O Cantinho Musical reserva este espaço como justa homenagem à cantora e compositora que deu outra versão ao mundo do samba , tirando do ostracismo grandes compositores deste gênero musical , razão por que é a MADRINHA de muitos sambistas : BETH CARVALHO .
Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho , nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de maio de 1946 . Sua carreira teve origem no Movimento da Bossa Nova , participando , em 1968 , ativamente , daquele fenômeno musical brasileiro . Diz o poeta que todo artista tem de ir onde o povo está. Esses versos, além de grande verdade, definem com rara precisão a atitude de Beth Carvalho diante da vida. Ela é reconhecida por resgatar e revelar músicos e compositores do samba. Em 72, buscou Nelson Cavaquinho para a gravação de “ Folhas Secas “ e , em 75, fez o mesmo com Cartola, ao lançar “ As Rosas Não Falam “. Frequentadora assídua dos pagodes, entre eles os do Cacique de Ramos, Beth Carvalho revelou artistas como o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão e muitos outros. Por essa característica, Beth ganhou a alcunha de " Madrinha do Samba " . Em 1984, Beth foi enredo da Escola de Samba Unidos do Cabuçu, “ Beth Carvalho, a enamorada do samba”, com o qual a escola foi campeã e subiu para o Grupo Especial. Dentre todas as homenagens já feitas à grande cantora, Beth considera esta, a maior de todas. E declara: “ Não existe no mundo nada mais emocionante do que ser enredo de uma escola de samba. É a maior consagração que um artista pode ter ”.
A partir de agora desfilaremos algumas joias musicais interpretadas por esta alma do samba : BETH CARVALHO . Jorge Aragão , Almir Guineto e Luiz Carlos compuseram um samba que se consagrou na voz de Beth , valendo uma gravação inédita em 1997 para acordar Mars Pathfinder , um robô da Nasa em Marte . A bela canção versa sobre a visão “ coruja “ de um pai , declarando amor profundo à sua filha : “ COISINHA DO PAI “ . [ “ / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, /O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / ( bis ) / Você Vale Ouro todo O Meu Tesouro / Tão Charmosa Da Cabeça Aos Pés / Vou lhe amando lhe adorando /Digo Mais Uma Vez /Agradeço A Deus Por Que Lhe Fez O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai (olha a charmosa) / Charmosa você e Tão Dengosa / Que Só Me Deixa Prosa / Meu Tesouro você Vale Ouro / Agradeço A DeusPor Que Lhe Fez / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / O Coisinha Tão Bonitinha Do Pai, / ... / . “ ] .
Beth dá um floreado especial a uma composição feita por Danilo Caymmi e Edmundo Souto , que narra , utilizando com muita competência a técnica das metáforas , uma trajetória da vida , desfilando uma série de circunstância durante sua grande caminhada : “ ANDANÇA “ . [ “ / Vim, tanta areia andei / Da lua cheia eu sei / Uma saudade imensa / Vagando em verso eu vim / Vestido de cetim / Na mão direita, rosas / Vou levar / Olha a lua mansa (me leva amor) / Se derramar / Ao luar descansa / Meu caminhar (amor) / Meu olhar em festa (me leva amor) / Se fez feliz / Lembrando a seresta / Que um dia eu fiz (por onde for quero ser seu par) / Já me fiz a guerra (me leva amor) / Por não saber / Que esta terra encerra / Meu bem-querer (amor) / E jamais termina / Meu caminhar (me leva amor) / Só o amor me ensina / Onde vou chegar (por onde for quero ser seu par) / Rodei de roda, andei / Dança da moda, eu sei / Cansei de ser sozinha / Verso encantado, usei / Meu namorado é rei / Nas lendas do caminho / Onde andei / No passo da estrada (me leva amor) / Só faço andar / Tenho meu amor / Pra me acompanhar (amor) / Vim de longe léguas / Cantando eu vim (me leva amor) / Vou, não faço tréguas / Sou mesmo assim (por onde for quero ser seu par) / Já me fiz a guerra (me leva amor) / Por não saber / Que esta terra encerra (amor) / Meu bem-querer / E jamais termina / Meu caminhar (me leva amor) / Só o amor me ensina / Onde vou chegar (por onde for quero ser par) / . “ ] .
Esta composição de Dona Ivone Lara e Hermínio Belo de Carvalho fez imenso sucesso na interpretação de Beth Carvalho . A canção é uma declaração contida em belas metáforas que demonstra a eternidade do amor , mesmo com situações em que há incentivo ao desenlace , vencendo a voz do coração : “ MAS QUEM DISSE QUE EU TE ESQUEÇO “ . [ “ / Tristeza rolou dos meus olhos / De um jeito que eu não queria / E manchou meu coração / Que tamanha covardia / Afivelaram meu peito / Pra eu deixar de te amar / Acinzetaram minh'alma / Mas não cegaram o olhar / Saudade amor, que saudade / Que me vira pelo avesso / E revira meu avesso / Puseram a faca em meu peito / Mas quem disse que eu te esqueço / Mas quem disse que eu mereço / . “ ] .
Beth Carvalho , em uma interpretação altamente sentimental , deu a esta bela canção um molho harmonioso na obra-prima de ChicoBuarque de Holanda , que , diante de uma forte percepção social , serve-se da figura de uma mãe que não consegue ver o lado marginalizado do filho , apresentando-se muito crédula , orgulhosa e encantada com “ O MEU GURI “ . [ “ / Quando , seu moço , nasceu o rebento/ Não era momento dele rebenta / Já foi nascendo com cara de fome / E eu nem tinha nem nome para lhe dar / Como fui levando não sei lhe explicar / Fui assim levando ele a me levar / E na sua meninice ele um dia me disse / Que chegava lá , olha aí ,olha aí / Olha aí, ai o meu guri , olha aí / Olha aí , é o meu guri e ele chega / Chega suado e veloz do batente / E traz sempre um presente pra me encabular / Tanta corrente de ouro, seu moço , / Que haja pescoço pra enfiar / Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro / Chave , caderneta , terço e patuá / Um lenço e um penca de documentos / Pra finalmente eu me identificar , olha aí / Olha aí , ai o meu guri, olha aí , é o meu guri e ele chega / Chega no morro com o carregamento/ Pulseira , cimento , relógio , pneu , gravador / Rezo até ele chegar cá no alto / Essa onda de assalto ta um horror / Eu consolo ele , ele me consola / boto ele no colo pra ele me ninar/ De repente acordo, olho pro lado / E o danado já foi trabalhar , olha aí / Olha aí , ai o meu guri , olha aí / Olha aí , é o meu guri e ele chega / Chega estampado , manchete retrato / Com venda nos olhos , legenda e as iniciais / Eu não entendo essa gente , seu moço / Fazendo alvoroço demais / O guri no mato , acho que tá rindo / Acho que tá lindo de papo pro ar / Desde o começo , eu não disse , seu moço ? / Ele disse que chegava lá / Olha aí , olha aí / Olha aí , ai o meu guri , olha aí / Olha aí , é o meu guri / . “ ] .
No período da grande inflação no Brasil , a desvalorização da moeda ocorria diariamente a tal ponto que a classe pobre sofria com a remarcação dos preço devido ao caos econômico por que passava a nação . Tomando tal fato como tema , Noca , em um lampejo maravilhoso , compôs um samba que retratou o que era o custo de vida , abrilhantado pela voz de Beth Carvalho :“ SACO DE FEIJÃO “ . [ “ / Meu Deus mas para que tanto dinheiro / Dinheiro só pra gastar / Que saudade tenho do tempo de outrora / Que vida que eu levo agora / Já me sinto esgotado / E cansado de penar, meu Deus / Sem haver uma solução / De que me serve um saco cheio de dinheiro / Pra comprar um quilo de feijão / Me diga gente / De que me serve um saco cheio de dinheiro / Pra comprar um quilo de feijão / No tempo dos "merréis" e do vintém / Se vivia muito bem, sem haver reclamação / Eu ia no armazém do seu Manoel com um tostão / Trazia um quilo de feijão / Depois que inventaram o tal cruzeiro / Eu trago um embrulhinho na mão / E deixo um saco de dinheiro / Ai, ai, meu Deus /. “ ] .
Beth interpreta uma linda canção que , em um belo lampejo lírico , Luiz Carlos da Vila compôs coberto de figuras metafóricas , exaltando o seu sentimento amoroso , com expressões de pura vassalagem de amor à sua musa inspiradora , extrapolando , em cada verso , um belo sentimento que vai “ ALÉM DA RAZÃO ” . [ “ / Por te amar eu pintei / Um azul do céu se admirar / Até o mar adocei / E das pedras leite eu fiz brotar / De um vulgar fiz um rei / E do nada o império pra te dar / A cantar eu direi o que eu acho então o que é amar / É uma ponte lá para o longe dos horizontes / Jardim sem espinhos / Vinho que vai bem em qualquer canção / Roupa de vestir qualquer estação / É uma dança, paz de criança / Que só se alcança se houver carinho / É estar alem da simples razão / Basta não mentir pro seu coração / . “ ] .
Dizem que nesta bela canção , com magnífica interpretação de Beth Carvalho , Cartola dava um conselho musical para uma enteada que pretendia sair de casa e viver uma vida livre . Na verdade a letra é , para as mocinhas , um lembrete sobre a transitoriedade da vida . “ O MUNDO É UM MOINHO “ [ “ Ainda é cedo, amor, / Mal começaste a conhecer a vida / Já anuncias a hora de partida / Sem saber mesmo o rumo que irás tomar ./ Presta atenção, querida, / Embora eu saiba que estás resolvida / Em cada esquina cai um pouco a tua vida / Em pouco tempo não serás mais o que és./ Ouça-me bem , amor, / Presta atenção o mundo é um moinho , / Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos / Vai reduzir as ilusões a pó /Presta atenção, querida , / De cada amor tu herdarás só o cinismo / Quando notares , estás à beira do abismo / Abismo que cavaste com teus pés . “ ] .
Este samba , composição de Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz e com um forte entusiasmo vocal de Beth Carvalho , é uma bela alusão ao desprezo amoroso, sendo interpretado comparando expressões populares com o tema da canção que faz uma demonstração de um sentimento amargurado , porém com uma forte mensagem sobre uma possível reação em relação a um descaso do amor . “CAMARÃO QUE DORME A ONDA LEVA “ [ “ / Não pense que meu coração é de papel / Não brinque com o meu interior / Camarão que dorme a onda leva / Hoje é o dia da caça / Amanhã do caçador / (BIS) / Não quero que o nosso amor acabe assim / Um coração quando ama é sempre amigo / Só não faça gato e sapato de mim / Pois é aquele que dá pão, também dá castigo / (BIS) / ( Não pense que meu coração ) / Não veja meu sentimento como desdém / enquanto o bem existir o mal tem cura / A pedra é muito forte mas tem um porém, meu bem / A água tanto bate até que fura / A pedra é muito forte mas tem um porém, meu bem / A água tanto bate até que fura / (Não pense que meu coração) / . “ ] .
Conceitos e definições sobre o AMOR já passaram pelas minhas vistas em situações incontáveis , entretanto , me curvo sobre a conceituação metafórica desse Poeta popular conhecido no mundo do samba como ALMIR GUINETO . Maravilhosa descrição feita em cada verso de seu poema , demonstrando as ações líricas intrínsecas em cada palavra de sua poesia . Responsável por levar esta obra maravilhosa a todos que curtem uma boa música , BETH CARVALHO , numa expressão que coaduna com o tema da canção , manifesta um sentimento de pureza e respeito à intocável criação musical : “ LAMA NAS RUAS “ [ “ / Deixa / Desaguar tempestade, / Inundar a cidade, / Porque arde um sol dentro de nós. / Queixas, / Sabes bem que não temos / E seremos serenos. / Sentiremos prazer no tom da nossa voz. / Veja o olhar de quem ama. / Não reflete um drama, não. / É a expressão mais sincera, sim. / Vim pra provar que o amor, quando é puro, / Desperta e alerta o mortal. / Aí é que o bem vence o mal. / Deixa a chuva cair, que o bom tempo há de vir. / Quando o amor decidir mudar o visual / Trazendo a paz no sol. / Que importa se o tempo lá fora vai mal? / Que importa / Se há tanta lama nas ruas / E o céu é deserto e sem brilho de luar? / Se o clarão da luz / Do teu olhar vem me guiar, / Conduz meus passos / Por onde quer que eu vá. / (BIS) / . “ ] .
Na certeza de preferir a paz ao sentimento amoroso sofredor , inspirou Décio Carvalho a compor esta linda canção , interpretada maravilhosamente por Beth Carvalho , com uma clara mensagem poética : “ ACREDITAR “ . [ “ / Acreditar.......eu não / Recomeçar.......jamais / A vida foi.........em frente / E você simplesmente / Não viu que ficou pra trás / ....... .Não sei se você me enganou / Pois quando você tropeçou / Não viu o tempo que passou / ...Não viu que ele me carregava / E a saudade lhe entregava / O aval da imensa dor / E eu que agora moro nos braços da paz / Ignoro o passado que hoje você me traz / E eu que agora......moro nos braços da paz / Ignoro o passado que hoje você me traz / . “ ] .
A preocupação de Nélson Cavaquinho e Élcio Soares em extirpar do mundo a MALDADE e fazer retornar aos corações das pessoas o AMOR , é o tema desta bela canção com perfeita e maravilhosa interpretação de Beth Carvalho : “ JUÍZO FINAL “ . [ “ / O sol....há de brilhar mais uma vez / A luz....há de chegar nos corações / O mal....será queimada a semente / O amor...será eterno novamente / É o Juízo Final, a história do bem e do mal / Quero ter olhos pra ver, a maldade desaparecer ( Repete a música 2 vezes: ) / O amor...será eterno novamente / O amor...será eterno novamente / . “ ] .
Mais uma vez Beth Carvalho interpretando Cartola em uma das mais belas e conhecidas composições musicais . Tudo passa pela hipótese da perda da amada e sua ida à sepultura da esposa , na esperança de com ela falar e na certeza de que deve chorar de saudade, pois sabe que não voltará , então queixa-se às rosas no jardim do túmulo , entretanto: “ AS ROSAS NÃO FALA “ [“ Bate outra vez / Com esperança o meu coração / Pois já vai terminando o verão enfim / Volto ao jardim / Com a certeza que devo chora / Pois bem sei que não queres voltar / Para mim / Queixo-me às rosas / Mas que bobagem as rosas não falam / Simplesmente as rosas exalam / o perfume que rouba de ti, ai... / Devias vir para ver os meus olhos tristonhos / E quem sabe sonhavas meus sonhos por fim .”] .
Encerraremos esta pequena listagem de sambas famosos representados na voz de Beth Carvalho com uma composição de Noca da Portela em parceria com o filho que simbolizou uma luta pela democracia , tornando-se um hino de uma resistência no período do governo militar : “ VIRADA “ . [ “ / O que adianta eu trabalhar demais, se o que eu ganho é pouco, / Se cada dia eu vou mais pra trás,nessa vida levando soco, / E quem tem muito tá querendo mais,e quem não tem tá no sufoco, / Vamos lá rapaziada, tá na hora da virada vamos dar o troco. Vamos botar lenha nesse fogo,vamos virar esse jogo que é jogo de carta marcada / O nosso time não está no degredo vamos à luta sem medo que é hora do tudo ou nada. / “ ] .
“ Dentre todo o vasto repertório dos sambas interpretados por BETH CARVALHO , o Cantinho Musical , como resultado da seleção apresentada neste artigo , operou uma triagem entre as canções mais executadas e com sucessos diante dos fãs da MADRINHA de todos os sambistas ! “
“ EM UMA BRILHANTE CONSTELAÇÃO DE ASTROS FAMOSOS , HÁ SEMPRE UMA ESTRELA MAIS LUZENTE QUE AS OUTRAS . DENTRE TODAS AS INTÉPRETES MARAVILHOSAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA , BETH CARVALHO DESTACA-SE COM SEU CANTO SUBLIME BEM IDENTIFICADO NO MUNDO DO SAMBA ! “