27/01/2016 às 18h52min - Atualizada em 27/01/2016 às 18h52min

Um partideiro consagrado na MPB por seus brilhantes sambas: “Martinho da Vila”

                    O  CANTINHO  MUSICAL  abre espaço em sua coluna para exibir  algumas obras maravilhosas daquele que entregou sua alma e seu coração ao mundo do samba , cantando e compondo belas canções : MARTINHO  DA  VILA. Autor  que , “  devagar , devagarinho “  , vai  construindo  grandes  clássicos  do  samba  e  de  sambas-enredo  emocionantes , produzindo para a  MÚSICA  POPULAR  BRASILEIRA  verdadeira arte com variações de estilo musicais .

          No dia  12/02/1938 , em um sábado de carnaval , numa fazenda em Duas Barras , região serrana do Estado do Rio de Janeiro ,  uma luz divinal  iluminava  o nascimento de  MARTINHO  JOSÉ  FERREIRA  já predestinado  a seguir uma trajetória musical , tornando-se um perfeito  ícone do samba . Com quatro anos mudou-se com a família para um subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro , entre  Lins de Vasconcelos e Méier , lugar  mais conhecido como Boca do Mato , fixando nessa cidade   sua  morada , onde se destacou como cantor e compositor de belos sambas que abrilhantaram  o cenário da  Música Popular Brasileira . Nesse tempo ,  Martinho começou a compor sambas  de terreiro e sambas-enredo  para a  Escola de Samba Aprendizes da Boca do Mato , tornando-se grande vencedor  naquela  agremiação . O mais interessante é que ,  antes de ser o  Martinho da Vila , foi apresentado , no início de sua carreira , em um ensaio na quadra da Portela ,  como  Martinho da Boca do Mato .

Como primeira profissão foi Laboratorista Industrial, com curso pelo SENAI e , posteriormente , ingressou no exército brasileiro  onde foi  sargento-escrevente , datilógrafo e contador do Ministério da Guerra .  Namorando a cantora Anália Mendonça   , Martinho não saía de Vila Isabel  e , quando a escola do bairro passou para o primeiro grupo , foi para Vila ingressando na ala dos compositores  e  revolucionando logo  o ambiente ,  quebrando uma tradição imposta pelas regras dos desfiles que determinavam temas históricos   ,  a Unidos de Vila Isabel desfilaria , naquele ano , com  um enredo de ficção “ Carnaval de Ilusões “ , com um belo  samba  de  sua  autoria em parceria com Gemeu  e não baseado na história , como era comum.  Depois desse  episódio  aconteceram   grandes  mudanças ,  a começar pelo próprio  nome, passando a ser conhecido como  “  MARTINHO  DA  VILA  “  e não mais como MARTINHO  DA  BOCA  DO  MATO  .

           A   partir  de agora ,  O Cantinho  Musical  desfilará  , depois de uma consciente  triagem em suas diversas canções , os sambas  de maiores sucessos  e de conhecimento  dos que curtem esse maravilhoso ritmo . Iniciaremos com um relato musical onde Martinho expressa sua alma   caseira , descrevendo o comportamento da família em relação aos hábitos degradantes de determinados membros da sociedade , valorizando as atitudes executadas  no interior de sua   “   CASA  DE  BAMBA  “  . 



[ “ /  Na minha casa todo mundo é bamba / Todo mundo bebe todo mundo samba /  (2X ) /  Na minha casa não tem bola pra vizinha / Não se fala do alheio , nem se liga pra Candinha / (2X) / Na minha casa todo mundo é bamba / Todo mundo bebe todo mundo samba / (2X) Na minha casa ninguém liga pra intriga / Todo mundo xinga , todo mundo briga / (2X) / Macumba lá na minha casa / Tem galinha preta , azeite de dendê / (2X)  / Mas ladainha lá na minha casa / Tem reza bonitinha e canjiquinha pra comer / (2X) / Se tem alguém aflito / Todo mundo chora , todo mundo sofre / Mas logo se reza pra São Benedito / Pra Nossa Senhora e pra Santo Onofre / Mas se tem alguém cantando / Todo mundo canta , todo mundo dança / Todo mundo samba e ninguém se cansa / Pois minha casa é casa de bamba / . “  ]  
Martinho da Vila   deixa quase sempre transparecer ,  em  suas canções ,  críticas  relacionadas às dificuldades de sobrevivência  por uma  parte da sociedade  que luta para conseguir sair desse estado de pobreza , buscando nos estudos  a forma de livrar-se dessa  situação .   Inspirado num problema que estava atingindo seu amigo Xavier que residia num subúrbio do Rio , trabalhava no centro e fazia faculdade em Niterói , Martinho , diante de uma grande epopéia ,  demonstra uma trajetória vencedora do personagem  por meio de uma formação acadêmica , porém com muita dificuldade e rebatendo aqueles que ,  por  ele ter completado  os estudos em uma Instituição de Ensino  particular , chamam-lhe de   “   O  PEQUENO  BURGUÊS  “  . 



[ “ /  Felicidade / Passei  no vestibular / Mas a faculdade / É particular / Particular , ela é particular / Particular , ela é particular / Livros tão caro / Tanta taxa pra pagar / Meu dinheiro muito raro / Alguém teve que emprestar / Que emprestar , alguém teve que emprestar / (BIS) Morei  no subúrbio / Andei de trem atrasado / Do trabalho ia pra aula / Sem jantar e bem cansado / Mas lá em casa à meia noite / Tinha sempre a me esperar / Um punhado de problemas / E criança pra criar / Para criar , só criança pra criar/ (BIS) /  Mas felizmente / Eu consegui me formar / Mas da minha formatura / Nem cheguei   a participar / Faltou dinheiro pra beca / E também pro meu anel / Nem o diretor careca / Entregou o meu papel  / O meu papel / Meu canudo de papel / (BIS) / E depois de tantos anos/ Só decepções , desenganos / Dizem que eu sou burguês / Muito privilegiado / Mas burgueses são vocês / Eu não passo de um pobre coitado / E quem quiser ser como eu / Vai ter que penar um bocado / Um bom bocado , vai penar um bom bocado / (BIS) / . “ ]   .  

Martinho Da Vila   sempre  cultivou boas  amizades  no mundo  do samba  , sendo  respeitado  por  todos os artistas pela sua competência musical . Há uma passagem histórica na MPB , quando Alcione , a Marrom ,  pediu-lhe que compusesse  um samba para gravar com Maria Bethânia .  Atendendo ,  prontamente , criou uma bela canção ,  associando o ritmo da dança com o da vida , expressando vários fatos do cotidiano . Ao estruturar a  música ,  Martinho  recorre , estilisticamente ,  a uma cadência  rítmica por meio  de um jogo  de  palavras , caracterizando um  movimento  circular da  vida  através   da    “  RODA  CIRANDA  “ . 



[ “ /  Ciranda de roda / De samba de roda da vida / Que girou , que gira / Na roda da saia rendada / Da moça que dança ciranda / Ciranda da vida / Que gira e faz girar a roda / Da vida que gira /  (BIS) / Na cabeça do bom Santo Amaro / Que é da Purificação / E nas águas que rodeiam a ilha / De São Luiz do Maranhão / Na rodilha embaixo da talha / E em cima do torso da negra / Que ainda rebola / Nas curvas da vida da velha / Que ainda consola / A criança que chora / A roda é pra rodar na gira / Da vida que roda / Olha a roda , olha a roda / A roda é pra rodar na gira / Da vida que roda / Ciranda de roda . “ ]  .   

A canção  é  , com certeza , um apêndice da alma de Martinho da Vila , pela simples razão de ser um eterno apaixonado pelos ritmos brasileiros . Neste samba  em que ele desfolha todas características de nossa música , faz um apelo para que cantemos com muita alegria e para omitir  o canto que  não tem  nada  a ver com a  felicidade  musical :  “   CANTA  ,  CANTA  , MINHA  GENTE  “ .   

            

[ “ / Canta , canta , minha gente / Deixa a tristeza pra lá / Canta forte , canta alto / Que a vida vai melhorar / Que a vida vai melhorar / Que a vida vai melhorar / 2X  / Cantem o samba de roda / O samba-canção e o samba rasgado / Cantem  o samba de breque / O samba moderno e o samba quadrado  / Cantem ciranda e frevo / O coco , maxixe , baião e xaxado / Mas não cantem essa moça bonita / Porque ela está com o marido do lado / ( REPETE  A  1ª. ESTROFE ) / Quem canta seus males espanta / Lá em cima do morro ou sambando no asfalto / Eu canto o samba-enredo / Um sambinha  lento ou um partido alto / Há muito tempo não ouço / O tal do samba sincopado / Só não dá  pra cantar mesmo / É vendo o sol nascer quadrado . “ ]  .

Martinho da Vila   teve sua trajetória musical compondo , com alguns parceiros do mundo do samba , lindas canções . Um dos belos sambas de sua galeria musical foi criado em  parceria com   CANDEIA  ,  um  bamba iluminado da Portela . O tema da música  versa sobre  uma  seriedade   no  amor e o comprometimento entre os amantes  , alertando a uma das partes do casal  que   “  AMOR  NÃO  É  BRINQUEDO  “   .       



[ “ /  Se quiser se distrair , /  Ligue a televisão  , Amor comigo  não / Se estás procurando distração / O romance terminou mais cedo / Peço por favor ,  pra não brincar com meu segredo / Verdadeiro amor não é brinquedo /  Tens que chorar no meu choro / Sorrir no meu riso / Sonhar no meu sonho / Versar nos meus versos / Cantar no meu coro / Na minha tristeza tens que ser tristonho / Avisa-me se estás brincando / porque vou ficar também de brincadeira / Não choro o teu choro / Não sonho o teu sonho / Não verso os teus versos / Nem marco  bobeira / Se quiser se distrair .....  / “ ] . 

Uma das coisas corriqueiras no cotidiano do mundo do samba é  ,  após a reunião de amigos regada à boa música e à bebida , criar novas canções . Martinho da  Vila , diante desse quadro corriqueiro , compôs uma das mais belas canções de seu acervo musical cujo personagem  - “ o nego que chegou de porre da boemia suplica , para sua nega , uma singela e bela declaração de amor ,  mesmo  com  um  distúrbio  etílico configurado  pelo  autor com o nome de  “   DISRITMIA  “ 

    

[ “ / Eu quero me esconder debaixo / dessa sua saia pra fugir do mundo / Pretendo também  me embrenhar  / No emaranhado desses seus cabelos / Preciso transfundir seu sangue / Pro meu coração que é tão vagabundo ... / Me deixe te fazer um dengo / Pra num cafuné  fazer os meus apelos ,  /  (BIS)  Eu quero ser exorcizado  / Pela água benta desse olhar infindo / Que bom  é ser fotografado /  Mas pelas retinas desses olhos lindos / Me deixe hipnotizado / Pra acabar de vez com essa disritmia !  / Vem logo , vem curar seu nego / Que chegou de porre , lá da boemia / (BIS ) /  “ ] .

Depois  da  queda  para o segundo  grupo nos desfiles das escolas de samba , fato entristecedor  para os componentes da  “  Unidos de Vila Isabel “  ,  Martinho da Vila , diante de tal situação , compôs  um samba caracterizado como projeto musical e poético cuja  narrativa versa sobre  a ressurreição de sua escola preferida , desfilando , minuciosamente , em sua canção , as partes que estruturam os acontecimentos em uma agremiação de  sambistas , associando  o tema  a  uma verdadeira  Fênix  em    “   RENASCER  DAS  CINZAS  “ .



[ “ / Vamos renascer das cinzas / Plantar de novo o arvoredo / Bom calor nas mãos unidas / Na cabeça um grande enredo / Ala de compositores / Mandando  o samba no terreiro / Cabrocha sambando / Cuíca roncando / Viola e pandeiro / No meio da quadra / Pela madrugada / Um senhor partideiro / Sambar na avenida / De azul e branco / É o nosso papel / Mostrando pro povo / Que o berço do samba / É  em  Vila  Isabel / (BIS) /  É tão linda  a nossa escola ! / Que é tão bom cantarolar / Lá , lá , iá , iá , iá , iá , rá iá. / . “ ]  .

Martinho da Vila , no meio  dos sambistas  , é  considerado e respeitado como grande compositor e brilhante cantor com uma voz bem cadenciada , gravando , de outros autores  ,  vários sucessos   que se confundem com suas próprias criações . É o caso de um samba   de Toninho Geraes  que foi grande sucesso na interpretação de Martinho da Vila . A composição era muito boa , mas muito degradante para a caracterização  do sexo feminino , Martinho refez , com autorização do compositor ,  mexendo em alguns pontos para tornar a música menos machista , transformando , assim , nas  mais sonhadas das   “  MULHERES  “ .

 

[ “ / Já tive mulheres / De todas as cores / De Várias idades / De muitos amores / Com umas até / Certo tempo fiquei / Pra outra apenas / Um pouco me dei... / Já tive mulheres / Do tipo atrevida / Do tipo acanhada / Do tipo vivida / Casadas carentes / Solteira feliz / Já tive donzela / E até meretriz ... / Mulheres cabeça / E desequilibradas / Mulheres confusas  /De guerra e de paz / Mas nenhuma delas / Me fez tão feliz / Como você me faz .../ Procurei / Em todas as mulheres / A felicidade / Mas eu não encontrei / Fiquei na saudade  / Foi começando bem / Mas tudo teve fim .../ Você é / O sol da minha vida / A minha vontade / Você é mentira / Você é verdade / É tudo o que um dia / Eu sonhei pra mim ...  / ( BIS ) /  . “ ]   .  

A angústia e o sofrimento causados por uma separação amorosa transformam o comportamento da pessoa amada em grande amargura . Martinho entoa  esta canção com um enorme sentimento na alma , configurando todo um sofrer  angustiante  declarado para seu   “  EX-AMOR   “ .



[ “ / Ex- amor , / Gostaria que tu soubesses / O quanto que eu sofri / Ao ter que me afastar de ti / Não chorei / Como um louco eu até sorri / Mas no fundo só eu sei / Das angústias que senti / Sempre sonhando / Com o mais eterno amor / Infelizmente / Eu lamento mas não deu / Nos desgastamos / Transformando tudo em dor / Mas mesmo assim eu acredito que valeu / Quando a saudade bate forte/ É envolvente /  Eu me possuo / E é na tua intenção / Com a minha cuca / Naqueles momentos quentes / Em que se acelerava o meu coração / . “ ]  .

O espírito  revolucionário que  Martinho da Vila apresentou  durante sua trajetória artística , dando uma nova roupagem nas características do samba-enredo e do partido –alto ,  estende-se ,  precocemente ,  em uma atitude encorajadora  criando um samba que configura a sua autobiografia desenvolvida  nas letras  de   “  QUEM  É  DO  MAR  NÃO  ENJOA  “ .  



[ “ /  Quem  é do mar não enjoa  , não enjoa  / Chuva fininha  é garoa , é garoa / Homem que é homem não chora , não , não chora / Quando a mulher vai embora , vai embora  /  Quem quiser saber meu nome / Não precisa perguntar  / Sou o Martinho lá da Vila / Partideiro devagar  / Quem quiser falar comigo / Não precisa procurar /  Vá aonde tiver samba / Que eu devo estar por lá / Eu cheguei no samba agora / Mas aqui eu vou ficar / Pois quem é mesmo do samba / Vai até o sol raiar / O sereno  tá  caindo / Tá caindo devagar / Vai cair chuva miúda / E o samba não vai parar / Serenou lá na Mangueira / Serenou lá na Portela / Serenou em Madureira / Serenou lá na favela / Serenou lá no Salgueiro  / Serenou lá no Capela / Serenou na minha casa / Serenou na casa dela / Quem tiver mulher bonita / Traga presa na corrente / Eu também já tive a minha / Mas perdi num samba quente / A menina foi embora / Mas um samba vou cantar / Pois está mesmo na hora / De ter outra em seu lugar / . “ ]  .   

Martinho
 sempre competiu nas quadras em escolha de samba-enredo que representaria nos desfiles das escolas na avenida  . Fascinado por esse gênero  , chegando a gravar um LP com sambas-enredo de várias escolas ,  foi verdadeiro criador , junto a seus parceiros , de sambas vencedores . O primeiro samba-enredo  , CARNAVAL  DE  ILUSÕES ,  composto em parceria com Gemeu ,  foi  o ponta- pé inicial para uma linda e competente participação em vários concursos , quase sempre saindo-se vencedor (  acaba de ganhar em parceria com Arlindo Cruz o samba da Vila para 2016 ) .  O segundo samba-enredo de Martinho da Vila  para a Unidos  de  Vila  Isabel    ,  embora  não tenha conquistado o êxito esperado , foi uma das músicas  que marcou o compositor  como grande revelação e , acima de tudo , lhe valeu o respeito da crítica .  “  QUATRO  SÉCULOS  DE  MODAS  E  COSTUMES   “ .



[ “ / A Vila desce colorida / Para mostrar no carnaval / Quatro séculos de modas e costumes / O moderno e o tradicional / Negras , brancos , índios / Eis a miscigenação / Ditando moda  / Fixando os costumes / Os rituais e a tradição / E surgem tipos brasileiros / Saveiros e batedor / O carioca e o gaúcho / Jangadeiro , cantador / Lá vem o negro / Vejam as mucamas / Também vem com o branco / Elegantes damas / Desfila modas  no Rio / Costumes do norte / E a dança do sul / Capoeira , desafios / Frevos e maracatu / Laiareiá ô , laiaraiá .... / Festa da menina moça / Na tribo dos carajás / Candomblés  lá da Bahia / Onde baixam os orixás / É a Vila que desce !!!! / . “ ]  .

Inspirado em um poema de Carlos Drummond de Andrade ,  Martinho da Vila , em parceria com Rodolpho   e  Graúna , seguindo sua linha de vanguarda em samba-enredo , compôs  , para o desfile da  “ Unidos de Vila Isabel “ , em  1980 , um samba cujo enredo era :   “   SONHO  DE  UM  SONHO  “  .

 

[ “ / Sonhei / Que estava sonhando um sonho sonhado / O sonho de um sonho magnetizado / As mentes abertas sem bicos calados / Juventude alerta / Os seres alados /  Sonho meu / Eu sonhava que sonhava /(BIS)/ Sonhei / Que eu era o rei que reinava como um ser comum / Era um por milhares , milhares por um / Como livres raios riscando os espaços / Transando o universo / Limpando os mormaços / Ai de mim / Ai de mim que mal sonhava / (BIS) / Na limpidez do espelho só vi coisas limpas / Como uma lua redonda brilhando nas grimpas / Um sorriso sem fúria , entre o réu e o juiz / A clemência  e a ternura por amor da clausura / A prisão sem tortura , inocência feliz /Ai meu Deus , / Falso sonho que eu sonhava / Ai de mim / Eu sonhei que não sonhava / Mas sonhei / . “ ]  .

Ainda com a ousadia revolucionária na feitura de  sambas-enredo ,  a Unidos de Vila Isabel  conquistou o quinto lugar na avenida  com o magnífico samba que  Martinho da Vila e Rodolfo de Souza  compuseram para o carnaval de 1969   “  IAIÁ  DO  CAIS  DOURADO  .



[ “ / No Cais dourado da velha Bahia / Onde estava o capoeira / A Iaiá também se via  / Juntos na feira ou na romaria / No banho de cachoeira / E também na pescaria / Dançavam juntos / Em todo fandango e festinha / E no reisado / Contra mestre e pastorinha / Cantavam  Iaiáralaiá , Iaiá / Nas festas do alto do Cantuá / Mas loucamente / A Iaiá do cais dourado trocou seu amor / Ardente por um moço requintado / E foi-se embora / Passear de barco à vela / Desfilando em carruagem / Já na era mais aquela / E o capoeira / Que era valente chorou /  Até que um dia a mulata / Lá no cais apareceu / Ao ver o seu capoeira / Logo pra ele correu / Pediu guarida  / Mas o capoeira não deu / Desesperada / Caiu no mundo a vagar / E o capoeira  ficou com seu povo a cantar ... / Laiá , Iaiá , iaiá , Iaiá / Laiá , Iaiá , Iaiá , iaiá . “ ]  . 

Encerrando  um pequeno demonstrativo musical desse enorme compositor e cantor , apresentaremos um samba  com tema da malandragem, característica essencial  manifestada na galeria das canções de  Martinho da Vila , referindo-se ao malandro explorador e sem escrúpulo  que nas rodas de samba está sempre    “  NA  ABA  “  .    

  

[ “ / Na  aba do meu chapéu / Você não pode ficar / Meu chapéu tem aba curta / Você vai cair / E vai se machucar / (BIS) /  Eu compro a cerveja / Você pede um copo / E bebe logo / Eu compro um cigarro / Você pede um / Como você pede um / Eu mando vir o salgado / O senhor come tudo / Parece que nunca comeu / Pede tudo que vê / Tu és 171 / Um tremendo 171 .../ Eu não nasci pra coronel / Coronel / Saia da aba do meu chapéu... /  (bis)  E REPETE A 1ª. ESTROFE  / Você passa por mim / e pergunta zombando / Passa zombando e diz : / _ Uns e outros , maneiro / Como é que é  ? / Como é que é ? / Para o seu bem-estar / Fique logo sabendo / Olha seu coisa ruim / É que lá no Macaco / Não tem Zé Mané / Não mora Mané / Lá na tendinha / Do Zé do Caroço / Será que o senhor / Não se lembra ? / Paguei a despesa / Ficaste com o troco / Até hoje não me devolveu /  Olhe bem que a massa / Está te sacando / Como está ! / De repentemente / O bicho está pegando ...! / É que eu sou do bairro de Noel / Seu nome é Vila Isabel / Vá saindo / Da aba do meu chapéu  /  (BIS) / . “  ]   .

          O  CANTINHO  MUSICAL  , ao investigar todo  acervo das canções  de Martinho da Vila , constatou  que  ele é um dos ícones  do samba brasileiro , contribuindo com suas belas e simples  composições  e interpretando canções suas e de outros compositores  com aquela cadência inconfundível . Infelizmente não foram apresentados  , neste espaço musical ,  vários sucessos da imensa  coletânea de seu cancioneiro . Entretanto  , tivemos o cuidado em selecionar os sambas que fizeram  e fazem sucessos no panorama da MÚSICA  POPULAR  BRASILEIRA  .

“ SEMPRE  DEMONSTRANDO  UM  SORRISO  ABERTO ,  UMA COMPETÊNCIA MAGISTRAL ,  UM ESPÍRITO RENOVADOR  EM  SUAS  COMPOSIÇÕES  E  UM  COMPANHEIRISMO  DE  PROFISSIONAIS  NO  MUNDO  DO  SAMBA  , MARTINHO  DA  VILA   HOJE  É  , INTERNACIONALMENTE  ,  CONHECIDO  E  RESPEITADO  COMO  CAMPEÃO  DE  SUCESSOS  E  COMO  UM  DOS  MAIORES  REPRESENTANTES  DA  MÚSICA  VERDADEIRAMENTE  POPULAR  BRASILEIRA” .”
 
 
WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »