O CANTINHO MUSICAL , em respeito a todos os compositores no mundo do samba , pede licença para reservar um espaço especial a esse compositor popular que faz jus à alcunha de “ POETA DO SAMBA “ . JORGE ARAGÃO começou sua carreira de sambista na década de 70 , levado por Alcir Portela para conhecer os compositores que se reuniam às quartas-feiras na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos , quando acrescentou , no repertório daquele celeiro de bambas , as suas belas criações musicais , fazendo , imediatamente , seu batismo na Ala dos Compositores . Desse maravilhoso convívio constituiu parceria com grandes astros do samba , criando brilhantes canções e colaborando com sua respeitável linha poética. Por essa época, alguns componentes do bloco resolveram fundar o primeiro grupo de pagode, intitulado "Fundo de Quintal", dando início à divulgação de um tipo rítmico de samba até então restrito às rodas de fundo de quintal e às mesas de bar. Jorge Aragão participou somente do primeiro LP do grupo, seguindo, a partir daí, carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) entoaram canções de Jorge Aragão em seus repertórios.
A partir de agora vamos conhecer algumas poesias deste “ POETA DO SAMBA “ que abrilhantaram ainda mais na voz de cantores consagrados no mundo do samba . Com Almir Guineto e Luiz Carlos , compôs um samba que se consagrou na voz de Beth Carvalho , valendo uma gravação inédita em 1997 para acordar Mars Pathfinder um robô da Nasa em Marte : “ COISINHA DO PAI “ . [ “ / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, /O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / ( bis ) / Você Vale Ouro todo O Meu Tesouro / Tão Charmosa Da Cabeça Aos Pés / Vou lhe amando lhe adorando /Digo Mais Uma Vez /Agradeço A Deus Por Que Lhe Fez O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai (olha a charmosa) / Charmosa você e Tão Dengosa / Que Só Me Deixa Prosa / Meu Tesouro você Vale Ouro / Agradeço A Deus Por Que Lhe Fez / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / ... / . “ ] .
Neste samba , Jorge Aragão , Sombrinha e Zeca Pagodinho manifestam , em seus versos , uma bela resposta musical àqueles que desdenham a capacidade criativa da negritude , construída em uma maravilhosa linha poética . A sua mensagem tem servido de inspiração pelos jogadores da Seleção Brasileira para um momento de provocação cantarem que podem alcançar seus objetivos , entoando o samba “ MOLEQUE ATREVIDO “ . [ “ / Quem foi que falou / Que eu não sou um moleque atrevido / Ganhei minha fama de bamba / No samba de roda / Fico feliz em saber / O que fiz pela música, faça o favor / Respeite quem pode chegar / Onde a gente chegou / Também somos linha de frente / de toda essa história / Nós somos do tempo do samba / Sem grana, sem glória / Não se discute talento / Mas seu argumento, me faça o favor / Respeite quem pode chegar / onde a gente chegou / E a gente chegou muito bem / Sem a desmerecer a ninguém / Enfrentando no peito / Um certo preconceito / e muito desdém / Hoje em dia é fácil dizer / Que essa música é nossa raiz / Tá chovendo de gente / que fala de samba e não sabe o que diz / por isso vê lá onde pisa / Respeite a camisa que a gente suou/ Respeite quem pode chegar onde a gente chegou / E quando pisar no terreiro / Procure primeiro saber quem eu sou / Respeite quem pode chegar onde a gente chegou . “].
Neste belo samba , Jorge Aragão expressa toda sua trajetória poética com uma enorme fortaleza verbal , garantindo a resistência contra todo preconceito racial , em grande tentativa de resgatar sua “ IDENTIDADE “ . [ “ / Elevador é quase um templo / Exemplo pra minar teu sono / Sai desse compromisso / Não vai no de serviço / Se o social tem dono, não vai... / Quem cede a vez não quer vitória / Somos herança da memória / Temos a cor da noite / Filhos de todo açoite / Fato real de nossa história (2x) / Se o preto de alma branca pra você / É o exemplo da dignidade / Não nos ajuda, só nos faz sofrer / Nem resgata nossa identidade / . “ ] .
Magistralmente , Jorge Aragão , agora com o reforço de Dona Ivone Lara , cria um tema que mescla dois eixos semânticos , entrelaçando em um processo de causa e efeito , fazendo uma bela comparação entre o mundo que envolve os detalhes de um desfile de uma escola de samba e o canto lírico pelo fracasso do amor , constituindo “ ENREDO DO MEU SAMBA “ . [ “ / Não entendi o enredo / Desse samba, amor , / Já desfilei na passarela do teu / Coração / Gastei a subvenção / Do amor que você me entregou / Passei pro segundo grupo e com razão / Passei pro segundo grupo e com razão / ( Não entendi ... ) / Meu coração carnavalesco / Não foi mais que um adereço / Teve um dez em fantasia / Mas perdeu em harmonia / Sei que atravessei um mar / De alegorias / Desclassifiquei o amor de tantas alegrias / Agora eu sei / Desfilei sob o aplauso da ilusão / E hoje tenho esse samba de amor , por comissão / Fim do carnaval / Nas cinzas pude perceber / Na apuração perdi você / .
O enorme orgulho e a imensa satisfação de fazer parte do êxito do samba deixam , no Poeta , um contentamento deslumbrante pela certeza de que nossas canções tiveram grande aceitação na sociedade musical depois da insistência em valorizar a “ COISA DE PELE “ . [ “ / Podemos sorrir, nada mais nos impede / Não dá pra fugir dessa coisa de pele / Sentida por nós, desatando os nós /Sabemos agora, nem tudo que é bom vem de fora / É a nossa canção pelas ruas e bares / Nos traz a razão, relembrando Palmares / Foi bom insistir, compor e ouvir / Resiste quem pode à força dos nossos pagodes / E o samba se faz, prisioneiro pacato dos nossos tantãs / E um banjo liberta da garganta do povo as suas emoções / Alimentando muito mais a cabeça de um compositor / Eterno reduto de paz, nascente das várias feições do amor / Arte popular do nosso chão... é o povo que produz o show e assina a direção (2x) / . “ ] .
Retratando um acontecimento muito comum nas Comunidades , neste samba , que na voz de Elza Soares fez grande sucesso , Jorge Aragão e Jotabê expressam , em seus versos , um aviso de alerta para uma situação perigosa que envolve o “ MALANDRO “ . [ “ /Lá Laiá, Laiá Laiá, Laiá Laiá Laiá! / Laiá, Laiá, Laiá, Laiá Laiá! / Eh! Laiá, Laiá, Laiá Laiá Laiá! / Laiá Laiá Laiá, Laiá Laiá!.../ Malandro! /Eu ando querendo / Falar com você / Você tá sabendo / Que o Zeca morreu / Por causa de brigas / Que teve com a lei... / Malandro! / Eu sei que você / Nem se liga pro fato / De ser capoeira / Moleque mulato / Perdido no mundo / Morrendo de amor... / Malandro! / Sou eu que te falo / Em nome daquela / Que na passarela / É porta estandarte / E lá na favela Tem nome de flor... /Malandro! / Só peço favor / De que tenhas cuidado / As coisas não andam / Tão bem pro teu lado / Assim você mata / A Rosinha de dor.../Lá Laiá, Laiá Laiá, Laiá Laiá Laiá! / Laiá, Laiá, Laiá, Laiá Laiá!/ Laiá, Laiá, Laiá Laiá Laiá! / Laiá Laiá Laiá, Laiá Laiá!... / Malandro! / . “ ] .
No ardor de um singelo olhar e um despretensioso sorriso , o Poeta cria uma situação de bela reconquista , com simples toque poético , pela satisfação de estarem juntos novamente , guiados pela “ TÍMIDA TENTAÇÃO “ . [ “ / Um olhar / Um sorriso no ar / Uma tímida tentação / Nós brindamos a paz pela sedução / E brincamos de amor num bar devagar / Sem nos tocar / Seu nome assumindo seu lugar / Se você quer saber / Tá doendo / A saudade eu até entendo / Nada houve afinal / E nem foi tão ruim / Ligue um dia então pra mim / Ligue um dia então pra mim / . “ ] .
A bela canção versa sobre um acentuado pedido de perdão . O Poeta implora à sua amada que , mesmo mentindo , perdoe e volte para ele , pois a saudade é demasiadamente dolorida , expressando grande ilusão até mesmo numa declaração em que ela inclusive afirma já possuir um novo amor , o que o faz pedir à amada que : “ MINTA MEU SONHO “ . [ “ / Hoje sinto a mesma dor / Talvez menos que você, e... / Não ter com quem conversar / É como a saudade quer me ver / Diz pra eu não te procurar / Mas aqui estou / Pedindo amor / Pedindo pra ficar / E depois do que eu disser / Me perdoa se quiser, mas... / Não magoa agora não / Por enquanto empresta teu perdão / Finge que está tudo bem / Que não há ninguém / Me faz tão bem acreditar / Que ainda existe amor / Me deixa crer que até aqui nada mudou / E sem querer deixar eu pensar que me aceitou / Ou que talvez eu seja agora um novo amor / Minta pra mim pra que eu viva meu sonho feliz assim/ Minta pra mim pra que eu viva meu sonho feliz assim / . “ ] .
Nesta canção , o Poeta descreve um sentimento saudosista pela amada , citando toda angústia da separação e complicando ainda mais ao encontrar o anel esquecido por ela , relembrando existência de uma relação amorosa na frase gravada na joia : “ EU E VOCÊ SEMPRE“ . [ “ / Logo, logo, assim que puder, vou telefonar / Por enquanto tá doendo / E quando a saudade, quiser me deixar cantar / Vão saber que andei sofrendo / E agora longe de mim, você possa enfim / Ter felicidade / Nem que faça um tempo ruim, não se sinta assim / Só pela metade / Ontem demorei pra dormir, tava assim, sei lá, / Meio passional por dentro / Se eu tivesse o dom de fugir pra qualquer lugar, / Ia feito um pé de vento / Sem pensar no que aconteceu, nada, nada é meu, / Nem o pensamento / Por falar em nada que é meu, / Encontrei o anel que você esqueceu. / Aí foi que o barraco desabou, / Nessa que meu barco se perdeu, / Nele está gravado só você e eu / . “ ] . Ao encerrar esta triagem feita pelo CANTINHO MUSICAL nos acervos de grandes canções do “ POETA DO SAMBA “ , deixamos registradas algumas pérolas que comprovam a excelência de um grande compositor , orgulho dos apreciadores dos bons sambas registrados na galeria de nossa MUSICA POPULAR BRASILEIRA .
“ O SIMPLES FATO DE TER A ALCUNHA DE “ POETA , “ JÁ É SUFICIENTE PARA AQUILATAR O VALOR DE SUAS LINDAS CANÇÕES . JORGE ARAGÃO DEIXA PERPETUADO NOS ANAIS DE NOSSO CANCIONEIRO O RÓTULO DE TODAS SUAS BELAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS “ Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected]