03/03/2016 às 09h33min - Atualizada em 03/03/2016 às 09h33min

Lamentos e soluços da alma nas canções de “Dolores Duran”

Nos sentimentos de  perda da pessoa amada  em  seus cantos e na fossa profunda de suas  canções , lacrimejam dores de amor brotadas  de sua própria alma , expressando e confundindo  em suas  manifestações poéticas    os sofrimentos reais  e fictícios  que hoje exprimem-se  e brilham  no quadro da MÚSICA
POPULAR BRASILEIRA com um rótulo inconfundível dessa mulher maravilhosa cujo nome é  “DOLORES  DURAN “.

           ADILEIA   SILVA  DA  ROCHA  adotou  o  nome  artístico de DOLORES  DURAN  ao dezesseis anos , nasceu no Rio de Janeiro , em 7 de junho de 1930 . A versatilidade de Dolores Duran  no canto e na composição colocou-a  no mais alto degrau da fama .  Na  voz executava diversos gêneros musicais melodicamente apreciável em várias línguas e na composição exteriorizava uma competência poética admirável  e um poder de criação   inigualável . Dolores Duran viajou em companhia dos mais expressivos compositores formando  parcerias com cada um deles , comumente , criando canções de várias situações sobre temas amorosos .

Foi parceira de Antônio Carlos Jobim na canção que expressa um belo sentimento de um retorno  amoroso :   “  POR  CAUSA  DE  VOCÊ  “   [ “ / Ah ! Você está vendo só / Do jeito que eu fiquei e que tudo ficou / Uma tristeza tão grande / Nas coisas mais simples / Que você tocou / A nossa casa , querida, / Já estava acostumada / Guardando você / As flores na janela / Sorriam , cantava / Por causa de você / Olhe , meu bem , nunca mais / Nos deixe , por favor / Somos a vida , o sonho / Nós somos o amor / Entre , meu bem , por favor / Não deixe o mundo mau / Lhe levar outra vez / Me abrace simplesmente / Não fale , não lembre / Não chore , meu bem / “ . ]


Ainda com muita maestria, Dolores  Duran  e  Tom  Jobim  compuseram  uma canção  em que narram o esplendor do amanhecer  de dois enamorados , para abrilhantar mais a coleção  de suas maravilhosas músicas  :  “  ESTRADA  DO  SOL “  . 

[ “ / É de manhã  / Vem o sol mas os pingos da  chuva / Que ontem caiu / Ainda estão a brilhar / Ainda estão a dançar/  Ao vento 
alegre que me traz está canção  / Quero que você me dê a mão / Que eu vou sair por aí / Sem pensar no que foi que sonhei / Que chorei , que sofri / Pois a nossa manhã / Já me fez esquece / Me dê a mão, vamos sair para ver o sol . / “ ]     .  

Com    parceria    de  J.  Ribamar ,  Dolores Duran  compôs uma canção que expressa uma bela declaração amorosa  desesperadora , sofrida e  contraditória e expressada  liricamente   em     “   TERNURA   ANTIGA  “  .  

[ “ / Ai , a rua escura , o vento frio / Esta saudade , este vazio / Esta vontade de chorar / Ai , esta distância tão amiga / Esta ternura tão antiga / E o desencanto de esperar / Sim , eu não te amo porque quero / Ah , se eu pudesse esqueceria / Vivo , e vivo só porque te espero / Ai , esta amargura esta agonia / . “  ]  .   



Os  desgastes nas relações amorosas são manifestados em cada gesto e em cada olhar como verdadeiros avisos  de   “  FIM  DE  CASO  “ . 

[ “ /  Eu desconfio / Que o nosso caso / Está na hora de acabar / Há um adeus em cada gesto  / Em cada olhar / O que não temos é  coragem de falar /  Nós já tivemos a nossa fase de carinhos apaixonados / De fazer verso e viver sempre abraçados / Naquela base / Do só ou  se você for / Mas de repente / Fomos ficando / Cada dia mais sozinhos / Embora juntos / Cada qual tem seu caminho / E já não temos / Nem vontade de brigar / Tenho pensado / E Deus permita / Que eu esteja errada , / Mas eu estou , / Estou desconfiada / Que o nosso caso / Está  na hora de acabar ... /  . “ ] .

As Canções de fossa ou dor de cotovelo narram tristes e arrependida a perda da pessoa amada , motivada por constantes desentendimentos entre casais , fazendo dizer coisas não comuns entre amantes.  Dolores Duran  expressa na música todo sofrimento da separação em   “  CASTIGO   “ .

[ “ / A gente briga , diz tanta coisa que não quer dizer / Briga  pensando que não vai sofrer / Que não faz mal se tudo terminar / Um belo dia a gente entende que ficou sozinha/ Vem o desejo de chorar baixinho / Vem o desejo triste de voltar / Você se lembra foi isso mesmo que se deu comigo / Eu tive orgulho e tive por castigo / A vida inteira para me arrepender / Se eu soubesse / Naquele dia o que eu sei agora / Eu não seria esse ser que chora / Eu não teria perdido você /  (BIS) . “ ] .  

Dolores Duran , contrapondo a fossa e o sofrimento de amor , desenvolve , também , momentos harmoniosos no tema que desfolha toda a beleza através de um desejo ardente de querer todas as maravilhas que envolvem a vida amorosa em   “  A  NOITE  DO  MEU  BEM  “ . 

[ “ / Hoje eu quero a rosa mais linda que houver / E a primeira estrela que vier  / Para enfeitar a noite de meu bem / Hoje eu quero paz de criança dormindo / E o abandono de flores se abrindo / Para enfeitar a noite de meu bem / Quero a alegria de um barco voltando / Quero ternura de mãos se encontrando / Para enfeitar a noite do meu bem / Ah! Eu quero o amor , o amor mais profundo / Eu quero toda beleza do mundo / Para enfeitar a noite do meu bem / Ah! Como esse bem demorou a chegar / Eu já nem sei se terei no olhar / Toda pureza que quero lhe dar /.” ] .   

Toda relação amorosa mal  sucedida  pressupõe-se que a fragilidade sentimental da mulher  a coloca em um labirinto de tristeza  diante da perda de seu amado : LEDO  ENGANO  . Dolores Duran e J. Ribamar  desmistificam  esse pensamento  na canção  “   IDEIAS  ERRADAS  “ 

[ “ /  Não faça ideias  erradas  de mim / Só  porque eu quero você tanto assim / Eu gosto de você mas não esqueço / De tudo quanto valho e mereço / Não pense que se você me deixar / A dor será capaz de me matar / De um verdadeiro  amor não se aproveita / E não se faz senão aquilo que  merece /  Depois ele se vai , a gente aceita / a gente bebe ,  a gente chora , mas esquece ! /” ] . 

Boatos sobre o sofrimento amoroso  deixam as pessoas  em  êxtase  , quando  , na verdade , elas deveriam manter um equilíbrio emocional , desmentindo o fato , diante  da  situação apresentada .  Primeiro  questionando o autor da boataria , depois enumerando os argumentos , perguntando :    “   QUEM   FOI   “ 

[ “ /  Quem foi  ? / Quem foi que andou dizendo / Que eu vivo sempre sofrendo ? /  Que eu vivo  sempre chorando  / Não teve razão / Quem me fez essa maldade / Que eu vivo sofrendo é verdade / Mas sofro sorrindo , cantando  / O pranto para mim não existe / Não choro quando estou triste / Sorrio sempre na  dor  / Não dou valor ao coração / Não ligo a uma ingratidão / Não choro por um amor / Quem foi ? Quem foi ? “ ] .  


A incompatibilidade  entre os casais sempre causa da separação, o que acontece com frequência  na montagem dos eixos temáticos  nas canções de Dolores Duran , como em   “  NOSSO  DESTINO  “  .

[ “ /  Nosso destino é Deus quem sabe / É Deus , é Deus , é Deus  / Briguei , Não quero mais você / Por isso adeus , adeus , adeus / Adeus /  Já vi que entre nós dois / O sangue não casou / O nosso gênio é bom / Mas não se combinou / “ ] .



Um dia , ao encontrar-se com Ribamar, parceiro fiel ,Dolores mostrou-lhe  uns versos . O parceiro pediu que ela os deixasse com ele por alguns dias, para fazer profunda análise do tema  , sem muita demora nascia ali um belo  samba-canção    “   QUEM  SOU  EU  ?  

[ “ / Se  mil vezes você me deixar / E voltar / Eu aceito / Quem sou eu pra dizer o que é / E o que não é direito / Meu amor é sincero / É amor e será sempre assim / Quem sou eu para querer que você / Goste apenas de mim / Se mil vezes você me trair / Perdoarei / E palavras amargas e tristes / Jamais lhe  direi / Sou assim , ai  de mim  / Sou assim e não posso mudar / Meu amor é mais forte que eu / (bis ) / Quem sou eu para mudar ? / “ ] .

Das Mais belas canções de  Dolores Duran  destaca-se  “   O  QUE  É QUE  EU  FAÇO  “  , pelo fato histórico ocorrido após o falecimento de Dolores .  MARISA  GATA  MANSA , grande amiga de Dolores ,  com quem conviveu toda uma  trajetória no mundo da música ,  entregou a  José RIBAMAR , fiel  amigo e parceiro em várias canções  com  DOLORES  DURAN , a letra da música que deixara aos cuidados dela , para que ele completasse aquela bela poesia com um especial  arranjo musical .

Composta agora a  BELA  CANÇÃO , gravada  posteriormente por Isaura Garcia e Elizeth Cardoso , garantiu um imenso sucesso  com o rótulo de  “ O  QUE  É  QUE  EU  FAÇO “. 

[ “ / Se não é amor / Por que é que eu sinto esta vontade de chorar / Se não é amor / por que é que eu sinto / Esta saudade sem parar / Se não é amor /Por que só tu vens alegrar o meu viver / Com velhas palavras / Lindas palavras que só tu sabes dizer / Se não é amor / Por que é que eu tinha / De  escrever esta canção / Se não é amor / Por que é que eu fico / Assim feliz quando te abraço / Mas se for amor , responda , coração , / Responda , meu amor , o que é que eu faço ! / “  ]  .
            
O encantamento que os amantes da boa música direcionam para a imagem de uma maravilhosa artista é saber que ao criar suas lindas canções , pautadas em um lirismo poético  , também se destaca como uma brilhante intérprete de suas músicas  e de outras que a fascinam pela beleza harmoniosa  e  admiração pelo lirismo expresso em cada verso.  “ NINGUÉM ME AMA , por exemplo ,canção composta pelo amigo Antonio Maria, era , para  Dolores , o referencial  de uma música  com exagero  aguçado no sofrimento do amor , entretanto  a identidade de seus padecimentos  amorosos nas  composições de DOLORES expunha uma sutileza comovente  , porque trazia  todo sentimento sofrido, difícil , típico dos amores impossíveis  , das desesperanças e das desilusões .

Para que os leitores façam uma comparação nas linhas significativas das canções de Dolores Duran , aí vai  : NINGUÉM ME AMA  de Antonio Maria  . 

[ “ /  Ninguém me ama , ninguém me quer / Ninguém me chama de meu amor / A vida passa , e eu sem ninguém / E quem me abraça não me quer bem / Vim pela noite tão longa de fracasso / Em fracasso / E hoje descrente de tudo me resta o cansaço / Cansaço da vida , cansaço de mim / Velhice chegando e eu chegando  ao fim / “ ]   .


Outro detalhe é que  Antônio Maria e Billy Blanco  compuseram canções para Dolores cantar e influenciaram sua formação como compositora . A versatilidade de  Dolores Duran é também expressa no domínio da língua espanhola  o que a fez gravações de belos boleros com maravilhosa pronúncia em espanhol .
        Se a palavra  “  DOR  “  já  está contida  etimologicamente no nome de  “ DOLORES “ ,   pode representar  um reforço para  uma  criatividade artística maior e  de qualidade , logo aí encontra-se  um dos mistérios envolvidos na grandeza  de uma mulher que veio ao mundo para cumprir uma missão cuja função é demonstrar através  das belas temáticas o sofrimento  do  AMOR  .   DOLORES DURAN  concentrou-se , em torno de si mesma ,  uma legião de maravilhosos cantores e compositores  e , juntos , edificaram  , com suas partituras e vozes ,  um  TABERNÁCULO  MUSICAL  que é  orgulho de todos os que têm sensibilidade pela BOA MÚSICA !
      Finalizando este demonstrativo sobre  tesouro de  DOLORES  DURAN , uso de um belo depoimento sobre ELA :
            “  ALGUNS  SERES PARECEM  PREDESTINADOS .  PARECEM CHEGAR AO MUNDO  COM UMA  DIREÇÃO  JÁ  ESCOLHIDA .  ESSE  TALVEZ  TENHA SIDO O CASO DE  DOLORES  DURAN .  A  FACILIDADE  PARA APRENDER , A DILIGÊNCIA NO MANUSEIO  DAS PALAVRAS , O TALENTO  E  A  VONTADE  DE  CANTAR . PORÉM NUMERAR ESSAS CARACTERÍSTICAS  NÃO É SUFICIENTE PARA DAR CONTA  DA TRAJETÓRIA DE DOLORES  DURAN . DIZER QUE ELA FOI UMA MULHER-CANÇÃO NÃO É SUFICIENTE .  DOLORES FOI, TAMBÉM, MULHER-CHAMA, QUE PASSOU PELO MUNDO FUGASMENTE MAS DEIXOU SEU RASTRO, COMO UM CAMINHO DE PÓLVORA , NA HISTÓRIA DA MÚSICA E NA MEMÓRIA DOS QUE OUVIRAM OU AINDA VÃO OUVIR SUAS CANÇÕES !! “
 
WALDEMAR  PEDRO  ANTONIO                                 e-mail :    [email protected]
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »