06/08/2016 às 15h53min - Atualizada em 06/08/2016 às 15h53min

Ou vai ou racha!?

A eleição para prefeito começou. Na última sexta-feira, dia 5 de Agosto, os partidos definiram as chapas, sendo apenas duas: uma encabeçada pelo atual prefeito, José Roberto, que tentará à reeleição, tendo como vice Marcinho Pimentel. A outra pelo atual vice-prefeito, Brênio Coli, tendo como vice o atual vereador Rodrigo Pimentel.

O que chamou minha atenção foram os rachas. A começar pelo racha entre Zé Roberto e Brênio Coli, atuais prefeito e vice-prefeito, que agora estão em lados opostos. Outro racha foi na família Pimentel. Marcinho Pimentel será vice do Zé Roberto, enquanto seu sobrinho, Rodrigo Pimentel, vice do Brênio Coli. Política tem dessas coisas. Mas não são apenas os partidos e líderes políticos que estão divididos.

A população também está dividida. Sou carteiro e lido diretamente com o povo. Costumo dizer que o correio é o melhor instituto eleitoral. Venho notando que a população está bem dividida. Ouço falar no nome dos dois candidatos. Não dá para arriscar um palpite.

Será uma eleição apertada. Será também muito diferente. Tendo em vista as mudanças eleitorais. A começar pela duração, sendo apenas 45 dias. Antigamente eram 90 dias. Os candidatos terão que correr contra o tempo.

Destaco também outras mudanças, como as doações eleitorais. Vale destacar que as empresas não poderão doar dinheiro para as campanhas. Falando em dinheiro, como a campanha é curta, o gasto será menor. Além de que, tivemos mudanças também na produção dos materiais: faixas, banners, adesivos de carros, pintura nos muros... nada daquelas coisas monstruosas que causam poluição visual. Será uma campanha interessante. Rápida. Com menos barulho e menos sujeira. Com mais corpo a corpo e militância.

Será também uma campanha virtual, com grande participação nas redes sociais, em especial Facebook e WhatsApp. Por falar nas redes sociais, a febre do momento é o aplicativo Pokémon Go. Um jogo para smartphones, inspirado no desenho animado Pokémon, que permite aos jogadores capturar esses “bichinhos”. Os candidatos a prefeito e também vereadores farão algo parecido, saindo às ruas para capturar eleitores. Fiquem espertos.

Espero que passada a eleição o candidato ganhador una a população em prol de uma Leopoldina melhor. Que os rachas fiquem somente na eleição. 

Link
Tags »
Relacionadas »
Comentários »