19/08/2016 às 16h11min - Atualizada em 19/08/2016 às 16h11min

Deixe viver a criança que existe em você

Heitor Miyazaki
Em  razão do complexo de inferioridade,há pessoas que sentem a necessidade de se destacar com carros ou roupas caras. Outras sentem prazer em rebaixar os outros para se sentirem superiores. Essas pessoas são péssimas ouvintes por se julgarem as "donas da verdade".
 
                Chefes que não cumprimentam seus funcionários e os discriminam são chefes, mas não agem como líderes. Se agirem com mais simplicidade e ouvirem mais os subordinados que fazem o trabalho braçal, poderão obter muitas informações importantes, por exemplo, como melhorar a produtividade, economizar etapas e obter outros tipos de economia. Algumas empresas dão prêmios àqueles que dão sugestões interessantes, por gerar maior produtividade e economia para a empresa.
 
                   O que gera motivação aos funcionários não é somente o salário, mas também o tratamento que eles recebem de seus superiores.
 
                    Os chefes que trabalham com postura excessivamente autoritária e arrogante cedo ou tarde terão sérios problemas. Assim ensina o Mestre no livro A VERDADE (v.8,p.86): "Os déspotas sempre acabam caindo, assim como cairam Napoleão, Hitler, Hideki Tojo". E na página seguinte complementa:Orientar os funcionários no sentido de tornar alegre a mente é eficaz para aumentar o rendimento e melhorar a qualidade do serviço" (A VERDADE,v.8,p.87). Registremos aqui, então, uma dica importante: trabalhar com a mente alegre!
 
                       Alguns poderão perguntar: "Como faço para ser mais alegre?". Uma alternativa é fazer o próximo feliz" Dê alegria ao próximo. Aquele que é ranzinza, mente, critica os outros com arrogância, perturba  a paz, inveja o sucesso do outros, não é prestativo em ajudar o próximo, não age com amor, mas sempre com algum interesse, torna-se uma pessoa malquista e consequentemente com poucos amigos.
 
                        Assim o mestre Masaharu Taniguchi escreveu: "(...) não fique com a mente presa ao aspecto negativo dos outros. Você precisa edificar a si mesmo, purificar a si mesmo. Mesmo que alguém pratique um ato abominável contra você,não perca tempo odiando essa pessoa. Você tem uma tarefa muito mais importante do que ficar odiando alguém. Essa tarefa consiste em edificar a si próprio,tornar uma obra-prima a vibração que emana do seu ser, fazer da vibração que emana de você uma linda melodia chamada amor e harmonia" (A VERDADE DA VIDA, v.7, 13, ed.,p.110).
                         
Não se apegue ao passado e viva o presente, assim como fazem as crianças. Elas não criticam mentalmente, não ressuscitam o passado dizendo "outro dia você falou isso", não vivem reclamando de tudo. Para elas, cada dia é um novo dia.

 
Quem não se sensibiliza com a espontaneidade das crianças precisa, por meio de boa introspecção e autoanálise, aprimorar seu modus vivendi. "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o rei-
no dos céus" (Mateus 5, 3) - esta foi a primeira frase de Cristo no famoso Sermão da Montanha, e ela significa ter espírito pobre de orgulho e hipocrisia. Esse reino dos céus não se conquista com dinheiro, inteligência e conhecimento cultural, mas com pureza da alma. 
 
Qual o fator importante para se conquistar o reino dos céus? - esta foi a pergunta que fizeram a Jesus Cristo. E a resposta não foi "reze bastante", mas sim "seguir os passos das crianças", agir e ser simples como as crianças. E disse: "Em verdade vos digo que,se não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta, a mim me recebe." (Mateus 18, 3-5)
 
E como agia o Mestre? "Também os adultos devem pular e dançar de mãos dadas com as crianças, como eu faço. As águas paradas, que não se comunicam com um rio e não se renovam, apodrecem e formam um pântano malcheiroso... antes de repreender a algazarra das crianças, repreenda a si mesmo pela incapacidade de ser natural e espontâneo como elas. Aprenda a ser como elas, a ter a mesma espontaneidade para pular, dançar, rir e gritar. Con-
sidere isso como um dever em sua vida cotidiana." (A VERDADE DA VIDA, 3, ed., v.15, pp. 22-23)

Heitor Miyazaki
Preletor da Sede internacional
 
ORAÇÃO DA AUTOCONFIANÇA
 
Deus é a máxima existência. Sou filho(a) de Deus, seu (sua) herdeiro(a), por isso também sou máxima existência. Abandonei o complexo de inferioridade. Vou venerar a mim mesmo(a) como a máxima criação. Ao venerar a mim mesmo(a), a capacidade infinita que se aloja em meu interior se manifestará. Muito obrigado(a)
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »