O CANTINHO MUSICAL dedica este espaço para apresentar dois compositores que pertencem ao mesmo clã onde a música os conduz para o eixo da criatividade : HAROLDO e EDU LOBO . Pai e filho que nasceram com uma brilhante estrela para luzir o quadro da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA . Pergunto : quando Haroldo passa , o povo diz:_ lá vai o pai de Edu ou quando Edu passa , o povo diz:_ lá vai o filho do Haroldo ? A popularidade desses compositores é tão idolatrada no mundo musical , que cabe ao questionamento detectar o mesmo grau de valor a um e a outro . Ambos têm igual nível de aceitação e conhecimento de suas imagens . Dentro de uma hierarquia familiar , pedimos permissão para iniciarmos com o pai : HAROLDO LOBO . Com toda certeza , HAROLDO e BRAGUINHA contribuíram com um enorme acervo de músicas carnavalescas para o reinado de Momo. . Considerados exponenciais do carnaval brasileiro , ornamentaram e sustentaram durante muito tempo a Festa momesca , criando marchas e sambas que alucinavam os foliões nas batalhas de confetes . , Haroldo Lobo , junto com vários parceiros , contribuiu com verdadeiras pérolas musicais . Desfilaremos a partir de agora algumas maravilhosas canções que abrilhantaram o cenário carnavalesco . Um indígena desdenha , inocentemente , as intencionalidades no assédio da mulher branca querendo lhe dar um especial presente, e ele opta por “ ÍNDIO QUER APITO “ . [ “ / Ê, ê, ê, ê, ê / Índio quer apito / Se não der / Pau vai comer / Lá no banal mulher de branco / Levou pra índio colar esquisito / Índio viu presente mais bonito / Mim não quer colar / Índio quer apito / . “ ] .
Haroldo e Wilson Batista compuseram um samba que foi grande sucesso na voz de Roberto Silva , versando sobre um conquista ardente de uma mulher modelo , comparando com uma que já demonstrou com seus predicados muita afinidade com o que ele procura : “ EMÍLIA “ . [ “ / Eu quero uma mulher, que saiba lavar e cozinhar / Que de manhã cedo, me acorde na hora de trabalhar / Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz / Emília, Emília, Emília, eu não posso mais / Ninguém sabe igual a ela / Preparar o meu café / Não desfazendo das outras / Emília é mulher / Papai do céu é quem sabe / A falta que ela me faz / Emília, Emília, Emília, eu não posso mais.. / . “ ] .
Para a retomada de grande alegria de outrora , Haroldo , tendo o parceiro Niltinho na composição , manifesta , numa simples canção , o desejo ardente de expulsar de seu coração a “ TRISTEZA “ . [ “ / Por favor vai embora / Minha alma que chora / Está vendo o meu fim / Fez do meu coração a sua moradia / Já é demais o meu penar / Quero voltar aquela vida de alegria / Quero de novo cantar / Lá, rá, lá, rá / Lá, rá, lá, rá, lá, rá, rá / Lá, rá, lá, rá, lá, rá, rá / Quero de novo cantar / ] .
Tema muito comum nas músicas carnavalescas é bastante explorado em varias canções no período de Momo : Depois de uma separação entre casais a parte infiel arrepende-se pedindo para voltar e , imediatamente , é negado o pedido , alegando que já há um novo amor em seu lugar . Este samba simples retrata justamente este tema onde uma parte usa de uma expressão totalmente de descarte : “ PRA SEU GOVERNO “ . [ “ / Você não é mais meu amor / Porque vive a chorar / Prá seu governo / Já tenho outra em seu lugar / ( bis ) / Pedi para voltar / Porém você não me atendeu / Agora o nosso amor / Prá seu governo já morreu / . “ ] .
Triste surpresa aguarda Oscar que chega do trabalho e recebe um bilhete , dizendo que sua amada partiu , porque a vida que ela quer levar é de liberdade pois gosta de viver na orgia . O impacto da notícia teve início , quando a vizinha chamou : “ O SEU OSCAR “ [ “ / Cheguei cansado do trabalho /Logo a vizinha me chamou: / Ò Seu Oscar / Tá fazendo meia hora / Que a sua mulher foi embora / E um bilhete deixou / (Meu Deus que horror!) / O bilhete assim dizia: / Não posso mais. eu quero é viver na orgia! / Fiz tudo para ver seu bem-estar / Até no cais do porto eu fui parar / Martirizando o meu corpo noite e dia / Mas tudo em vão: ela é da orgia. (Parei!) / . “ ] .
Ainda alegrando o carnaval , porque criava com simplicidade marchinhas que pegavam logo , Haroldo Lobo descreve a resposta de uma mulher que fora enganada , abandonando o amado , o que motivou nele muito pranto , sabendo ela do fato ocorrido teve uma reação dizendo : “ ACHO-TE UMA GRAÇA “ . [ “ / Chora palhaço / Chora que passa / Pimenta nos olhos dos outros, é refresco / Acho-te uma graça (bis) / Querias fazer eu sofrer / E até ver a minha desgraça / Mas é que eu não durmo com os olhos dos outros / Acho-te uma graça / . “ ] .
Haroldo sempre contribuiu com suas criações carnavalescas dando aos foliões marchas simples e com temas conhecidos e variados . Nesta canção , utiliza , como motivo criador , uma passagem da bíblia com a história de Adão e Eva , deixando transparecer , como de costume nas marchinhas carnavalescas , uma mensagem subliminar erótica na “ HISTÓRIA DA MAÇÃ “ . [ “ / A história da maçã / É pura fantasia / Maçã igual aquela / O Papai também comia / Eu li num almanaque / Que num dia, de manhã / Adão estava com fome / E comeu a tal maçã / Comeu com casca e tudo / Não deixando nem semente / Depois botou a culpa / Na pobre da serpente / . “ ] .
Haroldo compôs uma marchinhas que fez muito sucesso no carnaval carioca versando sobre uma adoração política por Getúlio Vargas , quando voltou à Presidência da República , havendo um apelo para que todos novamente colocassem a fotografia do velhinho em suas paredes : “ RETRATO DO VELHO “ . [ “ / Bota o retrato do velho outra vez / Bota no mesmo lugar / ( bis ) / O sorriso do velhinho / Faz a gente trabalhar / (bis) / Eu já botei o meu / E tu, não vais botar? / Já enfeitei o meu / E tu vais enfeitar ? / O sorriso do velhinho / Faz a gente trabalhar / (BIS) / . “ ] .
Encerramos com as obras do PAI LOBO como a verdadeira marca da folia . Sabendo que no carnaval a temperatura é quente , Haroldo Lobo utiliza o motivo para compor uma marchinha que , com certeza , fora a mais cantada pelos foliões , ficando inesquecível nos bailes carnavalescos : “ ALLAH-LA-Ô “ . [ “ / Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô / Mas que calor, ô ô ô ô ô/ Atravessamos o deserto do Saara / O Sol estava quente, queimou a nossa cara / Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô / Mas que calor, ô ô ô ô ô ô... / Viemos do Egito / E muitas vezes nós tivemos que rezar / Allah, Allah, Allah, meu bom Allah / Mande água pro ioiô / Mande água pra Iaiá / Allah, meu bom Allah / . “ ] .
Agora o CANTINHO MUSICAL fará um panorama de algumas pérolas musicais do FILHO LOBO . Vinícius de Morais compôs uma linda poesia e cedeu-a a Edu Lobo para que desse a ela uma bela ilustração musical , o que se concretizou , a ponto de alguns críticos e jornalistas considerarem como o marco inaugural de um novo estilo da Música Popular Brasileira . Apresentada , em 1965 , no 1º. Festival da MPB e consagrada em uma explosão vocal maravilhosa de Elis Regina , exteriorizando um misticismo simbólico e uma fé diante de um verdadeiro milagre , demonstrado em um “ ARRASTÃO “. [ “ / Eh! tem jangada no mar /Hei! hei! hei! / Hoje tem arrastão /Eh! todo mundo pescar / Chega de sombra João... / Jovi, olha o arrastão / Entrando no mar sem fim / Eh! meu irmão me traz / Yemanjá prá mim...(2x) / Minha Santa Bárbara / Me abençoai / Quero me casar / Com Janaína.. / Eh! puxa bem devagar / Hei! hei! hei! / Já vem vindo o arrastão / Eh! é a Rainha do Mar / Vem! / Vem na rede João / Prá mim!... / Valha-me Deus / Nosso Senhor do Bonfim / Nunca jamais se viu / Tanto peixe assim...(2x) / Minha Santa Bárbara / Me abençoai / Quero me casar / Com Janaína.. / Eh! puxa bem devagar / Hei! hei! hei! / Já vem vindo o arrastão / Eh! é a Rainha do Mar / Vem! / Vem na rede João / Prá mim!... / Valha-me Deus / Nosso Senhor do Bonfim / Nunca jamais se viu / Tanto peixe assim...(3x) / . “ ] .
Edu Lobo foi um compositor engajado no movimento estudantil de resistência musical durante a Ditadura Militar , expressando sempre o desagrado à situação política da época . Esta canção foi vencedora do Terceiro Festival de Música da Record , em 1967 , tendo como tema a composição instrumental , baseada na maneira de pontear instrumentos de corda , camuflando , metaforicamente , através de seus versos , toda opressão do regime da época , criando com Capinam a bela canção : “ PONTEIO “ . [ “ /Era um, era dois, era cem / Era o mundo chegando / E ninguém que soubesse que eu sou violeiro / Que me desse amor ou dinheiro / Era um, era dois, era cem / Vieram pra me perguntar / E você: - de onde vai, de onde vem? / Diga logo o que tem pra contar / Parado no meio do mundo / Senti chegar meu momento / Olhei pro mundo e nem via / Nem sombra, nem sol, nem vento / Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar / Era um dia, era claro, quase meio / Era um canto calado, sem ponteio / Violência, viola, violeiro / Era a morte ao redor, mundo inteiro / Era um dia, era claro, quase meio / Tinha um que jurou me quebrar / Mas não lembro de dor nem receio / Só sabia das ondas do mar / Jogaram a viola no mundo / Mas fui lá no fundo buscar / Se tomo a viola, ponteio / Meu canto não posso parar, não / Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar / Era um, era dois, era cem / Era um dia, era claro, quase meio / Encerrar meu cantar, já convém / Prometendo um novo ponteio / Certo dia que sei por inteiro / Eu espero não vá demorar / Esse dia estou certo que vem / Digo logo que vem pra buscar / Correndo no meio do mundo / Não deixo a viola de lado / Vou ver o tempo mudado / E um novo lugar pra cantar / Quem me dera agora eu tivesse a viola pra cantar /.” ] .
Nesta canção , há uma manifestação poética , versando sobre o ato de um adeus , expressada em uma linda e romântica declaração amorosa de quem parte . Edu Lobo externa na composição o seu maravilhoso lado lírico-amoroso em “ PRA DIZER ADEUS “ . [ “ / Adeus / Vou pra não voltar / E onde quer que eu vá / Sei que vou sozinho / Tão sozinho amor / Nem é bom pensar / Que eu não volto mais / Desse meu caminho / Ah, pena eu não saber / Como te contar /
Que o amor foi tanto / E no entanto eu queria dizer / Vem / Eu só sei dizer / Vem / Nem que seja só / Pra dizer adeus / “ ] . Esta composição é o verdadeiro retrato de uma trajetória humana que denuncia a falta de liberdade do homem .
Edu Lobo descreve, no roteiro poético da personagem , os ensinamentos ao neguinho sobre folclore , reza curadora e coragem , entretanto recusa o aprendizado da liberdade , motivado pela opressão política da época . A canção simboliza , através de suas metáforas , um canto de alerta , cristalizado na maravilhosa voz de Elis Regina : “ UPA NEGUINHO “ . [ “ / Upa neguinho na estrada / Upa pra lá e pra cá / Vixi, que coisa mais linda / Upa neguinho começando a andar / Upa neguinho na estrada / Upa pra lá e pra cá / Vixi, que coisa mais linda / Upa neguinho começando a andar/ Começando a andar, começando a andar / E já começa a apanhar / Cresce neguinho me abraça / Cresce me ensina a cantar / Eu vim de tanta desgraça mas muito eu te posso ensinar / Capoeira, posso ensinar / Ziquizira, posso tirar / Valentia, posso emprestar / Liberdade só posso esperar / . “ ] . EDU LOBO é um artista com muitas versatilidades dentro do mundo musical . Além de emérito compositor , contribuindo pelo o enriquecimento da Música Popular brasileira com suas belas canções , edificou , para os grandes sucessos do teatro e do cinema , um número incalculável de inteligentes trilhas sonoras . O CANTINHO MUSICAL encerra esta pequena amostra , achando que foi suficiente para se ter uma noção do que PAI e FILHO LOBO são capazes de criar e recriar lindas composições que se eternizam no cenário da MÚSICA POPULAR BRASILEIRA .
O ENDEUSAMENTO DE ARTISTAS QUE ESCREVEM SEUS NOMES NOS ANAIS PERPÉTUOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA , ATRAVÉS DE SUAS CRIAÇÕES , É BASICAMENTE SUFICIENTE PARA A ELES DEDICAR RESPEITO , RECONHECIMENTO E MUITO AMOR . O QUE ENTRISTECE É VER NA APRESENTAÇÃO DE BELAS CANÇÕES A CAMUFLAGEM DOS VERDADEIROS CRIADORES , FICANDO AUSENTES DA LUMINOSIDADE ADOTADA PELOS DIVULGADORES . O CANTINHO MUSICAL ESPERA QUE TENHA SIDO O LUZEIRO DAS OBRAS DOSDOIS LOBOS MANSOS , CRIATIVOS E HARMONIOSOS : “ HAROLDO e EDU “