O Cantinho Musical faz uma homenagem a um cantor que representa o rótulo do samba-canção e o carimbo como interprete dos sambas-enredo da Estação Primeira de Mangueira : José Bispo Clementino dos Santos , mais conhecido como “ JAMELÃO . Ganhou o apelido de Jamelão quando se apresentava em gafieiras da capital fluminense. Já a alcunha de "Gogó de ouro" veio por causa de sua bela voz, de enorme versatilidade. Em 1949, começou a sua carreira como intérprete da Mangueira. Três anos depois viajou para a França como crooner da Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, para cantar em uma festa promovida por Assis Chateaubriand e pelo estilista francês Jacques. Jamelão entrou para a ala de compositores da Mangueira em 1968. Quatro anos depois, gravou o disco "Jamelão Interpreta Lupicínio Rodrigues", acompanhado pela Orquestra Tabajara , interprete preferido do compositor . O Jamelão sambista e cantor romântico sempre demonstrou uma voz privilegiada, um timbre raro, uma voz cheia e calorosa”, ressalta Ricardo Cravo Albin . Para o musicólogo , os sambas-enredo da Mangueira cantados por Jamelão até o final da vida mostram o rigor, a coerência e a força de intérprete que ele tinha.
O Cantinho musical , fazendo uma bela demonstração do que foi este grande intérprete da MPB , reservará o primeiro espaço às canções românticas e , posteriormente , o destaque de sua voz interpretando os sambas-enredo de sua Mangueira . Vários compositores de samba canção destinaram a Jamelão a responsabilidade de tornar suas criações em sucessos musicais e o intérprete cumpriu fielmente o que lhe foi pedido , fazendo as obras brilharem no cenário das músicas . Iniciaremos com algumas criações de Lupicínio Rodrigues , compositor que Jamelão mais gravou . A primeira canção de Lupi descreve poeticamente uma situação complicada de um romance passional , diante de um ato de infidelidade amorosa e desespero pelo momento por que o casal passa . Martirizando-se da dor por uma falta cometida contra o ser amado , diante da traição amorosa , compõe “ ELA DISSE-ME ASSIM “ [ “ / “Ela disse-me assim / Tenha pena de mim / Vá embora / Vai me prejudicar / Ele pode chegar / Está na hora / E eu não tinha motivo nenhum / Para me recusar /Mas aos beijos caí em seus braços / E pedi pra fica / Sabe o que se passou / Ele nos encontrou / E agora /Ela sofre somente porque /Foi fazer o que eu quis/ E o remorso está me torturando/ Por ter feito a loucura que fiz / Por um simples prazer/ Fui fazer / Meu amor infeliz “ .] Ainda na linha romântica de infidelidade amorosa , impulsionado pela dor do abandono e da traição sentida na própria alma , quando soube que Inah , sua noiva , o traíra , compôs a bela música que se tornou grande sucesso na voz Jamelão
“ NERVOS DE AÇO “ . [ “ / Você sabe o que é ter um amor, meu senhor / Ter loucura por uma mulher / E depois encontrar esse amor, meu senhor / Nos braços de um tipo qualquer / Você sabe o que é ter um amor, meu senhor / E por ele quase morrer / E depois encontrá-lo em um braço / Que nem um pedaço do seu pode ser / Há pessoas de nervos de aço / Sem sangue nas veias e sem coração / Mas não sei se passando o que eu passo / Talvez não lhes venha qualquer reação / Eu não sei se o que trago no peito / É ciúme, despeito, amizade ou horror / Eu só sei é que quando a vejo / Me dá um desejo de morte ou de dor. / . “ ] .
A próxima canção que fez grande sucesso na voz de Jamelão é uma bela criação musical de Lupicínio Rodrigues cujo tema é uma exaltação da beleza da mulher amada refletida na luminosidade do cabaré , enquanto seu amado , esperando-a venera a imagem dela , observando apaixonadamente os movimentos da amada naquele ambiente de orgia :“ QUEM HÁ DE DIZER “ . [ “ / Quem há de dizer / Que quem você está vendo / Naquela mesa bebendo / É o meu querido amor? / Repare bem que toda vez / Que ela fala / Ilumina mais a sala / Do que luz do refletor / O cabaré se clama quando ela dança / E com a mesma esperança / Todos lhe põe o olhar / E eu, o dono, / Aqui no meu abandono / Espero louco de sono / O cabaré terminar / Rapaz, leva esta mulher contigo / Disse uma vez um amigo / Quando nos viu conversar / Vocês se amam / E o amor deve ser sagrado / O resto deixa de lado / Vá construir o seu lar / Palavra, quase aceitei o conselho / O mundo, este grande espelho / Que me fez pensar assim: / Ela nasceu com o destino da lua / Pra todos que andam na rua / Não vai viver só pra mim. / . “ ] .
Para sustentar uma união entre as pessoas que se amam , através de cenas carinhosas , e perpetuar o relacionamento amoroso entre o casal , é o conselho que é dado aos jovem por Lupicínio Rodrigues , na voz possante de Jamelão , expresso na linha melódica de “ EXEMPLO “ . [ “ / Deixa o sereno da noite / Molhar teus cabelos / Que eu quero enxugar, amor / Vou buscar água da fonte / Lavar os teus pés / Perfumar e beijar, amor / É assim que começam / Os romances / E assim começamos / Nós dois / Pouca gente / Repete estas frases / Um ano depois / Dez anos estás / Ao meu lado / Dez anos vivemos brigando / Mas quando eu chego cansado / Teus braços estão me esperando / Este é o exemplo que damos / Aos jovens recém namorados / Que é melhor se brigar juntos / Do que chorar separados / . “ ] .
Lupicínio , nesta canção , faz uso de sua experiência a respeito do amor , aconselhando , didaticamente , os jovens enamorados que não se enganem com o amor para não machucar seus corações com desilusões amorosas , é a mensagem a “ ESSES MOÇOS POBRES MOÇOS “. [ “ Esses moços , pobres moços . / Ah ! Se soubessem o que eu sei /Não amavam , não passavam / Aquilo que eu já passei / Por meus olhos , por meus sonhos /Por meu sangue , tudo enfim / É que eu peço a esses moços / Que acreditem em mim / Se eles julgam / Que a um lindo futuro / Só o amor nesta vida conduz / Saibam que deixam o céu por ser escuro / E vão ao inferno / A procura de luz / Eu também tive em meus belos dias / Essa mania que muito me custou / E só as mágoas que trago hoje em dia / E essas rugas que o amor me deixou / . “ ] .
Após a separação , Lupicínio , ao saber pelos amigos que Carioca , a mulher que o traíra , encontrava-se largada e desesperada pedindo para voltar , compõe uma bela canção , interpretada maravilhosamente na voz de JAMELÃO , onde personifica a palavra saudade , fazendo-a mensageira de sua recusa com o termo :“ NUNCA “ . [ “ / [ “Nunca / Nem que o mundo / Caia sobre mim / Nem se Deus mandar / Nem mesmo assim / As pazes contigo eu farei / Nunca / Quando a gente perde a ilusão / Deve sepultar o coração / Como eu sepultei ./ Saudade ,/ Diga a essa moça por favor / Como foi sincero meu amor / Como eu a adorei tempos atrás / Saudade; / Mas não se esqueça também de dizer / Que é você quem me faz adormecer/ Para que eu viva em paz . “ ] .
Passemos agora apresentar outros compositores que rotularam como sucesso de suas obras na voz de Jamelão . Lúcio Cardim compôs para o cantor uma canção que versa sobre uma pura declaração de amor e , ao mesmo tempo , lamentação do descaso constante de sua amada e do seu costumeiro afastamento , causa que deixa a mulher amada , após incessantes brigas , em dúvidas se ela é “ MATRIZ OU FILIAL “ . [ “ / Quem sou eu / Pra ter direitos exclusivos / Sobre ela / Se eu não posso sustentar / Os sonhos dela / Se nada tenho / E cada um vale o que tem / Quem sou eu / Pra sufocar a solidão da sua boca / Que hoje diz que é matriz e quase louca / Quando brigamos diz que é a filial / Afinal / Se amar demais passou a ser o meu defeito / É bem possível que eu não tenha mais direito / De ser matriz por ter somente amor pra dar / Afinal / O que ela pensa conseguir me desprezando / Se sua sina / Sempre é voltar chorando / Arrependida me pedindo pra ficar / . “ ] .
A expressão “ dor de cotovelo “ simboliza hoje nos meios musicais como um sofrimento amoroso e rótulo de todo samba-canção que expressa em seus versos o tema de um amor passional não correspondido . Ainda de Lúcio Cardim a criação musical que manifesta os lamentos de alguém atingido por toda adversidade da paixão disfarçada em um sorriso mentiroso . “ ÊTA DOR DE COTOVELO “ . [ “ / Êtá dor de cotovelo dos diabos / Que saudade,que vontade / De morrer / Que adianta eu encobrir / As aparências / Se me olhando / Todo mundo vai lhe ver. / Êtá dor de cotovelo / Dos infernos, / Deste jeito não vai dar / Pra lhe esperar / Qualquer dia tomo um fogo / Às escondidas / Choro e saio por aí / Pra lhe buscar. / Êtá dor que não devolve / Quem se ama / Êtá dor que ninguém quer / Dizer que tem / Disfarçada num sorriso mentiroso / É um pedaço de saudade / De alguém. / . “ ] .
Uma das canções imortais composta por Ary Barroso manifesta grande lamento de um descaso amoroso , sucesso cantado e eternizado na voz maravilhosa de Jamelão , expressando um imenso sentimento de abandono em relação ao amor . “ FOLHA MORTA “ [ “ / Sei que falam de mim / Sei que zombam de mim / Oh , Deus ! / Como eu sou infeliz / Vivo à margem da vida / Sem amparo ou guarida / Oh , Deus ! / Como eu sou infeliz / Já tive amores / Tive carinhos / Já tive sonhos / Os dissabores / Levaram minh'alma / Por caminhos tristonhos / Hoje sou folha morta / Que a corrente transporta / Oh, Deus! / Como eu sou infeliz! / Infeliz! / Eu queria um minuto apenas / Pra mostrar minhas penas / Oh, Deus! / Como eu sou infeliz! / . “ ] .
Jamelão ainda gravou com muito sucesso uma composição de Ary Barroso que aborda , com muito lirismo , o ato da separação entre dois amantes causado pelo fracasso amoroso : “ RISQUE “ . [ “ / Risque meu nome do seu caderno / Pois não suporto o inferno / Do nosso amor fracassado / Deixe que eu siga novos caminhos / Em busca de outros carinhos / Matemos nosso passado / Mas se algum dia talvez / A saudade apertar / Não se perturbe, afogue / A saudade nos copos / De um bar / Creia, toda quimera se esfuma / Como a brancura da espuma / Que se desmancha na areia / “ . ] .
Encerrando o desfile de melodias interpretadas por essa voz brilhante , apresentaremos uma outra e mais conhecida virtude musical de JAMELÃO . Nos anos 50 começou a atuar como intérprete de samba-enredo para a Estação Primeira de Mangueira, atividade que praticou por muitos desfile de sua escola de coração , tornando-se uma referência obrigatória no gênero. Há na comunidade mangueirense um samba ( verdadeiro hino ) que é símbolo de apresentação da escola em todas festividades , quando todos cantam com muito amor , respeito e um orgulho contagiante : “ EXALTAÇÃO A MANGUEIRA “ . [ “ / Mangueira teu cenário é uma beleza / que a natureza criou / O morro com seus barracões de zinco / quando amanhece que esplendor / Todo mundo te conhece ao longe / pelo som de teus tamborins / e o rufar do teu tambor / chegou ô, ô, ô. / A mangueira chegou, ô, ô. / Mangueira teu passado de glória / está gravado na história / é verde e rosa a cor da tua bandeira / prá mostrar a esta gente / que o samba é lá em Mangueira /. “ ] .
Se nos dessem o poder de fazer uma seleção dos grandes intérprete da Música Popular Brasileira , certamente estaria incluso na listagem JAMELÃO . Diante de tal constatação , ficamos constrangidos de apresentar um número reduzido de canções maravilhosas que se incorporaram como grandes sucessos musicais interpretadas pela possante voz deste magnífico cantor .
“AS ALMAS DOS QUE AMAM AS BOAS CANÇÕES FICAM MAIS ENOBRECIDAS E MAIS PURIFICADAS , QUANDO HÁ UMA GRANDE INVASÃO MELÓDICA BEM EXECUTADA DE UM BELO SAMBA-CANÇÃO CONDUZIDO COM MUITA SENSIBILIDADE PELA MAGNÍFICA VOZ POSSANTE DO GRANDE INTÉRPRETE JAMELÃO ! “