15/12/2015 às 10h36min - Atualizada em 15/12/2015 às 10h36min

Mira aí os maravilhosos sucessos de 'Ataulfo Alves'

Alegra-me intensamente saber que uma enorme luz projetada dos corações brasileiros  aloja e preserva o maior tesouro de belas canções , constituído pela excelência poética de nossos compositores , expoentes da Música Popular Brasileira .  Certamente , destaca-se , amparado por uma imensa luminosidade , ATAULFO  ALVES  DE  SOUSA  ao lado  de AMÉLIA , MULHER DE VERDADE , criação inspirada em parceria com Mário Lago .

      Foi em Miraí , um belo Município do Estado de Minas Gerais , onde nasceu , já iluminado para canção , ATAULFO  ALVES , no  dia 2 de maio de 1909 , filho de Capitão Severino , instrumentista e repentista da Zona da Mata Mineira . Em sua infância passou trabalhando em várias  áreas : foi leiteiro , engraxate , carregador de malas e , simultaneamente, estudava .  Aos dezoito anos , acompanhado de um médico amigo , arrumou as malas com destino ao Rio de Janeiro , onde edificou sua carreira artística , com todas suas belas criações musicais , levando consigo , memorizada, a infância feliz vivida em sua cidade natal , o que motivou  a criação de “  MEUS  TEMPOS  DE  CRIANÇA  “ . 
 
  [ “ / Eu daria tudo que tivesse / Pra voltar aos tempos de criança / Eu não sei por que a gente cresce / Se não sai da gente essa lembrança / Aos domingos missa na matriz / Da cidadezinha onde eu nasci / Aí , meu Deus , eu era tão feliz / No meu pequenino Miraí / Que saudade da professorinha / Que me ensinou o BÊ  a  BA / Onde andará Mariazinha / Meu primeiro amor , onde andará / Eu igual a toda meninada / Quanta travessura eu fazia / Jogo de botões sobre a calçada / Eu era feliz e não sabia  / “  ] .

  Ataulfo  soube , magistralmente , cantar o lirismo  expresso no sofrimento de amor depois de se humilhar , pedindo perdão à mulher amada ,  deixando no ar a pergunta : quem nunca pecou que     “  ATIRE A PRIMEIRA  PEDRA  “ 

 
  [ “ / Covarde sei que me pode chamar / Porque não guardo no peito essa dor / Atire a primeira pedra ai , ai / Aquele que não sofreu por amor / Eu sei que vão censura / O meu proceder / Eu sei , mulher / Você mesma vai dizer / Que eu voltei pra me humilhar / É , mas não faz mal / Você pode até sorrir / Perdão foi feito pra gente pedir / . “  ]  . 

O tema traição amorosa  , muito explorado por diversos compositores , está presente no conjunto de suas obras musicais , sendo manifestada com muita essência poética na canção : INFIDELIDADE .   
 
  [   “ / Aquele que considera / O amor uma quimera / Vive longe do sofrer / Tem sempre os olhos enxutos / Crer no amor em dez minutos / Que delas não deve crer / São falsas na maioria / É quando o homem confia / Em tudo que a mulher diz / Eis a traição consumada / Uma vida desgraçada / Um lar a mais infeliz . / Gostei de uma criatura / sem moral sem compostura / Sem coração sem pudor / Era dono do negócio / Sem saber que havia um sócio / Na firma do nosso amor / Felizmente ainda resta / Saber-se que toda regra / Tem sempre a sua exceção / Não julgo todas por uma / Pode ser que haja alguma / Com pudor e coração  / . “  ].


 Ou , ainda  , um grande sucesso na voz de Dalva de Oliveira , na polêmica com Herivelto Martins , expressando verdadeira declaração de infidelidade , transferindo toda culpa para o comportamento do amado traído , mas confessando :  “   ERREI , SIM  “ 
 
  [ “ / Errei , sim / manchei  o teu nome / Mas foste tu mesmo culpado / Deixavas-me em casa / Me trocando pela orgia / Faltando sempre / Com a tua companhia / Lembro-te agora / Que não é só casa e comida / Que prende por toda vida / O coração de uma mulher / As joias que me davas  / Não tinham nenhum valor / Que o mais caro me negavas / Que era todo teu amor / Mas se existe ainda / Quem queira me condenar / Que venha logo / A primeira pedra me atirar  /. “ ] .

Em parceria com Mário  Lago , grande ator e excelente compositor , Ataulfo , expressando-se sobre a mulher subserviente , perfeita , comparando com outra muito exigente , rotulou , como referência , todo seu acervo musical em letras garrafais  , criando a canção  cujo título é :  “  AI  QUE  SAUDADE  DA  AMÉLIA  “ 
 
  [ “ / Nunca vi fazer tanta exigência / Nem fazer o que você me faz / Você não sabe o que é consciência / Nem vê que eu sou um pobre rapaz / Você só pensa em luxo e riqueza / Tudo que você vê , você quer / Ai , meu Deus , que saudade da Amélia / Aquilo sim é que era mulher /Às vezes  passava fome ao meu lado / Achava bonito não ter que comer / Quando me via contrariado / Dizia : “ Meu filho o que se há de fazer ! “ / Amélia não tinha menor vaidade / Amélia que era mulher de verdade  /. “ ] .

O samba ,  para Ataulfo , foi seu modelo musical preferido onde está cadenciada toda uma variedade temática , conservando até hoje grandes sucessos ,  como  o sentimento de acentuada PAIXÃO , no samba   “  SEI QUE É COVARDIA   “ . 
 
  [ “ / Sei que é covardia/ Um homem chorar / Por quem não lhe quer/ (BIS) /  Não descanso um só momento / Não me sai do pensamento / Essa mulher / Que eu quero tanto bem /  E ela não me quer / (BIS) / Outro amor / Não resolve a minha dor ! / Só porque meu coração  / Já não quer outra mulher / Pois é ... / . “ ] .


 

Hoje chamada de  comunidade , onde a manchete é a violência , reduto que acolhera Ataulfo e outros compositores , outrora fora celeiro de inspiração temática de várias belas canções , dentre elas ,  sua maravilhosa criação , exaltando , com muita maestria , o reduto  :  “ FAVELA  “ .
 
  [ “ / Favela,  oi , favela / Favela que trago no meu coração /Ao recordar com saudade / A minha felicidade / Favela de um sonho de amor  / E do samba-canção / Hoje tão longe de ti / Se vejo a lua surgir / Relembro a batucada / E começo a chorar / Favela das noites de samba / Berço dourado dos bambas / Favela , é tudo que eu posso falar / Minha favela querida / Onde eu senti minha vida / Presa a um romance de amor / Numa doce ilusão / Em uma saudade bem rara / Na distância que nos separa / Eu guardo de ti esta recordação / . “  ].

Ataulfo sempre  desenvolveu ,  com muita competência  , temas que envolviam os sentimentos amorosos ,  como : Amor não correspondido   na canção  “  SEGUE TEU CAMINHO  “ .  [ “ / Vai, segue teu caminho / Que eu seguirei o meu, / Se a saudade me apertar / Morro de dor / Mas não vou te procurar / Teu coração já não me quer, / Eu não devo insistir / Vai embora , se quiser, / O amor é muito bom , / Quando é dado sem sentir . “ ] .

O abandono da pessoa amada
 manifestado nas linhas da música “  POIS  É  “ .
 
  [ “ / Pois é , falaram tanto que desta vez / A morena foi embora / Disseram que ela era a maioral / E eu é que não soube aproveitar / Endeusaram a morena tanto , tanto / Que ela resolveu me abandonar / A maldade dessa gente é uma arte / Tanto fizeram que houve a separação / Mulher a gente encontra em toda parte / Só não encontra a mulher que a gente tem no coração / . ” ] .


 Laranja madura na beira da estrada está azeda ou está  bichada  “   , expressão herdada de uma canção de Ataulfo , hoje já  patenteada na linguagem popular , quando se quer abordar o tema desconfiança .  “ LARANJA MADURA “ 
 
  [ “  Você diz que me dá casa e comida / Boa vida e dinheiro pra gastar / O que é que há , minha gente , o que é que há / Tanta bondade que me faz desconfiar / Laranja madura na beira da estrada / Tá bichada , o Zé , ou tem marimbondo no pé / Santo que vê muita esmola na sua sacola / Desconfia e não faz milagre não / Gosto de Maria Rosa , mas quem me dá prosa é Rosa Maria / Vejam só que confusão / Laranja madura na beira da estrada / Tá bichada , Zé , ou tem marimbondo no pé / (BIS). “ ] .

A fascinação que Ataulfo sentia pelo ritmo do samba motivou-o  a criar grande parte de seu acervo musical, com variação temática , enriquecendo nosso cancioneiro .   Citaremos alguns temas expressivos : “ NA CADÊNCIA DO SAMBA “ 
 
  [ “ / Sei que vou morrer não sei o dia / Levarei saudade da Maria / Sei que vou morrer não sei a hora / Levarei saudade da Aurora / Eu quero morrer numa batucada de bamba / Na cadência bonita do samba / Mas o meu nome ninguém vai jogar na lama / Diz o dito popular / Morre o homem fica a fama / Quero morrer numa batucada de bamba / Na cadência bonita do samba  /.” ] .

 

 “ MULATA ASSANHADA
  [ “ / Ô , mulata assanhada / Que passa com graça / Fazendo pirraça / Fingindo inocente / Tirando o sossego da gente / Ô mulata se eu pudesse / E o meu dinheiro desse / Eu te dava sem pensar / Este céu , esta terra , este mar / Ela finge que não sabe que tem feitiço no olhar / Ai meu Deus , que bom seria / Se voltasse a escravidão / Eu comprava essa mulata e prendia no meu coração / E depois a pretoria é que resolvia a questão /. “ ] .


 “  LEVA MEU SAMBA “ .
  [ /  Leva meu samba / Meu mensageiro / Este recado / Para o meu amor primeiro / Vai dizer que ela é / A razão dos meus “ ais “ / Não , não posso mais / Eu que pensava que podia te esquecer / Mas qual o que aumentou o meu sofrer / Falou mais alto no meio peito uma saudade / E para o caso não há força de vontade / Aquele samba foi pra ver se comovia o teu coração / Onde eu dizia : vim buscar o meu perdão ./ “ ] .
 

Em parceria com Wilson Batista  ,  outro grande criador da MPB  , compuseram :     “  O  BONDE SÃO  JANUÁRIO  “ 
 
  [ “ /  Quem trabalha é que tem razão / Eu digo e não tenho medo de errar / (BIS) / O bonde  são Januário / Leva mais um operário / Sou eu é que vou trabalhar / (BIS) / Antigamente eu não tinha juízo ,/ Mas hoje eu penso melhor no futuro ,  Veja você / Sou feliz , vivo muito bem / A boêmia não dá camisa a ninguém / E passe bem  ! / O bonde São Januário / Leva mais  um operário / Sou eu é que vou trabalhar / . “ ] .
 

Dentre todos os gêneros musicais  produzidos , Ataulfo presenteia-nos com uma pérola em estilo clássico , delineando , em suas linhas poéticas , a beleza e a perfeição da mulher . Na voz de Carlos Galhardo , a melodia e a poesia recebem uma luz magistral e a canção é dedicada  “  A  VOCÊ  “ .  
 
  [ “ / Em você / Tudo é encantamento / Em você / Tudo é deslumbramento  / Você traduz / Sonho de luz / Anjo divino / Qual uma dádiva do céu / No meu destino / Em você / Eu encontrei , querida , / A realização / Do que sonhei na vida / É você / Na expressão da verdade / A minha apoteose / De felicidade / Seu olhar se fascina / Seu falar domina / Seu sorriso de santa / Seu andar macio / Nos encanta / Nas linhas do seu corpo / Há um perfume de amor , embriagador / Enfim você pra mim  / É a encarnação  dessa canção /.” ] .

         Sentimo-nos muito honrados por acrescentar mais uma luzente estrela como parte de uma constelação maravilhosa da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA  no acervo que estamos construindo no CANTINHO  MUSICAL . Na certeza de que neste pequeno espaço não se desfilaram 10 % da galeria musical de Ataulfo  Alves , fica aqui nossa homenagem singela a uma das grandes expressões das CANÇÕES  BRASILEIRAS

WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO                 e-mail  :    [email protected]
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »