18/01/2016 às 12h31min - Atualizada em 18/01/2016 às 12h31min

Marina, morena Marina, Caymmi chegou para compor e cantar

   Há pessoas que , simbolicamente , são verdadeiras estampas das coisas que representam e , consequentemente  , as figuras representadas tornam-se  vivas na imagem do representador . Diante de tal  constatação ,  DORIVAL  CAYMMI   é , com toda certeza , a forma  ICÔNICA  DA  BAHIA , não havendo qualquer possibilidade de separação das duas belas imagens :  a do  COMPOSITOR  e  da  COR  LOCAL  .   Ao homenageá-lo  , o  CANTINHO MUSICAL fará uma especial triagem nas obras dessa alma baiana , para que seus leitores desfrutem das belas canções de seu vasto repertório . 
                 
             Baiano de Salvador ,  CAYMMI  , em suas belas composições , configura a Bahia como um espaço exótico com referências à cultura africana  através de suas canções , manifestando , em seus temas ,   as danças , a culinária  ,  o vestuário  e , principalmente , a religião . Adorava o MAR como referência , o que  sempre o  motivou em suas belas criações  .  A partir de agora  ,  faremos uma maravilhosa viagem pela galeria musical de DORIVAL CAYMMI ,  compondo um cenário de bom gosto para aqueles amantes da Música  Popular  Brasileira .

            Preocupado com o embelezamento artificial feminino com excessivo uso de pinturas  , neutralizando  totalmente a pureza da mulher brasileira , CAYMMI , inspirado no tema , criou  “  MARINA  “ . 



[ “ / Marina , morena / Marina, você se pintou / Marina , você faça tudo / Mas faça um favor / Não pinte esses olhos que eu gosto / Que eu gosto e que é só meu / Marina , você já é bonita / Com o que Deus lhe deu / Me aborreci , me zanguei / Já não posso falar / E quando me zango , Marina / Não sei perdoar / Eu já desculpei muita coisa / Você arranjava outra igual / Desculpe , Marina , morena / Mas eu estou de mal /  De mal com você / De mal com você / “ ]   . 

A verdadeira descrição literal da impressionante  beleza  da mulher baiana  está presente , em sua coletânea , na canção  “  O  QUE  É  QUE  A  BAIANA  TEM  ? “ . 



[ “ / O que é que a baiana tem ? / O que é que a baiana tem ? / Tem torço de seda , tem ! Tem brincos de ouro , tem ! / Corrente de ouro , tem ! Tem pano da costa , tem ! / Tem bata rendada , tem ! Pulseira de ouro , tem ! / Tem saia engomada, tem ! Sandália enfeitada , tem ! Tem graça como ninguém / Como ela requebra bem ! / Quando você se requebrar , caia por cima de mim / Caia por cima de mim / Caia por cima de mim  ( REPETE ATÉ AQUI ) / Só vai no Bonfim quem tem / O que é que a baiana tem / Um rosário de ouro , uma bolota assim / Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim / Oi não vai no Bonfim / Oi não vai no Bonfim / ( BIS ) ./ “  ] .

Nesta canção , CAYMMI tenta quebrar a pose da morena através da dança . O  convite insistente  para ela  sambar está retratada em  “  ROSA  MORENA  “ 



[ “ / Rosa,  Morena onde vais morena Rosa ? / Com essa rosa no cabelo e esse andar de moça prosa / Morena , morena Rosa / Rosa morena o samba está esperando /Esperando pra te ver / Deixa de lado esta coisa de dengosa / Anda , Rosa , vem me ver /Deixa de lado esta pose vem pro samba vem sambar / Que o pessoal está cansado de esperar , Ô Rosa /. “  ]  . 

O símbolo da pura beleza sensual na narrativa de  “ GABRIELA  CRAVO  E     CANELA  “  de Jorge Amado  foi construído com suas exuberantes características  por DORIVAL CAYMMI , para a trilha sonora  na abertura de uma novela de televisão , alcançando enorme sucesso pela maravilha  da obra e pela pureza da canção , na  magnífica interpretação  de  GAL  COSTA  .  “   MODINHA  PARA  GABREIELA  “ .  

      

[ “ / Quando eu vim pra esse mundo / Eu não atinava em nada / Hoje eu sou Gabriela / Gabriela eh! meus camaradas / Eu nasci assim , eu cresci assim / Eu sou mesmo assim / Vou ser sempre assim / Gabriela , sempre Gabriela / Quem me batizou , quem me iluminou / Pouco me importou , é assim que eu sou / Gabriela, sempre Gabriela / Eu sou sempre igual não desejo mal / Amo o natural , etecétera e tal / Gabriela , sempre Gabriela /.  “ ]  . 

Ainda praticando com a  polidura   da beleza feminina , através de suas belas canções , ilumina  brilhantemente a imagem exuberante da mulher que flutua no desfile com suas irretorquíveis  danças  , implorando para que requebre para ele , em um apelo à bailarina , “ DORA“.    



[ “ / Dora rainha do frevo e do maracatu / Dora rainha cafuza de um maracatu / Te conheci no Recife / Dos rios cortados de fontes / Dos bairros , das fontes coloniais / Dora , chamei / Ò Dora! ... Ò Dora !.../ Eu vim à cidade / Pra ver você passar / Ô Dora... / Agora em meu pensamento eu te vejo requebrando / Pra cá , ora pras lá / Meu bem !... / Os clarins da banda militar tocam para anunciar / Sua Dora, agora vai passar / Venham ver o que é bom / Ò Dora , rainha do frevo e do maracatu / Ninguém requebra, nem dança , melhor que tu ! / “  ]   .   

Há uma canção que retrata a inutilidade do amor , tendo como resultante , a separação do casal , por não acreditar no aviso do amado. Abordando  este tema ,  CAYMMI  cria uma bela canção com o nome de  “ DORALICE  “  . 



[  “ /  Doralice eu bem que te disse / Amar é tolice , é bobagem , ilusão / Eu prefiro viver tão sozinho/ Ao som do lamento do meu violão / Doralice  eu bem que lhe disse / Olha essa embrulhada / Que eu vou me meter / E agora , amor , Doralice meu bem , / O que é que nós vamos fazer ?  /  Um belo dia você me surgiu / Eu quis fugir / Mas você insistiu / Alguma coisa bem que andava me avisando / Até parece que eu estava adivinhando / Eu bem que não queria me casar contigo / Bem que não queria enfrentar esse perigo , Doralice , /Agora você tem que me dizer / Como é que nós vamos fazer ? / “]   . 

Após serem feitas  algumas citações musicais de CAYMMI  sobre a ótica feminina , sentimos , a partir de agora , um forte sopro marítimo , trazendo consigo outra temática preferida de DORIVAL  .  Há um manifestação latente na canção entre a beleza panorâmica e  , ao mesmo tempo ,  os perigos que ocorrem em  “  O  MAR .  


[ “ / O mar quando quebra na praia / É bonito , é bonito / O mar ... pescador quando sai / Nunca sabe se volta , nem sabe se fica /Quanta gente perdeu seus maridos , seus filhos / Nas ondas do mar  /  O mar quando quebra na praia / É bonito , é bonito / Pedro vivia da pesca / Saía no barco / Seis hora da tarde / Só vinha na hora do sol raiá / Todos gostavam de Pedro / E mais do que todas / Rosinha de Chica / A mais bonitinha / E mais bem feitinha / De todas mocinhas lá do arraiá /  Pedro saiu no seu barco / Seis horas da tarde / Passou toda noite / Não veio na hora do sol raia / Deram com o corpo de Pedro / Jogado na praia / Roído de peixe / Sem barco , sem nada / Num canto bem longe lá do arraia / Pobre Rosinha de Chica / Que era bonita / Agora parece que endoideceu / Vive na beira da praia / Olhando pras ondas / Andando , rondando / Dizendo baixinho / Morreu , morreu , morreu , oh ! / O mar quando quebra na paia / É bonito , é bonito / .  “  ]  .  

A tristeza está manifestada  na bela canção que expressa ,  como  consequências , o perigo do mar, quando o saveiro volta sem o pescador .  “  É  DOCE  MORRER  NO  MAR   “  .



[ “ / É doce morrer no mar / Nas ondas verdes do mar ( BIS ) / A noite que ele não veio  / Foi de tristeza pra mim / Saveiro voltou sozinho / Triste  noite foi pra mim / É doce morrer no mar  / Nas ondas verdes do mar / (BIS ) / Saveiro partiu de noite / Foi madrugada não voltou / O marinheiro bonito / Sereia do mar levou / É doce morrer no mar / Nas ondas verde do mar / Nas ondas verdes do mar , meu bem , / Ele se foi afogar / Fez sua cama de noivo no colo de Iemanjá /. “ ]  

Ainda em relação à volta do pescador do bravio mar ,  CAYMMI  compôs uma linda canção , retratando , com clareza, o tema em  “  SUÍTE  DO  PESCADOR  “.  



[ “ /  Minha jangada vai sair pro mar / Vou trabalhar , meu bem querer / Se Deus quiser quando eu voltar do mar / Um peixe bom eu vou trazer / Meus companheiros também vão voltar / E a Deus do céu vamos agradecer / Adeus , adeus , / Pescador não se esqueça de mim / Vou rezar pra ter bom tempo , meu bem , / Pra não ter tempo ruim / Vou fazer sua caminha macia / Perfumada de alecrim /  “ ] .       

Acontece um verdadeiro milagre em alto mar com três pescadores , quando o tempo vira e , em lugar de perigo , fartura de pescados .  CAYMMI em uma pequena e bela canção retrata o tema de  “  O  MILAGRE   “  . 



[ “ / Maurino , Dadá  e Zeca , oi / Embarcaram de manhã / Era quarta-feira santa / Dia de pescar e de pescador (  BIS  ) / Se sabe que muda o tempo / sabe que o tempo vira / Aí o tempo virou / Maurino que é de guentar , guentou , / Dadá que é de labutar , labutou / Zeca nem falou . / Era só jogar a rede e puxar , a rede  / Era quarta-feira santa / Dia de pescar e de pescador / . “  ]  .         
 
 Os temas do repertório musical de CAYMMI  estendem-se em vários  eixos semânticos , dentre eles ,  “ O MISTICISMO “ .  o compositor  sempre expressou um enorme respeito aos conteúdos religiosos ,  homenageando  , constantemente , entidades  , como é o caso da canção  ;  “    ORAÇÃO  DE  MÃE  MENININHA  “ . 



[ “ /  Ai ! Minha mãe / Minha mãe menininha / Ai ! Minha mãe / Menininha do Gantoise / A estrela mais linda , hein / Tá no Gantoise / E o sol mais brilhante , hein / Tá no Gantoise / A beleza do mundo , hein / Tá no Gantoise / E a mão da doçura , hein / Tá no Gantoise / O consolo da gente , hein / Tá no Gantoise / E a Oxum mais bonita , hein / Tá no Gantoise / Olorum quem mandou essa filha de Oxum / Tomar conta da gente e de tudo cuidar / Olorum quem mandou êo, ora iê, iê, ô / Ora iê , iê ,ô / .  “  ]  .   

Presente também em sua coleção musical o tema sobre a culinária baiana  com seus deliciosos quitutes , o  que  inspirou Caymmi   a compor ,em forma de receita , a canção     “  VATAPÁ  “ .   



[ “ / Quem quiser vatapá ô / Que procure fazer / Primeiro o fubá / Depois o dendê / Procure uma nêga baiana / Que saiba mexer  ( 3 vezes ) / Bota castanha de caju / Um bocadinho mais / Pimenta malagueta / Um bocadinho mais /  Amendoim , camarão , rala um coco / Na hora de machucar / Sal com gengibre e cebola , Iaiá / Na hora de temperar / Não para de mexer ô / Que é pra não embolar / Panela no fogo / Não deixa queimar / Com qualquer dez mil réis e uma nêga , ô / Se faz um vatapá ( 3 X )/ “ ]. 

Bahia foi o palco de vida e inspiração de Dorival Caymmi .   Sempre exaltou  , em versos e prosa ,  um encantamento com a beleza de uma região cujos temas eram verdadeiros referenciais e motivos para conhecer a terra consagrada :  “  VOCÊ  JÁ  FOI  À   BAHIA  ?  “ 



[ “ / Você já foi à Bahia , nêga ? / Não ?  /  Então vá ! / Quem vai ao  “ Bonfim “ , minha nêga / Nunca  mais quer voltar / Muita sorte teve / Muita sorte tem / Muita sorte terá / Você já foi à Bahia , nêga ? / Não ? / Então vá /  Lá tem vatapá / Então vá ! / Lá tem caruru / Então vá ! Lá tem munguzá ? Então vá ! Se “ quiser sambar “ / Então vá ( 3X ) / Nas sacadas dos sobrados / Da velha São Salvador / Há lembranças de donzelas / Do tempo do imperador / Tudo , tudo na Bahia / Faz a gente querer bem / A Bahia tem um jeito / Que nenhuma terra tem /  . “ ] .  

Afastar-se dos lugares  ou das pessoas que se amam , brotam  , no coração delas , ares nostálgicos pela separação . O tema desenvolvido na canção de Caymmi  expressa , em seu conteúdo , um conselho não atendido e uma enorme tristeza motivada pela  “  SAUDADE  DA  BAHIA  “  



[ “ / Ai! Mas que saudade eu tenho da Bahia / Ai! Se eu escutasse o que mamãe dizia / Bem , não vá deixar a sua mãe aflita / A gente faz o que o coração dita / Mas esse mundo é feito de maldade , ilusão / Ai, se eu escutasse hoje não sofria / Ai , esta saudade dentro do meu peito / Ai , se ter saudade é ter algum defeito /  Eu , pelo menos , mereço o direito / De ter alguém com quem eu possa me confessar / Ponha-se no meu lugar / E veja como sofre um homem infeliz / Que teve que desabafar / Dizendo a todo mundo / O que ninguém diz / Vejam que situação / E vejam como sofre um pobre coração / Pobre de quem acredita / Na glória e no dinheiro /   Para ser feliz. / “  ] .    

Caymmi  tinha um amigo , Zezinho , que possuía duas famílias : uma oficial e uma outra da amante , quando Dorival perguntava a ele : Zezinho , como se sai  para ver a outra , no momento em que é indagado pela esposa ?  Ele dizia que estavam precisando dele do outro lado da cidade em   “  MARACANGALHA  “  . 



[ “ /  Eu vou pra Maracangalha / Eu  vou / De uniforme branco / Eu vou /Eu vou de chapéu de palha / Eu vou / Eu vou convidar Anália / Eu vou / Se Anália não quiser ir / Eu vou só / Eu vou só / Eu vou só / Sem Anália / Mais eu vou . / “ ]  .    

Caymmi  também  homenageia  “ A PRICESINHA DO MAR “ com uma bela e romântica canção , descrevendo , em suas linhas  , toda beleza panorâmica de um   “  SÁBADO  EM  COPACABANA  “ .



[ “ / Depois de trabalhar toda semana / Meu sábado eu não vou desperdiçar / Já fiz o meu programa pra essa noite / E já sei por onde começar /  Um bom lugar pra se encontrar , Copacabana , / Pra passear , à beira-mar , Copacabana / Depois um bar , à meia-luz , Copacabana / Eu esperei por essa noite uma semana / Um bom jantar , depois dançar , Copacabana / Pra se amar um bom lugar , Copacabana / A noite passa tão depressa / Mas vou voltar lá pra semana / Se eu encontrar um novo amor / Copacabana /. “ ]  . 

Para encerrar a apresentação simplificada das obras de   DORIVAL  CAYMMI  ,  selecionamos uma das mais lindas poesias da galeria musical desse belo compositor . Trata-se de uma relação entre a força o sentimento amoroso , quando um homem valente se curva diante da fragilidade feminina e do cansaço da vida , apesar de ser chamado  JOÃO  VALENTÃO  “  .    



[  “  / João valentão é brigão / Pra dar bofetão / Não presta atenção / E nem pensa na vida / A todos João intimida / Faz coisas que até Deus duvida / Mas tem seus momentos na vida... / É quando o sol vai quebrando / Lá pro fim do mundo / Pra noite chegar / É quando se ouve mais forte / O ronco das águas na beira do mar / É quando o cansaço da lida da vida / Obriga João se sentar / É quando a morena se encosta / E chega pro lado querendo agradar / Se a noite é de lua / A vontade é de contar mentira / De se espreguiçar / Deitar na areia da praia / Que acaba onde a vista / Não pode alcançar / Assim adormece esse homem / Que nunca precisa dormir pra sonhar / Porque não há sonho mais lindo / Do que sua terra não há / . “ ]  .

       Ao findar este artigo  , ressaltamos que , mais uma vez diante das infinitas  obras de nossos homenageados ,  fizemos uma triagem nas canções de DORIVAL CAYMMI , selecionando , cuidadosamente , as músicas de maior conhecimento dos leitores , para que , simultaneamente , façam a leitura do texto , ouvindo  , dentro da harmonia , do ritmo e da melodia ,  suas peças musicais  que estão armazenadas  em suas memórias .
     
O CANTINHO MUSICAL
  agradece  a seus leitores que dedicam um tempo de suas jornadas diárias , para a leitura dos nosso artigos , deixando lá sempre palavras de incentivos !
 
 “  A  MÚSICA  É O MEIO QUE ELAVA AS PESSOAS AO MAIS ALTO  ESPAÇO  PARA QUE ELAS  FLUTUEM  E OBSERVEM   DE CIMA  A ENCENAÇÃO DE UM PASSADO MUSICAL  MARAVILHOSO !  AS OBRAS DE DORIVAL  CAYMMI  NORTEIAM , BRILHANTEMENTE ,  PARA  ESTE  FANTÁSTICO  FENÔMENO  !!! “
 
WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO                        email :  [email protected]
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »