HERIVELTO MARTINS , um dos expoentes da Música Popular Brasileira responsável por uma enorme contribuição para nosso cancioneiro musical , deixando como legado uma vasta criação eclética de gêneros em suas canções , é o personagem que ocupará este nosso espaço musical . Além de grande compositor , preocupou-se com a questão política , tornando-se um líder de sua classe cujas lutas chegam ao ponto culminante desejado : a aposentadoria . Foi , com muita maestria e competência , criador do primeiro trio vocal do Brasil , o “Trio de Ouro “, em 1937.
Herivelto de Oliveira Martins nasceu em 30 de janeiro de 1912 , no atual Município de Paulo de Frontin, no Norte do Rio de Janeiro , falecendo em 17 de setembro de 1992. Seu pai fascinado por apresentações teatrais , promovia Herivelto em suas atrações . Depois de várias mudanças de residência , já em Barra do Piraí , participou como artista circense num espetáculo burlesco . Já com 18 anos , chega ao Rio de janeiro para tentar uma vida artística . Não bastassem todas nuances originais , três fatos singulares enriqueceram sua biografia : o primeiro foi ter sido assistente-cicerone do astro e diretor Hollywood , Orson Welles , por sua estada no Brasil . A segunda foi a polêmica pública mantida com Dalva de Oliveira , através de músicas provocantes , por ocasião da separação do casal. A terceira foi ter sido o compositor que mais escreveu sambas para a Estação Primeira de Mangueira. O talento se revela em Herivelto Martins , capacitando-o a fazer melodias com a mesma facilidade com que escrevia letras , tornando-se um dos mais inventivos compositores das décadas de 30 a 50 , produzindo sambas , marchas , maxixes , boleros , valsas e tangos que se tornaram imortais na história da Música Popular Brasileira .
Agora desfilaremos algumas preciosas criações desse gênio incontestável do nosso cancioneiro . Iniciaremos com a peça musical que é um sucesso mundial e marco do samba-canção nacional , manifestando ,em todo conteúdo da obra , uma exaltação à beleza do morro : “ AVE MARIA NO MORRO “ .
[ “ / Barracão de zinco / Sem telhado / Sem pintura / Lá no morro / Barracão é ... bangalô / Lá não existe / Felicidade de arranha-céu / Pois quem mora lá no morro / Já vive pertinho do céu / Tem alvorada , tem passarada / Alvorecer / Sinfonia de pardais /anunciando o anoitecer / E o morro inteiro / No fim do dia / Reza uma prece... Ave Maria ! / Ave Maria /E quando o morro escurece / Eleva a Deus uma prece / Ave Maria ! “ ] .
Em quase toda trajetória de seus sucessos , desenhou-se , como motivo , a polêmica com sua ex-companheira , Dalva de Oliveira . Tudo começou , quando Herivelto anunciava a separação , compondo uma bela canção gravada por Francisco Alves : “ CAMINHEMOS “ .
[ / “ Não, eu não posso lembrar que te amei / Não , eu preciso esquecer que sofri / Faça de conta que o tempo passou / E que tudo entre nós terminou / E que a vida não continuou pra nós dois / Caminhemos , talvez nos vejamos depois / Vida comprida , estrada alongada / Parto à procura de alguém / Ou à procura de nada ... / Vou indo , caminhando / Sem saber aonde chegar / Talvez que na volta / Te encontre no mesmo lugar / . “ ] .
No mesmo período fez para Dalva de Oliveira gravar uma canção que estourou nas paradas de sucesso cujo tema versava sobre uma forma explícita para silenciar uma declaração sobre a traição amorosa com um pedido de “ SEGREDO “ .
[ “ Teu mal é comentar o passado / Ninguém precisa saber o que houve entre nós dois / O peixe é pro fundo das redes , segredo é para quatro paredes / Não deixe que males pequeninos / Venha transformar os nossos destinos / O peixe é pro fundo das redes / Segredo é pra quatro paredes / Primeiro é preciso julgar / Pra depois condenar . / Quando o infortúnio nos bate à porta / O amor nos foge pela janela / A felicidade para nós está morta / E não se pode viver sem ela / Para o nosso mal não há remédio , coração , / Ninguém tem culpa da nossa desunião / . “ ] .
Sabendo que Herivelto já estava morando com outra mulher , a partir daí , Dalva começa uma carreira solo e grava uma composição de J. Piedade e Oswaldo Martins . como resposta às insinuações musicais de Herivelto: “ TUDO ACABADO “
[ “ Tudo acabado entre nós , já não há mais nada / Tudo acabado entre nós , hoje de madrugada / Você chorou e eu chorei , você partiu e eu fiquei / Se você volta outra vez , eu não sei / Nosso apartamento agora vive à meia luz / Nosso apartamento agora já não me seduz / Todo egoísmo veio de nós dois / Destruímos hoje o que devia ser depois / “ ] .
Herivelto é golpeado pelo amigo e parceiro Marino Pinto , na composição que fez para Dalva , “ QUE SERÁ “ .
[ “ Que será / Da minha vida sem o teu amor / Da minha boca sem um beijo teu / Da minha alma sem o teu calor / Que será / Da luz difusa do abajour lilás / Se nunca mais vier iluminar / Outras noites iguais / Procurar / Uma nova ilusão não sei / Outro lar / Não quero ter além daquele que sonhei / Meu amor / Ninguém seria mais feliz que eu / Se tu voltasses a gostar de mim / Se teu carinho se juntasse ao meu / Eu errei / Mas se me ouvires me darás razão / Foi o ciúme que se debruçou / Sobre o meu coração /. “ ] .
A canção de Marino Pinto foi o motivo que piorou a relação entre o casal , colocando mais lenha na fogueira. Diante disso , em parceria com David Nasser , Herivelto , ironicamente , responde com uma bela canção , insinuando uma traição de Dalva com os amigos , gravado pelo Tri de Ouro , agora sem a presença dela. : “ CAMINHO CERTO “
[ “ / Eu deixei o meu caminho certo , / E a culpada foi ela , / Transformava o lar na minha ausência , / E qualquer coisa abaixo da decência , / Compreendi que estava tudo errado , / E amargurado parti , perdoando o pecado , / Mas deixei o meu caminho certo , / E a culpada foi ela / Sei agora , / Que os amigos , / Que outrora / Sentavam à minha mesa / Serviam sem eu saber um amor por sobremesa , / Acreditem , é muito fácil julgar / A infidelidade alheia , / Quando a casa não é nossa / E é outro quem paga a ceia / (BIS) / .” ] .
Em sequência , Ataulfo Alves fez para Dalva uma verdadeira confissão , porém eximindo-se totalmente de culpa pela traição : “ ERREI SIM “ .
[ “ Errei sim / manchei o teu nome / Mas foste tu mesmo / O culpado / Deixavas-me em casa / Me trocando pela orgia / Faltando sempre / Com a tua companhia / Lembra-te , agora, que não é , / Só casa e comida / Que prende por toda vida / O coração de uma mulher / As joias que me davas / Não tinham nenhum valor / O mais caro me negavas / Que era todo seu amor / Mas , se existe ainda / Quem queira me condenar , / Que venha logo / A primeira pedra / Me atirar / . “ ] .
Em resposta , Herivelto fez “ TEU EXEMPLO “ falando de estrela na lama . Logo depois , Dalva gravou “ CALÚNIA “ e Herivelto fez com Benedito Lacerda “ CONSULTA TEU TRAVESSEIRO “ e “ NÃO TEM MAIS JEITO “ . Fazendo referência à antiga profissão circense de Herivelto , aprofundando ainda mais a crise , Nelson Cavaquinho e Oswaldo Martins compuseram para Dalva “ PALHAÇO “ . [ “ Sei que é doloroso um palhaço / Se afastar do palco por alguém / Volta que a plateia te reclama / Sei que choras palhaço / Por alguém que não te ama / Enxuga os olhos e me dá um abraço / Não te esqueças que és um palhaço / Faça a plateia gargalhar / Um palhaço não deve chorar .... “ ] .
A paixão de Herivelto pelo samba e , em especial , por sua amada Estação Primeira de Mangueira , fez com que compusesse algumas pérola para a escola , como : “ Lá em Mangueira “ , “ Adeus Mangueira “ e “ Saudosa Mangueira . [ “ / Tenho saudades da Mangueira / Daquele tempo em que eu batucava por lá / Tenho saudade do terreiro da escola / Sou do tempo do Cartola / Velha guarda o que é que há ? / Eu sou do tempo em que o malandro não descia / Mas a polícia no morro também não subia / Ai ! Mangueira , minha saudosa Mangueira / Depois que o progresso chegou / Tudo se transformou e a Mangueira mudou / Já não se samba mais à luz de um lampião / E a cabrocha não vai pro terreiro de pé no chão / . “ ] .
Ainda na linha do samba , compôs com Grande Otelo“ PRAÇA ONZE “
[ “ Vão acabar com a Praça Onze / Não vai haver mais Escola de Sambe , não vai / Chora o tamborim / Chora o morro inteiro / Favela , Salgueiro , / Mangueira , Estação Primeira / Guardai os vossos pandeiros , guardai / Porque a Escola de Samba não sai .../ ] .
“ CABELOS BRANCOS “ , gravado por excelentes interpretes da MPB , também expressava os problemas amorosos do casal Herivelto-Dalva
[ “ Não falem dessa mulher perto de mim / Não falem pra não lembrar minha dor / Já fui moço , já gozei a mocidade / Se me lembro dela me dá saudade / Por ela vivo aos tranco e barrancos / Respeitem ao menos meus cabelos brancos / Ninguém viveu a vida que eu vivi / Ninguém sofreu na vida o que eu sofri / As lágrimas sentidas / Os meus sorrisos francos / Refletem-se hoje em dia / Nos meus cabelos brancos / E agora em homenagem ao meu fim / Não falem desta mulher perto de mim / . “ ] .
Com o grande parceiro David Nasser edificou várias belas canções como “ A CAMISOLA DO DIA “ , sucesso na maravilhosa voz de Nélson Gonçalves .
[ “ / Amor , eu me lembro ainda / Era linda , muito linda /Um céu azul de organdi / A camisola do dia / Tão transparente e macia / que eu dei de presente a ti / Tinha rendas de Sevilha / A pequena maravilha / Que teu corpinho abrigava / E eu era o dono de tudo / Do divino conteúdo / Que a camisola ocultava / A camisola que um dia / Guardou a minha alegria / Desbotou , perdeu a cor / Abandonada no leito / Que nunca mais foi desfeito / Pelas vigílias de amor / . “ ] .
Na expectativa de entrar em contato com a pessoa amada , aguarda com muita ansiedade a sua presença , na esperança de tocar o “ NEGRO TELEFONE “
[ “ O meu cigarro apagou / Ela não vem , não vem mais / Depressa a noite passou / Nem um recado deixou / E esse negro telefone / Até agora não tocou ( bis ) / Será que ela ainda lembra / Do compromisso que tem / Ou será que ela agora / Deixou de me querer bem / Será que onde ela mora / Está chovendo também / Ou será que ela agora / Dorme nos braços de alguém / A chuva cai na vidraça / A vida é triste e sem graça / Depressa a noite passou / E meu cigarro acabou / E esse negro telefone / Até agora não tocou / . “ ] .
“ ÚLTIMO TANGO “ , “ ESTAÇÃO DA LUZ “ , “ CARLOS GARDEL demonstram a versatilidade da dupla Herivelto – Nasser na criação de um gênero musical argentino . Exaltando a qualidade de CARLOS GARDEL , compõem um tango como homenagem póstuma para o cantor e compositor portenho , também sucesso na voz de Nélson Gonçalves
[ “ Tango , bandoneons e uma guitarra que geme / Num ritmo de amor desesperado / Um cabaré que fecha suas portas / Uma rua de amor e de pecado / Um guarda que vigia numa esquina / Um casal à procura de um hotel / Um resto de melodia / Um assovio / Uma saudade mortal / Carlos Gardel . Carlos Gardel , Buenos Aires cantava o teu canto / Buenos Aires chorava no teu pranto / E vibrava em tua voz , Carlos Gardel , / O teu canto era batuta de um maestro / Que fazia pulsar os corações / Na amargura das tuas melodias / Carlos Gardel , Se cantavas a tragédia das perdidas / Compreendendo suas vida / Perdoava seu papel / Por isso enquanto houver um tango triste / Um otário , um cabaré e uma guitarra / Tu viverás também , Carlos Gardel / . “ ] .
Ainda com a magnífica dupla , uma preciosidade do nosso cancioneiro , retratando , em uma visão lírica , o sentimento de uma mágoa amorosa : “ ATIRASTE UMA PEDRA “
[ “ Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem / E quebraste um telhado , perdeste um abrigo / Feriste um amigo / Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou / Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca beijou / Quebraste um telhado / Que nas noite de frio te servia de abrigo / Perdeste um amigo que teus erros não viu / E tanto pranto enxugou / Mas acima de tudo atiraste uma pedra / Turvando esta água / Esta água que um dia , por estranha ironia / Tua sede matou / Atiraste uma pedra no peito de quem / Só te fez tanto bem / . “ ] .
Com Aldo Cabral , Herivelto compôs uma bela canção que retrata uma grande surpresa do amado , quando , ao despertar , percebe que seu grande amor foi embora e , na esperança de que ainda estivesse presente , supôs que seria um : “ BOM DIA “ .
[ “ Amanheceu , que surpresa / Me reservava a tristeza / Nessa manhã muito fria / Houve algo de anormal / Tua voz habitual / não ouvi dizer / Bom dia / Teu travesseiro vazio / Provocou-me um arrepio / Levantei-me sem demora / E a ausência de teus pertences / Me disse , não te convences / Paciência , ela foi embora / Nem sequer no apartamento / Deixaste um eco , um alento / Da tua voz tão querida / E eu concluí num repente / Que o amor é simplesmente / O ridículo da vida / Num recurso derradeiro / Corri até o banheiro / Pra te encontrar , que ironia / E que erro tu cometeste / Na toalha que esqueceste / Estava escrito BOM DIA ! / “ ] .
Encerando este pequeno desfile musical da galeria preciosa de Herivelto Martins , fecharemos com chave de ouro apresentando uma bela canção interpretada magistralmente por Ângela Maria , onde há exteriorização de uma enorme paixão não correspondida : “ RECUSA “ .
[ “ Esta dor que deixaste em minha alma / Com tanta indiferença / Eu não posso afastá-la sequer / Um momento de mim / Quanto mais me desprezas / Mais quero sentir tua presença / Não consigo esquecer-te , meu Deus / Por que sofrer assim ? /Sem motivo nenhum tu recusas / Um amor tão sincero / Sem motivo nenhum/ Abandonas a felicidade / A minha vida é uma vida / De mágoa, de dor e descrença/ E eu sofro ao sentir na recusa / Tamanha indiferença . “ ] .
Pedimos licença aos nossos leitores para o fechamento de nosso ensaio musical sobre um exponencial da nossa MPB com um depoimento de Pery Ribeiro . “ Meu pai , Herivelto Martins , ainda é o cronista maior de um Rio que abrigou em seu tempo as maiores cabeças musicais do nosso país . Com a força e a sensibilidade de sua obra , liderou um momento artístico que enriqueceu a cultura popular do Brasil , deixando um legado de simplicidade e comunicação com a massa , numa linguagem de cores tão fortes que irão colorir para sempre a alma do povo brasileiro “.