Nascido em 11 de outubro de 1908, no bairro do Catete , registrado com o nome de ANGENOR DE OLIVEIRA , iluminado pelo olhar divino e batizado pelo mundo do samba como CARTOLA , faz jus ao apelido que , ao mesmo tempo, significa um saboroso doce do Nordeste do Brasil e parte da elegância de um vestuário que se combina com fraque. Pelo constante uso de um chapéu - coco para se proteger do cimento ,quando era servente de obra, ganhou, dos colegas de trabalho, o apelido de CARTOLA, motivo suficiente para ser rotulado como uma das maiores expressões no mundo do samba .
Poeta de primeira linha , Cartola consegue conviver , harmoniosamente , com a veia musical como cultor de sambas ritmados e lentos e como escritor de imagens filosóficas expressas em forte misticismo . Foi considerado pelos críticos musicais como o maior sambista da Música Popular Brasileira .
Cartola curtiu sua infância no bairro do Catete e lá aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. A família passa por muita dificuldade financeira , sendo obrigada a mudar-se para o morro de Mangueira. Lá ,conheceu os grandes baluartes do samba e , em pouco tempo, já era considerado um apêndice daquele celeiro de grandes poetas . Foi um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, tendo sugerido nome para a escola e as cores verde e rosa , símbolo da Agremiação. Compôs o primeiro samba-enredo : “ Chega de Demanda “. No início da década de 40 , desaparece do cenário musical carioca, sendo encontrado , lavando carro em Ipanema ,por Sérgio Porto , mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta, colocando o grande sambista da Música Popular Brasileira novamente no cenário musical . Posteriormente, sua companheira , Zica , recebe uma proposta para alugar um espaço na rua da Carioca, 53 , onde poderia vender sua comida . Dessa proposta surgiu o mítico Zicartola , lugar que , além de Cartola , projetou vários sambistas esquecidos e serviu de palco para as primeiras apresentações de Paulinho da Viola .
Sua produção artística edifica um perfeito quadro musical que se perpetuou no cenário da Música Popular Brasileira . Chegou o momento de desfilarmos o estojo de joias raras , fruto de uma bela criatividade que só pode ser justificada pela luminosidade de Deus .
Inicialmente, não poderíamos deixar de apresentar e , até mesmo , iniciar com “ As Rosas Não Falam “, uma das mais belas e conhecidas composições musicais . Tudo passa pela hipótese da perda da amada e sua ida à sepultura da esposa , na esperança de com ela falar e na certeza de que deve chorar de saudade, pois sabe que não voltará , então queixa-se às rosas no jardim do túmulo . [ “ Bate outra vez / Com esperança o meu coração / Pois já vai terminando o verão enfim / Volto ao jardim / Com a certeza que devo chora / Pois bem sei que não queres voltar / Para mim / Queixo-me às rosas / Mas que bobagem as rosas não falam / Simplesmente as rosas exalam / o perfume que rouba de ti, ai... / Devias vir para ver os meus olhos tristonhos / E quem sabe sonhavas meus sonhos por fim .”] .Outra pérola é “ O Mundo é Um Moinho”. Dizem que se tratava de um conselho de Cartola para uma enteada que pretendia sair de casa e viver uma vida livre, na verdade a letra é para as mocinhas um lembrete sobre a transitoriedade da vida . [ “ Ainda é cedo, amor, / Mal começaste a conhecer a vida / Já anuncias a hora de partida / Sem saber mesmo o rumo que irás tomar ./ Presta atenção, querida, / Embora eu saiba que estás resolvida / Em cada esquina cai um pouco a tua vida / Em pouco tempo não serás mais o que és./ Ouça-me bem , amor, / Presta atenção o mundo é um moinho , / Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos / Vai reduzir as ilusões a pó / Presta atenção ,querida, / De cada amor tu herdarás só o cinismo /Quando notares , estás à beira do abismo / Abismo que cavaste com teus pés . “ ] . Em seu tesouro musical encontramos muitas joias que justificam o considerável nível de inspiração poética. Há expresso em seu poema uma exaltação à sua querida escola de samba , pela maneira como os componentes humildes e pobres recebem , na “ Sala de Recepção “ , os inimigos como se fossem irmãos . [ “ / Habitada por gente simples e tão pobre / Que só tem o sol que a todos cobre / Como pode, Mangueira, cantar? /Pois então saiba que não desejamos mais nada / A noite , a lua prateada / Silenciosa ouve nossas canções / Tem lá no alto um cruzeiro / Onde fazemos nossas orações / E temos orgulho de ser os primeiros campeões / / E digo e afirmo que a felicidade aqui mora / E as outras escola até choram / Invejando a tua posição / Minha Mangueira essa sala de recepção / Aqui se abraça inimigo / Como se fosse irmão .” ] . “ O Sol Nascerá “ [ “ A sorrir / Eu pretendo levar a vida / Pois sonhando/ Eu vi a mocidade perdida ... “ ] . Com imensa dificuldade em criar uma música pela ausência de inspiração, por excessiva saudade da amada , o mestre da arte musical , em parceria com Elton Medeiros , relata o tema em forma de canção “ Peito Vazio “ [ “ Nada consigo fazer/ Quando a saudade aperta / Foge-me a inspiração / Sinto a alma deserta / Um vazio se faz em meu peito / E de fato eu sinto / Em meu peito um vazio / E faltando as suas carícias / As noites são longas / E eu sinto mais frio ...” ].
A natureza promove um belo cenário de tranquilidade e alegria no morro , demonstrado em uma aquarela pintada pelo sol . Foi o quadro inspirador para o poeta criar “ Alvorada “ [ “ Alvorada / Lá no morro que beleza/ Ninguém chora não há tristeza / Ninguém sente dissabor ..../ “]. Com um senso de liberdade e uma enorme facilidade de apreciar a natureza, Cartola compôs ] . “ Preciso me Encontrar “ . [ “ Deixe-me ir , preciso andar / Vou por aí a procurar / Rir pra não chorar ... “ ] “ Corra e Olhe o Céu “ [ Linda / Te sinto mais bela / Te fico na espera/ Me sinto tão só /Mas o tempo que passa / Em dor maior , bem maior / Linda... “ ]. “ Não Quero Mais Amar a Ninguém “ [ “ Não quero mais / Amar a ninguém / Não fui feliz / O destino não quis / O meu primeiro amor / Morreu como a flor /Ainda em botão / Deixando espinhos /Que dilaceram meu coração .... “ ] . “ Tive Sim “ criação musical motivada como resposta à pergunta da segunda esposa de Cartola , Dona Zica , indagando se existiu , no passado , algum amor comparado ao dela . Eis a sutileza da resposta em forma de canção . [“ Tive , sim / Outro grande amor antes do teu / tive,sim / O que ela sonhava era os meus sonhos e assim / Íamos vivendo em paz / Nosso lar , em nosso lar sempre houve alegria / Eu vivia tão contente / como contente ao teu lado estou / Tive, sim / mas comparar com o teu amor seria o fim / Eu vou calar / Pois não pretendo , amor , te magoar ! “ ] . Cartola personifica , poeticamente , o seu violão , transferindo para o instrumento toda sensibilidade amorosa do ser humano . “ Cordas de Aço “ [ “ Ah! Estas cordas de aço/ E este minúsculo braço / Do violão que os dedos meus acariciam /Ah! Este bojo perfeito / Que trago junto ao meu peito / Só você , violão, / Compreende porque perdi toda alegria ...“ ]. Com uma frieza admirável, o mestre expressa , em formato poesia, cenário de uma separação amorosa na canção “ Acontece “ [ “ Esquece nosso amor vê se esquece / Porque tudo no mundo acontece/ E acontece porque não sei mais amar /Vai chorar vai sofrer/ E você não merece / mas isso acontece.... “ ]. “ Sim “ [ “ Sim / Deve haver um perdão / Para mim /Senão não sei qual será / O meu fim .... “ ]. “ Quem me Vê Sorrindo “ [ “ Quem me vê sorrindo / Pensa que estou alegre / O meu sorriso / É por consolação / Porque sei conter / Para ninguém ver / O pranto do teu coração .... “ . [ “ Pranto do Poeta “ . [ Em Mangueira / Quando morre / Um poeta / Todos choram / Vivo tranquilo em Mangueira porque / Sei que alguém há de chorar quando eu morrer .... “ ]. “ Festa da Vinda “ [ “ Eu e meu violão/ Vamos rogando em vão/ O teu regresso / Se soubesses como choro / E como peço / Pra que nosso fracasso/ Se transforme em sucesso / Apesar de todo erro espero ainda/ Que a festa do adeus / Seja a festa da vinda .... “ ] . E outras maravilhas musicais que não foram citadas .
Cartola construiu esteticamente seus sambas com certa ginga do povo simples do Morro de Mangueira e ritmou-os com a batucada que aqueles sambistas sonorizavam de suas almas . Ainda com suas belas canções , criou um lugar de encontro na música brasileira , expressando uma mistura de raças , um compartilhamento de esperança e uma solidariedade com sotaque de samba , mas de conteúdo universal , eminentemente humano.
Curvamo-nos em desculpas pelo pequeno demonstrativo musical, motivado pela limitação de espaço da coluna e pela imensidão da brilhante produção poética do nosso
MESTRE CARTOLA
WALDEMAR PEDRO ANTONIO E-MAIL [email protected]