O CANTINHO MUSICAL , com aquiescência de seus leitores , dedicará este artigo a um gênero musical que marcou a juventude durante os antigos bailes de salão e que letras e ritmos ainda estão perpetuados na memória daqueles que curtiram , nas domingueira , um dois para lá dois para cá , através dos grandes “ BOLEROS “ . Sua história pode ser considerada como sendo um dos avós do Mambo, Chá Chá Chá , e salsa. O bolero nasceu na Inglaterra passando pela Fraça e Espanha com nomes variados ( dança e contradança ) . Mais tarde um bailarino espanhol , Sebastian Cerezo , fez uma variação com base nas “ seguidillas “ bailados de ciganas cujos vestidos eram ornados com pequenas bolas ( AS BOLERAS ) . Esse maravilhoso ritmo despontou para o mundo da música com grandes intérpretes das canções amorosas executadas em língua espanhola , como ; BIENVENIDO GRANDA , LUCHO GATICA , GREGÓRIO BARRIOS , PEDRO VARGAS , EYDIE GORME E TRIO LOS PANCHOS , CONSUELO VELASQUEZ E MAIS RECENTE LUIS MIGUEL . São estes intérpretes responsáveis pela divulgação e o abrilhantamento dos BOLEROS nos bailes da vida ! O CANTINHO MUSICAL fará uma demonstração , para os fissurados neste ritmo , dos mais conhecidos e executados nas rádios e nos bailes de salão.
O verdadeiro hino deste gênero musical é “ LAS BARCAS “ , cantada por quase todos intérpretes de língua espanhola , fixando na memória daqueles que viveram a “ BELA ÉPOCA “ . Curtiremos com saudade e emoção em bela interpretação de LUÍS MIGUEL , jovem que reativou , com muito sucesso em suas gravações , todos os boleros : “ LAS BARCAS “ . [ “ / Dicen que la distancia es el olvido / Pero yo no concibo esta razón / Porque yo seguiré siendo el cautivo / De los caprichos de tu corazón / Supiste esclarecer mis pensamientos / Me diste la verdad que yo soñé / Ahuyentaste de mí los sufrimientos / En la primera noche que te ame / Hoy mi playa se viste de amargur / Porque tu barca tiene que partir / A cruzar otros mares de locura / Cuida que no naufrague tu vivir / Cuando la luz del sol se esté apagando / Y te sientas cansada de vagar / Piensa que yo por ti estaré esperando / Hasta que tú decidas regresar / . “ ] ..
LUCHO GATICA , com sua voz macia e cadenciada , floreou e eternizou um dos mais emocionantes boleros de sua galeria musical : “ EL RELOJ “ . [ “ / Reloj / no marques las horas, / porque voy a enloquecer. / Ella se irá para siempre, / cuando amanezca otra vez / nomás nos queda esta noche / para vivir nuestro amor / y tu tic tac me recuerda / mi irremediable dolor. / Reloj detén tu camino / porque mi vida se apaga / Ella es la estrella que alumbra / mi ser, yo sin su amor no soy nada. / Detén el tiempo en tus manos / haz esta noche perpetua / para que nunca se vaya de mi / para que nunca amanezca. / . “ ]
O mais interessante nas mensagens românticas dos boleros é a perfeita descrição de um desenlace entre duas pessoas que se amam . LUCHO GATICA interpreta uma canção em que o referencial da separação é “LA PUERTA“ . [ “ / La puerta se cerró detrás de ti / Y nunca más volviste a aparecer / Dejaste abandonada la ilusión, que había enmi corazón por ti / La puerta se cerró detrás de ti / Y así detrás de ti se fue mi amor / Creyendo que podría convencer, a tu alma de mi padecer / Pero es que no supiste soportar / Las penas que nos Dio / La misma adversidad, así como tambíen / Nos dio felicidad, nos vino a castigar con el dolor / La pueta se cerró detrás de ti / Y nunca más volviste a aparecer / Dejaste abandodana la ilusión / Que había enmi corazón por ti / . “ ] . .
Gregorio Barrios também eternizou outro lindo bolero que narra a história de um casal apaixonado curtindo grandes momentos de felicidade interrompidos por uma sombra de ódio para separar a união de “ DOS ALMAS “ . [ “ / Dos almas en el mundo / Había unido Dios / Dos almas que se amaban / Eso éramos tu y yo / Por la sangrante herida / De nuestro inmenso amor / Nos dábamos la vida / Como jamas se Dio / Un día en el camino / Que cruzaban nuestras almas / Surgió una sombra de ódio / Que nos separo a los dos / Y desde aquel instante / Mejor seria morir / Ni cerca ni distante / Podremos ya vivir / . “ ] .
GREGORIO BARRIOS , com uma bela harmonia rítmica e precisão na voz , eterniza de Alvaro Carrillo uma composição que versa sobre uma grande dúvida no personagem a respeito da reciprocidade de um amor , denotando em enorme sofrimento manifestado na expressão: “ SABRÁ DIOS “. [ “ / Sabrá Dios, si tú me quieres o me engañas / Como no adivino seguiré pensando / Que me quieres solamente a mí / No tengo derecho en realidad para dudar de ti / Y para no vivir feliz pero yo presiento / Que no estas conmigo aunque estas aqui / Sabrá Dios, uno no sabe nunca nada / Morire de pena si este amor fracasa / Nada más por mi equivocación / Y debo estar loco / Para atormentarme sin haber razón / Pero voy a luchar / Hasta arrancar esta ingrata mentira / De mi corazón / . “ ] .
O desespero e o pavor de perder seu grande amor estão delineados nas linhas poéticas de cada verso , em “ BESAME MUCHO “ . [ “ / Bésame...Bésame mucho / Como si fuera esta noche / La última vez.... / Bésame...Bésame mucho / Que tengo miedo perderte / Perderte despues.../ Quiero tenerte muy cerca / Mirarme en tus ojos / Verte junto a mi.../ Pienso que tal vez mañana / Yo ya estaré lejos / Muy lejos de ti... (Bis a todo+fin) / . “ ] .
Este lindo bolero consagrado na voz estridente de BIENVENIDO GRANDA expressa uma perfeita descrição das partes belas que compõem o corpo de uma linda mulher , detalhando o hálito agradável e perfumado exalado da boca de sua musa encantadora em : “ PERFUME DE GARDENIA “ . [ “ / Perfume de gardênia / Tiene tu boca / Belissimos destellos / De luz en tu mirar / Tu risa es una rima / De alegres notas / Se mueven tus cabellos / Cual ondas de la mar / Tu cuerpo es una copia / De venus y siteres / Que envidian las mujeres / Cuando te ven pasar / Y llevas en el alma/ La virginal pureza / Por eso es tu belleza / De un mistico candor / Perfume de gardênia / Tiene tu boca / Perfume de gardênia / Perfume del amor.../ . “ ] .
Ainda como rótulo identificador da voz estridente de BIENVENIDO GRANDA , um bolero com pouca dimensão espacial , porém com enorme sensibilidade , pois denota todo o sofrimento de perda da pessoa amada , deixando o personagem atormentado com as boas lembranças no período em que estavam juntinhos : “ ANGUSTIA “ . [ “ / Angustia de no tenerte a ti / Tormento de no tener tu amor / Angustia de no besarte mas / Nostalgia de no escuchar tu voz / Nunca poderé olvidar / Nuestras noches junto al mar / Contigo se fué toda ilusión / La angustia llenó mi corazón / . “ ] .
PEDRO VARGAS foi um intérprete de primeira linha dos boleros por ele gravados . Há uma canção que demonstra em seus versos a agonia da pessoa amada em relação à lembrança de um passado maravilhoso que curtiram juntos e uma perfeita declaração dolorosa sobre a traição de seu amor expressa em uma sustentação poética : “ PERFIDIA “ . [ “ / Nadie comprende lo que sufro yo / Tanto que ya no puedo sollozar / Solo temblando de ansiedad estoy / Todos me miran y se van / Mujer, si puedes tú con Dios hablar / Pregúntale si yo alguna vez / Te he dejado de adorar / Y al mar espejo de mi corazón / Las veces que me ha visto llorar / La perfidia de tu amor / Te he buscado por dondequiera que yo voy / Y no te puedo hallar / Para qué quiero tus besos / Si tus labios no me quieren ya besar? / Y tú quién sabe por dónde andarás / Quién sabe qué aventura tendrás / Qué lejos estás de mi / . “ ] .
Pedro Vargas ainda deixa suas digitais vocais em uma declaração amorosa com base comparativa entre os traços da beleza de sua amada e a imensa maravilha panorâmica que a natureza nos dá , diminuindo todo valor em detrimento da imagem perfeita da mulher : “ PIEL CANELA “ . [ “ / Que se quede el infinito sin estrellas / O que pierda el ancho mar su inmensidad / Pero el negro de tus ojos que me muera / Y el canela de tu piel se quede igual / Si perdiera el arco iris su belleza / Y las flores y su perfume y su color / No seria tan inmensami tristeza / Como aquello de quedame sin tu amor / Me importas tu-y-tu-y-tu / Y solamente tu-y-tu-y-tu / Me importas tu-y-tu-y-tu / Y nadie mas que tu / Ojos negros piel canela / Que me llegan a desesperar / Me importas tu-y-tu-y-tu / Y solamente tu-y-tu-y-tu / Me importas tu-y-tu-y-tu / Y nadie mas que tu / . “ ] .
Casamento musical perfeito aconteceu com Eydie Gorme Y Trio Los Panchos que deram aos boleros , por eles gravados , uma nova interpretação adicionando um pouco mais de lirismo nas poesias . O inesquecível sabor de um beijo foi pretexto para a composição de um bolero que frequentou por muito tempo as parada de sucesso nas vozes harmoniosas deste conjunto vocal : “ SABOR A MI “ . [ “ / Tanto tiempo disfrutamos de este amor / Nuestras almas se acercaron tanto asi / Que yo guardo tu sabor pero tu llevas tambien / Sabor a mi. / Sin negaras mi presencia en tu vivir / Bastaria con abrazarte y conversar. / Tanta vida yo te di que por fuerza tienes ya / Sabor a mi. / No pretendo ser tu dueno. / No soy nada, yo no tengo vanidad. / De mi vida, doy lo Bueno / Soy tan pobre que otra cosa puedo dar? / Pasaran mas de mil anos, muchos mas. / Yo no se si tenga amor la eternidad. / Pero alla tal como aqui, en la boca llevaras / Sabor a mi./ “ . ] .
Bela interpretação de “TRIO LOS PANCHOS “ na canção em que toda a inspiração lírica baseou-se nos olhos verdes da mulher amada , entretanto nota-se , no sentido da poesia , que se trata de um amor idealizado , inatingível : “ AQUELLOS OJOS VERDES “. [ “ / Fueron tus ojos los que me dieron / El tema dulce de mi canción, / Tus ojos verdes, claros, serenos, / Ojos que han sido mi inspiración. / Aquellos ojos verdes de mirada serena, / Dejaron en mi alma eterna sed de amar; / Anhelos de caricias de besos y ternuras / De todas las dulzuras que sabían brindar. / Aquellos ojos verdes serenos como un lago / En cuyas quietas águas un día me miré, / No saben las tristezas que a mi alma le dejaron / Aquellos ojos verdes que ya nunca besaré./ “].
O que mais nos anima diante de um fato notável e nos deixa feliz é saber que hoje um jovem com uma voz maravilhosa adotou o bolero como gênero musical preferido em suas interpretações : LUÍS MIGUEL puro talento compromissado com a preservação e divulgação desse ritmo romântico . Em uma bela composição de Augustin Lara em que prega um verdadeiro otimismo mostrando que tudo só tem sentido em relação à vida e ao amor : ame e viva “ SOLAMENTE UMA VEZ “. [ “ / Solamente una vez / Ame en la vida / Solamente una vez / Y nada mas / Una vez nada mas en mi huerto / brillo la esperanza / La esperanza que alumbra el camino / de mi soledad / Una vez nada mas / se entrega el alma / Con la dulce y total renunciación / Y cuando ese milagro realiza / el prodigio de amarse / hay campanas de fiesta que canta / en el corazon / . “ ] .
Há neste próximo bolero todo um grito alucinante sobre o sofrimento de alguém que ama desesperadamente e não é correspondido , tudo interpretado através de um canto emocionante e belo na cristalina voz de LUÍS MIGUEL : “ USTED “ . [ “ / Usted es la culpable / De todas mis angustias, y todos mis quebrantos / Usted lleno mi vida / De dulces inquietudes, y amargos desencantos / Su amor es como un grito / Que llevo aquí en mi alma y aquí en mi corazón / Y soy aunque no quiera / Esclavo de sus ojos, juguete de su amor / No juegue con mis penas, ni con mis sentimientos / Que es lo único que tengo / Usted es mi esperanza, mi ultima esperanza / Comprenda de una vez / Usted me desespera / Me mata, me enloquece / Y hasta la vida diera por vencer el miedo / De besarla a usted / . “ ].
O CANTINHO MUSICAL com toda convicção de que belas músicas não têm fronteira , teve a ousadia de dedicar espaço em nossos artigos para as canções e interpretes que buliram e bolem com os sentimentos românticos e fazem morada em nossos corações , indiferente aos idiomas que expressam lindas poesias . Quando um gênero musical se populariza , foi porque recebeu grandes aplausos dos que entendem a beleza das canções . Nada comparável quando , em um baile do passado , um cavalheiro muito elegante , portando terno e gravata , chegava à mesa de uma bela dama e dizia : “A SENHORITA QUER DAR-ME O PRAZER DESTA CONTRADANÇA?“ Ela levantava-se em um porte elegante , cedia a mão ao moço e saíam flutuando pelo salão ao som de um magnífico “ BOLERO “ !!!!!