06/10/2016 às 00h00min - Atualizada em 06/10/2016 às 00h00min

Uma diferente e sonora fruta musical na mangueira: Jamelão

WALDEMAR PEDRO ANTÔNIO
    O   Cantinho  Musical  faz  uma  homenagem  a  um  cantor  que  representa  o rótulo  do  samba-canção  e  o carimbo  como  interprete  dos  sambas-enredo  da   Estação  Primeira  de  Mangueira :   José Bispo Clementino dos Santos , mais  conhecido como   “  JAMELÃO . Ganhou o apelido de Jamelão quando se apresentava em gafieiras da capital fluminense. Já a alcunha de "Gogó de ouro" veio por causa de sua bela voz, de enorme versatilidade.  Em 1949, começou a sua carreira como intérprete da Mangueira. Três anos depois viajou para a França como crooner da Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, para cantar em uma festa promovida por Assis Chateaubriand e pelo estilista francês Jacques.  Jamelão entrou para a ala de compositores da Mangueira em 1968. Quatro anos depois, gravou o disco "Jamelão Interpreta Lupicínio Rodrigues", acompanhado pela Orquestra Tabajara , interprete preferido do compositor .  O Jamelão sambista e cantor romântico sempre demonstrou uma voz privilegiada, um timbre raro, uma voz cheia e calorosa”, ressalta Ricardo  Cravo  Albin  .  Para  o  musicólogo ,  os sambas-enredo da Mangueira cantados por Jamelão até o final da vida mostram o rigor, a coerência e a força de intérprete que ele tinha.
  

O  Cantinho  musical  , fazendo  uma bela demonstração  do que foi  este  grande intérprete da  MPB , reservará o primeiro espaço às canções  românticas e , posteriormente , o destaque de sua voz interpretando os sambas-enredo de sua Mangueira . Vários compositores de samba canção  destinaram  a  Jamelão  a responsabilidade de tornar suas  criações  em sucessos  musicais  e o  intérprete  cumpriu fielmente o que lhe foi pedido , fazendo as obras brilharem no cenário das músicas . Iniciaremos  com algumas criações  de Lupicínio  Rodrigues , compositor que Jamelão mais gravou .  A primeira  canção de Lupi  descreve  poeticamente uma situação complicada  de um romance passional , diante de um ato de infidelidade amorosa  e desespero pelo  momento por que o casal passa .  Martirizando-se  da   dor  por uma falta cometida contra o ser amado , diante da traição amorosa , compõe “ ELA DISSE-ME ASSIM “  [ “ /  “Ela disse-me assim / Tenha pena de mim / Vá  embora / Vai  me prejudicar / Ele pode chegar / Está na hora / E eu não tinha motivo nenhum / Para me recusar /Mas aos beijos caí em seus braços / E pedi pra fica / Sabe o que se passou / Ele nos encontrou / E agora /Ela sofre somente porque /Foi fazer o que eu quis/  E o remorso está  me  torturando/  Por  ter feito a  loucura que fiz / Por um  simples prazer/ Fui  fazer / Meu amor infeliz “ .]  Ainda na linha romântica de infidelidade amorosa , impulsionado  pela dor do abandono e da traição sentida na própria alma , quando soube que Inah , sua noiva , o traíra  , compôs a bela música que se tornou grande sucesso na voz  Jamelão    
             

“  NERVOS  DE  AÇO  “  .   [ “ /  Você sabe o que é ter um amor, meu senhor / Ter loucura por uma mulher / E depois encontrar esse amor, meu senhor / Nos braços de um tipo qualquer / Você sabe o que é ter um amor, meu senhor / E por ele quase morrer / E depois encontrá-lo em um braço / Que nem um pedaço do seu pode ser / Há pessoas de nervos de aço / Sem sangue nas veias e sem coração / Mas não sei se passando o que eu passo / Talvez não lhes venha qualquer reação / Eu não sei se o que trago no peito / É ciúme, despeito, amizade ou horror / Eu só sei é que quando a vejo / Me dá um desejo de morte ou de dor. / . “  ]  . 


A  próxima  canção que fez grande  sucesso na  voz  de Jamelão  é uma bela criação musical de Lupicínio Rodrigues cujo tema  é  uma exaltação da  beleza da  mulher amada refletida na luminosidade  do cabaré , enquanto seu amado ,  esperando-a  venera a imagem dela , observando apaixonadamente os movimentos  da amada naquele ambiente  de orgia :“  QUEM  HÁ  DE  DIZER  “ .  [ “ /  Quem há de dizer / Que quem você está vendo / Naquela mesa bebendo / É o meu querido amor? / Repare bem que toda vez / Que ela fala / Ilumina mais a sala / Do que luz do refletor /      O cabaré se clama quando ela dança / E com a mesma esperança / Todos lhe põe o olhar / E eu, o dono, / Aqui no meu abandono / Espero louco de sono / O cabaré terminar / Rapaz, leva esta mulher contigo / Disse uma vez um amigo / Quando nos viu conversar / Vocês se amam / E o amor deve ser sagrado / O resto deixa de lado / Vá construir o seu lar / Palavra, quase aceitei o conselho / O mundo, este grande espelho / Que me fez pensar assim: / Ela nasceu com o destino da lua / Pra todos que andam na rua / Não vai viver só pra mim. / . “   ] . 

Para sustentar  uma união entre as pessoas que se amam   , através de cenas carinhosas ,  e  perpetuar o relacionamento amoroso entre o casal ,  é o conselho que é  dado aos jovem  por  Lupicínio  Rodrigues , na voz possante de  Jamelão , expresso na linha melódica de  “   EXEMPLO  “  .   [ “ /  Deixa o sereno da noite / Molhar teus cabelos / Que eu quero enxugar, amor / Vou buscar água da fonte / Lavar os teus pés / Perfumar e beijar, amor / É assim que começam  / Os romances / E assim começamos / Nós dois / Pouca gente / Repete estas frases / Um ano depois / Dez anos estás  / Ao meu lado / Dez anos vivemos brigando / Mas quando eu chego cansado / Teus braços estão me esperando / Este é o exemplo que damos / Aos jovens recém namorados / Que é melhor se brigar juntos /  Do que chorar separados / . “   ]  .       

Lupicínio , nesta  canção ,  faz  uso  de sua experiência a respeito do amor , aconselhando  ,  didaticamente , os  jovens enamorados que  não  se  enganem  com o amor para não machucar seus corações com  desilusões amorosas , é a mensagem a    “ ESSES  MOÇOS  POBRES  MOÇOS  “.   [   “ Esses moços , pobres moços . / Ah ! Se soubessem o que eu sei /Não amavam , não passavam / Aquilo que eu já passei / Por meus olhos , por meus sonhos /Por meu sangue , tudo enfim / É que eu peço a esses moços / Que acreditem em mim  /  Se eles julgam / Que a um lindo futuro / Só o amor nesta vida conduz /  Saibam que deixam o céu por ser escuro / E vão ao inferno / A procura de luz / Eu também tive em meus belos dias  / Essa mania que muito me custou /  E só as mágoas que trago hoje em dia /  E essas rugas que o amor me deixou / . “ ] .  

Após  a  separação  ,  Lupicínio  , ao  saber  pelos  amigos  que  Carioca , a mulher que o traíra ,  encontrava-se largada e desesperada  pedindo para voltar , compõe  uma bela canção , interpretada maravilhosamente na voz de JAMELÃO , onde personifica a palavra saudade ,  fazendo-a  mensageira  de  sua  recusa com o termo  :“  NUNCA  “   .  [ “ / [ “Nunca / Nem que o mundo / Caia sobre mim / Nem se Deus mandar / Nem mesmo assim  / As pazes contigo eu farei  / Nunca / Quando a gente perde a ilusão / Deve sepultar o coração / Como eu sepultei  ./ Saudade  ,/ Diga a essa moça por favor / Como foi sincero meu amor  / Como eu a adorei tempos atrás / Saudade; / Mas não se esqueça também de dizer / Que é você quem me faz adormecer/ Para  que eu   viva em  paz .  “  ] .  

Passemos  agora  apresentar  outros compositores que rotularam como sucesso de suas obras na voz de Jamelão Lúcio  Cardim  compôs para  o cantor uma canção que versa  sobre uma pura declaração de amor e , ao mesmo tempo , lamentação do descaso constante de sua amada e do seu costumeiro afastamento  , causa que deixa a mulher amada , após incessantes  brigas , em dúvidas se ela é  “  MATRIZ  OU FILIAL  “  .  [ “ /  Quem sou eu / Pra ter direitos exclusivos / Sobre ela / Se eu não posso sustentar / Os sonhos dela / Se nada tenho / E cada um vale o que tem / Quem sou eu / Pra sufocar a solidão da sua boca / Que hoje diz que é matriz e quase louca / Quando brigamos diz que é a filial / Afinal / Se amar demais passou a ser o meu defeito / É bem possível que eu não tenha mais direito / De ser matriz por ter somente amor pra dar / Afinal / O que ela pensa conseguir me desprezando / Se sua sina / Sempre é voltar chorando / Arrependida me pedindo pra ficar / . “  ]  .

A  expressão  “ dor  de  cotovelo “  simboliza hoje nos meios musicais como  um  sofrimento amoroso e  rótulo de  todo  samba-canção que expressa em seus versos  o tema de um amor passional não correspondido . Ainda de Lúcio Cardim  a criação musical que  manifesta os lamentos  de  alguém atingido por toda adversidade da  paixão disfarçada  em  um  sorriso  mentiroso .   “ ÊTA   DOR  DE  COTOVELO  “  .   [ “ /  Êtá dor de cotovelo dos diabos / Que saudade,que vontade / De morrer / Que adianta eu encobrir / As aparências / Se me olhando / Todo mundo vai lhe ver. / Êtá dor de cotovelo / Dos infernos, / Deste jeito não vai dar / Pra lhe esperar / Qualquer dia tomo um fogo / Às escondidas / Choro e saio por aí / Pra lhe buscar. / Êtá dor que não devolve / Quem se ama / Êtá dor que ninguém quer / Dizer que tem / Disfarçada num sorriso mentiroso /  É  um  pedaço  de  saudade /  De  alguém. /  . “   ]   .   

Uma  das  canções  imortais  composta  por  Ary Barroso  manifesta  grande  lamento de  um descaso amoroso ,  sucesso cantado e  eternizado na voz maravilhosa de Jamelão ,  expressando um imenso sentimento de abandono em relação ao amor .  “ FOLHA MORTA “   [ “ /   Sei que falam de mim / Sei que zombam de mim / Oh , Deus ! / Como eu sou infeliz /  Vivo à margem da vida / Sem amparo ou guarida /  Oh , Deus ! / Como eu sou infeliz  / Já tive amores / Tive carinhos / Já tive sonhos / Os dissabores / Levaram minh'alma / Por caminhos tristonhos / Hoje sou folha morta / Que a corrente transporta / Oh, Deus!  / Como eu sou infeliz! / Infeliz! / Eu queria um minuto apenas / Pra mostrar minhas penas / Oh, Deus! / Como eu sou infeliz! / . “  ]  .    

Jamelão  ainda  gravou com  muito  sucesso uma  composição  de  Ary  Barroso  que  aborda , com muito lirismo , o  ato  da  separação  entre dois amantes causado  pelo fracasso amoroso :    “  RISQUE  “ .  [ “ /  Risque meu nome do seu caderno / Pois não suporto o inferno / Do nosso amor fracassado / Deixe que eu siga novos caminhos / Em busca de outros carinhos / Matemos nosso passado / Mas se algum dia talvez / A saudade apertar / Não se perturbe, afogue / A saudade nos copos / De um bar / Creia, toda quimera se esfuma / Como a brancura da espuma / Que se desmancha na areia / “ .   ]  .


Encerrando o desfile  de  melodias  interpretadas por essa voz brilhante , apresentaremos uma outra e mais conhecida virtude musical de JAMELÃO . Nos anos 50 começou a atuar como intérprete de samba-enredo para a Estação Primeira de Mangueira, atividade que praticou por muitos desfile de sua escola de coração , tornando-se uma referência obrigatória no gênero. Há na comunidade  mangueirense  um samba ( verdadeiro  hino  ) que é símbolo de apresentação da escola em todas festividades , quando todos cantam com muito amor ,  respeito  e  um orgulho contagiante  :  “  EXALTAÇÃO  A  MANGUEIRA  “ .   [ “ /  Mangueira teu cenário é uma beleza / que a natureza criou / O morro com seus barracões de zinco / quando amanhece que esplendor / Todo mundo te conhece ao longe / pelo som de teus tamborins / e o rufar do teu tambor / chegou ô, ô, ô. / A mangueira chegou, ô, ô. / Mangueira teu passado de glória / está gravado na história / é verde e rosa a cor da tua bandeira / prá mostrar a esta gente / que o samba é lá em Mangueira /. “  ]   .

   Se  nos dessem  o  poder  de fazer  uma  seleção  dos grandes intérprete  da  Música  Popular  Brasileira ,  certamente  estaria incluso  na  listagem  JAMELÃO .  Diante  de tal  constatação ,  ficamos constrangidos  de  apresentar um  número  reduzido de canções maravilhosas que se incorporaram como grandes sucessos musicais interpretadas pela  possante voz deste magnífico cantor . 

           “  AS  ALMAS  DOS  QUE AMAM   AS  BOAS  CANÇÕES  FICAM  MAIS ENOBRECIDAS  E  MAIS  PURIFICADAS , QUANDO HÁ  UMA  GRANDE  INVASÃO MELÓDICA  BEM  EXECUTADA  DE  UM  BELO  SAMBA-CANÇÃO  CONDUZIDO COM MUITA SENSIBILIDADE PELA   MAGNÍFICA VOZ  POSSANTE DO GRANDE INTÉRPRETE   JAMELÃO !  “
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »