Lupicínio Rodrigues , mais conhecido por “ Lupi “ , natural de Porto Alegre , Rio Grande do Sul , nasceu no dia 10/9/1914, onde faleceu no dia 27/8/1974 . Em 1932 , conheceu Noel Rosa que, ao ouvi-lo executando uma de suas canções, previu uma grande carreira artística , o que se tornou realidade.
Lupi compunha, com muita maestria, a “ COITA DE AMOR “ , uma expressão medieval que se traduz como “ SOFRIMENTO DE AMOR “. Esses sentimentos são cantados por Lupicínio, exteriorizando , em suas canções , a dor amorosa, tendo como moradia o cotovelo, daí a expressão vulgar de “ DOR DE COTOVELO “. É ele mesmo quem diz : “ Eu comecei a fazer samba cantando as minhas dores de cotovelo e a dor sempre foi o mecanismo de incentivo de minhas composições “. E ainda completa “ Eu faço música com os motivos de minha vida “ .
Impulsionado pela dor do abandono e da traição sentida na própria alma , quando soube que Inah, sua noiva , não suportou a vida boêmia e desfez o noivado , brotando , daí , em seus sentimentos , lembranças que alimentam as feridas amorosas com a imagem do abandono e do ciúme , compondo para ela FELICIDADE , ZÉ PONTE e a bela música que se tornou grande sucesso na voz de Francisco Alves e Paulinho da Viola : “ NERVOS DE AÇO “ , a angústia de um apaixonado traído . [ “ Você sabe o que é ter um amor , meu senhor, / Ter loucura por uma mulher , / E depois encontrar esse amor , meu senhor, / Nos braços de um outro qualquer . / Você sabe o que é ter um amor , meu senhor , /E por ele quase morrer ? E depois encontrar em outros braços / Que nem um pedaço do meu pode ser . / As pessoas com nervos de aço / Sem sangue nas veias e sem coração / ... “ ]
A decepção com seu segundo amor , Mercedes , mais conhecida como Carioca , com quem viveu cinco anos , foi o ato de traição cometido por ela , trocando-o por um rapaz empregado de Lupi , o que inspirou várias canções de sucesso , entre elas “ BRIGA DE AMOR “ , “ MINHA IGNORÂNCIA “ , “ VINGANÇA “ e “ NUNCA “ .
O desgosto e o sofrimento põem um movimento em seu ato criativo. Nenhuma de suas composições deixou de traduzir um acontecimento íntimo. “ VINGANÇA “ , por exemplo , foi motivada por uma ira imensurável resultante da traição da mulher amada. Era época de carnaval e Mercedes entrou num bar fantasiada de dominó para ver se o encontrava . Tirou a máscara para comer, e os amigos de Lupicínio reconheceram- na e perguntaram : “ Ué , Carioca , cadê o Lupi ? “ Aí ela começou a chorar . Lupicínio estava em um bar do outro lado da rua, e os amigos chegaram dizendo que encontraram a Carioca num fogo tremendo, chorando e perguntando por ele . Na mesma hora criou “ VINGANÇA “ que tivera como pretexto o fato ocorrido , motivando a estruturação de um pré-texto ( construção artística na mente do criador antes da criação ) , resultando uma pérola musical. [ “Eu gostei tanto, / Tanto, / Quando me contaram / Que lhe encontraram bebendo e chorando / Na mesa de um bar / E que quando os amigos do peito / Por mim perguntaram / Um soluço cortou sua voz / Não lhe deixou falar /Mas eu gostei tanto ,/ Tanto / Quando me contaram / E tive mesmo que fazer esforço / para ninguém notar / O remorso talvez seja a causa de seu desespero / Você deve estar bem consciente do que praticou / Me fazer passar essa vergonha com os companheiros / E a vergonha é a herança maior que meu pai me deixou ,/ Mas enquanto houver força em meu peito / Eu não quero mais nada/ Só VINGANÇA, VINGANÇA...
Depois de exteriorizar sua ira em “ VINGANÇA “ , soube pelos amigos que Carioca , já largada e desesperada, pede para voltar. Com muito sentimento de dor , mas sabendo ser coerente com seu procedimento e convicto de que não deseja uma reconciliação, corporifica a saudade e a envia como mensageira de recado para a mulher que ele amou . Diante de tal sentimento compôs “ NUNCA “ . [ “Nunca / Nem que o mundo / Caia sobre mim / Nem se Deus mandar / Nem mesmo assim / As pazes contigo eu farei / Nunca / Quando a gente perde a ilusão / Deve sepultar o coração / Como eu sepultei ./ Saudade ,/ Diga a essa moça por favor / Como foi sincero meu amor / Como eu a adorei tempos atrás / Saudade; / Mas não se esqueça também de dizer / Que é você quem me faz adormecer/Para que eu viva em paz . “
Podemos ainda fechar a temática desse drama passional com uma reconciliação parcial entre os amantes envolvidos na narrativa de traição amorosa . O amado recebe sua ex-amada como a uma verdadeira filha . “ CADEIRA VAZIA “ é a figura que encerra o drama amoroso . [ “ Entra , meu amor , fica à vontade / E diz com sinceridade o que desejas de mim / Entra , podes entrar a casa é tua / Já que cansaste de viver na rua / E teus sonhos chegaram / Eu sofri demais quando partiste / Passei tantas horas tristes / Que nem quero lembrar esse dia / Mas de uma coisa podes ter certeza /O teu lugar aqui na minha mesa / Tua cadeira ainda está vazia / Tu és a filha pródiga que volta / Procurando em minha porta / O que o mundo não te deu/ E faz de conta que sou teu paizinho / Que tanto tempo aqui fiquei sozinho / A esperar por um carinho teu/ Voltaste está bem estou contente / Mas me encontraste muito diferente / Vou te falar de todo coração / Não te darei carinho nem afeto /Mas para te abrigar podes ocupar meu teto / E para te alimentar, podes comer meu pão . “ ] .
O segredo da força poética de Lupicínio é a unidade música e vida .Ele possui o mais alto e raro dom do poeta : deu melodia à verdade do que viu, do que viveu , do que sentiu, e transformou em arte o dom do afeto, daí ser o mais perfeito retratista da tragédia passional : amores traídos , impossíveis e fracassados . Os sentimentos de mágoa, vingança , culpa ,ciúme, saudade , remorso , ressentimento deram vida às canções de “ DOR DE COTOVELO “.
Os temas de sua galeria musical encontram-se em seus sentimentos individuais , traduzidos na linguagem universal da música . E é sob este prisma que abordaremos mais algumas passagens de seu cancioneiro : “ BRASA “ é o verdadeiro retrato da desavença amorosa entre o casal , motivada pelo ciúme aguçado da amada .
[ “ Você parece uma brasa / Toda vez que eu chego em casa / Dá-se logo uma explosão / Ciúme de mim não acredito / Meu amor, não é com grito / Que se prende o coração / ... “ ] . “ MEU PECADO “ é o reconhecimento do autor pelos males cometidos a uma mulher e resolve castigar a si próprio por sua malvadeza . [“Deixa-me sofrer que eu mereço / por um pouco que padeço / Não paga um terço que fiz / É tão grande meu suplício , meu pecado / É tão grande , tão horrível meu pecado / Que eu sendo assim castigado / É que me sinto feliz / Deus concedeu-me o direito / De eu mesmo ferir meu peito / Não quis meu crime julgar/ Bem feliz é todo aquele que erra / E aqui mesmo na terra / Pode seu crime pagar “. ]. Ainda martirizando-se da dor por uma falta cometida contra o ser amado , diante da traição amorosa , compõe “ ELA DISSE-ME ASSIM “ [ “Ela disse-me assim / Tenha pena de mim / Vá embora / Vai me prejudicar / Ele pode chegar / Está na hora / E eu não tinha motivo nenhum / Para me recusar /Mas aos beijos caí em seus braços / E pedi pra fica / Sabe o que se passou / Ele nos encontrou / E agora /Ela sofre somente porque /Foi fazer o que eu quis/ E o remorso está me torturando/ Por ter feito a loucura que fiz / Por um simples prazer/ Fui fazer / Meu amor infeliz “ .] . Sob um devaneio alucinado centrado no sofrimento da paixão , Lupi , através da canção “LOUCURA “ , manifesta o EU LÍRICO para abreviar e descrever o interior das almas . [ “ E aí / Eu comecei a cometer loucura / Um verdadeiro inferno / Uma tortura / O que eu sofria / Por aquele amor /Milhões de diabinhos martelando/ E meu pobre coração agonizando/ Já não podia mais de tanta dor / ..... ] . Em “ MINHA HISTÓRIA “ descreve uma narrativa poética, onde o apaixonado é objeto de gracejos , de comentários e troças . [“Eles dizem que eu bebo demais /E que sou um vagabundo / Todos falam que eu sou um perdido / Um perdido pro mundo / Quando eu passo , os falsos amigos / De mim acham graça / E murmuram, ali vai um ébrio/ Cheirando a cachaça/ Eles falam porque não conhecem o meu drama real / Esta vida que levo , bem sei ,/ Não é vida normal/ Vou contar a vocês minha história /Este drama que me destruiu / Tive alguém que amei com loucura / E este alguém me traiu ! “ ] . Quando se pensa que a substituição amorosa de uma pessoa pela outra é a solução para eterna felicidade , vem a decepção com o novo amor . “ FOI ASSIM “ é o retrato da permuta amorosa . [“Foi assim / Eu tinha alguém que comigo morava / Mas tinha o defeito que brigava / Embora com razão ou sem razão / Encontrei / Um dia uma pessoa diferente / Que me tratava carinhosamente / Dizendo resolver minha questão/ mas não / Foi assim / Troquei essa pessoa que eu morava / Por essa criatura que eu julgava / Pudesse compreender todo meu eu /Mas no fim / Fiquei na mesma coisa que eu estava / Porque a criatura que eu sonhava / Não faz aquilo que me prometeu ..... ] . Através de conselhos didáticos sobre o amor aos jovens enamorados, Lupi criou “ ESSES MOÇOS “ em uma alusão comparativa com seu próprio sentimento . [ “ Esses moços , pobres moços . / Ah ! Se soubessem o que eu sei /Não amavam , não passavam / Aquilo que eu já passei / Por meus olhos , por meus sonhos /Por meu sangue , tudo enfim / É que eu peço a esses moços / Que acreditem em mim . .... “ ] . Em “ QUEM HÁ DE DIZER “ , Lupicínio exalta a beleza da mulher amada na luminosidade do cabaré , enquanto a espera . [ “ Quem há de dizer/ Que quem vocês estão vendo / Naquela mesa bebendo / É o meu querido amor /Repare bem que toda vez / Que ela fala / Ilumina mais a sala / Do que a luz do refletor .... “ ] . Na disputa entre uma mulher que era namorada de um amigo , para mexer com ele , Lupi compôs “ SE ACASO VOCÊ CHEGASSE “ [ “ Se acaso você chegasse / No meu chatô e encontrasse / Aquela mulher que você gostou / Será que tinha coragem / De trocar nossa amizade / Por ela que já o abandonou /.... ] . Há um clamor doloroso em função de um enorme desespero pelo abandono da mulher amada, externado na bela canção VOLTA [ “ Quantas noites não durmo / A rolar-me na cama / A sentir tantas coisas / Que a gente só pode explicar / Quando ama / O calor das cobertas / Não me aquece direito / Não há nada no mundo / Que possa afastar /Esse frio em meu peito / Volta ! / Vem viver outra vez ao meu lado / Eu não consigo dormir sem teu braço / Pois meu corpo está acostumado / ] . Perpetuar o relacionamento amoroso entre o casal é o conselho dado aos jovem , expresso na linha melódica de EXEMPLO [ Deixa o sereno da noite / Molhar teus cabelos / Que eu quero enxugar , amor / Vou buscar água na fonte / Lavar os teus pés / Perfumar e beijar , amor / .... ] .
Encerrando o desfile destas pérolas musicais , demonstraremos a competência de Lupicínio Rodrigues na composição de um xote . “ FELICIDADE “ [ “ Felicidade foi-se embora / E a saudade no meu peito/ Ainda mora e é por isso que eu gosto / Lá de fora, / Onde sei que a falsidade / Não vigora / .... ] .
Lupicínio Rodrigues retirou da dor um canto magnífico. Atado visceralmente aos sentimentos, trouxe para a voz as cicatrizes do amor. Em suas canções estão delineados os caracteres da paixão . A infinita criação musical de Lupicínio não nos permitiu desfilar todas as suas composições neste espaço reservado para o CANTINHO DA MÚSICA , entretanto fizemos uma demonstração de parte do seu repertório.
WALDEMAR PEDRO ANTONIO E-mail : [email protected]