21/09/2015 às 10h14min - Atualizada em 21/09/2015 às 10h14min

Política e políticos

“Fica, pois, descartada a conclusão de que é injusto dedicar-se à Política, porque nos faz imorais por princípio. Talvez possamos deduzir algo diferente: a Política representa um dos campos da atividade humana que impõe maiores exigências ao sentimento de moral, à capacidade de autorrealização crítica, à autêntica responsabilidade, ao tato e ao bom gosto, à capacidade de sensibilizar-se com a alma dos demais, ao sentido de moderação, de humildade.

É, então, um emprego apto especialmente para pessoas modestas, para pessoas que não se deixam enganar. Mentem todos que afirmam que a Política é algo sujo. A Política é, simplesmente, um trabalho que requer indivíduos genuinamente puros, posto que, ao desenvolvê-la, podemos sujar-nos com grande facilidade. Por estas razões, somente deveriam dedicar-se à Política aquelas pessoas com espírito especialmente desenvolvido.” (HAVEL,Vaclav; Discursos Políticos. Madrid: Espasa-Calpe, 1995).

Com estas considerações proferidas por Havel, filósofo e político checo, podemos então começar a analisar o comportamento que tal autor, falecido no ano de 2011, atribui aos políticos ideais. Para VaclavHavel, todos aqueles que desejassem se dedicar à Política, deveriam antes rever seus conceitos e suas concepções, bem como conscientizar-se previamente de seus deveres, tais como, por exemplo, o de solidarizar-se com os mais necessitados, o de despir-se das vaidades e dos comportamentos arrogantes, entre tantos outros.

A atividade da Política não pode ser considerada naturalmente suja ou desonrosa, mas antes o contrário, devendo, isto sim, ser exercida por todos aqueles que possuam tendências a fazer o bem às outras pessoas, sem se preocupar com seu próprio bem estar.

É verdadeiramente um ato de abrir mão de sua própria vida, para então dedicar-se a fazer o bem às outras pessoas, no caso, à coletividade (municipal, estadual, distrital ou federal, a depender do caso).

Que Vaclav Havel esteja sempre nos corações dos políticos. Descanse em paz!

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »