Inicialmente , queremos dizer que não foi só um rio que passou pela vida desse baluarte do samba , mas também uma bela trajetória de amor, paixão e respeito pela PORTELA , divulgando sempre em suas músicas a escola de seu coração . Indiferente também a essa paixão , ama e respeita as outras agremiações , como tivesse verdadeiramente sua alma musical dividida . Exemplo deste fato foi o que aconteceu com o samba “ SEI LÁ , MANGUEIRA que , a convite e parceria com Hermínio Bello de Carvalho , criou-se uma das maiores polêmicas no mundo do samba , porque , por ciúmes e constrangimento , os componentes da Escola de Madureira cobraram de Paulinho uma explicação que imediatamente a respondeu em forma de um maravilhoso samba que se pode considerar como verdadeiro hino da ESCOLA DE SAMBA PORTELA : “ FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA . [ “ / Se um dia / Meu coração for consultado / Para saber que andou errado / Será difícil negar / Meu coração / Tem mania de amor / Amor não é fácil de achar / A marca dos meus desenganos / Ficou , ficou / Só um amor pode apagar (bis) / Porém ! Ai porém / Há um caso diferente / Que marcou num breve tempo / Era dia de carnaval / Carregava uma tristeza / Não pensava em novo amor / Quando alguém / Que não me lembro anunciou / Portela , Portela / O samba trazendo alvorada / Meu coração conquistou /........” ] .
E a causadora de toda a polêmica musical foi : “ SEI LÁ , MANGUEIRA “ [ “ / Vista assim do alto / Mais parece um céu no chão / Sei lá / Em Mangueira a poesia fez-se um mar / Se alastrou / E a beleza do lugar , pra se entender / Tem que se achar / Que a vida não é só isso que se vê / É um pouco mais / Que os olhos não conseguem perceber / E as mãos não ousam tocar / E os pés recusam pisar / Sei lá , não sei / Sei lá , não sei / Não sei se toda beleza / De que lhes falo / Sai tão-somente de meu coração . /...... “ ] .
| Filho de Benedito César Ramos de Faria , violonista de primeira linha , Paulo Cesar Batista de Faria , o PAULINHO DA VIOLA , habituou-se , desde cedo, a ouvir os harmoniosos sons que saíam dos bandolins , dos violões e dos cavaquinhos e ficava encantado com os volteios complicados daquele tipo de música e não surpreendeu ninguém quando decidiu que queria tocar o mesmo instrumento que o pai . Entre o choro e o samba , Paulinho chegou à adolescência e iniciava ali seu longo caminho pela boa música. |
O CANTINHO MUSICAL passa a desfilar as excelentes criações desse maravilhoso sambista que é expoente de um ritmo que envolve o coração dos brasileiros : SAMBA . Profundo conhecedor da história da música popular brasileira, Paulinho da Viola não tolera a “ bolerização “ do samba total descaracterização que as escolas de samba vêm sofrendo, embora aceite certos arranjos modernos . E é nessa sua visão moderada que ele demonstra no samba “ ARGUMENTO “ . [ “ / Tá legal ! / Tá legal , eu aceito o argumento / Mas não me altere o samba tanto assim / Olha que a rapaziada está sentindo a falta / De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim. / Sem preconceito ou mania de passado / Sem querer ficar do lado de quem não quer navegar / Faça como o velho marinheiro / Que durante o nevoeiro leva o barco de vagar. ]
Com a modernização da sociedade , as pessoas têm de seguir o compasso apressado do tempo , faltando interação entre elas . A letra fala do problema de comunicação no mundo moderno e a urgência na troca de algumas palavras entre dois amigos que se encontram em um “ SINAL FECHADO “ . [ “ / Olá , como vai ? / Eu vou indo , e você , tudo bem ? / Tudo bem , eu vou indo correndo / Pegar meu lugar no futuro. E você ? / Tudo bem eu vou indo em busca de um sonho / Tranquilo, quem sabe ? / Quanto tempo.../ Pois é , quanto tempo .../ Me perdoe a pressa / É a alma dos nossos negócios .../ Oh! Não tem de quê / Eu também só ando a cem / Quando é que você telefona ? / Precisamos nos ver por aí / Pra semana , prometo, talvez / Nos vejamos quem sabe ? / Quanto tempo... / Pois é , quanto tempo .../ .......” ] .
O samba considerado por muitos como a melhor composição de Paulinho da Viola , em parceria Casquinha , e que abriu as portas para integrá-lo na ala de compositores da PORTELA . O samba faz uma abordagem lírico amorosa pela perda de uma paixão através simplesmente de um “ RECADO “ . [ “ / Leva um recado / A quem me deu tanto dissabor : / Diz que eu vivo bem melhor assim / E que no passado fui um sofredor / E hoje já não sou / O que passou , passou... / Vai dizer à minha ex-amada/ Que é feliz meu coração / Mas que nas minhas madrugadas / Eu não esqueço dela , não / Leva um recado ! “ ] . Os temas de separação amorosa foram sempre explorados pelos compositores da música popular brasileira . Paulinho da Viola estrutura maravilhosamente uma canção cujo título é “
CORAÇÃO LEVIANO “ [ “ / Trama em segredo teus planos / Parte sem dizer adeus / Nem lembra dos meus desenganos / Fere quem tudo perdeu / Ah coração leviano não sabe o que fez do meu (bis) / Este pobre navegante meu coração amante / Enfrentou a tempestade / No mar da paixão e da loucura / Fruto da minha aventura / Em busca da felicidade / Ah coração teu engano foi esperar por um bem / De um coração leviano que nunca será de ninguém / “ ] . O isolamento do convívio com as pessoas brota um enorme pavor da solidão. Sabedor desse sentimento de abandono angustiante foi pretexto para Paulinho da Viola compor “
DANÇA DA SOLIDÃO “ [ “ / Solidão é lava que cobre tudo / Amargura em minha boca / Sorri seus dentes de chumbo / Solidão palavra cavada no coração / Resignado e mudo / No compasso da desilusão / Desilusão , desilusão / Danço eu , dança você / Na dança da solidão / Camélia ficou viúva , Joana se apaixonou / Maria tentou a morte , por causa do seu amor / Meu pai sempre me dizia , meu filho tome cuidado / Quando eu penso no futuro , não esqueço meu passado / ..........
“ ] . Daniel Filho e Guto Graça Mello da Rede Globo de Televisão encomendaram a três compositores que compusessem uma trilha sonora para uma novela e o vencedor foi Paulinho da Viola com o samba “ PECADO CAPITAL “ [ “ / Dinheiro na mão é vendaval / É vendaval ! / Na vida de um sonhador / De um sonhador ! / Quanta gente aí se engana / E cai da cama / Com toda ilusão que sonhou / E a grandeza se desfaz / Quando a solidão é mais / Alguém já falou / Mas é preciso viver / E viver / Não é brincadeira não / Quando o jeito é se virar / Cada um trata de si / Irmão desconhece irmão / E aí / Dinheiro na mão é vendaval / Dinheiro na mão é solidão / E solidão (BIS) / .....” ] .
A relação entre o samba e Paulinho da Viola é o mais belo sentimento de amor , vivenciado , a todo momento , nas mensagens de suas músicas , dentre elas destacamos “ EU CANTO SAMBA “ . [ “ / Eu canto samba / Por que só assim eu me sinto contente / Eu vou ao samba / Por que longe dele eu não posso viver / Com ele eu tenho de fato uma velha intimidade / Se fico sozinho ele vem me socorrer / Há muito tempo eu escuto esse papo furado / Dizendo que o samba acabou / Só se foi quando o dia clareou / O samba é alegria / Falando coisas da gente / Se você anda tristonho / No samba fica contente / Segure o choro criança / Vou te fazer um carinho / Levando um samba de leve / Nas cordas de meu cavaquinho / “ ] . Não foi coincidência adotar em seu nome artístico a palavra VIOLA , instrumento que lhe serve de conselheiro e fruto de muita inspiração como “ GUARDEI MINHA VIOLA “ [ “ / Minha viola vai pro fundo do baú / Não haverá mais ilusão / Quero esquecer ela não deixa / Alguém que só me fez ingratidão / ( Minha viola ) / No carnaval quero afastar / As mágoas que meu samba não desfaz / Pra facilitar o meu desejo / Guardei meu violão não toco mais ./ “ ] . Há sempre choque entre a ideologia filial e a preocupação paternal em relação ao rumo da vida que os filhos devem seguir . O pai de Paulinho da Viola não queria que o filho fosse músico como ele , pois “ sambista não tem valor nesta terra de doutor “. Mas os conselhos não adiantaram . É isso que Paulinho conta em “ CATORZE ANOS “ . [ “ / Tinha eu catorze anos de idade / Quando meu pai me chamou / Perguntou-me se eu queria / Estudar Filosofia , Medicina ou Engenharia / Tinha eu que ser doutor./ Mas a minha aspiração / Era ter um violão / Para me tornar sambista / Ele então me aconselhou : / Sambista não tem valor nesta terra de doutor . / E , seu doutor , o meu pai tinha razão / Vejo um samba ser vendido / E o sambista esquecido / O seu verdadeiro autor / Eu estou necessitado / Mas meu samba encabulado / Eu não vendo não senhor . “ ] . Paulinho cria uma escola de samba imaginária , para denunciar a poluição, a devastação das encostas dos morros cariocas e o abandono a que andam relegadas as praias . Compõe “ o primeiro samba ecológica “:
( Grêmio Recreativo Escola de Samba Cenário de Tristeza apresenta seu enredo para o inverno e a primavera de 1975 : “ AMOR À NATUREZA “ . [ “ / Relíquia do folclore nacional /Joia rara que apresento / Nesta paisagem que me vejo / No centro da paixão e do tormento / Sem nenhuma ilusão / Neste cenário de tristeza / Relembro de real bravura / Dos que lutaram com ardor / Em nome do amor à natureza / Cinzentas nuvens de fumaça / Umedecendo os meus olhos / De aflição e de cansaço / Imensos blocos de concreto / Ocupando todos os espaços / Daquela que já foi a mais bela cidade / Que o mundo inteiro consagrou / Com suas praias tão lindas / Tão cheias de graça , de sonho e de amor / Flutua no ar o desprezo / Desconsiderando a razão / Que o homem não sabe se vai encontrar / O jeito de dar um jeito na situação / Uma semente atirada num solo tão fértil/ Não deve morrer / É sempre uma nova esperança / Que a gente alimenta de sobreviver . “ ] . Livrando-se definitivamente dos sofrimentos amorosos , Paulinho , em parceria com Elton Medeiros ,demonstra na poesia verdadeira liberdade da paixão , da dor e da saudade em “ ONDE A DOR NÃO TEM RAZÃO “ . [ “ / Canto / Pra dizer que no meu coração / Já não mais se agitam a onda de uma paixão / Ele não é mais abrigo de amores perdidos / É um lago mais antigo / Onde a dor não tem razão / Nele a semente de um novo amor nasceu / Livre de todo rancor , em flores se abriu / Venha reabrir as janelas da vida / E cantar como jamais cantei / Esta felicidade ainda / .......... / . “ ] . Encerramos esta apresentação musical , como gostaria PAULINHO DA VIOLA , com uma demonstração de grande felicidade e satisfação que todos sambistas sentem quando se reúnem com seus instrumentos para cantar belos sambas “ NO PAGODE DO VAVÁ “ . [ “ / Domingo , lá na casa do Vavá / Tem um tremendo pagode / Que você não pode imaginar / Provei do famoso feijão da Vicentina / Só quem é da Portela e que sabe / Que a coisa é divina / Tinha gente de todo lugar / No pagode do Vavá / Nego tirava o sapato , ficava à vontade / Comia com a mão / Uma batida gostosa que tinha o nome / De doce ilusão / Vi muita gente bonita/ Fazer partideiro ficar esquecido / Mas apesar do ciúme / Nenhuma mulher ficou sem o marido / Um assovio de bala / Cortou o espaço e ninguém machucou / Muito malandro corria / Quando Elton Medeiros chegou / Minha gente não fica apressada / Que não há motivo pra ter correria / Foi um nego que fez 13 pontos / E ficou maluco de tanta alegria / . “ ] .
O CANTINHO MUSICAL desperta todos os leitores para esse grande astro da Música Popular Brasileira que deixa para o nosso povo a “ RELÍQUIA DO FOLCLORE NACIONAL “ musicalmente interpretada por ele e por grandes vozes do nosso cancioneiro . Apesar de uma simples e pequena demonstração de um vasto tesouro musical criado por PAULINHO DA VIOLA , sentimo-nos honrados em apresentar suas páginas mais conhecidas dos amantes da música .
“ PAULINHO DA VIOLA FEZ A TRANSIÇÃO . REUNIU , COM ELEGÂNCIA , ELEMENTOS QUE ESTAVAM DISPERSOS NOS SAMBAS DE MORRO E OS MISTUROU A INFORMAÇÕES DA BOSSA NOVA . A PARTIR DESSA MISTURA , ELE CONSEGUIU UM SAMBA COM A SOLIDEZ DE QUEM SE APOIA NA TRADIÇÃO E COM A CRIATIVIDADE DE QUEM ACOLHEU O NOVO “
WALDEMAR PEDRO ANTONIO
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