09/09/2015 às 10h36min - Atualizada em 09/09/2015 às 10h36min

SINAL ABERTO PARA APRESENTAÇÃO DA SUTILEZA MUSICAL DE “PAULINHO DA VIOLA”

Inicialmente  , queremos dizer que não foi  só  um rio que passou pela vida desse baluarte do samba , mas também uma bela trajetória de amor, paixão e respeito pela  PORTELA , divulgando  sempre em suas músicas  a escola   de seu coração . Indiferente também a essa paixão  , ama e respeita as outras agremiações  , como tivesse verdadeiramente sua alma musical dividida . Exemplo deste fato  foi o que aconteceu com o samba  “  SEI  LÁ , MANGUEIRA que , a convite e parceria com Hermínio Bello de Carvalho , criou-se  uma das maiores polêmicas  no mundo do samba , porque , por ciúmes e constrangimento , os componentes da Escola de Madureira cobraram de Paulinho uma explicação  que imediatamente  a  respondeu em forma de um maravilhoso samba que  se pode considerar como verdadeiro hino da  ESCOLA DE SAMBA PORTELA  :    “   FOI  UM  RIO  QUE  PASSOU  EM  MINHA  VIDA  .  [ “ / Se um dia / Meu coração for consultado / Para saber que andou errado / Será difícil negar / Meu coração / Tem mania de amor / Amor não é fácil de achar / A marca dos meus desenganos / Ficou , ficou / Só um amor pode apagar (bis) / Porém ! Ai porém / Há um caso diferente / Que marcou num breve tempo / Era dia de carnaval / Carregava uma tristeza / Não pensava em novo amor / Quando alguém / Que não me lembro  anunciou / Portela , Portela / O samba trazendo alvorada / Meu coração conquistou /........” ]  . 

E a causadora de toda a polêmica musical foi : “   SEI  LÁ , MANGUEIRA  “  [ “ / Vista assim do alto / Mais parece um céu no chão / Sei  lá / Em Mangueira a poesia fez-se um mar / Se alastrou / E a beleza do lugar , pra se entender / Tem que se achar / Que a vida não é só isso que se vê / É um pouco mais / Que os olhos não conseguem perceber / E as mãos não ousam tocar / E os pés recusam pisar / Sei lá , não sei / Sei lá , não sei  / Não sei se toda beleza / De que lhes falo / Sai tão-somente de meu coração . /...... “ ] .

       

   Filho de Benedito César Ramos de Faria , violonista de primeira linha   , Paulo Cesar Batista de Faria , o  PAULINHO DA VIOLA  ,  habituou-se , desde cedo, a ouvir os harmoniosos sons que saíam dos bandolins , dos violões e dos cavaquinhos e ficava encantado com os volteios complicados daquele tipo de música e não surpreendeu ninguém quando decidiu que queria tocar o mesmo instrumento que o pai . Entre o choro e o samba , Paulinho chegou à adolescência e  iniciava ali seu longo caminho pela boa música.

 

         O   CANTINHO  MUSICAL  passa a desfilar as excelentes criações desse maravilhoso sambista que é expoente de um ritmo que envolve o coração dos brasileiros : SAMBA . Profundo conhecedor da história da música popular brasileira, Paulinho da Viola não tolera a “ bolerização “ do samba total descaracterização que as escolas de samba vêm sofrendo, embora aceite certos arranjos modernos . E é nessa sua visão moderada que ele demonstra no samba   “  ARGUMENTO  “ . [ “ / Tá legal ! / Tá legal , eu aceito o argumento / Mas não me altere o samba tanto assim / Olha que a rapaziada está sentindo a falta  / De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim. / Sem preconceito ou mania de passado / Sem querer ficar do lado de quem não quer navegar / Faça como o velho marinheiro / Que durante o nevoeiro leva o barco de vagar. ]

Com a modernização da sociedade ,  as pessoas têm de seguir o compasso  apressado  do tempo ,   faltando interação entre elas . A letra fala do problema de comunicação no mundo moderno e a urgência na troca de algumas palavras entre dois amigos que se encontram em um  “  SINAL  FECHADO  “ .  [ “ / Olá , como vai ? / Eu vou indo , e você , tudo bem ? / Tudo bem , eu vou indo correndo / Pegar meu lugar no futuro. E você ? / Tudo bem eu vou indo em busca de um sonho / Tranquilo, quem sabe ? / Quanto tempo.../ Pois é , quanto tempo .../ Me perdoe a pressa / É a alma dos nossos negócios .../ Oh! Não tem de quê / Eu também só ando a cem / Quando é que você telefona ? / Precisamos nos ver por aí / Pra semana , prometo, talvez / Nos vejamos quem sabe ? / Quanto tempo... / Pois é , quanto tempo .../  .......” ] .

O samba considerado por muitos como a melhor composição de  Paulinho da Viola , em parceria Casquinha ,  e que abriu as portas para integrá-lo na  ala de compositores da PORTELA . O samba faz uma abordagem lírico amorosa pela perda de uma paixão através simplesmente  de um  “  RECADO  “ .   [ “ / Leva um recado / A quem me deu tanto dissabor : / Diz que eu vivo bem melhor assim / E que no passado fui um sofredor / E hoje já não sou / O que passou , passou... / Vai dizer à minha ex-amada/ Que é feliz meu coração / Mas que nas minhas madrugadas / Eu não esqueço dela , não / Leva um recado ! “ ] .  Os temas de separação amorosa foram sempre explorados pelos compositores da música popular  brasileira . Paulinho da Viola estrutura maravilhosamente  uma canção cujo título é  “  

CORAÇÃO  LEVIANO    “  [ “ / Trama em segredo teus planos / Parte sem dizer adeus / Nem lembra dos meus desenganos / Fere quem tudo perdeu / Ah coração leviano não sabe o que fez do meu (bis) / Este pobre navegante meu coração amante / Enfrentou a tempestade / No mar da paixão e da loucura / Fruto da minha aventura / Em busca da felicidade / Ah coração  teu engano foi esperar por um bem / De um coração leviano que nunca será de ninguém / “ ] . O isolamento do convívio com as pessoas brota um enorme pavor da solidão. Sabedor desse sentimento de abandono angustiante foi pretexto para Paulinho da Viola compor  “ 

DANÇA  DA  SOLIDÃO  “  [ “ / Solidão é lava que cobre tudo / Amargura em minha boca / Sorri seus dentes de chumbo / Solidão palavra cavada no coração / Resignado e mudo / No compasso da desilusão / Desilusão , desilusão / Danço eu , dança você / Na dança da solidão / Camélia ficou viúva , Joana se apaixonou / Maria tentou a morte , por causa do seu amor / Meu pai sempre me dizia , meu filho tome cuidado / Quando eu penso no futuro , não esqueço meu passado / ..........

“  ] . Daniel Filho e Guto Graça Mello  da Rede Globo de Televisão encomendaram a três compositores que compusessem uma trilha sonora para uma novela e o vencedor foi Paulinho da Viola com o samba   “  PECADO  CAPITAL  “  [ “ / Dinheiro na mão é vendaval / É vendaval ! / Na vida de um sonhador / De um sonhador ! / Quanta gente aí se engana / E cai da cama / Com toda ilusão que sonhou / E a grandeza se desfaz / Quando a solidão é mais / Alguém já falou / Mas é preciso viver / E viver / Não é brincadeira não / Quando o jeito é se virar / Cada um trata de si / Irmão desconhece irmão / E aí / Dinheiro  na mão é vendaval / Dinheiro na mão é solidão / E solidão (BIS) / .....” ]  .   

A relação entre o samba e Paulinho da Viola é o  mais belo sentimento de amor , vivenciado , a todo momento , nas mensagens de suas músicas , dentre elas destacamos   “   EU  CANTO  SAMBA   “  .        [ “ / Eu canto samba / Por que só assim eu me sinto contente / Eu vou ao samba / Por que longe dele eu não posso viver / Com ele eu tenho de fato uma velha intimidade / Se fico sozinho ele vem me socorrer / Há muito tempo eu escuto esse papo furado / Dizendo que o samba acabou / Só se foi quando o dia clareou / O samba é alegria / Falando coisas da gente / Se você anda tristonho / No samba fica contente / Segure o choro criança / Vou te fazer um carinho / Levando um samba de leve / Nas cordas de meu cavaquinho / “  ]   .  Não foi coincidência adotar em seu nome artístico a palavra VIOLA ,  instrumento que lhe serve de conselheiro e fruto de muita inspiração como   “  GUARDEI  MINHA  VIOLA  “  [ “ / Minha viola vai pro fundo do baú / Não haverá mais ilusão / Quero esquecer ela não deixa / Alguém que só me fez ingratidão / ( Minha viola ) / No carnaval quero afastar / As mágoas que meu samba não desfaz / Pra facilitar o meu desejo / Guardei meu violão não toco mais ./ “   ]  . Há sempre choque entre a ideologia filial e a preocupação paternal em relação ao rumo da vida que os filhos devem seguir . O pai de Paulinho da Viola não queria que o filho fosse músico como ele , pois  “ sambista não tem valor nesta terra de doutor “. Mas os conselhos não adiantaram . É isso que Paulinho conta em  “  CATORZE  ANOS  “ .               [ “ /  Tinha eu catorze anos de idade / Quando meu pai me chamou / Perguntou-me se eu queria / Estudar Filosofia , Medicina ou Engenharia / Tinha eu que ser doutor./ Mas a minha aspiração / Era ter um violão / Para me tornar sambista / Ele então me aconselhou : / Sambista não tem valor nesta terra de doutor . /   E , seu doutor , o meu pai tinha razão / Vejo um samba ser vendido / E o sambista esquecido / O seu verdadeiro autor / Eu estou necessitado / Mas meu samba encabulado / Eu não vendo não senhor . “ ] . Paulinho cria uma escola de samba imaginária , para denunciar  a poluição, a devastação das encostas dos morros cariocas  e o abandono a que andam relegadas as praias . Compõe “ o primeiro samba ecológica “:

  (  Grêmio Recreativo Escola de Samba Cenário de Tristeza apresenta seu enredo para o inverno e a primavera de 1975 :   “  AMOR  À  NATUREZA  “ . [ “ / Relíquia do folclore nacional /Joia rara que apresento / Nesta paisagem que me vejo / No centro da paixão e do tormento / Sem nenhuma ilusão / Neste cenário de tristeza / Relembro de real bravura / Dos que lutaram com ardor / Em nome do amor à natureza / Cinzentas nuvens de fumaça / Umedecendo os meus olhos / De aflição e de cansaço / Imensos blocos de concreto / Ocupando todos os espaços / Daquela que já foi a mais bela cidade / Que o mundo inteiro consagrou / Com suas praias tão lindas / Tão cheias de graça , de sonho e de amor / Flutua no ar o desprezo / Desconsiderando a razão / Que o homem não sabe se vai encontrar / O jeito de dar um jeito na situação / Uma semente atirada num solo tão fértil/ Não deve morrer / É sempre uma nova esperança / Que a gente alimenta de sobreviver . “ ]  . Livrando-se definitivamente dos sofrimentos amorosos  , Paulinho ,  em parceria com Elton  Medeiros  ,demonstra na poesia verdadeira liberdade da paixão , da dor e da saudade em  “  ONDE   A  DOR  NÃO  TEM  RAZÃO   “ .   [ “ /  Canto /  Pra dizer que no meu coração / Já não mais se agitam a onda de uma paixão / Ele não é mais abrigo de amores perdidos / É um lago mais antigo / Onde a dor não tem razão / Nele a semente de um novo amor nasceu / Livre de todo rancor , em flores se abriu / Venha reabrir as janelas da vida / E cantar como jamais cantei / Esta felicidade ainda /  ..........  / . “  ]  .  Encerramos  esta apresentação musical , como  gostaria PAULINHO DA VIOLA , com uma demonstração   de grande felicidade  e satisfação que todos sambistas sentem quando se reúnem com seus instrumentos para cantar belos  sambas      “  NO  PAGODE  DO  VAVÁ   “ .   [ “ / Domingo , lá na casa do Vavá / Tem um tremendo pagode / Que você não pode imaginar / Provei do famoso feijão da Vicentina / Só quem é da Portela e que sabe / Que a coisa é divina  / Tinha gente de todo lugar / No pagode do Vavá / Nego tirava o sapato , ficava à vontade / Comia com a mão / Uma batida gostosa que tinha o nome / De doce ilusão / Vi muita gente bonita/  Fazer partideiro ficar esquecido /  Mas apesar do ciúme / Nenhuma mulher ficou sem o marido / Um assovio de bala / Cortou o espaço e ninguém machucou / Muito malandro corria / Quando Elton Medeiros chegou / Minha gente não fica apressada / Que não há motivo pra ter correria / Foi um nego que fez  13  pontos / E ficou maluco de tanta alegria  / . “  ]  .

      O  CANTINHO  MUSICAL  desperta  todos os leitores para esse  grande astro da Música Popular Brasileira que deixa para o nosso povo a  “ RELÍQUIA   DO  FOLCLORE  NACIONAL “  musicalmente  interpretada por ele e por grandes vozes do nosso cancioneiro . Apesar de uma simples e pequena demonstração  de um vasto tesouro musical criado por PAULINHO DA VIOLA ,  sentimo-nos honrados em apresentar suas páginas mais conhecidas dos amantes da música .

    “  PAULINHO  DA  VIOLA  FEZ  A  TRANSIÇÃO .  REUNIU  ,  COM  ELEGÂNCIA  ,  ELEMENTOS   QUE  ESTAVAM  DISPERSOS   NOS  SAMBAS  DE  MORRO  E  OS  MISTUROU  A  INFORMAÇÕES  DA  BOSSA  NOVA  .  A  PARTIR  DESSA  MISTURA ,   ELE  CONSEGUIU  UM  SAMBA  COM  A  SOLIDEZ  DE  QUEM  SE  APOIA  NA  TRADIÇÃO  E  COM  A  CRIATIVIDADE  DE  QUEM  ACOLHEU  O  NOVO   “ 

WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO

E-MAIL :       [email protected]

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »