O Cantinho Gramatical , nesta edição , desenvolverá a estrutura moldada em uma composição verbal específica chamada FORMAS NOMINAIS que constroem o modelo de ORAÇÃO REDUZIDA . O modo como se ordenavam as flexões das palavras variáveis : NOMES e VERBOS na língua latina justifica as diferentes estruturações oracionais na língua portuguesa . Os NOMES : substantivos , adjetivos e seus equivalentes eram declináveis e flexionavam através de seus casos específicos . Os VERBOS eram conjugáveis de acordo com a categoria da pessoa gramatical manifestada no discurso . Porém algumas formas verbais fugiam dos modelos flexionais dos verbo : não eram CONJUGÁVEIS , e sim , DECLINÁVEIS características própria dos nomes , daí a classificação de FORMAS NOMINAIS dos verbos . São elas : INFINITIVO , GERÚNDIO e PARTICÍPIO , bases das ORAÇÕES REDUZIDAS . Essas características representam um qualificativo da oração que tem o verbo em FORMA NÃO FINITA ( ou forma infinita ) , porque os verbos nos demais tempos que sofrem flexões de pessoa são classificados como FORMAS FINITAS . O que caracteriza as ORAÇÕES REDUZIDA , além dos verbos nas formas nominais , é a ausência de CONECTIVOS .
As ORAÇÕES REDUZIDAS correspondem normalmente a uma outra que tem o verbo em FORMA FINITA dependente de um CONECTIVO ; é chamada de ORAÇÃO DESENVOLVIDA .
As ORAÇÕES REDUZIDAS são classificadas de conformidade com a função que exercem dentro da oração principal , do mesmo modo que se classificam as ORAÇÕES DESENVOLVIDAS , isto é , as orações subordinadas com verbos num dos modos ( indicativo , subjuntivo ou imperativo ). Passemos agora a exemplificar o que foi explicitado . No período : VI O ALUNO SAIR DE SALA , a 1ª. oração : VI ( principal ) ; a 2ª. oração O ALUNO SAIR DE SALA é subordinada substantiva objetiva direta , REDUZIDA DE INFINITIVO . Outro exemplo demonstraremos no seguinte período : DEIXEI-O FAZER OS EXERCÍCIOS , a 1ª. oração : DEIXEI ( principal ) ; 2ª. oração : O FAZER OS EXERCÍCIOS é subordinada substantiva objetiva direta , REDUZIDA DE INFINITIVO . Se desenvolvermos a 2ª. oração , teríamos DEIXEI QUE ELE FIZESSE OS EXERCÍCIOS , oração desenvolvida mantendo a mesma classificação : OBJETIVA DIRETA.
Agora exemplo de orações subordinadas adjetivas reduzidas : RECEBI UMA CARTA , DIZENDO QUE ELA CHEGARIA CEDO . Há neste período três orações : 1ª. oração : RECEBI UMA CARTA ( principal ) ; 2ª. oração: DIZENDO , oração subordinada adjetiva restritiva REDUZIDA DE GERÚNDIO ; 3ª. oração : QUE ELA CHEGARIA CEDO , oração subordinada substantiva objetiva direta ( desenvolvida ) . Se desenvolvermos a oração reduzida de gerúndio , teremos : Recebi uma carta QUE DIZIA que ela chegaria cedo , com a mesma classificação exercida pela reduzida .
Exemplificaremos agora as orações subordinadas adverbiais reduzidas : TERMINADA A AULA , DIRIGI-ME PARA CASA . 1ª. oração : TERMINADA A AULA ( subordinada adverbial temporal REDUZIDA DE PARTICÍPIO ); 2ª. oração : DIRIGI-ME PARA CASA ( oração principal ) . Se transformarmos a oração reduzida de particípio em ORAÇÃO DESENVOLVIDA , teremos : QUANDO TERMINOU A AULA , dirigi-me para casa , mantendo a mesma função . Um outro exemplo de reduzida adverbial : TENDO TEMPO , ACOMPANHAR-TE-EI COM GOSTO . 1ª. oração : TENDO TEMPO ( subordinada adverbial condicional REDUZIDA DE GERÚNDIO ) ; 2ª. oração : ACOMPANHAR-TE-EI COM GOSTO ( oração principal ) . Se transformarmos a oração reduzida de gerúndio em oração desenvolvida , termos : SE EU TIVER TEMPO , acompanhar-te-ei com gosto , mantendo a mesma função .
OBSERVAÇÃO : Nem sempre as FORMAS NOMINAIS constituem orações reduzidas . Isto acontece , quando :
A ) Elas fazem parte de locuções verbais , tempos compostos e voz passiva analítica . Exemplos :
1 - AGORA DEVO TRABALHAR NO COMÉRCIO . ( devo trabalhar locução verbal ) .
2- ELE JÁ TINHA CONCLUÍDO O TRABALHO . ( tinha concluído : tempo composto do verbo concluir ) .
3- O PACOTE FOI ENCONTRADO PELO MENINO . ( foi encontrado : voz passiva analítica do verbo encontrar ) .
B ) O infinitivo funciona como complemento de um verbo , tendo ambos o mesmo sujeito . Ex. :
QUERO SAIR IMEDIATAMENTE DAQUI . ( verbo QUERER e verbo SAIR têm o mesmo sujeito EU ) . C ) O gerúndio e o particípio funcionam como adjetivos . Exemplos :
- ELE ESCULPIU UM HOMEM PENSANDO . ( o gerúndio PENSANDO tem valor adjetival = pensativo ) .
- NÃO É AGRADÁEL RECORDAR AS LUTAS PERDIDAS . ( o particípio PERDIDAS tem valor adjetival = perdedoras ) .
VAMOS PRATICAR ?
Classifique sintaticamente as orações reduzidas nos períodos abaixo :
- Convém evitar as más companhias.
- Terminada a aula , dirigi-me para casa .
- A ser verdadeira essa notícia , estou falido.
- A polícia surpreendeu o ladrão abrindo o cofre .
- Sufocada a rebelião , a vida do país se normalizou .
- Caminhavam os soldados pensando em seus lares distantes .
- Não partirei antes de saber a verdade .
- Tu serás punido por teres quebrado o vaso .
- Escrevemos para pedir-lhe a devida autorização .
- Encontrei-o ao sairmos da universidade .
- É sempre fácil combater um mau costume em começo .
- Castigaram-no por mentir .
- Nosso objetivo era impedir o acordo .
- Prestando atenção, compreenderás a explicação .
- O medo de ser castigado o conteve .
- Vendo-se só , foi para casa .
- Um homem vestindo terno marrom, te procurou agora mesmo .
- Ela parecia desejosa de falar contigo .
- O médico me recomendou evitar exercícios violentos .
- Meu vizinho declarou-me estar contente com o novo emprego .
DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO
- Sou obrigado a preveni-lo de tenho negócios a tratar.
- Não acha que é sempre melhor falar francamente ?
- Convém guardar na mocidade para poder gastar na velhice .
- É preciso deixar esses assuntos para os que têm tempo .
- À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem , muitos pretendentes surgiam disputando os cômodos vazios .
- O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência .
- Terminada a reza , pedi licença para deitar-me .
- Usando da palavra , o advogado fez uma bela defesa para defender seu cliente .
- Não se incomode , que eu não tenho vontade alguma de comer .
- Pronunciada a sentença , o juiz se levantou e retirou-se do tribunal .
Após explicitadas as teorias sobre orações e exercitadas em frases com duas unidades oracionais , agora já podemos praticar em períodos mais longos a divisão e classificação delas .
DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO
- “ Consumida a ceia , erguemo-nos de mãos postas , rezamos a todos os santos conhecidos , e a outros muitos que inventou o dono da casa “
- “ Tudo nasce , tudo cresce , tudo morre : só Deus é eterno “
- “ Aquele homem vive desgostoso , porque o salário que ganha é insuficiente para a manutenção da família “
- “ Faço o que posso, mas não faço tudo quanto quero .”
- “ Quanto mais vivemos , mais apreço damos à vida , mesmo que ela nos seja difícil . “
- “As estrelas , por causa da luz do sol , não aparecem de dia , mas , logo que cai a noite , fica o firmamento delas crivados . “
- “ Trata os outros como desejas que te tratem . “
- “ Se tu queres que te respeitem , respeita primeiro os outros . “
- “ Chegando ao outro lado da rua , empurrou a porta que o menino, ao sair , deixara cerrada . “
- “ Na posição difícil em que estamos , quem não é nosso amigo é nosso inimigo . “
- “ O mundo seria outro , se cada um se contentasse com o que é seu . “
- “ O mesmo que te adula , quando a fortuna te é favorável , te fugirá , quando dele necessitares . “
- “ Quando a sorte depende do esforço próprio , quem pouco faz nada tem . “
- “ Tudo quanto por ele fizeres será para mim um consolo , pois ele merece um pouco de felicidade . “
- “ Segue os conselhos de teu pai , que te conduzirão à felicidade e te prepararão uma doce velhice . “
- “ Eu me empenharei para que ele consiga o que lhe é devido . “
- “ O culpado anda sempre inquieto , porque sabe que cedo ou tarde lhe chega o castigo . “
- “ É conveniente que estes assuntos sejam confiados aos que não têm outra ocupação . “
- “ Voltando as costas , levantou os olhos ao céu para evitar o rosto da selvagem que acompanhava a vista , como certas flores acompanham a rotação aparente do sol. “
- “ Uma certidão que me desse vinte anos de idade poderia enganar os estranhos , como todos os documentos falsos , mas não a mim . “
- “ Os versos dele agradavam e valiam mais do que os meus ; mas ele tinha necessidade de algum, que lhe confirmasse o aplauso dos outros . “
- “ Fique cada um com sua opinião , que não vale a pena questionar sobre semelhante coisa . “
- “ Como escrevemos sempre e somente para aqueles que sabem tão pouco que ainda sabem menos do que nós , e não para aqueles que nos podem ensinar, vamos , porque isso é preciso, dizer o que era e o que podia naqueles tempos o ajudante oficial da sala do vice-rei . “
Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected] GABARITO No. 25 OBSERVAÇÃO : ( RI ) REDUZIDA DE INFINITIVO / ( RG ) REDUZIDA DE GERÚNDIO / ( RP ) REDUZIDA DE PARTICÍPIO - Classifique sintaticamente as orações reduzidas nos períodos abaixo :
- Convém evitar as más companhias. SUBJETIVA ( RI )
- Terminada a aula , dirigi-me para casa . TEMPORAL ( RP )
- A ser verdadeira essa notícia , estou falido. ADVERBIAL CONDICIONAL ( RI )
- A polícia surpreendeu o ladrão abrindo o cofre . TEMPORAL ( RG )
- Sufocada a rebelião , a vida do país se normalizou . TEMPORAL OU CAUSAL ( RP )
- Caminhavam os soldados pensando em seus lares distantes .COORDENADA ADITIVA (RG)
- Não partirei antes de saber a verdade . TEMPORAL ( RI )
- Tu serás punido por teres quebrado o vaso . CAUSAL ( RI )
- Escrevemos para pedir-lhe a devida autorização . FINAL ( RI )
- Encontrei-o ao sairmos da universidade . TEMPORAL ( RI )
- É sempre fácil combater um mau costume em começo . SUBJETIVA ( RI )
- Castigaram-no por mentir . CAUSAL ( RI )
- Nosso objetivo era impedir o acordo . PREDICATIVA ( RI )
- Prestando atenção, compreenderás a explicação . CONDICIONAL ( RG )
- O medo de ser castigado o conteve . COMPLETIVA NOMINAL ( RI )
- Vendo-se só , foi para casa . CAUSAL ( RG )
- Um homem vestindo terno marrom, te procurou agora mesmo . ADJETIVA ( RG )
- Ela parecia desejosa de falar contigo . COMPLETIVA NOMINAL ( RI )
- O médico me recomendou evitar exercícios violentos . OBJETIVA DIRETA ( RI )
- Meu vizinho declarou-me estar contente com o novo emprego . OBJETIVA DIRETA ( RI)
DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO - Sou obrigado / a preveni-lo / de tenho negócios / a tratar.
-
- Não acha / que é sempre melhor / falar francamente ?
-
- Convém / guardar na mocidade / para poder gastar na velhice .
-
- É preciso / deixar esses assuntos para os / que têm tempo .
-
- À proporção que alguns locatários abandonavam a estalagem / , muitos pretendentes surgiam/ disputando os cômodos vazios .
-
- O meu fim evidente era / atar as duas pontas da vida,/ e restaurar na velhice a adolescência .
-
- Terminada a reza / , pedi licença / para deitar-me .
-
- Usando da palavra , / o advogado fez uma bela defesa / para defender seu cliente .
-
- Não se incomode ,/ que eu não tenho vontade alguma / de comer .
-
-
1ª. TEMPORAL ( RP )/2ª.PRINCIPAL/3ª.PRINCIPALecoordenada aditivaemrelaçãoàanterior . Após explicitadas as teorias sobre orações e exercitadas em frases com duas unidades oracionais , agora já podemos praticar em períodos mais longos a divisão e classificação delas . DIVIDIR E CLASSIFICAR AS ORAÇÕES NOS PERÍODOS ABAIXO - “ Consumida a ceia / , erguemo-nos de mãos postas /, rezamos a todos os santos conhecidos ,/ e
a outros muitos / que inventou o dono da casa “
-
-
-
- “ Aquele homem vive desgostoso /, porque o salário ( 2ª.) / que ganha / ( 2ª. ) é insuficiente para a manutenção da família “
1ª. PRINCIPAL/2ª.CAUSAL/3ª.ADJETIVARESTRITIVA - “ Faço o / que posso,/ mas não faço tudo / quanto quero .”
-
- “ Quanto mais vivemos , / mais apreço damos à vida , / mesmo que ela nos seja difícil . “
-
- “As estrelas , por causa da luz do sol , não aparecem de dia / , mas (2ª) , / logo que cai a noite , / ( 2ª. ) fica o firmamento delas crivados . “
1ª. COORDENADA/2ª.ADVERSATIVA ( principal em relação à3ª. ) /TEMPORAL - “ Trata os outros / como desejas / que te tratem . “
-
- “ Se tu queres / que te respeitem / , respeita primeiro os outros . “
-
- “ Chegando ao outro lado da rua / , empurrou a porta / (3ª.) que o menino / , ao sair , / (3ª.) deixara cerrada . “
-
- “ Na posição difícil ( 1ª. ) / em que estamos / , quem não é nosso amigo / 1ª. é nosso inimigo .
-
- “ O mundo seria outro , / se cada um se contentasse com o / que é seu . “
1ª. PRINCIPAL/2ª.CONDICIONAL/3ª.ADJETIVA - “ O mesmo 1ª. / que te adula , / quando a fortuna te é favorável , / 1ª. te fugirá , / quando dele necessitares.
-
- “ Quando a sorte depende do esforço próprio , / quem pouco faz / nada tem . “
-
CONTINUAÇÃO DO GABARITO No. 25 - “ Tudo 1ª. / quanto por ele fizeres / 1ª. será para mim um consolo / , pois ele merece um pouco de felicidade
1ª.PRINCIPAL/2ª,ADJETIVA/3ª.CAUSAL - “ Segue os conselhos de teu pai , / que te conduzirão à felicidade / e te prepararão uma doce velhice .
1ª.COORDENADA/2ª.COORDENADAEXPLICATIVA / 3ª.EXPLICATIVAEADITIVA - “ Eu me empenharei / para que ele consiga o / que lhe é devido . “
1ª.PRINCIPAL/2ª.FINAL/3ª.ADJETIVA - “ O culpado anda sempre inquieto , / porque sabe / que cedo ou tarde lhe chega o castigo . “
1ª.PRINCIPAL/2ª.CAUSAL/3ª.OBJETIVADIRETA - “ É conveniente / que estes assuntos sejam confiados aos / que não têm outra ocupação . “
1ª.PRINCIPAL/2ªSUBJETIVA/3ª.ADJETIVA - “ Voltando as costas / , levantou os olhos ao céu / para evitar o rosto da selvagem / que acompanhava a vista , / como certas flores acompanham a rotação aparente do sol. “
1ª.TEMPORAL(RG) /2ª,PRINCIPAL/ 3ª. FINAL (RI) / 4ª. ADJETIVA/5ª. COMPARATIVA - “ Uma certidão 1ª / que me desse vinte anos de idade / 1ª. poderia enganar os estranhos , / como todos os documentos falsos ( enganariam ) / , mas não ( enganariam ) a mim .// “
1ª.PRINCIPAL/ 2ª. ADJETIVA/3ª. CONFORMATIVA/ 4ª.ADVERSATIVA - “ Os versos dele agradavam / e valiam mais / do que os meus ( valiam ) / ; mas ele tinha necessidade de algum / , que lhe confirmasse o aplauso dos outros . “
1ª.COORDENADA/2ª.COORDENADAADITIVAEPRINCIPALEMRELAÇÃOÀSEGUINTE /3ª.COMPARATIVA/4ª.ADVERSATIVA EPRINCIPAL EMRELAÇÃO ÀSEGUINTE / 5ª. ADJETIVA - “ Fique cada um com sua opinião , /que não vale a pena /questionar sobre semelhante coisa . “
-
- “ Como escrevemos sempre e somente para aqueles /que sabem tão pouco /que ainda sabem menos /do que nós ( sabemos ) / , e não ( escrevemos ) para aqueles / que nos podem ensinar, / (7ª.) vamos , / porque isso é preciso, (7ª.) dizer o /que era / e (dizer ) o / que podia ( dizer ) naqueles tempos o ajudante oficial da sala do vice-rei . “
1ª.CAUSAL/2ª.ADJETIVA /3ª. CONSECUTIVA/4ª. COMPARATIVA/5ª. ADITIVA/6ª.ADJETIVA/7ª.PRINCIPAL/ 8ª.ADJETIVA/9ª.ADITIVA/10ª.ADJETIVA OBSERVAÇÃO :OSQUEESTÃOEMNEGRITONOTEXTONo.22SÃOTERMOSSUBENTENDIDOS