Abordaremos neste espaço do CANTINHO GRAMATICAL uma característica dos verbos em Português que muitas pessoas não supõem a existência de tal fenômeno . Trata-se do “ ASPECTO VERBAL “. Iniciaremos demonstrando o conceito : é uma categoria gramatical própria do verbo que é visto como um processo nas várias fases de seu desenvolvimento . O aspecto pode considerar a ação verbal no seu início , no seu desfecho , no seu curso , num de seus instantes , na sua frequência . Manifesta-se nos tempos verbais indicando a duração da ação , estado ou fenômeno . Observe as frases : FALEI COM SEU PAI / ESTAVA FALANDO COM SEU PAI . Tanto “ FALEI “ quanto “ ESTAVA FALANDO “ manifestam um fato real ( modo indicativo ) . Entretanto nota-se uma distinção entre as duas formas verbais : “ FALEI “ indica uma ação completa , concluída , acabada no passado ; “ ESTAVA FALANDO “ indica uma ação inacabada , não concluída , em curso , naquele momento do passado . Veremos agora a tipologia dos aspectos verbais na Língua Portuguesa . Os que mais apresentam ocorrências e os mais importantes são os aspectos perfeito e imperfeito que se expressam no passado verbal . Nos exemplos : “ OS ALUNOS JÁ TERMINARAM A PROVA “ , observa-se uma ação concluída , terminada : aspecto perfeito ; “ OS ALUNOS AINDA TERMINAVAM A PROVA “ , o que se interpreta é uma ação contínua , não concluída , cursiva : aspecto imperfeito , logo concluímos que as expressões PERFEITO e IMPERFEITO presentes nas formas de PRETÉRITO são distinções aspectuais . Há ainda , no tempo passado da língua portuguesa , um aspecto indicativo de uma ação verbal que ocorre anteriormente à outra já terminada , concluída expressa em outro verbo ( pretérito perfeito ) . Tal acontecimento manifesta-se no tempo verbal PRETÉRITO-MAIS-QUE- PERFEITO , como ocorre no exemplo: “ QUANDO O ALUNO CHEGOU , O PROFESSOR JÁ SAÍRA ( OU TINHA SAÍDO ) DE SALA DE AULA.” O que se nota nos exemplos é que a ação concluída no pretérito perfeito do verbo CHEGAR ( chegada do aluno ) encerra-se após ao ato de SAIR ( saída do professor ) . Logo, chegamos à conclusão que a distinção , na língua portuguesa entre os três pretéritos ( PERFEITO , IMPERFEITO E MAIS-QUE-PERFEITO ) , se dá na noção de aspectos verbais :
- Ação concluída , acabada : PRETÉRITO PERFEITO
- Ação cursiva , inacabada : PRETÉRITO IMPERFEITO
- Ação ocorrida após a outra ação concluída (pretérito perfeito ) : PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO .
Além dos aspectos nos verbos que indicam ação , há também manifestação aspectual nos verbos que exprimem ESTADO ou CONDIÇÃO do sujeito ou tipo de relação que há entre sujeito e predicativo denominados VERBOS DE LIGAÇÃO .
- ASPECTO PERMANENTE : estado natural ou habitual expresso pelo verbo SER .
Ex. Aquela menina É feliz . “ Vênus É um planeta “ .
- ASPECTO TRANSITÓRIO : estado adquirido .
Ex. Aquele aluno ESTÁ ( ou ANDA , ou VIVE ) resfriado .
- ASPECTO PERMANSIVO : mudança de estado .
Ex. De repente aquele senhor FICOU triste . Meu professor TORNOU-SE mestre .
- ASPECTO DURATIVO : duração de estado .
Ex. Diante do juiz , o acusado CONTINUOU ( ou PERMANECEU ) silencioso .
- ASPECTO APARENTE : aparência de estado - natural ou adquirido .
- Ex . Aquela mulher PARECE preocupada . “ Vênus PARECE uma estrela “ .
OBS ) Embora a Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB) não classifique tais estados e aspectos , parece-nos útil a compreensão estilística detectada em cada situação frasal . GABARITO No. 9 I - Indique os aspectos verbais nos verbos de ligação : - Tudo é maravilhoso . PERMANENTE 2- O professor tornou-se mestre . PERMANSIVO
- João anda muito triste . TRANSITÓRIO 4- O depoente permaneceu calado DURATIVO
- A terra parece imóvel . APARENTE 6- O sofrimento virou esperança . PERMANSIVO
- O aluno ficou aborrecido PERMANSIVO -8- O menino vive tristonho . TRANSITÓRIO
II- Indique os aspectos verbais nos verbos auxiliares : - Passei a dar minha opinião . CURSIVO
2- Tornei a falar com ele .
CURSIVO 3-Haverei de vencer na vida .
VOLIÇÃO 4- Devo estudar mais .
NECESSIDADE 5- Seus olhos parecem brilhar .
APARÊNCIA 6- Posso tentar novamente.
POSSIBILIDADE 7-Tentarei descobrir o segredo
. INTENÇÃO 8- Parei de obedecer .
MOMENTO FINAL 9- Voltarei a falar com ele
. ITERATIVO 10- Estarei terminando a trabalho.
CURSIVO III- Estabeleça a distinção aspectual nos tempos do passado : -
2-- Enquanto falava , fumava .
AÇÃO CURSIVA ( inacabada )
3-O trem já havia partido , quando cheguei à estação .
AÇÃO OCORRIDA APÓS OUTRA AÇÃO CONCLUÍDA . ( pretérito perfeito )
- Assisti a muitos jogos . AÇÃO CONCLUÍDA
- Quando entramos em sala , o professor já saíra muito antes . AÇÃO OCORRIDA APÓS OUTRA AÇÃO CONCLUÍDA . ( pretérito perfeito )