O CANTINHO MUSICAL muda o vetor de suas publicações sobre nossos compositores e parte para o desenvolvimento de temas sobre as músicas do nosso cancioneiro . Iniciaremos com a exaltação dos sambas pelo samba . Não tendo a pretensão de ministrar uma aula , tomarei a liberdade de explicar apenas para esclarecimento . Quando uma linguagem é traduzida pela própria linguagem ( É O CASO DE UM DICIONÁRIO ) , dá-se o nome de METALINGUAGEM ; quando uma poesia desenvolve um tema sobre poesia , nomeia-se de METAPOESIA OU METAPOEMA e , com toda licença que me permite o “ neologismo “ , quando um samba que é composto para exaltar em seu tema , o próprio samba , podemos chamá-lo de METASSAMBA , porque é um conteúdo significativo sobre ele mesmo . O SAMBA é a mais expressiva linguagem musical do povo carioca . Atualmente , toda a sua evolução pertence a uma parcela da população que , para executar em épocas passadas o ritmo brasileiro , sofreu violências , perseguições e preconceitos exclusivamente pelo “ crime “ de cantar , tocar e dançar esse mesmo samba . Hoje , em respeito à origem e à cultura musical , desfila pelos salões , pelas festividades , pelos bares e pelos fundos de quintal , sem nenhum problema , com o aval da nobreza , com isso , não permitindo a extinção desse ritmo maravilhoso , às vezes até dando a ele uma nova estrutura . NÉLSON SARGENTO , grande compositor da Estação Primeira de Mangueira , retrata , em seu metassamba , um tema que se coaduna com aquilo que fora exposto sobre a trajetória histórica do samba . “ AGONIZA MAS NÃO MORRE “ .
[ “ / Samba , / Agoniza mas não morre , / Alguém sempre te socorre , / Antes do suspiro derradeiro . / Samba , / Negro , forte , destemido , / Foi duramente perseguido , / Na esquina , no botequim , no terreiro . / Samba , / Inocente , pé no chão , / A fidalguia do salão / te abraçou , te envolveu , / Mudaram toda tua estrutura , / Te impuseram outra cultura , / E você não percebeu . / ( BIS ) / .
Há na concepção das pessoas que , para compor um samba , necessita-se de belos momentos da vida , lugares aprazíveis , sentimentos de amor , para brotar na memória do artista uma forte inspiração que edifica uma bela canção . João Nogueira e Paulo César Pinheiro desmitificam o conceito de que para fazer samba precisa-se estar inspirado e manifestam , neste “ metassamba “ , “ O PODER DA CRIAÇÃO “ .
[ “ / Não , ninguém faz samba só porque prefere / Força nenhuma no mundo interfere / Sobre o poder da criação / Não , não precisa se estar nem feliz nem aflito / Nem se refugiar em lugar mais bonito / Em busca da inspiração / Não , ela é uma luz que chega de repente / Com a rapidez de uma estrela cadente / Que acende a mente e o coração / É faz pensar que existe uma força maior que nos guia / Que está no ar / Bem no meio da noite ou no claro do dia / Chega a nos angustiar /
E o poeta se deixa levar por essa magia / E o verso vem vindo e vem vindo uma melodia / E o povo começa a cantar lá laia / Lá la laia laia / . ] .
Luiz Bandeira compôs um SAMBA-EXALTAÇÃO que faz uma perfeita descrição de tudo que envolve a execução do samba com suas características , demonstrado uma beleza que se identifica com todo cenário musical dentro do compasso e da “ CADÊNCIA DO SAMBA “ .
[ “ / Samba / Representa uma nação / Samba / orgulho da raça / Retrato de um povo / Que tem alma e coração ./ Que bonito é / Ver o samba no terreiro / Assistir a um batuqueiro em uma roda improvisar / Que bonito é / As mulatas requebrando , os tambores repicando / Uma escola a desfilar /Que bonito é / Pela noite enluarada , numa trova apaixonada / Um cantor desabafar / Que bonito é / Gafieira , salão nobre / Seja rico seja pobre / Toda gente a sambar / O samba é romance / O samba é fantasia /
O samba é sentimento / O samba é alegria / Bate que vai batendo a cadência boa que o samba tem / Bate que repicando o pandeiro vai tamborim também / . “ ] .
Há nesta canção em uma bela personificação de todo um sofrimento sentido, metaforicamente , pelo samba , um lamento que demonstra o próprio brasileiro renegando suas raízes e abandonando totalmente um ritmo que é a nossa configuração . Todo comportamento de renegação é revitalizado por um chorinho bem executado , reativando nosso gênero musical que Silas de Andrade , inteligentemente , chamou-o de “ BRASILEIRINHO NO SAMBA “ [ “ / O samba / Andava meio abatido / Profundamente sentido / Com tudo que acontecia / Brasileiros / Renegando o próprio som / Que é bem pra lá de bom / Muito melhor de se ouvir / Mas finalmente isso passou / A rapaziada sacou / Que era tudo um complô / E um chorinho / Chamado Brasileirinho / Tocado no cavaquinho / Entrou no samba e sambou , e sambou ( BIS ) / /Mas o samba / Já deu a volta por cima / Porque a vida nos ensina / A defender nosso chão / Um samba ritmado / Ou sincopado / Deve ser sempre cantado / por toda uma geração / . “ ] .
Compositor de Juiz de Fora , mais conhecido como MAMÃO ,Armando Fernandes , em um perfeito processo comparativo entre o sentimento da dor de uma separação e o samba , associa o padecer de uma das partes do casal pelo rompimento de uma relação , estruturando esta bela canção em uma visão semelhante entre a amargura dolorosa da perda com os instrumentos que compartilham na execução de um samba , tudo cristalizado na maravilhosa voz de Clara Nunes em “ TRISTEZA PÉ NO CHÃO “ .
[ “ / Dei um aperto de saudade / No meu tamborim / Molhei o pano da cuíca / Com as minhas lágrimas / Dei um tempo de espera / Para marcação e cantei / A minha vida na avenida sem empolgação / ( BIS ) / Vai manter a tradição / Vai meu bloco tristeza e pé no chão / ( BIS ) / Fiz o estandarte com as minhas mágoas / Usei como destaque tua falsidade / Do nosso desacerto fiz meu samba enredo / Do velho som da minha surda dividi meus versos /
Vai manter a tradição / Vai meu bloco tristeza e pé no chão / ( BIS ) / Nas platinelas do pandeiro coloquei surdina / Marquei meu último ensaio em qualquer esquina / Manchei o verde esperança de nossa bandeira / Marquei o dia do desfile para quarta-feira / Vai manter a tradição / Vai meu bloco tristeza e pé no chão /( BIS )” ] .
Paulo césar Pinheiro e Wilson das Neves compuseram letra e melodia , demonstrando todo amor e dom ao ritmo que se têm ao apreciar todas as modalidade do samba com muito respeito por quem faz e fez parte da história do gênero que representa a musicalidade brasileira . “ O SAMBA É MEU DOM “.
[ “ / O samba é meu dom / Aprendi bater samba ao compasso do meu coração / De quadra , de enredo , de rota na palma da mão / De breque , de partido-alto e de samba-canção / O samba é meu dom / Aprendi a dançar samba vendo o samba de pé no chão / No Império Serrano , a escola da minha paixão / No terreiro , na rua , no bar , gafieira e salão / O samba é meu dom / Aprendi a cantar samba com quem dele faz profissão / Mário Reis , Vassourinha , Ataulfo , Ismael , Jamelão / Com Roberto Silva , Sinhô , Donga, Ciro e João ( Gilberto ) /
O samba é meu dom / Aprendi muito samba com quem sempre fez samba bom / Silas , Zinco , Aniceto , Anescar , Cachinê , Jaguarão / Zé-com-fome , Herivelto , Marçal , Mirabeau , Henricão / O samba é meu dom / É no samba que eu vivo , do samba é que eu ganho o meu pão / E é num samba que eu quero morrer de baquetas na mão / Pois quem é de samba meu nome não esquece mais , não / . “ ] .
Com a maravilhosa e cristalina voz de ALCIONE , foi composto um belo samba por Edson Gomes e Aloísio Silva , descrevendo , em harmoniosa cadência , os compromissos , o amor e a herança por esse gênero musical , esmiuçando a importância e os sentimentos de todos os instrumentais utilizados na execução autêntica da canção , implorando para que “ NÃO DEIXE O SAMBA MORRER “ .
[ “ / Não deixe o samba morrer / Não deixe o samba acabar / O morro foi feito de samba / De samba pra gente sambar / Quando eu não puder / Pisar mais na avenida / Quando minhas pernas / Não puderem aguentar / Levar meu corpo / Junto com o meu samba / O meu anel de bamba / Entrego a quem mereça usar / Eu vou ficar / No meio do povo espiando / A Mangueira perdendo ou ganhando / Mais um carnaval / Antes de me despedir / Deixo ao sambista mais novo / O meu pedido final ... /
Não deixe o samba morrer ........ / de samba pra gente sambar / Falaram que meu companheiro / Meu amigo surdo / Parece absurdo / Apanha por tudo / Ninguém canta samba sem ele apanhar / Não viram que seu companheiro / Amigo pandeiro / Também tira coco do mesmo coqueiro / E apanha sorrindo pro povo cantar / Pandeiro , não é absurdo mas é o meu nome / Não me chamo surdo mas é o meu nome / Pandeiro não come mas pode apanhar / Ao povo que vive / Na força do som brasileiro / Não é só o surdo / Nem só o pandeiro / Tem uma família sambando legal / Você , cantando , tocando e batendo na gente / Passando por tudo tão indiferente / Não conhece a dor de um instrumental / Batuqueiro , ê batuqueiro / Cantando samba pode bater no pandeiro / ( BIS ) . “ ] .
Esta música busca refletir quem é verdadeiramente o divulgador e conservador do samba . O morro com seu cenário musicado preserva o ritmo compartilhando junto a seus moradores da alegria vivida e expressada na “ VOZ DO MORRO “
[ “ / Eu sou o samba / A voz do povo sou eu mesmo sim senhor / Quero mostrar ao mundo que tenho valor / Eu sou o rei do terreiro / Eu sou o samba / Sou natural aqui do Rio de Janeiro / Sou eu quem levo a alegria / Para milhões ( ai para milhões ) / De corações brasileiros / Salve o samba , queremos samba / Quem está pedindo é a voz do povo de um país / Salve o samba , queremos samba / Essa melodia , de um Brasil feliz / . “ ] .
A magnífica sambista , DONA IVONE LARA , compôs uma linda melodia onde expressa os sentimentos da perda de um grande amor comparando com os quesitos que são julgados nos desfile das escolas de samba no carnaval da avenida , associando , numa visão poética , os acontecimentos que culminaram na separação dos amantes com todo andamento do enredo na passarela . A obra musical é de uma admirável criação , denotando , espantosamente , o desconhecimento do desenlace em “ ENREDO DO MEU SAMBA “ .
[ “ / Não entendi o enredo / Desse samba , amor , / Já desfilei na passarela do teu / Coração / Gastei a subvenção / Do amor que você me entregou / Passei pro segundo grupo e com razão ( Não entendi ) / Meu coração carnavalesco / Não foi mais que um adereço / Teve um dez em fantasia / Mas perdeu em harmonia / Sei que atravessei um mar / De alegorias / Desclassifiquei um amor de tantas alegrias / Agora eu sei / Desfilei sob aplausos da ilusão /
E hoje tenho esse samba de amor , por comissão / Fim do carnaval / Nas cinzas pude perceber / Na apuração perdi você / . “ ] .
DORIVAL CAYMMI deixou uma marca incontestável em um belo samba para aqueles que não são adeptos desse ritmo brasileiro , na expressão que hoje simboliza o valor da nossa música “ QUEM NÃO GOSTA DE SAMBA OU É RUIM DA CABEÇA OU DOENTE DO PÉ “ , manifestação contida em “ O SAMBA DA MINHA TERRA “ .
[ “ / O samba da minha terra deixa a gente mole / Quando se canta / Todo mundo bole / (BIS) / Quem não gosta de samba / Bom sujeito não é / É ruim da cabeça / Ou doente do pé / Eu nasci com o samba / Com samba me criei / Do danado do samba / Nunca me separei / . “ ] .
O profundo amor ao samba foi manifestado , poeticamente , na melodia em que PAULINHO DA VIOLA declara um profundo sentimento amoroso ao ritmo brasileiro , expressando a alegria que é impulsionada pelo coração na cadência e no compasso de um grande sambista , reprovando , com toda veemência , o boato da extinção de nossa raiz musical em “ EU CANTO SAMBA “
[ “ / Eu canto samba / Porque só assim eu me sinto contente / Eu vou ao samba / Porque longe dele eu não posso viver / Com ele eu tenho de fato uma velha intimidade / Se fico sozinho ele vem me socorrer / Há muito tempo eu escuto esse papo furado / Dizendo que o samba acabou / Só se foi quando o dia clareou / (BIS) / O samba é alegria / Falando coisas da gente / Se você anda tristonho / No samba fica contente / Segure o choro , criança , / Vou te fazer um carinho / Levando um samba de leve / Nas cordas do meu cavaquinho / . “ ] .
Motivado pelos sucessos de nossos sambas levados pelo empenho magnífico de Carmem Miranda aos Estados Unidos , ASSIS VALENTE compôs uma melodia de exaltação ao nosso ritmo , na suposição de que os americanos estavam querendo conhecer a nossa batucada executada por um “ BRASIL PANDEIRO “ .
[ “ / Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor / Eu fui à Penha , fui pedir à Padroeira para me ajudar / Salve o Morro do Vintém , Segura Saia eu quero ver / Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar / O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada / Andou dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato / Vai entrar no cuscuz , acarajé e abará / Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô , Iaiá / Brasil , esquentai vossos pandeiros / Iluminai os terreiros que nós queremos sambar /
Há quem samba diferente noutras terras , noutra gente / Num batuque de matar / Batucada , batucada , reuni nossos valores / As historinhas e cantores / Expressão que não tem par , ó meu Brasil / { Brasil , esquentai vossos pandeiros .......... / ( 2 X ) / . “ ] .
Em uma maneira simples de exaltar o prazer e a vontade de participação que , alegremente , o samba proporciona aos sambistas , GERALDO PEREIRA compõe uma melodia , expressando um imenso desejo de compartilhar com a felicidade que está sempre presente em “ QUE SAMBA BOM “ .
[ “ Ô , que samba bom / Ô , que coisa louca / Eu também to aí / Tô aí , que é que há / Também to nessa boca / ( BIS ) / Muita bebida / Mulher sobrando / Tem até trouxa / Nesse samba se arrumando / Eu nesse samba / Vou me acabar / Num samba desses / Vale a pena a gente entrar / . “ ] .
Fascinado com o requebrado da mulata brasileira em ritmo de um bom samba e inspirado , também , na imagem da Divina Elizete Cardoso que deu , com sua voz vida , ritmo e molejo a esta canção , ARI BARROSO , que era grande admirador da cantora , compôs para ela “ É LUXO SÓ “.
[ “ / Êta samba cai / Pra lá , cai pra cá , cai pra lá / Cai pra cá / ( BIS ) / Mexendo com as cadeiras , mulata / E no requebrado me maltrata , ai , ai / Samba , samba / Sem teleco-teco , não é samba / O meu samba não vem sozinho / Traz amor / Traz alma e carinho / Olha essa mulata quando dança / É luxo só / Quando seu corpo todo se balança / É luxo só / Tem um quê , que traz a confusão / O que ela tem , meu Deus / É compaixão /
Êta morena bamba / Olha essa mulata quando dança / É luxo só / Quando todo seu corpo se balança / É luxo só / Porém seu coração se agita / E palpita / Mais ligeiro / Nunca vi compasso / Tão brasileiro / Êta samba cai / Pra lá , cai pra cá , cai pra lá / Cai pra cá / . “ ] .
Quando nossos compositores se propõem criar SAMBA que tem como tema o PRÓPRIO SAMBA , há um reforço na preservação desse ritmo que representa a cultura musical brasileira . O desfile simplificado de maravilhosas canções , demonstrado neste artigo , já clareia num horizonte a existência de belas composições sobre a mesma temática que não estão contidas neste trabalho . O CANTINHO MUSICAL teve um imenso prazer em vasculhar na galeria da MPB , através de uma minuciosa triagem , SAMBAS QUE FALASSEM , POETICAMENTE , DE SAMBA !
“ O RITMO E A CADÊNCIA DE UM BOM SAMBA , EXPRESSANDO A HISTÓRIA , O AMOR , O RESPEITO , O VALOR E A PRESERVAÇÃO DE NOSSA MÚSICA , VITALIZAM , NO CORAÇÃO DE TODOS OS SAMBISTAS , A VONTADE HARMONIOSA DE SE VIVER MAIS PARA SE OUVIR MUITO MAIS AINDA “