10/06/2016 às 18h53min - Atualizada em 16/06/2017 às 13h52min
CANTINHO GRAMATICAL - 4º. ARTIGO
WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
Para elucidar algumas dúvidas no uso de determinadas expressões na Língua Portuguesa , o CANTINHO GRAMATICAL dará prosseguimento , neste 4º. artigo , às dificuldades no emprego de certas construções . Ainda baseando nas disciplinas gramaticais emanadas da Norma Culta da Língua Portuguesa , esclareceremos alguns registros prescritos para preservação da língua padrão.
Emprego de AO ENCONTRO DE / DE ENCOTRO A
AO ENCONTRO DE significa “ UNIÃO “ , FAVORÁVEL A , PARA JUNTO DE , enquanto DE ENCONTRO A significa OPOSIÇÃO ( quer dizer contra ) .
Exs. : : O carro foi DE ENCONTRO Ao poste . A ideia do candidato vão AO ENCONTRO da minha.
Emprego de EM VEZ DE / AO INVÉS DE
EM VEZ DE corresponde a “ NO LUGAR DE “ , sem ideia de oposição , AO INVÉS DE corresponde a termos “ OPOSTOS “ . Exs. Chorava AO INVÉS DE rir ( chora x rir ). Comeu churrasco EM VEZ DE peixe . ( no lugar de peixe )
COM CERTEZA / CONCERTEZA Grafia correta “ COM ( preposição ) + CERTEZA ( substantivo ) = Formando locução adverbial “ COM CERTEZA “
Ex. COM CERTEZA , a partir de agora , não escreverei mais CONCERTEZA
Notações sobre o uso de SEQUER e SE QUER
A - SEQUER : é advérbio e significa AO MENOS , PELO MENOS . Exemplo : “ D. Feliciana duvidava uma vez SEQUER do marido ... “
“ Não via a mulher , nem o lugar , nem o instrumento SEQUER ... “
B – SE QUER : Trata-se da conjunção SE mais a 3ª. Pessoa do singular do verbo QUERER . Exemplo “ SE QUER ir à Itália , leia sobre ela o que está nos livros .
Notações sobre : O GRAMA e A GRAMA
Quando significa unidade de massa , é substantivo masculino : O GRAMA . Ex. Ele comprou na padaria DUZENTOS GRAMAS de queijo e TREZENTOS de presunto , e NÃO DUZENTAS E TREZENTAS . Quando significa “ relva “ , “ capim “ , é substantivo feminino : A GRAMA . Ex. O jardineiro cuidava da GRAMA do jardim .
Usa-se : GROSSO MODO ou A GROSSO MODO ?
Trata-se de uma expressão latina em que não existe o A . Portanto GROSSO MODO e não A GROSSO . Significa “ impreciso “ , “aproximadamente “ , “grosseiramente “. Ex. GROSSO MODO , a distância daqui até o fim da rua deve ser um quilômetro .
Notações de MAIS BEM e MAIS MAL ou MELHOR PIOR
Usa-se MAIS BEM ( ou mais mal ) quando a expressão vem antes de um particípio. Exemplo : O aluno MAIS BEM preparado fica nervoso . / “ As casas MAIS MAL construídas estão naquela rua .
Usa-se MELHOR ( ou pior ) junto a verbo ( e depois do particípio ) . Exemplo: Ninguém conhece MELHOR a saúde do doente do que o próprio médico . Ela sente-se PIOR . / Calculado MELHOR o orçamento , pôde-se ver qual seria o gasto .
Notações sobre : MAL EDUCADO e MAL-EDUCADO
MAL EDUCADO , sem hífen , é uma expressão formada por duas palavras distintas : o advérbio MAL + EDUCADO ( particípio do verbo EDUCAR ) Ex Esse menino foi MAL EDUCADO pelos pais .
MAL-EDUCADO , com hífen , é uma única palavra : um ADJETIVO COMPOSTO que significa : “ malcriado “ , “ grosseiro “, “ descortês “ . Ex. Péssima companhia , trata-se de moço MAL-EDUCADO. O mesmo critério é usado também para : BEM EDUCADO e BEM-EDUCADO .
Usa-se : MEIO – DIA E MEIO ou MEIO – DIA E MEIA ?
A expressão MEIO refere-se ao substantivo DIA e com ele deve concordar . MEIA refere-se ao substantivo HORA , que está implícito , portanto deve com ele concordar . Ex. Já é meio-dia e MEIA e não Já é meio-dia e MEIO .
Notações sobre : CAÇAR e CASSAR
CAÇAR significa perseguir animais para capturar ou matar . Ex. Aqueles homens vão caçar tatu .
CASSAR significa tornar nulo ou sem efeito . Cassaram o mandato do deputado .
VAMOS PRATICAR ?
Sublinhe a forma entre parênteses que completa corretamente as lacunas :
- Respondeu grosseiramente , porque o rapaz é ________. ( MAL EDUCADO / MAL- EDUCADO )
- _______________há na cesta umas vinte laranjas . ( A GROSSO MODO / GROSSO MODO )
- No relógio da matriz está marcando ______________ ( MEIO-DIA E MEIO / MEIO-DIA E MEIA )
- ___________________ ele chegará amanhã . ( COM CERTEZA / CONCERTEZA )
- Isso vem __________________ o desejo da turma . ( AO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A )
- _____________jogar basquete , deu preferência a ida ao teatro . ( AO INVÉS DE / EM VEZ DE )
- Aquela atitude vai ____________tudo que se esperava . ( AO ENCOTRO DE / DE ENCOTRO A )
- _________________ que se previu , choveu muito ontem . ( AO INVÉS DE / EM VEZ DE )
- _________________ fazer boas provas , estude bastante. ( SE QUER / SEQUER )
- A justiça ______________ os direitos do secretário . ( CASSOU / CAÇOU )
GABARITO No. 4 - Sublinhe a forma entre parênteses que completa corretamente as lacunas :
- Respondeu grosseiramente , porque o rapaz é MAL-EDUCADO. ( MAL EDUCADO / MAL- EDUCADO )
- GROSSO MODO há na cesta umas vinte laranjas . ( A GROSSO MODO / GROSSO MODO )
- No relógio da matriz está marcando MEIO-DIA E MEIA ( MEIO-DIA E MEIO / MEIO-DIA E MEIA )
- COM CERTEZA ele chegará amanhã . ( COM CERTEZA / CONCERTEZA )
- Isso vem AO ENCONTRO Ao desejo da turma . ( AO ENCONTRO DE / DE ENCONTRO A )
- AO INVÉS DE jogar basquete , deu preferência a ida ao teatro . ( AO INVÉS DE / EM VEZ DE )
- Aquela atitude vai DE ENCONTRO A tudo que se esperava . ( AO ENCOTRO DE / DE ENCOTRO A )
- EM VEZ DE que se previu , choveu muito ontem . ( AO INVÉS DE / EM VEZ DE )
- SE QUER fazer boas provas , estude bastante. ( SE QUER / SEQUER )
- A justiça CASSOU os direitos do secretário . ( CASSOU / CAÇOU)