que houve entre nós dois / O peixe é pro fundo das  redes ,segredo é para quatro paredes  / Não deixe que males pequeninos / Venha transformar os nossos destinos / O peixe é pro fundo das redes / Segredo é pra quatro paredes / Primeiro é preciso julgar / Pra depois condenar .... / “   ] . Sabendo que Herivelto já estava morando com outra mulher , a partir daí  Dalva começa uma carreira solo e grava “ TUDO ACABADO “  composição de  J. Piedade e Oswaldo Martins .  [  “   Tudo acabado entre nós , já não há mais nada / Tudo acabado entre nós , hoje de madrugada / Você chorou e eu chorei , você partiu e eu fiquei / Se você volta outra vez , eu não sei / Nosso apartamento agora vive a meia luz / Nosso apartamento agora já não me seduz / Todo egoísmo veio de nós dois ? Destruímos hoje o que devia ser depois / “  ] . Herivelto é golpeado pelo amigo e parceiro Marino Pinto , na composição que fez para Dalva , “ QUE  SERÁ “ .  [  “  Que será / Da minha vida sem o teu amor / Da minha boca sem um beijo teu / Da minha alma sem o teu calor / Que será / Da luz difusa do abajour lilás / Se nunca mais vier iluminar / Outras noites iguais / Procurar / Uma nova ilusão não sei / Outro lar / Não quero ter além daquele que sonhei / .....  “ ] . A canção de Marino Pinto foi o motivo que piorou a relação do casal , colocando mais lenha na fogueira. Diante disso , em parceria com David Nasser , Herivelto , ironicamente , responde com “ CAMINHO CERTO “ , insinuando uma traição de Dalva com os amigos , gravado pelo Tri de Ouro , agora sem a presença dela. [  “ ...... Sei agora / Que os amigos / Que outrora / Sentavam a minha mesa / Serviam sem eu saber / Um amor por sobremesa ..” ] .

Em sequência , Ataulfo Alves fez para Dalva  “ ERREI SIM “ .  [  “  Errei sim / manchei o teu nome / Mas foste tu mesmo / O culpado / Deixavas-me em casa / Me trocando pela orgia / Faltando sempre / Com a tua companhia ... “ ] . Em resposta Herivelto fez “ TEU EXEMPLO “ falando de estrela na lama . Logo depois , Dalva gravou “ CALÚNIA “ e Herivelto fez com Benedito Lacerda “ CONSULTA TEU TRAVESSEIRO “ e “ NÃO TEM MAIS JEITO “ .  Fazendo referência à antiga profissão circense de Herivelto , aprofundando ainda mais  a crise , Nelson Cavaquinho e Oswaldo Martins compuseram para Dalva “ PALHAÇO “  .  [   “  Sei que é doloroso um palhaço / Se afastar do palco por alguém / Volta que a plateia te reclama / Sei que chora palhaço / Por alguém que não te ama .... “ ] .

       A paixão de Herivelto pelo samba e , em especial , por sua amada Estação Primeira de Mangueira, fez com que compusesse algumas pérola para a escola , como : “ Lá em Mangueira “ ,  “ Adeus Mangueira “ e  “ Saudosa Mangueira . Ainda na linha do samba , compôs com Grande Otelo  “ PRAÇA ONZE “  [  “ Vão acabar com a Praça Onze / Não vai haver mais Escola de Sambe , não vai / Chora o tamborim / Chora o morro inteiro / Favela , Salgueiro , / Mangueira , Estação Primeira / Guardai os vossos pandeiros , guardai / Porque a Escola de Samba não sai .../ ] .  “ CABELOS BRANCOS “ , gravado por excelentes interpretes da MPB , também expressava os problemas amorosos do casal Herivelto-Dalva [ “  Não falem dessa mulher perto de mim / Não falem pra não lembrar minha dor / Já fui moço , já gozei a mocidade / Se me lembro dela me dá saudade / Por ela vivo aos tranco e barrancos / Respeitem ao menos meus cabelos brancos .... “ ] . Com o grande parceiro David Nasser edificou várias belas canções como “ A CAMISOLA DO DIA  “ ,  [ “ Amor , eu me lembro ainda / Era linda , muito linda /Um céu azul de organdi / A camisola do dia / Tão transparente e macia / que eu dei de presente a ti / .... “  ;  “ NEGRO TELEFONE  “ [  “  O meu cigarro apagou / Ela não vem , não vem mais / Depressa a noite passou / Nem um recado deixou / E esse negro telefone / Até agora não tocou ( bis ) ? .... “ ] ;  “ ÚLTIMO TANGO “ , “ ESTAÇÃO DA LUZ “ ,  “ CARLOS GARDEL demonstram a versatilidade da dupla Herivelto – Nasser na criação de um gênero musical argentino .  Exaltando a qualidade de GARDEL compõem uma homenagem póstuma  para o cantor e compositor argentino .  [  “  Tango , bandoneons e uma guitarra que geme / Num ritmo de amor desesperado / Um cabaré que fecha suas portas / Uma rua de amor e de pecado / Um guarda que vigia numa esquina / Um casal  à procura de um hotel / Um resto de melodia  / Um assovio / Uma saudade mortal / Carlos Gardel .... “  ]  . Ainda com a magnífica dupla , uma preciosidade do nosso cancioneiro ,  “ ATIRASTE UMA PEDRA “ , retratação lírica de uma mágoa amorosa.  [  “  Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem / E quebraste um telhado , perdeste um abrigo / Feriste um amigo / Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou / Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca beijou...  “ ] .   Com Aldo Cabral , Herivelto compôs “  BOM DIA  “  [  “ Amanheceu , que surpresa / Me reservava a tristeza / Nessa manhã muito fria / Houve algo de anormal / Tua voz habitual / não ouvi dizer / Bom dia  ..... “ ] .  Encerando este pequeno desfile musical da galeria preciosa de Herivelto Martins , fecharemos com chave de ouro  “ RECUSA “ magistralmente interpretada por Ângela Maria . [ “  Esta dor que deixaste em minha alma / Com tanta indiferença / Eu não posso afastá-la sequer / Um momento de mim / Quanto mais me desprezas / Mais quero sentir tua presença / Não consigo esquecer-te , meu Deus / Por que sofrer assim ? /Sem motivo nenhum tu recusas / Um amor tão sincero / Sem motivo nenhum/ Abandonas a felicidade / A minha vida é uma vida / De mágoa, de dor e descrença/ E eu sofro ao sentir na recusa / Tamanha indiferença  . “   ] .

     Pedimos licença aos nossos leitores para o fechamento de nosso ensaio musical sobre um exponencial da nossa MPB com um depoimento de Pery Ribeiro .

              “  Meu pai , Herivelto Martins , ainda é o cronista maior de um Rio que abrigou em seu tempo as maiores  cabeças musicais do nosso país  . Com a força e a sensibilidade de sua obra , liderou um momento artístico que enriqueceu a cultura popular do Brasil , deixando um legado de simplicidade e comunicação com a massa , numa linguagem de cores tão fortes que irão colorir para sempre a alma do povo brasileiro  “.

WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO     ---                    E-mail      [email protected]

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