18/11/2015 às 09h48min - Atualizada em 18/11/2015 às 09h48min

Lupicínio Rodrigues e a “dor de cotovelo”

             Lupicínio Rodrigues , mais conhecido por  “ Lupi “ , natural de Porto Alegre , Rio Grande do Sul , nasceu no dia 10/9/1914, onde faleceu no dia 27/8/1974 . Em 1932 , conheceu Noel  Rosa  que, ao ouvi-lo executando uma de suas canções, previu  uma grande carreira artística , o que se tornou realidade.

          Lupi compunha, com muita maestria, a “ COITA DE AMOR “ , uma expressão medieval que se traduz como  “ SOFRIMENTO DE AMOR  “. Esses  sentimentos  são cantados por Lupicínio, exteriorizando  , em suas canções , a dor amorosa, tendo como moradia o cotovelo, daí a expressão vulgar de  “  DOR  DE  COTOVELO  “.  É ele mesmo quem diz  :  “   Eu comecei  a fazer samba  cantando as minhas dores de cotovelo  e a  dor sempre foi  o mecanismo de incentivo  de minhas composições “.  E ainda completa “  Eu faço música com os motivos de minha vida “ .

     Impulsionado  pela dor do abandono e da traição sentida na própria alma , quando soube que Inah, sua noiva   , não suportou a vida boêmia e desfez o noivado , brotando , daí , em seus sentimentos , lembranças que alimentam as feridas amorosas com a imagem do abandono e do ciúme , compondo para ela FELICIDADE , ZÉ PONTE e a bela música que se tornou grande sucesso na voz de Francisco Alves e Paulinho da Viola :    “  NERVOS  DE  AÇO  “ ,  a angústia de um apaixonado traído .    

  [  “   Você sabe o que é ter um amor , meu senhor, / Ter loucura por uma mulher , / E depois encontrar esse amor , meu senhor, / Nos braços de um outro  qualquer . / Você sabe o que é ter um amor , meu senhor , /E por ele quase morrer ? E depois encontrar em outros braços / Que nem um pedaço do meu pode ser . / As pessoas com nervos de aço / Sem sangue nas veias e sem coração /  Mas não sei se passando o que eu passo /  Talvez não lhes venha qualquer reação /

 Eu não sei o que trago no peito / É ciúme , é despeito , amizade ou horror / Eu só sei é que quando a vejo / Me dá um desejo de morte ou de dor /  . “  ] .

         A decepção com seu segundo  amor , Mercedes , mais conhecida como Carioca , com quem viveu cinco anos , foi o ato de traição cometido por ela  , trocando-o por um rapaz empregado de Lupi , o que inspirou várias canções de sucesso , entre elas   “  BRIGA DE AMOR “ ,  “  MINHA IGNORÂNCIA  “  ,  “  VINGANÇA  “  e  “  NUNCA  “ .

  O  desgosto  e o  sofrimento  põem  um movimento em seu ato criativo. Nenhuma de suas composições deixou de traduzir um acontecimento íntimo.     “ VINGANÇA “  ,  por  exemplo ,  foi motivada  por uma ira imensurável  resultante da traição da mulher amada. Era época de carnaval e Mercedes entrou num bar fantasiada de dominó para ver se o  encontrava .  Tirou a máscara para comer, e os amigos de Lupicínio  reconheceram- na  e perguntaram :  “ Ué , Carioca , cadê o Lupi   ? “  Aí  ela começou a chorar .  Lupicínio estava em  um  bar do outro lado da rua, e  os amigos chegaram  dizendo  que  encontraram a Carioca  num  fogo tremendo,  chorando e perguntando por ele . Na mesma hora criou  “ VINGANÇA  “  que  tivera como  pretexto  o fato ocorrido , motivando a estruturação  de um pré-texto ( construção artística na mente do criador antes da criação  ) , resultando  uma pérola musical.  

  [ “Eu gostei tanto,  / Tanto, / Quando  me  contaram  / Que lhe encontraram  bebendo e chorando / Na  mesa  de  um  bar /  E  que  quando  os  amigos  do  peito /  Por  mim  perguntaram / Um  soluço  cortou  sua  voz / Não  lhe  deixou  falar /Mas eu gostei tanto ,/ Tanto / Quando me contaram / E tive mesmo que fazer esforço / para ninguém notar / O remorso talvez seja a causa de seu desespero / Você deve estar bem consciente do que praticou / 

Me fazer passar essa vergonha com os companheiros / E a vergonha é a herança maior que meu pai me deixou ,/ Mas enquanto houver força em meu peito / Eu não quero mais nada/ Só vingança , vingança , vingança aos santos clamar / Você há de rolar como as pedras / Que rolam na estrada / Sem ter nunca um cantinho de seu / Pra poder descansar / . “ ]  

       Depois de exteriorizar sua ira em  “ VINGANÇA “ ,  soube pelos amigos que Carioca , já largada e desesperada, pede para voltar. Com muito sentimento de dor  , mas sabendo ser coerente com seu procedimento e convicto de que não deseja uma reconciliação, corporifica a saudade e a envia como mensageira  de recado para a mulher que ele  amou . Diante de tal sentimento compôs  “ NUNCA “   .

  [ “Nunca / Nem que o mundo / Caia sobre mim / Nem se Deus mandar / Nem mesmo assim  / As pazes contigo eu farei  / Nunca / Quando a gente perde a ilusão / Deve sepultar o coração / Como eu sepultei  ./ Saudade  ,/ Diga a essa moça por favor / Como foi sincero meu amor  / Como eu a adorei tempos atrás / Saudade; / Mas não se esqueça também de dizer / Que é você quem me faz adormecer/Para  que eu viva em  paz .  “  ] .

    Podemos ainda fechar a temática desse drama passional com uma reconciliação parcial entre os amantes envolvidos  na narrativa de traição amorosa . O amado  recebe sua ex-amada como a uma verdadeira  filha .  “ CADEIRA VAZIA  “  é a figura que encerra  o drama amoroso .   

  [    “   Entra , meu amor , fica à vontade / E diz com sinceridade o que desejas de mim / Entra , podes entrar a casa é tua  / Já que cansaste de viver na rua / E teus sonhos chegaram / Eu sofri demais quando partiste / Passei tantas horas tristes / Que nem quero lembrar esse dia / Mas de uma coisa podes ter certeza /O teu lugar aqui na minha mesa / Tua cadeira ainda está vazia / Tu és a filha pródiga que volta / Procurando em minha porta / O que o mundo não te deu/

 E faz de conta que sou teu paizinho / Que tanto tempo aqui fiquei sozinho / A esperar por um carinho teu/ Voltaste está bem estou contente / Mas me encontraste muito  diferente / Vou te falar de todo coração / Não te darei carinho nem afeto /Mas para te abrigar podes ocupar meu teto / E para te alimentar, podes  comer meu pão .  “   ] .

         O  segredo  da  força  poética  de  Lupicínio  é  a  unidade  música  e  vida .Ele  possui  o  mais alto  e  raro dom  do  poeta :  deu  melodia  à  verdade  do  que  viu,  do  que  viveu , do  que  sentiu, e  transformou  em  arte  o  dom  do  afeto,  daí  ser  o  mais  perfeito  retratista  da  tragédia  passional :  amores  traídos  ,  impossíveis  e fracassados .  Os sentimentos  de mágoa,  vingança , culpa ,ciúme, saudade ,  remorso , ressentimento  deram  vida  às  canções de   “ DOR  DE  COTOVELO  “.

     Os  temas  de  sua  galeria  musical  encontram-se  em  seus  sentimentos  individuais , traduzidos  na  linguagem  universal  da  música .  E  é  sob  este  prisma  que  abordaremos  mais algumas  passagens  de  seu  cancioneiro :  “ BRASA “  é o verdadeiro retrato da desavença amorosa entre o casal , motivada pelo ciúme aguçado da amada  . 

  [ “ Você parece uma brasa / Toda vez que eu chego em casa / Dá-se logo uma explosão / Ciúme de mim não acredito / Meu amor, não é com grito / Que se prende o coração / Desculpe a minha pergunta / Pois quem tanta asneira  junta /  Ensinou a falar / Seu professor bem podia / Ensinar como devia  / Desse modo me tratar  /  Se às vezes você chora / Quando eu passo as horas fora /  Não venho em casa almoçar /  É que as mulheres da rua / Têm a alma melhor que a tua /

  Sabem melhor me agradar /  Se às vezes eu me demoro / É diminuindo a hora / Para contigo eu estar / Se apagasse essa brasa / Eu não sairia de casa / Dia e noite a lhe adorar  / . “  ]

“ MEU PECADO “ é o reconhecimento  do autor pelos males cometidos a uma mulher e resolve castigar a si próprio por sua malvadeza . 

   [“Deixa-me sofrer que eu mereço / por um pouco que padeço / Não paga um terço que fiz  / É tão grande meu suplício , meu pecado / É tão grande , tão horrível meu pecado / Que eu sendo assim castigado / É que me sinto feliz / Deus concedeu-me o direito / De eu mesmo ferir meu peito / Não quis meu crime julgar/ Bem feliz é todo aquele que erra / E aqui mesmo na terra / Pode seu crime pagar / Joguei  uma jovem ao rigor dos caminhos /

  A trilhar sobre um monte de espinhos / Vejam só a maldade que fiz ! / E quando a encontrei assim abandonada /  Doentia , tristonha , arruinada /  Pus-me a rir dessa pobre infeliz / E hoje o remorso que guardo comigo / Transformou-se em meu inimigo / Que procura vingar-se em meu ser... / Ando a vagar qual um louco morcego /  Que procura fugir do sossego / Pra nas trevas do mundo viver / . “  ] .  

Ainda martirizando-se da   dor  por uma falta cometida contra o ser amado , diante da traição amorosa , compõe “ ELA DISSE-ME ASSIM “

  [ “Ela disse-me assim / Tenha pena de mim / Vá  embora / Vai  me prejudicar / Ele pode chegar / Está na hora / E eu não tinha motivo nenhum / Para me recusar /Mas aos beijos caí em seus braços / E pedi pra fica / Sabe o que se passou / Ele nos encontrou / E agora /Ela sofre somente porque /Foi fazer o que eu quis/  E o remorso está me torturando/  Por ter feito a loucura que fiz / Por um simples prazer/ Fui fazer / Meu amor infeliz “ .]

Sob  um devaneio alucinado , centrado no sofrimento da paixão , Lupi , através da canção “LOUCURA “ ,  manifesta o EU LÍRICO  para abreviar  e descrever o interior das almas .  

  [ “ E aí  / Eu comecei a cometer loucura / Um verdadeiro inferno / Uma tortura / O que eu sofria / Por aquele amor /Milhões de diabinhos martelando/ E meu pobre coração agonizando/ Já não podia mais de tanta dor / E aí / Eu comecei a cantar versos tristes / O mesmo verso que até hoje existe /  Na boca triste de algum sofredor /  Como é que existe  alguém / Que ainda tem coragem de dizer / Que os meus versos não contêm mensagem  / 

São palavras frias , sem nenhum valor / Oh! Deus , Será que o senhor não está vendo isso / Então , por que é que o senhor mandou Cristo / Aqui na terra semear o amor / E quando se tem alguém que se ama de verdade / Serve de risco pra humanidade / É um covarde , um fraco , um sonhador /  Se é que hoje tudo está tão diferente / Por que não deixa eu mostrar pra essa gente / Que ainda existe o verdadeiro amor / Faça ela voltar de novo pro meu lado / Eu me sujeito a ser sacrificado / Salve seu mundo com a minha dor / . “  ] .  

Em  “  MINHA  HISTÓRIA “ descreve uma narrativa poética, onde o apaixonado é objeto de gracejos , de comentários e troças , porque trazia em seu comportamento a dor da traição  .     

  [“Eles dizem que eu bebo demais /E que sou um vagabundo / Todos falam que eu sou um perdido / Um perdido pro mundo / Quando eu passo , os falsos amigos / De mim acham graça / E murmuram, ali vai um ébrio/ Cheirando a cachaça/ Eles falam porque não conhecem o meu drama real / Esta vida que levo , bem sei ,/ Não é vida normal/ Vou contar a vocês minha história /Este drama que me destruiu / Tive alguém que amei com loucura / E este alguém me traiu ! / ( repete ) / . “ ]  .  

Quando se pensa que a substituição amorosa de uma pessoa pela outra é a solução para eterna  felicidade , vem a decepção com o novo amor . “  FOI  ASSIM  “  é o retrato da permuta amorosa . 

  [“Foi assim / Eu tinha alguém que comigo morava / Mas tinha o defeito que brigava / Embora com razão ou sem razão / Encontrei / Um dia uma pessoa diferente / Que me tratava carinhosamente / Dizendo resolver minha questão/ mas não / Foi assim / Troquei  essa pessoa que eu morava / Por essa criatura que eu julgava / Pudesse compreender todo meu eu /Mas no fim / Fiquei na mesma coisa que eu estava / Porque a criatura que eu sonhava / Não faz aquilo que me prometeu  /

 Não sei se é meu destino / Não sei se é meu azar / Mas tenho que viver brigando / Se todos no mundo encontram seu par / Por que só eu vivo trocando / Se deixo de alguém / Por falta de carinho / Por briga e outras coisas mais / Quem aparece no meu caminho / Tem os defeitos iguais . / “    ]  .   

Através de conselhos didáticos sobre o amor aos jovens enamorados, Lupi   criou “ ESSES  MOÇOS  POBRES MOÇOS “ em uma alusão comparativa ao seu próprio sentimento , como fonte de uma experiência de vida .  

  [   “ Esses moços , pobres moços . / Ah ! Se soubessem o que eu sei /Não amavam , não passavam / Aquilo que eu já passei / Por meus olhos , por meus sonhos /Por meu sangue , tudo enfim / É que eu peço a esses moços / Que acreditem em mim  /  Se eles julgam / Que a um lindo futuro / Só o amor nesta vida conduz /  Saibam que deixam o céu por ser escuro / E vão ao inferno / A procura de luz / Eu também tive em meus belos dias  / Essa mania que muito me custou /  E só as mágoas que trago hoje em dia /  E essas rugas que o amor me deixou / . “  ] .

  Em  “ QUEM  HÁ  DE  DIZER  “ , Lupicínio  exalta a beleza da mulher amada na luminosidade do cabaré , enquanto a espera , observa todos os comportamentos dela no ambiente de orgia .         

  [  “  Quem há de dizer/ Que quem vocês estão vendo / Naquela mesa bebendo / É o meu querido amor /Repare bem  que toda vez / Que ela fala / Ilumina mais a sala / Do que a luz do refletor / O cabaré se inflama / Quando ela dança / E com a mesma esperança / Todos lhe põem o olhar / E eu o dono / Aqui no meu abandono / Espero louco de sono / O cabaré terminar / Rapaz, leva esta mulher contigo / Disse uma vez um amigo / Quando nos viu conversar / Vocês se amam /

 E o amor deve ser sagrado / O resto deixe de lado / Vai construir o seu lar / Palavra quase aceitei o conselho / O mundo é um grande espelho /  Que me fez pensar assim / Ela nasceu / Com o destino na lua /  Pra todos que andam na rua / Não vai viver só pra mim / . “ ] .  

Na conquista  de  uma mulher que era namorada de um amigo , há um indagação sobre a quebra de um grande amizade , motivada pelo momento vivenciado com um novo amor   , Lupi compôs   “  SE ACASO VOCÊ CHEGASSE “ 

  [  “  Se acaso você chegasse / No meu chatô e encontrasse / Aquela mulher que você gostou / Será que tinha coragem / De trocar nossa amizade / Por ela que já o abandonou  /  Eu falo porque essa dona / Já mora no meu  barraco / À beira  de um regato / E de um bosque em flor /  De dia , me lava a roupa / De noite , me beija a boca /  E assim / Nós vamos vivendo de amor ! / “  . ]   .

  Há um clamor doloroso em função de um enorme   desespero pelo abandono da mulher amada, externado na bela canção VOLTA  

  [  “   Quantas noites não durmo / A rolar-me na cama / A sentir tantas coisas / Que a gente só pode explicar  / Quando ama  / O calor das cobertas / Não me aquece direito / Não há nada no mundo / Que possa afastar /Esse frio em meu peito / Volta ! / Vem viver outra vez ao meu lado / Eu não consigo dormir sem teu braço / Pois meu corpo está acostumado  /  ]  .

Perpetuar o relacionamento amoroso entre o casal , através de cenas carinhosas  que sustentam uma união entre as pessoas que se amam , é o conselho dado aos jovem , expresso na linha melódica de EXEMPLO   

  [   Deixa o sereno da noite / Molhar teus cabelos / Que eu quero enxugar , amor / Vou buscar água na fonte / Lavar os teus pés / Perfumar e beijar , amor / É assim que começam os romances /  E assim começamos nós dois / Pouca gente repete essas frases / Um ano depois / Dez anos estás a meu lado / Dez anos vivemos brigando /  Mas quando eu chego cansado / Teus braços estão me esperando / Esse é o exemplo que damos / Aos jovens  recém namorados / Que é melhor se brigar juntos / Do que chorar separados / . “  ]  .

         Encerrando o desfile destas pérolas  musicais , demonstraremos a competência de Lupicínio Rodrigues na composição de um xote  . “ FELICIDADE “

  [  “ Felicidade foi-se embora / E a saudade no meu peito/ Ainda mora e é por isso que eu gosto / Lá de fora, / Onde sei que a falsidade / Não vigora / Lá na cidade tem muita mulher bonita  /  Que Usa vestido sem cinta e tem na boca o coração / Lá na cidade se vê tanta falsidade / Que a mulher faz sacanagem até mesmo na pensão / Felicidade foi-se embora ( refrão ) ........  /A minha casa fica lá de trás do mundo / Aonde eu vou em um  segundo quando começo a pensar /

   O pensamento parece uma coisa à toa / Mas como é que a gente voa quando começa a pensa /  Felicidade foi-se embora  ( refrão )......... /  Lá onde eu moro tem um cavalo tordilho / Que é irmão do que é filho daquele que o Juca tem / Quando eu pego seus arreios e lhe encilho / Sou pior que limpa-trilho corro na frente /  Felicidade foi-se embora  ( refrão ) ........ /  .  “] .     

           A infinita criação musical de Lupicínio Rodrigues  não nos permitiu desfilar todas as suas composições neste espaço reservado para  o  CANTINHO DA MÚSICA , entretanto fizemos uma demonstração de parte do seu maravilhoso repertório .

  “  LUPICÍNIO  RODRIGUES  RETIROU  DA  DOR  UM CANTO  MAGNÍFICO .  ATADO  VISCERALMENTE AOS SENTIMENTOS  ,  TROUXE  PARA  A  VOZ   AS   CICATRIZES  DO  AMOR ONDE  ESTÃO  DELINEADOS   OS  CARACTERES  DA   PAIXÃO  . “

WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO                                             E-MAIL :  wpantonio @terra.com.br     

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