O Cantinho Musical , prazerosamente , dedicará este espaço para desfilar algumas canções da mais perfeita voz da Música Popular brasileira : ELIS REGINA . Com uma versatilidade intocável , Elis revolucionou o quadro musical com sua voz convincente e interpretação brilhante quando ocupava os palcos da vida . Elis Regina Carvalho Costa nasceu no dia 17 de março de 1945 , em Porto Alegre . Conhecida por sua competência vocal, musicalidade, presença de palco, é considerada por muitos críticos a melhor cantora popular do Brasil a partir dos anos 1960 ao início dos anos 1980; para muitos, a melhor cantora brasileira de todos os tempos . Elis elevou a arte de interpretar a um grau de perfeição técnica e emocional ímpares. É essa força que vem de dentro e explode na superfície, nos olhos fechados, no sorriso largo, nas sobrancelhas em pé que lhe conferem aquele ar desafiador, provocante e destemido. Nas mãos inquietas e intensas , movendo-se para o alto, procura no espaço vazio a verdade torturante daquele momento musical . Por causa da gargalhada escancarada e da grande vibração, o poeta Vinícius de Morais apelidou Elis de "Pimentinha". Para Elis a palavra não era suficiente para dizer tudo o que desejava , daí o corpo assume a função de exprimir uma sensação , através do gestos e caras feias , tornando seu corpo uma verdadeira linguagem , representando a vida , a obra e a morte . Elis cantava a palavra e a pronunciava a partir do conceito que esta representava para a artista , ganhando um novo sentido .
O Cantinho Musical terá o cuidado em selecionar algumas canções em um universo de obras representadas por Elis . Cuidadosamente , procuraremos destacar , durante a triagem , as músicas que serão identificadas pelos fãs da “ Pimentinha “ . Iniciaremos a pequena amostra com uma obra-prima do compositor Belchior cujo tema é um alerta para o choque de gerações , clamando para uma renovação revolucionária de uma juventude que se acomoda com um estado de coisas , sem perceber que a vida é uma perpétua mudança , deixando claro o sentimento de desilusão com o sistema de governo. A letra fala do desencanto que um indivíduo tem acerca do sistema social e político de sua época , descrevendo traços da ditadura militar brasileira, a indignação diante a opressão exercida pelas forças do Estado , pela repressão aos jovens, promessas de um país do futuro não cumpridas, censura, aflição e medo. Tudo isso , caracterizado pelo conformismo da atual sociedade , trazendo consigo a escassez de novos “heróis” “ COMO NOSSOS PAIS “ . [ “ / Não quero lhe falar meu grande amor / De coisas que aprendi nos discos / Quero lhe contar como eu vivi / E tudo o que aconteceu comigo / Viver é melhor que sonhar / E eu sei que o amor é uma coisa boa / Mas também sei / Que qualquer canto é menor do que a vida / De qualquer pessoa / Por isso cuidado meu bem / Há perigo na esquina / Eles venceram e o sinal / Está fechado pra nós / Que somos jovens... / Para abraçar seu irmão / E beijar sua menina, na rua / É que se fez o seu braço, / O seu lábio e a sua voz... / Você me pergunta pela minha paixão / Digo que estou encantada como uma nova invenção / Eu vou ficar nesta cidade não vou voltar pro sertão / Pois vejo vir vindo no vento cheiro de nova estação / Eu sinto tudo na ferida viva do meu coração... / Já faz tempo eu vi você na rua / Cabelo ao vento, gente jovem reunida / Na parede da memória esta lembrança / É o quadro que dói mais... / Minha dor é perceber / Que apesar de termos feito tudo o que fizemos / Ainda somos os mesmos e vivemos / Ainda somos os mesmos e vivemos / Como os nossos pais... / Nossos ídolos ainda são os mesmos / E as aparências não enganam não / Você diz que depois deles não apareceu mais ninguém / Você pode até dizer que eu tô por fora / Ou então que eu tô inventando.../ Mas é você que ama o passado e que não vê / É você que ama o passado e que não vê / Que o novo sempre vem... / Hoje eu sei que quem me deu a idéia / De uma nova consciência e juventude / Tá em casa, guardado por Deus / Contando vil metal... / Minha dor é perceber que apesar de termos / Feito tudo, tudo, tudo, tudo o que vivemos / Como os nossos pais... / .” ]
JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC , nesta bela canção , identificada na voz de ELIS REGINA , intérprete preferida da dupla , compuseram-na inicialmente para homenagear Chaplin , mudando seu rumo temático , num encontro casual com Henfil e Chico Mário em que comentaram o exílio do irmão Betinho , logo modificando para uma mensagem de resistência ao período repressivo por que passava o Brasil . Velada em uma crítica ao sistema ditatorial , a dupla relata uma situação política pela qual passava o povo brasileiro , com seus filhos exilados , tudo expresso em uma canção , considerada o hino da anistia : “ O BÊBADO E A EQUILIBRISTA “ . [ “ / Caía a tarde feito um viaduto / Um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos / A lua , tal qual a dama de um bordel , / Pedia a cada estrela fria / Um brilho de aluguel / E nuvens , lá no mata-borrão do céu / Chupavam manchas torturadas , que sufoco / Louco , o bêbado com chapéu –coco / Fazia irreverência pra noite do Brasil / Meu Brasil / Que sonha com a volta do irmão do Henfil / Com tanta gente que partiu num rabo de foguete / Chora a nossa pátria , mãe gentil / Choram Marias e Clarices no solo do Brasil / Mas sei que uma dor assim pungente / Não há de ser inutilmente , a esperança / Dança na corda bamba de sombrinha / E em cada passo dessa linha , pode se machucar / Azar, a esperança equilibrista / Sabe que o show de todo artista / Tem que continuar ... / . “ ] .
EDU LOBO e VINÍCIUS DE MORAIS compuseram uma linda canção para ser apresentada , em 1965 , no 1º. Festival da MPB, interpretada em uma explosão vocal maravilhosa de Elis Regina , exteriorizando um misticismo simbólico e uma fé diante de um verdadeiro milagre , demonstrado em um “ ARRASTÃO “. [ “ / Eh! tem jangada no mar /Hei! hei! hei! / Hoje tem arrastão /Eh! todo mundo pescar / Chega de sombra João... / Jovi, olha o arrastão / Entrando no mar sem fim / Eh! meu irmão me traz / Yemanjá prá mim...(2x) / Minha Santa Bárbara / Me abençoai / Quero me casar / Com Janaína.. / Eh! puxa bem devagar / Hei! hei! hei! / Já vem vindo o arrastão / Eh! é a Rainha do Mar / Vem! / Vem na rede João / Prá mim!... / Valha-me Deus / Nosso Senhor do Bonfim / Nunca jamais se viu / Tanto peixe assim...(2x) / Minha Santa Bárbara / Me abençoai / Quero me casar / Com Janaína.. / Eh! puxa bem devagar / Hei! hei! hei! / Já vem vindo o arrastão / Eh! é a Rainha do Mar / Vem! / Vem na rede João / Prá mim!... / Valha-me Deus / Nosso Senhor do Bonfim / Nunca jamais se viu / Tanto peixe assim...(3x) / . “ ] .
O sentimento feminino representado no discurso poético de ChicoBuarque espelha o demonstrativo de um lirismo variado, dentre eles , o grau de carência da mulher em que se humilha diante do amado, rastejando –se para tê-lo como par de seu amor . Nesta canção , Elis interpreta com uma carga emocional intensa , motivada pelo padecimento da perda de seu amado em “ ATRÁS DA PORTA [ “ Quando olhaste bem nos olhos meus / O teu olhar era de adeus / Juro que não acreditei / Eu te estranhei / Me debrucei / Sobre o teu corpo e duvidei / E me arrastei , te arranhei / E me agarrei nos teus cabelos / No teu peito , nos teus pelos / Teu pijama / Nos teus pés / Aos pés da cama / Sem carinho , sem coberta / No tapete atrás da porta / Reclamei baixinho / Dei pra maldizer o nosso lar / A sujar teu nome , te humilhar / E me vingar a qualquer preço /Te adorando pelo avesso / . “ ] .
Esta canção é uma tradução de Armando Louzada para o português , interpretada magnificamente pela voz de Elis Regina . O clima de romantismo de suas letras , na instrumentação e melodia , fez com que tocasse o coração e a alma de diversas pessoas , se tornando um destacado clássico popular, se estendendo como pano de fundo para muitas histórias de amor . “ FASCINAÇÃO “ . [ “ / Os sonhos mais lindos sonhei / De quimeras mil um castelo ergui / E no teu olhar, tonto de emoção / Com sofreguidão mil venturas previ / O teu corpo é luz, sedução / Poema divino cheio de esplendor / Teu sorriso prende, inebria e entontece /És fascinação, amor / . “ ] .
Com um profundo amor materno , Milton Nascimento compôs essa música em homenagem a sua mãe, que se chama Maria. A letra revela uma personagem feminina, de presença marcante. Maria é mulher, é povo , Maria é força, personalidade. A “Maria” de Milton pode ser a sua mãe biológica, uma empregada doméstica que morreu quando o cantor tinha apenas quatro anos de idade. A música virou hino do movimento feminista ao ser interpretada por Elis Regina. A música “ Maria , Maria “ relata a vida de uma mulher trabalhadora e guerreira, que têm ideais e dificuldades, e que mesmo assim não desanima, têm fé na vida para alcançar seus desejos, sonhos e objetivos. O nome “Maria” é um nome popular brasileiro e entende-se que o autor se refere a todas as mulheres brasileiras batalhadoras. “ MARIA , MARIA “ . [ “ / Maria, Maria / É um dom, uma certa magia, / Uma força que nos alerta / Uma mulher que merece viver e amar / Como outra qualquer do planeta / Maria, Maria / É o som, é a cor, é o suor / É a dose mais forte e lenta / De uma gente que ri quando deve chorar / E não vive, apenas agüenta / Mas é preciso ter força / É preciso ter raça / É preciso ter gana sempre / Quem traz no corpo a marca / Maria, Maria / Mistura a dor e a alegria / Mas é preciso ter manha / É preciso ter graça / É preciso ter sonho sempre / Quem traz na pele essa marca / Possui a estranha mania / De ter fé na vida / . “ ]Esta canção começa a ser inspirada no retrato imagístico de um sítio onde Tom Jobim seleciona muitos elementos da natureza que estarão presentes durante a narrativa poética .
A metáfora central dela é tomada como imagem da passagem da vida cotidiana, seu modo contínuo, sua inevitável progressãorumo à morte , como as chuvas do fim de março, que marcam o final do verão , aproximando a imagem da água a uma promessa , simbolizando uma renovação . Elis Reginadá um tempero magnífico na interpretação de“ ÁGUAS DE MARÇO “ . [ “ / É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / É um caco de vidro, é a vida, é o sol / É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol / É peroba do campo, o nó da madeira / Caingá candeia, é o Matita-Pereira / É madeira de vento, tombo da ribanceira / É o mistério profundo, é o queira ou não queira / É o vento ventando, é o fim da ladeira / É a viga, é o vão, festa da cumeeira / É a chuva chovendo, é conversa ribeira / Das águas de março, é o fim da canseira / É o pé, é o chão, é a marcha estradeira / Passarinho na mão, pedra de atiradeira / É uma ave no céu, é uma ave no chão / É um regato, é uma fonte, é um pedaço de pão / É o fundo do poço, é o fim do caminho / No rosto um desgosto, é um pouco sozinho / É um estrepe, é um prego, é uma ponta, é um ponto / É um pingo pingando, é uma conta, é um conto / É um peixe, é um gesto, é uma prata brilhando / É a luz da manhã, é o tijolo chegando / É a lenha, é o dia, é o fim da picada / É a garrafa de cana, o estilhaço na estrada / É o projeto da casa, é o corpo na cama / É o carro enguiçado, é a lama, é a lama / É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã / É um resto de mato na luz da manhã / São as águas de março fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração / É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto do toco, é um pouco sozinho / É uma cobra, é um pau, é João, é José / É um espinho na mão, é um corte no pé / São as águas de março fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração / É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã / É um belo horizonte, é uma febre terçã / São as águas de março / fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração / É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / É pau, é pedra, é o fim do caminho / É um resto de toco, é um pouco sozinho / Pau, pedra, fim do caminho / Resto de toco, pouco sozinho / ( BIS ) / . “ ] .
Esta canção , com ritmo de bolero , foi composta por uma dupla incrível que deixou várias obra na galeria da MPB : JOÃO BOSCO e ALDIR BLANC . Há em seus versos manifestação de um verdadeiro bailado mesclado com um momento sublime nos braços da pessoa amada , conduzindo em seu ouvido o ensinamento de um passo ritmado de um bolero , interpretado com muita maestria por ELIS REGINA : “ DOIS PRA LÁ , DOIS PRA CÁ “ . [ “ / Sentindo frio em minh’alma / te convidei pra dançar / A tua voz me acalmava / É dois pra lá , dois pra cá / Meu coração traiçoeiro / Batia mais que um bongô / Tremia mais que as maracás / Descompassado de amor / Minha cabeça rodando / Rodava mais que os casais / O teu perfume gardênia / E não me pergunte mais / A tua mão no pescoço / As tuas costas macias /Por quanto tempo rondaram / As minhas noites vazias / No dedo um falso brilhante / Brincos iguais ao colar / E a ponta de um torturante / Band-aid no calcanhar / E hoje me embriagando / De whisky com guaraná / Ouvi tua voz sussurrando / São dois pra lá , dois pra cá / . “ ] . Em uma maravilhosa interpretação , ELIS REGINA movimenta ainda mais o ritmo original da canção composta por IVAN LINS e VICTOR MARTINS cujo tema é um argumento que demonstra , através de várias comparações com fenômenos da natureza , a pureza e verdadeiro amor por “ MADALENA “ . [ “ / Oh Madalena, o meu peito percebeu / que o mar é uma gota / comparado ao pranto meu / Fique certa, quando o nosso amor desperta / logo o sol se desespera / e se esconde lá na serra / Madalena, o que é meu não se divide / Nem tampouco se admite / Quem do nosso amor duvide / Até a lua se arrisca num palpite / Que o nosso amor existe / Forte ou fraco alegre ou triste / (BIS ) / . “ ] .
MARCO e PAULO SÉRGIO VALLE , com uma linda interpretação de Elis , compuseram uma bela canção cujo tema explicita , em seus versos , a perda de uma grande amor e um esforço sentimental para conviver na solidão que fortifica mais a presença de uma saudade do amor perdido , por isso expressa na música o desejo de “ PRECISO APRENDER A SER SÓ “ . [ “ / Ah, se eu te pudesse fazer entender / Sem teu amor eu não posso viver / Que sem nós dois o que resta sou eu / Eu assim tão só / E eu preciso aprender a ser só / Poder dormir sem sentir teu calor / A ver que foi só um sonho e passou / Ah, o amor / Quando é demais ao findar leva a paz / Me entreguei sem pensar / Que a saudade existe e se vem / É tão triste, vê / Meus olhos choram a falta dos teus / Esses teus olhos que foram tão meus / Por Deus entenda que assim eu não vivo / Eu morro pensando no nosso amor / (bis) / . “ ] .
Neutralizando simplesmente certos comentários sobre a vida de outrem , ou vinda do coração da pessoa amada e não dando qualquer importância ao tipo de insinuações feitas , foi que Baden Powell / Vinícius de Moraes compuseram a bela canção , interpretada com muita “ pimenta “ por Elis Regina , desdenhando os atos com a palavra “ DEIXA “ . [ “ / Deixa / Deixa quem quiser falar, meu bem / Deixa / Deixa o coração falar também / Porque ele tem razão demais / Quando se queixa / Então a gente deixa, deixa, deixa, deixa / Ninguém vive mais do que uma vez / Deixa / Diz que sim pra não dizer talvez / Mas vê se deixa / A paixão também existe / Deixa / Não me deixe ficar triste / . “ ] .
Encerraremos a amostra de algumas canções interpretadas por Elis Regina , com a sua peça musical preferida , segundo certos críticos . Rita Lee e Roberto de Carvalho , com muito humor e ironia , vão , de certa forma , cobrar e denunciar dos bem nascidos e vividos, um engajamento e comprometimento desta classe social na luta contra a ditadura , porque se acomodava ou se beneficiava com a situação , daí o chamamento à realidade da situação do país , porque , naquele momento , a nação vivia uma grande crise econômica, causando uma das piores Recessões de nossa História , dizendo que a Classe Média podia ajudar : “ ALÔ , ALÔ , MARCIANO “ . [ “ / Alô, alô, marciano / Aqui quem fala é da Terra / Pra variar estamos em guerra / Você não imagina a loucura / O ser humano ta na maior fissura porque / Tá cada vez mais down o high society / Down, down, down / O high society / Alô, alô, marciano / A crise tá virando zona / Cada um por si todo mundo na lona / E lá se foi a mordomia / Tem muito rei aí pedindo alforria porque / Tá cada vez mais down o high society / Down, down, down / O high society / Alô, alô, marciano / A coisa tá ficando russa / Muita patrulha, muita bagunça / O muro começou a pichar / Tem sempre um aiatolá pra atola Alá / Tá cada vez mais down o high society / Down, down, down / O high society / Alô, alô, marciano / Aqui quem fala é da Terra / Pra variar estamos em guerra / Você não imagina a loucura / O ser humano ta na maior fissura porque /Tá cada vez mais down o high society / Down, down, down /O high society / ].
O que se pode dizer sobre Elis Regina ? Que revolucionou o mundo da música brasileira ? Que impressionava todos com suas interpretações ? Que adicionava valores às poesias musicais com seu canto e seus gestos ? Que tinha um carisma admirável quando se apresentava ? Que era querida por todos que amavam a boa música ? Que tinha um sorriso contaminante que agradava a todos ? Pois bem !!!! Se mesclarmos todos os caracteres interrogativos expostos e ainda os que não foram questionados positivamente por esquecimento desta coluna , podemos chegar certamente à mais perfeita interprete da MPB , sem medo de errar na citação : ELIS REGINA “ O QUE MAIS IMPRESSIONA NA CANÇÃO É UMA BELA ADEQUAÇÃO DO CRIADOR DA OBRA , DO RESULTADO DE SUA CRIAÇÃO E DO MENSAGEIRO QUE ENTOA COM RITMO , MELODIA E HARMONIA A MENSAGEM MUSICAL LEVADA A TODOS BONS OUVINTES . ELIS REGINA É , SEM MEDO DE AFIRMAR , A MAIS PERFEITA MENSAGEIRA DO NOSSO CANCIONEIRO ! “