Este artigo inicia-se com uma pergunta intrigante : Existe o carnaval , porque existem as marchinhas ou existem as marchinhas , porque existe carnaval ? A nossa constatação é que elas são insubstituíveis e ainda nos garantem a sobrevivência dos nossos carnavais . É com esta certeza que dedicamos um espaço especial no CANTINHO MUSICAL para uma viagem nas asas das músicas que permanecem inalteradas em nossas mentes .
A música urbana , reconhecida como o gênero mais autêntico carioca , surgiu da necessidade de um ritmo para a desordem do carnaval , porque , mal saído do entrudo , não levava em conta a música, mas a brincadeira grossa de molhar os passantes com seringas d’água, daí a expressão “ Blocos de Sujo “ . Com seus cotejos cadenciados , foram os ranchos que instituíram um mínimo de disciplina em meio ao caos do carnaval . É bom salientar que , mesmo criada por uma maestrina da classe média , a brilhante Chiquinha Gonzaga ,no ano de 1899 , a MARCHA teria que esperar pelo menos vinte anos , para se vulgarizar numa espantosa ascensão social , deixando de ser exclusivamente de negros para admitir uma mestiçagem de músicos que transformam , em melodia simples e ritmo acelerado , as marchinhas e , consequentemente , exercendo uma grande atração nas pessoas e resultando , originariamente , em uma verdadeira orquestra ambulante .
Ô ABRE ALAS pode não ser a canção mais tocada nos carnavais , mas é a pioneira do que viria a ser um gênero musical. CHIQUINHA GONZAGA compôs especialmente para animar o cordão “ Rosa de Ouro “. Naquele momento estariam abertas as portas para outros compositores criarem novas MARCHINHAS CARNAVALESCAS . [ “ / Ô abre alas , / Que eu quero passar (2X)/ Eu sou da Lira , / Não posso negar (2X) / Rosa de Ouro é quem vai ganhar (2X) . / ] . Não seguindo, necessariamente , uma cronologia nas criações das MARCHINHAS , desfilaremos as que “ infernizaram “ nossos carnavais e se perpetuaram com seus cantos e ritmos no “ Reinado de Momo “ .
No bar São José , em Copacabana , havia um dos garçons cujo nome era José que tinha um cabelo grande, o que não era comum na época , chamando a atenção das mocinhas e da namorada de João Roberto Kelly. Enciumado com a parceira , para fazer troça com o garçom , KELLY e ROBERTO FAISSAL compuseram a música “ CABELEIRA DO ZEZÉ “ , grande sucesso nos bailes de carnaval . [ “ / Olha a cabeleira do Zezé / Será que ele é / Será que ele é / Será que ele é bossa nova / Será que ele é Maomé / Parece que é transviado / Mas isso eu não sei se ele é / Corta o cabelo dele ! / Corta o cabelo dele ! “ ] . Kelly, em parceria com o apresentador de programa de auditório Chacrinha , criou “ MARIA SAPATÃO “ . [ “ / Maria sapatão / Sapatão , sapatão / De dia é Maria / De noite é João . “ ]. Homenageando a primeira mulher negra a concorrer ao título de Miss Brasil , Kelly , ao vê-la desfilando na passarela ,ficou extasiado diante da beleza e da elegância da moça cor de jambo , compondo a marchinha “ MULATA Iê Iê Iê “ . [ “ / Mulata bossa nova / Caiu no hully gully / E só dá ela / ÊI êi êi êi êi êi êi êi / Na passarela / A boneca está / Cheia de fiufiu / Esnobando as loura / E as morenas do Brasil . “ ] .Ainda há inúmeros sucessos de João Roberto Kelly , mas vamos abrir espaço para outros compositores . Desfilaremos agora o exponencial das marchinhas carnavalescas Carlos Alberto Ferreira Braga , mais conhecido como “ BRAGUINHA “ e “ JOÃO DE BARRO “. Um ponto forte de suas temáticas é a exaltação às mulheres em relação às suas etnias. “ A MULATA É A TAL “ [ “ / Branca é branca preta é preta / Mas a mulata é a tal , é a tal (bis) / Quando ela passa todo mundo grita: / Eu tô aí nessa marmita / Quando ela bole com os seus quadris / Eu bato palmas e peço bis / O mulata cor de canela / Salve , salve , salve, salve ela “. ] . “ LINDA LOURINHA “ [ “ / Lourinha , lourinha / Dos olhos claros de cristal / Desta vez em vez da moreninha / Tu serás rainha do meu carnaval / .......” ] . A versatilidade temática de BRAGUINHA foi o sustentáculo de nossos carnavais . “ PIRATA DA PERNA DE PAU “ [ “ / Eu sou o pirata da perna de pau / Do olho de vidro da cara de mau / .......” ] . “ YES , NÓS TEMOS BANANA “ [ “ Yes, nós temos banana/ Banana pra dar e vender / Banana , menina, tem vitamina / Banana engorda e faz crescer / ........”] “VAI COM JEITO VAI “ [ Vai com jeito vai / Senão um dia a casa cai / ....... “ ] BANANEIRA NÃO DÁ LARANJA [ / Bananeira não dá laranja / Coqueiro não dá caju / A menina que é direita não dá canja / Só você dá muita sopa Marilu .... / ] . E finalizando , compôs uma marcha rancho em parceria com outro baluarte da MPB Noel Rosa . “ AS PASTORINHAS “ [ “ / A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor / E as pastorinhas / Pra consolo da lua / Vão cantando na rua / Lindos versos de amor / ........] . No baú das pérolas de Braguinha , ainda estão depositadas muitas jóias que animaram o “ Reinado de Momo “ . JARARACA E VICENTE PAIVA compuseram uma marchinha expressiva para o carnaval : “ MAMÃE EU QUERO “ que , quatro anos depois de ser lançada , fez sucesso na voz de Carmem Miranda . [ “ / Mamãe , eu quero , / Mamãe,eu quero.../ Mamãe , eu quero mamar ! / Dá a chupeta, / Dá a chupeta , / Dá a chupeta / Pro bebê não chorar /........ ] . Mirabeau Pinheiro e seus parceiros Lúcio de Castro e Heber Lobato dedicam aos “ bebuns “ do carnaval um ciclo temático sobre aguardente : “ CACHAÇA “ [ “Você pensa que cachaça é água / Cachaça não é água não / Cachaça vem do alambique / E água vem do ribeirão / .......” ] . Mirabeau cria ainda com os parceiros M de Oliveira e Urgel de Castro, aproveitando a época da bebedeira , a marchinha “ TURMA DO FUNIL “ [ “ /Chegou a turma do funil / Todo mundo bebe / Mas ninguém dorme no ponto há , há , há ,há / Mas ninguém dorme no ponto/ Nós é que bebemos / E eles que ficam tontos.........] “ . Em 1958 , o Secretário de Estado dos EUA , John Foster Dulles, veio ao Brasil para tratar da situação do petróleo brasileiro com o Presidente Juscelino Kubitschek. Durante a reunião , um fotógrafo do “ Jornal do Brasil “ fez uma foto e publicou-a no momento em que JK aparece estendendo a mão , dando a impressão de que suplicava algo ao secretário que parece abrir a carteira para pegar dinheiro. Motivados pelo relato , o trio Ivan , Homero e Glauco compuseram “ ME DÁ UM DINHEIRO AÍ “ , marchinha cantada .suavemente , na voz de Moacir Franco. [ “ / Ei , você aí , me dá um dinheiro aí / Me dá um dinheiro aí / Não vai dar / Não vai dar não / Você vai ver a grande confusão / Eu vou beber / Beber até cair / Me dá , me dá , me dá / Me dá um dinheiro aí ! “ ] . LAMARTINE BABO , considerado “ Rei das Marchinhas “ , entrou para a história com as músicas simples que animaram os carnavais por vários anos . Com Noel Rosa compôs uma animada marcha que fez um sucesso estrondoso sendo considerada um hino do carnaval carioca : “ TEU CABELO NÃO NEGA “ [ “ / O teu cabelo não nega , mulata / Porque és mulata na cor / Mas como a cor não pega , mulata / Mulata , eu quero teu amor / Tens um sabor bem do Brasil / Tens a alma cor de anil / Mulata , mulatinha , meu amor / Fui nomeado teu tenente interventor / .......” ] . Ainda com foco no tema mulher , compôs “ LINDA MORENA “ [ “ / Linda morena , morena / Morena que me faz penar / A lua cheia que tanto brilha / Não brilha tanto como teu olhar / ....... “ ] . Lamartine ainda contribuiu com muitas marchas para o carnaval : “ Ride Palhaço “ , “ A.E.I.O.U. “ e outros sucessos . HAROLDO LOBO , embora não tenha uma produção quantitativa , contribuiu com canções de muita qualidade que renderam diversos sucessos , entre eles , em parceria com Milton de Oliveira , “ ÍNDIO QUER APITO “ [ “ / Ê . ê , ê , ê , ê / Índio quer apito / Se não der / Pau vai comer / Lá no bananal mulher de branco / Levou pra índio colar esquisito / Índio viu presente mais bonito / Mim não quer colar / Índio quer apito /. “ Com Nássara , Haroldo criou a marcha “ ALLAH-LA-Ô “ [ “ / Allah-la-ô ô, ô, ô, ô, ô, ô, / Mas que calor ô, ô, ô, ô, ô, ô, / Atravessamos o deserto de Saara / O sol estava quente, queimou a nossa cara / Viemos do Egito / E muitas vezes nós tivemos que rezar / Allah , Allah , Allah , meu bom Allah , / Mande água pra Iôiô / Mande água pra IáIá / Allah , meu bom Allah ! / “ ] . Agora com Benedito Lacerda e Carvalhinho , a marchinha “ ACHO-TE UMA GRAÇA “ . [ “ / Chora , palhaço / Chora que passa / Pimenta nos olhos dos outros é refresco / Acho-te uma graça / Querias fazer eu sofrer / E até ver a minha desgraça / Mas é que eu não durmo com os olhos dos outros / Acho-te uma graça . / “ ] . ZÉ DA ZILDA - ZILDA DO ZÉ e Waldir Machado compuseram “ SACA- ROLHA . [ “ / As águas vão rolar / Garrafa cheia eu não quero ver sobrar / Eu passo a mão na saca , saca, saca rolha / E bebo até me afogar / Deixa as águas rolar /....... “ ] . ANTONIO ALMEIDA e OLDEMAR MAGALHÃES , parceria que fez surgir uma marcha sucesso nos salões , interpretada por Emilinha Borba e ainda é o preferido canto das torcidas no Maracanã e em outros estádios : “ MARCHA DO REMADOR “ . [ “ / Se a canoa não virar / Olê , olê , olá , / Eu chego lá ( bis ) / Rema , rema , rema , remador / Quero ver depressa meu amor / Se eu chegar depois do sol raiar / Ela bota outro em meu lugar / “ ] . Em 1957 , CAREQUINHA , o palhaço da época e intérprete carnavalesco , cantou uma das mais famosas marchinhas de carnaval , composta por LUIZ GUSTAVO chamada “ FANZOCA DE RÁDIO “ . [ “ / Ela é fã da Emilinha / Não sai do Cesar de Alencar / Grita o nome do Cauby / E depois de desmaiar / Pega a revista do rádio / E começa a se abanar / É uma faixa aqui , outra faixa ali / O dia inteirinho ela na faz nada / Enquanto isso na minha casa / Ninguém arranja uma empregada . “ ] . ROBERTO ROBERTI e outros parceiros compuseram “ NÓS , OS CARECAS “. [ “ / Nós , nós os carecas / Com as mulheres somos maiorais / Pois na hora do aperto / É dos carecas que elas gostam mais / ...... “ ] . De ROMEU GENTIL a marchinha “ TOMARA QUE CHOVA “ , interpretada por Emilinha Borba . [ “ / Tomara que chova / Três dias sem parar / (2X) / A minha grande mágoa / É lá em casa não ter água / E eu preciso me lavar ....... / . “ ] . EMILINHA BORBA ainda gravou outro grande sucesso carnavalesco : “ PÓ DE MICO “ [ “/ Vem cá , seu guarda / Bota pra fora esse moço / Que está no salão brincando / Com pó de mico no bolso .(bis)/ Foi ele foi ele sim / Foi ele quem jogou o pó em mim / . “ ] ARY BARROSO criou , despretensiosamente , para um concurso de músicas carnavalescas , a marchinha “ DÁ NELA ! “ , saindo-se vitorioso . [ “ / Essa mulher há muito tempo me provoca / Dá nela ! Dá nela ! / É perigosa , fala mais que pata choca / Dá nela ! Dá nela ! . BENEDITO LACERDA e HUMBERTO PORTO , com interpretação magnífica de Orlando Silva , compuseram “ JARDINEIRA “ . [ “ / Ó jardineira por que estás tão triste / Mas o que foi que te aconteceu / Foi a camélia que caiu do galho / Deu dois suspiros e depois morreu / Vem , jardineira , vem , meu amor / Não fiques triste que esse mundo é todo seu / Tu és muito mais bonita / Que a camélia que morreu . / “ ] . Encerrando este desfile para os adeptos que trazem os ritmos carnavalescos na lembrança , apresentaremos uma composição que se tornou um ícone nas aberturas e fechamentos das BATALHAS DE CONFETES e que hoje constitui o HINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO , composição de ANDRÉ FILHO : “ CIDADE MARAVILHOSA “ . [ “ / Cidade maravilhosa / Cheia de encantos mil / Cidade maravilhosa / Coração do meu Brasil /(bis) . Berço do samba e de lindas canções / Que vivem n’alma da gente / És o altar de nossos corações / Que cantam alegremente / ... / Cidade maravilhosa ................./ Jardim florido de amor e saudade / Terra que a todos seduz / Que Deus te cubra de felicidade / Ninho de sonho e de luz . “ ] .
As marchinhas já foram conhecidas como as caricaturas da sociedade brasileira : as letras são maliciosas e divertidas , têm um humor escrachado e retratam os costumes e a história do país. Não existe tema proibido, as frases de duplo sentido são bem-vindas e qualquer tema sério se transforma em uma grande brincadeira . Fixadas na memória dos foliões , antes do carnaval já eram divulgadas através das rádios em programas de auditório e apresentadas , com antecedência , nos lançamentos das Indústrias Cinematográficas Brasileiras através das CHANCHADAS BRASILEIRAS .
O que nos impressiona nas MARCHINHAS CARNAVALESCAS é a sua sobrevivência nos meios musicais . Os sucessos de um ano eram repetidos subsequentemente nos carnavais e até hoje embalam várias festas pelo país . Alegra-nos também constatar que , de uns tempos para cá , têm ressurgido BLOCOS CARNAVALESCOS desfilando pelas ruas das cidades com gigantesca concentração de foliões , sendo impulsionados pelos ritmos acelerados das mesmas marchinhas que , com um sentimento saudosista , fizeram-nos extravasar toda satisfação de viver com muita alegria , cantando suas letras e entoando a melodia na “ FESTA DE MOMO “.
Lamentamos mais uma vez , não aproveitar a relíquia imensa desse gênero maravilhoso da MPB , entretanto conseguimos espremer no CANTINHO MUSICAL as pérolas mais luzentes que aquelas não citadas .
A FELICIDADE E ALEGRIA QUE O POVO BRASILEIRO TRAZ NA ALMA TÊM UMA DÍVIDA ETERNA COM AQUELES QUE COMPUSERAM AS
“MARCHINHAS CARNAVALESCAS”
Waldemar Pedro Antonio
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