28/06/2015 às 11h01min - Atualizada em 28/06/2015 às 11h01min

Operações em Tarumirim!

Operações em Tarumirim! 

Paulo Lucio – Carteirinho

A polêmica da vez na cidade de Leopoldina são as operações cirúrgicas realizadas na cidade de Tarumirim. O caso veio à tona depois de algumas  reclamações e críticas  por parte de alguns pacientes e familiares, fazendo com que alguns vereadores manifestassem a respeito.

A questão de saúde  sempre será  polêmica. Ainda mais quando o assunto são cirurgias, tendo em vista o lado emocional. Cirurgia mexe com o psicológico das pessoas. Tanto positivamente, quanto negativamente. É complicado analisar esse caso via depoimento de quem passou pela cirurgia. Ao mesmo tempo em que alguns ficam aliviados por conseguirem operar depois de anos na espera, outros ficam traumatizados. Dessa forma, vamos ouvir elogios e críticas. 

No caso dos vereadores, chegaram até eles mais críticas do que elogios O que é normal.  Críticas que vão desde à distância, transporte, tratamento, falta de alojamento, alimentação, pré e pós-operatório.... .

Cumprindo com o papel de fiscalizador e representante do povo, alguns vereadores resolveram ver a situação com os próprios olhos e  estiveram no hospital onde são realizadas as cirurgias. Durante essa visita, identificaram possíveis irregularidades e encaminharam para a justiça analisar.

Até aí tudo bem. Esse é o papel do vereador. Cabe à justiça analisar os fatos. Porém, a ação desses vereadores não agradou o executivo e a direção do Hospital, que reagiram contra a atuação desses vereadores. Até aí tudo bem, esse é o papel de quem está a frente do Executivo e do Hospital. O grande problema foi o baixo nível dos debates por partes dos envolvidos. Isso vale para todos: Executivo, Legislativo e direção do Hospital.

Durante os debates no programa de rádio Haroldo em Notícias - que aproveito para elogiar por abrir o espaço para ambos os lados - a questão foi levada para o lado pessoal e político. Com acusações e ofensas  que não vale a pena reproduzi-las.

Depois de analisar todas as falas, deixando de lado a parte pessoal, cheguei a conclusão que todos estão preocupados com a saúde da população.Cada um com o seu ponto de vista. 

 O Executivo está de parabéns por conseguir fazer essa parceria como Hospital de Tarumirim e operar diversas pessoas que estão aguardando há anos por uma cirurgias.

A direção do Hospital está de parabéns por abrir as portas para que  a população de Leopoldina seja atendida. 

O Legislativo está de parabéns por acompanhar essas cirurgias e cobrar que sejam feitas de forma mais salutar. Vale destacar que além de fazer denúncias, foram apresentadas por parte de alguns vereadores sugestões que devem ser analisadas pelo Executivo e a direção do Hospital. Destaco algmas, como tentar trazer esses mutirões para o Hospital de Leopoldina; melhorar o transporte; conseguir alojamentos; acompanhamento  pós-operatório... .

Essas sugestões na verdade são demandas dos próprios pacientes operados. Como os vereadores são representantes do povo, cabe a eles cobrar  essas demandas. Os vereadores ouviram as reclamações e sugestões das pessoas que foram operadas e buscam por melhorar o serviço prestado. 

Pelo bem da saúde política de Leopoldina. Espero que Executivo, Legislativo, Direção do Hospital  e Judiciário cheguem num entendimento visando  o lado do povo, no caso, os pacientes. Se realmente tiver alguma irregularidade que seja resolvida.  

Espero também que os debates políticos em Leopoldina deixem de ir para o lado pessoal. Seja discutindo fatos e não pessoas. Como dizia Tancredo Neves: “Não são os homens, mas as ideias que brigam”.

A política de Leopoldina precisa passar por cirurgias.  

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »