Há pessoas que , simbolicamente , são verdadeiras estampas das coisas que representam e , consequentemente , as figuras representadas tornam-se vivas na imagem do representador . Diante de tal constatação , DORIVAL CAYMMI é , com toda certeza , a forma ICÔNICA DA BAHIA , não havendo qualquer possibilidade de separação das duas belas imagens : a do COMPOSITOR e da COR LOCAL . Ao homenageá-lo , o CANTINHO MUSICAL fará uma especial triagem nas obras dessa alma baiana , para que seus leitores desfrutem das belas canções de seu vasto repertório .
Baiano de Salvador , CAYMMI , em suas belas composições , configura a Bahia como um espaço exótico com referências à cultura africana através de suas canções , manifestando , em seus temas , as danças , a culinária , o vestuário e , principalmente , a religião . Adorava o MAR como referência , o que sempre o motivou em suas belas criações . A partir de agora , faremos uma maravilhosa viagem pela galeria musical de DORIVAL CAYMMI , compondo um cenário de bom gosto para aqueles amantes da Música Popular Brasileira .
Preocupado com o embelezamento artificial feminino com excessivo uso de pinturas , neutralizando totalmente a pureza da mulher brasileira , CAYMMI , inspirado no tema , criou “ MARINA “ .
[ “ / Marina , morena / Marina, você se pintou / Marina , você faça tudo / Mas faça um favor / Não pinte esses olhos que eu gosto / Que eu gosto e que é só meu / Marina , você já é bonita / Com o que Deus lhe deu / Me aborreci , me zanguei / Já não posso falar / E quando me zango , Marina / Não sei perdoar / Eu já desculpei muita coisa / Você arranjava outra igual / Desculpe , Marina , morena / Mas eu estou de mal / De mal com você / De mal com você / “ ] .
A verdadeira descrição literal da impressionante beleza da mulher baiana está presente , em sua coletânea , na canção “ O QUE É QUE A BAIANA TEM ? “ .
[ “ / O que é que a baiana tem ? / O que é que a baiana tem ? / Tem torço de seda , tem ! Tem brincos de ouro , tem ! / Corrente de ouro , tem ! Tem pano da costa , tem ! / Tem bata rendada , tem ! Pulseira de ouro , tem ! / Tem saia engomada, tem ! Sandália enfeitada , tem ! Tem graça como ninguém / Como ela requebra bem ! / Quando você se requebrar , caia por cima de mim / Caia por cima de mim / Caia por cima de mim ( REPETE ATÉ AQUI ) / Só vai no Bonfim quem tem / O que é que a baiana tem / Um rosário de ouro , uma bolota assim / Quem não tem balangandãs não vai no Bonfim / Oi não vai no Bonfim / Oi não vai no Bonfim / ( BIS ) ./ “ ] .
Nesta canção , CAYMMI tenta quebrar a pose da morena através da dança . O convite insistente para ela sambar está retratada em “ ROSA MORENA “
[ “ / Rosa, Morena onde vais morena Rosa ? / Com essa rosa no cabelo e esse andar de moça prosa / Morena , morena Rosa / Rosa morena o samba está esperando /Esperando pra te ver / Deixa de lado esta coisa de dengosa / Anda , Rosa , vem me ver /Deixa de lado esta pose vem pro samba vem sambar / Que o pessoal está cansado de esperar , Ô Rosa /. “ ] .
O símbolo da pura beleza sensual na narrativa de “ GABRIELA CRAVO E CANELA “ de Jorge Amado foi construído com suas exuberantes características por DORIVAL CAYMMI , para a trilha sonora na abertura de uma novela de televisão , alcançando enorme sucesso pela maravilha da obra e pela pureza da canção , na magnífica interpretação de GAL COSTA . “ MODINHA PARA GABREIELA “ .
[ “ / Quando eu vim pra esse mundo / Eu não atinava em nada / Hoje eu sou Gabriela / Gabriela eh! meus camaradas / Eu nasci assim , eu cresci assim / Eu sou mesmo assim / Vou ser sempre assim / Gabriela , sempre Gabriela / Quem me batizou , quem me iluminou / Pouco me importou , é assim que eu sou / Gabriela, sempre Gabriela / Eu sou sempre igual não desejo mal / Amo o natural , etecétera e tal / Gabriela , sempre Gabriela /. “ ] .
Ainda praticando com a polidura da beleza feminina , através de suas belas canções , ilumina brilhantemente a imagem exuberante da mulher que flutua no desfile com suas irretorquíveis danças , implorando para que requebre para ele , em um apelo à bailarina , “ DORA“.
[ “ / Dora rainha do frevo e do maracatu / Dora rainha cafuza de um maracatu / Te conheci no Recife / Dos rios cortados de fontes / Dos bairros , das fontes coloniais / Dora , chamei / Ò Dora! ... Ò Dora !.../ Eu vim à cidade / Pra ver você passar / Ô Dora... / Agora em meu pensamento eu te vejo requebrando / Pra cá , ora pras lá / Meu bem !... / Os clarins da banda militar tocam para anunciar / Sua Dora, agora vai passar / Venham ver o que é bom / Ò Dora , rainha do frevo e do maracatu / Ninguém requebra, nem dança , melhor que tu ! / “ ] .
Há uma canção que retrata a inutilidade do amor , tendo como resultante , a separação do casal , por não acreditar no aviso do amado. Abordando este tema , CAYMMI cria uma bela canção com o nome de “ DORALICE “ .
[ “ / Doralice eu bem que te disse / Amar é tolice , é bobagem , ilusão / Eu prefiro viver tão sozinho/ Ao som do lamento do meu violão / Doralice eu bem que lhe disse / Olha essa embrulhada / Que eu vou me meter / E agora , amor , Doralice meu bem , / O que é que nós vamos fazer ? / Um belo dia você me surgiu / Eu quis fugir / Mas você insistiu / Alguma coisa bem que andava me avisando / Até parece que eu estava adivinhando / Eu bem que não queria me casar contigo / Bem que não queria enfrentar esse perigo , Doralice , /Agora você tem que me dizer / Como é que nós vamos fazer ? / “] .
Após serem feitas algumas citações musicais de CAYMMI sobre a ótica feminina , sentimos , a partir de agora , um forte sopro marítimo , trazendo consigo outra temática preferida de DORIVAL . Há um manifestação latente na canção entre a beleza panorâmica e , ao mesmo tempo , os perigos que ocorrem em “ OMAR .
[ “ / O mar quando quebra na praia / É bonito , é bonito / O mar ... pescador quando sai / Nunca sabe se volta , nem sabe se fica /Quanta gente perdeu seus maridos , seus filhos / Nas ondas do mar / O mar quando quebra na praia / É bonito , é bonito / Pedro vivia da pesca / Saía no barco / Seis hora da tarde / Só vinha na hora do sol raiá / Todos gostavam de Pedro / E mais do que todas / Rosinha de Chica / A mais bonitinha / E mais bem feitinha / De todas mocinhas lá do arraiá / Pedro saiu no seu barco / Seis horas da tarde / Passou toda noite / Não veio na hora do sol raia / Deram com o corpo de Pedro / Jogado na praia / Roído de peixe / Sem barco , sem nada / Num canto bem longe lá do arraia / Pobre Rosinha de Chica / Que era bonita / Agora parece que endoideceu / Vive na beira da praia / Olhando pras ondas / Andando , rondando / Dizendo baixinho / Morreu , morreu , morreu , oh ! / O mar quando quebra na paia / É bonito , é bonito / . “ ] .
A tristeza está manifestada na bela canção que expressa , como consequências , o perigo do mar, quando o saveiro volta sem o pescador . “ É DOCE MORRER NO MAR “ .
[ “ / É doce morrer no mar / Nas ondas verdes do mar ( BIS ) / A noite que ele não veio / Foi de tristeza pra mim / Saveiro voltou sozinho / Triste noite foi pra mim / É doce morrer no mar / Nas ondas verdes do mar / (BIS ) / Saveiro partiu de noite / Foi madrugada não voltou / O marinheiro bonito / Sereia do mar levou / É doce morrer no mar / Nas ondas verde do mar / Nas ondas verdes do mar , meu bem , / Ele se foi afogar / Fez sua cama de noivo no colo de Iemanjá /. “ ]
Ainda em relação à volta do pescador do bravio mar , CAYMMI compôs uma linda canção , retratando , com clareza, o tema em “ SUÍTE DO PESCADOR “.
[ “ / Minha jangada vai sair pro mar / Vou trabalhar , meu bem querer / Se Deus quiser quando eu voltar do mar / Um peixe bom eu vou trazer / Meus companheiros também vão voltar / E a Deus do céu vamos agradecer / Adeus , adeus , / Pescador não se esqueça de mim / Vou rezar pra ter bom tempo , meu bem , / Pra não ter tempo ruim / Vou fazer sua caminha macia / Perfumada de alecrim / “ ] .
Acontece um verdadeiro milagre em alto mar com três pescadores , quando o tempo vira e , em lugar de perigo , fartura de pescados . CAYMMI em uma pequena e bela canção retrata o tema de “ O MILAGRE “ .
[ “ / Maurino , Dadá e Zeca , oi / Embarcaram de manhã / Era quarta-feira santa / Dia de pescar e de pescador ( BIS ) / Se sabe que muda o tempo / sabe que o tempo vira / Aí o tempo virou / Maurino que é de guentar , guentou , / Dadá que é de labutar , labutou / Zeca nem falou . / Era só jogar a rede e puxar , a rede / Era quarta-feira santa / Dia de pescar e de pescador / . “ ] .
Os temas do repertório musical de CAYMMI estendem-se em vários eixos semânticos , dentre eles , “ O MISTICISMO “ . o compositor sempre expressou um enorme respeito aos conteúdos religiosos , homenageando , constantemente , entidades , como é o caso da canção ; “ ORAÇÃO DE MÃE MENININHA “ .
[ “ / Ai ! Minha mãe / Minha mãe menininha / Ai ! Minha mãe / Menininha do Gantoise / A estrela mais linda , hein / Tá no Gantoise / E o sol mais brilhante , hein / Tá no Gantoise / A beleza do mundo , hein / Tá no Gantoise / E a mão da doçura , hein / Tá no Gantoise / O consolo da gente , hein / Tá no Gantoise / E a Oxum mais bonita , hein / Tá no Gantoise / Olorum quem mandou essa filha de Oxum / Tomar conta da gente e de tudo cuidar / Olorum quem mandou êo, ora iê, iê, ô / Ora iê , iê ,ô / . “ ] .
Presente também em sua coleção musical o tema sobre a culinária baiana com seus deliciosos quitutes , o que inspirou Caymmi a compor ,em forma de receita , a canção “ VATAPÁ “ .
[ “ / Quem quiser vatapá ô / Que procure fazer / Primeiro o fubá / Depois o dendê / Procure uma nêga baiana / Que saiba mexer ( 3 vezes ) / Bota castanha de caju / Um bocadinho mais / Pimenta malagueta / Um bocadinho mais / Amendoim , camarão , rala um coco / Na hora de machucar / Sal com gengibre e cebola , Iaiá / Na hora de temperar / Não para de mexer ô / Que é pra não embolar / Panela no fogo / Não deixa queimar / Com qualquer dez mil réis e uma nêga , ô / Se faz um vatapá ( 3 X )/ “ ].
A Bahia foi o palco de vida e inspiração de Dorival Caymmi . Sempre exaltou , em versos e prosa , um encantamento com a beleza de uma região cujos temas eram verdadeiros referenciais e motivos para conhecer a terra consagrada : “ VOCÊ JÁ FOI À BAHIA ? “
[ “ / Você já foi à Bahia , nêga ? / Não ? / Então vá ! / Quem vai ao “ Bonfim “ , minha nêga / Nunca mais quer voltar / Muita sorte teve / Muita sorte tem / Muita sorte terá / Você já foi à Bahia , nêga ? / Não ? / Então vá / Lá tem vatapá / Então vá ! / Lá tem caruru / Então vá ! Lá tem munguzá ? Então vá ! Se “ quiser sambar “ / Então vá ( 3X ) / Nas sacadas dos sobrados / Da velha São Salvador / Há lembranças de donzelas / Do tempo do imperador / Tudo , tudo na Bahia / Faz a gente querer bem / A Bahia tem um jeito / Que nenhuma terra tem / . “ ] .
Afastar-se dos lugares ou das pessoas que se amam , brotam , no coração delas , ares nostálgicos pela separação . O tema desenvolvido na canção de Caymmi expressa , em seu conteúdo , um conselho não atendido e uma enorme tristeza motivada pela “ SAUDADE DA BAHIA “
[ “ / Ai! Mas que saudade eu tenho da Bahia / Ai! Se eu escutasse o que mamãe dizia / Bem , não vá deixar a sua mãe aflita / A gente faz o que o coração dita / Mas esse mundo é feito de maldade , ilusão / Ai, se eu escutasse hoje não sofria / Ai , esta saudade dentro do meu peito / Ai , se ter saudade é ter algum defeito / Eu , pelo menos , mereço o direito / De ter alguém com quem eu possa me confessar / Ponha-se no meu lugar / E veja como sofre um homem infeliz / Que teve que desabafar / Dizendo a todo mundo / O que ninguém diz / Vejam que situação / E vejam como sofre um pobre coração / Pobre de quem acredita / Na glória e no dinheiro / Para ser feliz. / “ ] .
Caymmi tinha um amigo , Zezinho , que possuía duas famílias : uma oficial e uma outra da amante , quando Dorival perguntava a ele : Zezinho , como se sai para ver a outra , no momento em que é indagado pela esposa ? Ele dizia que estavam precisando dele do outro lado da cidade em “ MARACANGALHA “ .
[ “ / Eu vou pra Maracangalha / Eu vou / De uniforme branco / Eu vou /Eu vou de chapéu de palha / Eu vou / Eu vou convidar Anália / Eu vou / Se Anália não quiser ir / Eu vou só / Eu vou só / Eu vou só / Sem Anália / Mais eu vou . / “ ] .
Caymmi também homenageia “ A PRICESINHA DO MAR “ com uma bela e romântica canção , descrevendo , em suas linhas , toda beleza panorâmica de um “ SÁBADO EM COPACABANA “ .
[ “ / Depois de trabalhar toda semana / Meu sábado eu não vou desperdiçar / Já fiz o meu programa pra essa noite / E já sei por onde começar / Um bom lugar pra se encontrar , Copacabana , / Pra passear , à beira-mar , Copacabana / Depois um bar , à meia-luz , Copacabana / Eu esperei por essa noite uma semana / Um bom jantar , depois dançar , Copacabana / Pra se amar um bom lugar , Copacabana / A noite passa tão depressa / Mas vou voltar lá pra semana / Se eu encontrar um novo amor / Copacabana /. “ ] .
Para encerrar a apresentação simplificada das obras de DORIVAL CAYMMI , selecionamos uma das mais lindas poesias da galeria musical desse belo compositor . Trata-se de uma relação entre a força e o sentimento amoroso , quando um homem valente se curva diante da fragilidade feminina e do cansaço da vida , apesar de ser chamado JOÃO VALENTÃO “ .
[ “ / João valentão é brigão / Pra dar bofetão / Não presta atenção / E nem pensa na vida / A todos João intimida / Faz coisas que até Deus duvida / Mas tem seus momentos na vida... / É quando o sol vai quebrando / Lá pro fim do mundo / Pra noite chegar / É quando se ouve mais forte / O ronco das águas na beira do mar / É quando o cansaço da lida da vida / Obriga João se sentar / É quando a morena se encosta / E chega pro lado querendo agradar / Se a noite é de lua / A vontade é de contar mentira / De se espreguiçar / Deitar na areia da praia / Que acaba onde a vista / Não pode alcançar / Assim adormece esse homem / Que nunca precisa dormir pra sonhar / Porque não há sonho mais lindo / Do que sua terra não há / . “ ] .
Ao findar este artigo , ressaltamos que , mais uma vez diante das infinitas obras de nossos homenageados , fizemos uma triagem nas canções de DORIVAL CAYMMI , selecionando , cuidadosamente , as músicas de maior conhecimento dos leitores , para que , simultaneamente , façam a leitura do texto , ouvindo , dentro da harmonia , do ritmo e da melodia , suas peças musicais que estão armazenadas em suas memórias . O CANTINHO MUSICAL agradece a seus leitores que dedicam um tempo de suas jornadas diárias , para a leitura dos nosso artigos , deixando lá sempre palavras de incentivos !
“ A MÚSICA É O MEIO QUE ELAVA AS PESSOAS AO MAIS ALTO ESPAÇO PARA QUE ELAS FLUTUEM E OBSERVEM DE CIMA A ENCENAÇÃO DE UM PASSADO MUSICAL MARAVILHOSO ! AS OBRAS DE DORIVAL CAYMMI NORTEIAM , BRILHANTEMENTE , PARA ESTE FANTÁSTICO FENÔMENO !!! “