Para clarificar maravilhosamente a tradição do samba , o CANTINHO MUSICAL , com uma deferência especial , iluminará as obras de um poeta portelense que , portando seu candeeiro poético , abrilhantou com luminosos vértices as cores da escola de seu coração : “ CANDEIA “ .
Antônio Candeia Filho. mais conhecido como Candeia , nasceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1935 , falecendo em 16 de novembro de 1978 . Foi um sambista, cantor e compositor , respeitado muito no mundo do samba . Em 1953, Candeia compôs seu primeiro samba para a nova escola de samba, "Seis datas magnas", em parceria com Altair Marinho, que conseguiu a nota máxima do júri, um fato inédito até então. Venceu outras quatro seletivas de samba da Portela: "Festas juninas em fevereiro" (1955) e "Legados de Dom João VI" (1957), ambos em parceria com Waldir 59, "Rio, capital eterna do samba" e "Histórias e tradições do Rio quatrocentão". Candeia ingressou na Polícia Civil, assumindo o cargo de investigador. Ganhou fama como policial enérgico e truculento, principalmente com prostitutas e malandros, e chegou mesmo a receber vários prêmios por sua atuação na corporação. Ao se envolver em uma batida de trânsito, acabou surpreendido pelo motorista que lhe desferiu cinco tiros, um deles alojou-se na medula óssea e o deixaria sem movimento nas pernas. Com a paralisia, foi obrigado a se aposentar por invalidez e passou a se locomover em cadeira de roda. Em 1975 , Candeia lançou um manifesto crítico aos rumos que a Portela vinha tomando no carnaval, com críticas severas e transparentes à direção, gigantismo, fantasias, alegorias, samba de enredo, destaques, participação de componentes e posição externa. Apesar do tom duro, o sambista apresentou propostas claras, radicais, elaboradas e sem meandros, que no seu entender evitaria que a escola não perdesse de vista seus objetivos iniciais. No entanto, elas jamais foram discutidas pela direção da escola de Oswaldo Cruz. Com isso, em dezembro daquele ano, Candeia e outros sambistas e compositores fundaram o Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo, que se propunha a ser uma agremiação carnavalesca diferente, enfatizando principalmente a identidade cultural afro-brasileira.
Iniciaremos nossa homenagem com um belo samba do mestre CANDEIA, compositor da Portela , que ordena , musicalmente , uma tomada de posição dos negros em relação ao seu valor diante de todas as circunstâncias , não se sujeitando ser foco de atenção somente no período carnavalesco . A mensagem determina que a raça negra se imponha diante de cada situação e que se valorize e não se humilhe , pois , assim agindo , fará o seu “ DIA DE GRAÇA “ . [ “ / Hoje é manhã de carnaval (ao esplendor) / As escolas vão desfilar (garbosamente) / Aquela gente de cor com a imponência de um rei, vai pisar na passarela (salve a Portela) / Vamos esquecer os desenganos (que passamos) / Viver alegria que sonhamos (durante o ano) / Damos o nosso coração, alegria e amor a todos sem distinção de cor / Mas depois da ilusão, coitado / Negro volta ao humilde barracão / Negro acorda é hora de acordar / Não negue a raça / Torne toda manhã dia de graça / Negro não se humilhe nem humilhe a ninguém / Todas as raças já foram escravas também / E deixa de ser rei só na folia e faça da sua Maria uma rainha todos os dias / E cante o samba na universidade / E verás que seu filho será príncipe de verdade / Aí então jamais tu voltarás ao barracão / Oh ! meu irmão / (bis) / . “ ] .
Uma das mais belas poesias manifestadas em nossos sambas é uma criação deste grande poeta , mesclando , metaforicamente , sentimento amoroso com a inspiração de um compositor na feitura de sua obra , criando , com um lirismo profundo , uma expressão magnífica de uma bela canção : “ PINTURA SEM ARTE “ . [ “ / Me sinto igual a uma folha caída / Sou o adeus de quem parte / Pra quem a vida é pintura sem arte / A flor esperança se acabou / O amor, o vento levou / Outra flor nasceu é a saudade / Que invade tirando a liberdade / Meu peito arde igual verão / Mas se é pra chorar, choro cantando / Pra ninguém me ver sofrendo / E dizer que estou pagando / Não, não basta ter inspiração / Não basta fazer uma linda canção / Pra cantar samba se precisa muito mais / O samba é lamento, é sofrimento, é fuga dos meus ais / Por isso eu agradeço a saudade em meu peito / Que vem acalentando os meus sonhos desfeitos / Jardim do passado, flores mortas pelo chão / Pétala, semente de paixão / . “ ] .
Postando como um filósofo popular , mestre Candeia envia uma mensagem bem filosófica através de um belo samba que expressa uma realidade diante do mundo em que vivemos : “ FILOSOFIA DO SAMBA “ . [ “ / Mora na filosofia / Morou, Maria! / Morou, Maria? / Morou, Maria! / Pra cantar samba / Não preciso de razão / Pois a razão / Está sempre com os dois lados / Amor é tema tão falado / Mas ninguém seguiu / Nem cumpriu a grande lei / Cada qual ama a si próprio / Liberdade e Igualdade / Aonde estão não sei / Mora na filosofia / Morou, Maria! / Morou, Maria? / Morou, Maria! / Pra cantar samba / Veja o tema na lembrança / Cego é quem vê só aonde a vista alcança / Mandei meu dicionário às favas / Mudo é quem só se comunica com palavras / Se o dia nasce, renasce o samba / Se o dia morre, revive o samba / “ . ] .
O que mais fascina nas obras de CANDEIA é a preocupação que ele tem em suas mensagens musicais com a preservação da raiz do samba como prioridade em suas características de um compositor puramente sambista . Nesta música ele restaura o samba de roda , realçado com o bailar das pastoras ao som de um “ SAMBA DA ANTIGA “ . [ “ / Vem pra roda menina, mexer com as cadeiras vem sambar / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / Esse samba é da antiga, de gente amiga, vem sambar / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / ( BIS ) / A idade não importa, a cor da tua pele não me interessa / Se tem perna torta se tem perna certa / Basta saber se tem samba na veia / O samba veio de longe, hoje está na cidade, hoje esta nas aldeias / Nasceu no passado, vive no presente / Quem samba uma vez samba eternamente / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / Vem mexer com as cadeiras, vem sambar / . “ ] .
A alma nacionalista de mestre CANDEIA é responsável pela preservação do samba puramente brasileiro . Nesta canção , com a voz maravilhosa de Dona Ivone Lara participando de um partido-alto , Candeia , em uma visão crítica , lança uma mensagem aos jovens que curtem as músicas estrangeiras para que valorizem as composições que representam um retrato do Brasil em “ SOU MAIS SAMBA “ . [ “ / Eu não sou africano, eu não / Nem norte-americano! / Ao som da viola e pandeiro / sou mais o samba brasileiro! / [ REFRÃO 2 X ] / Menino, tome juízo / escute o que vou lhe dizer / o Brasil é um grande samba / que espera por você / podes crer, podes crer! / [ REFRÃO (2x) ] / À juventude de hoje / dou meu conselho de vez: / quem não sabe o be-a-bá / não pode cantar inglês / aprenda o português! / [ REFRÃO (2x) ] / Este som que vem de fora / não me apavora nem rock nem rumba / pra acabar com o tal de soul / basta um pouco de macumba! /Eu não sou africano! / [ REFRÃO (2x) ] / O samba é a nossa alegria / de muita harmonia ao som de pandeiro / quem presta à roda de samba / não fica imitando estrangeiro / somos brasileiros! / [ REFRÃO (2x) ] / Calma, calma, minha gente / pra que tanto bambambam / pois os blacks de hoje em dia / são os sambistas de amanhã! / Eu não sou africano! / [ REFRÃO (2x) ] / . “ ] .
Em parceria com Noca da Portela , esta canção impressiona muitíssimo a maneira com que Candeia expressa uma rejeição do perdão pedido pela amada que o traíra , demonstrando arrependimento na tentativa de uma reconciliação . Porém a mensagem musical manifesta o desprezo e a resistência de não tornar a sofrer com alguém que só lhe fez ingratidão : “ MIL RÉIS “ . [ “ / Hoje tu voltas aqui com semblante a sorrir / Esperando que eu te receba e te dê / Muitos beijos de amor / Esquecendo afinal o que entre nós se passou / Foi você quem errou / Se ajoelhas aos meus pés, mas não vales mil réis / Te conheço, afinal / Não mereço perder tantos anos da vida / Tentarei te esquecer, perdida / Perdida porque não honraste um homem / Manchaste o meu nome e tudo quanto te ofertei / Jogaste fora, como moeda sem valor, um grande amor / Quem me encontrou, me valorizou / ( BIS ) / . “ ] .
Superando a adversidade causada pela situação de sua invalidez , Candeia faz uma apologia à execução de sambas , compositor que reforça , através de suas obras , a raiz desse canto genuinamente brasileiro , resistindo qualquer impedimento em suas criações : “ DE QUALQUER MANEIRA “ . [ “ / De qualquer maneira / Meu amor eu canto / De qualquer maneira / Meu encanto, eu vou sambar / ( BIS ) / Com os olhos rasos d'água / Com o sorriso na boca / Com o peito cheio de mágoa / Ou sendo a mágoa tão pouca / Quem é bamba não bambeia / Falo por convicção / Enquanto houver samba na veia / Empunharei meu violão / [ REFRÃO 2 X ] / Sentado em trono de rei / Ou aqui nesta cadeira / Eu já disse, já falei / Seja qual for a maneira / Quem é bamba não bambeia / Falo por convicção / Enquanto houver samba na veia / Empunharei meu violão / De qualquer maneira / Meu amor eu canto / De qualquer maneira / Meu encanto, eu vou sambar / ( BIS ) / . ] .
Para encerrar as composições de mestre CANDEIA neste artigo , escolhemos um conjunto de quatro sambas cantados em uma só execução de voz que retratam verdadeiramente a potência musical desse compositor portelense . Com participação de Dona Ivone Lara , apresentaremos os sambas selecionados em um bela gravação : “GAMAÇÃO “ - “ PEIXEIRO Grã-Fino “ - “ OUÇO UMA VOZ “ - “ VEM AMANIZAR “ . Em ordem dos cantos : “ GAMAÇÃO “ . [ “ / Você foi como veio / e como o vento passou / e me deixou / Me deixou sofrimento / e o vento levou alegria / Dentro de mim ficou solidão / e cruel nostalgia / Eu tenho tanto amor / mas não tenho à quem dar / Me roubaste a paz, / ainda hei de te ver / Sofrendo muito mais / Neste amor submerso / és o tema, o poema, / rima rica dos versos / És o princípio e o fim / pois és todo o melhor / que existe em mim / O nosso romance / teve uma transformação, / já não é amor, é gamação / ( bis ) / . “ ] . “ PEIXEIRO GRÃ- FINO “ [ Peixeiro grã-fino! / Vai na cozinha chamar mamãe, menino! / E diga à ela, que tem sardinha / Tem peixe-galo, e cavalinha! / Tem Xaréu, xerelete, sardinha e tainha / Um bom siri pra moqueca, / pescado por mano Zeca / Salsa, pimenta de cheiro, / faz bom tempero, azeite de dendê / Vá depressa correndo, menino, / chamar mamãe... / Chegou o Peixeiro Grã-fino / . “ ] . “ OUÇO UMA VOZ “ [ “ / Ouço uma voz que me chama, / corre e vem ver / Essa mulher que chora! / Louca para mim voltar, ela está / Deixa o carnaval, passar! / O pagode de antigamente, / Mexe com a gente, traz recordação / Falo a verdade não minto, / tudo que sinto é inspiração / Quando o carnaval passar, meu compadre / eu vou dar um castigo nela / Pra aprender a não zombar, / respeitar um malandro da portela, / (eu ouço uma voz) / Ela veio se arrepender / mais cedo do que esperava! / Foi medo de me perder / pra outra que já me olhava / Essa rima dos meus versos / me traz submerso no mar da paixão / Enfrenta a revolta dos mares / se não me aceitares em teu coração / (ouço uma voz) / . “ ] . “ VEM AMANIZAR “ [ “ / Vem amenizar a minha dor, amor / Tu és, entre belas, a mais bela flor! / Vem porque só eu te quero bem! / És a vida da minha vida, querida! / Vem dar lenitivo /Ao meu pobre coração / que tanto sofre / ao esperar por seu amor / Vem, suavizar esta paixão / E exterminar toda esta dor, / ora vem por favor, / ora vem / . “ ] .
O Cantinho Musical fechará este trabalho não com uma obra do compositor homenageado , mas de um maravilhoso reconhecimento de um de seus parceiros Luiz Carlos da Vila , abrilhantando a importância deste autor no cenário da Música Popular Brasileira . Este samba é uma linda homenagem prestada após a morte de Candeia , compositor da Portela , que foi um parceiro e grande amigo de Luiz Carlos da Vila . Com enorme competência , mescla o nome do homenageado com passagem de luminosidade através de recursos metafóricos nos versos criados , clarificando magistralmente toda a trajetória do belo samba , deixando transparecer que “ O SONHO NÃO ACABOU “ . [ “ / A chama não se apagou / Nem se apagará / És luz de eterno fulgor / Candeia / O tempo que o samba viver / O sonho não vai acabar / E ninguém irá esquecer / Candeia / Todo tempo que o céu / Abrigar o encanto de uma lua cheia / E o pescador afirmar / Que ouviu o cantar da sereia / E as fortes ondas do mar / Sorrindo brincar com a areia / A chama não vai se apagar / Candeia / Onde houver uma crença / Uma gota de fé / Uma roda, uma aldeia / Um sorriso, um olhar / Que é um poema de fé / Sangue a correr nas veias / Um cantar à vontade / Outras coisas que a liberdade semeia / O sonho não vai acabar / Candeia / . “ ] .
PODER-SE-IA DIZER QUE HÁ UMA ENORME MOTIVAÇÃO NO NOME CANDEIA POR SER UMA PEÇA QUE NOS TRAZ LUMINOSIDADE , ASSIM COMO O COMPOSITOR HOMENAGEADO NOS LEVA , COM SUAS OBRAS INCRÍVEIS , A ENTENDER A LUZ POR MEIO DA TRADIÇÃO DE NOSSOS SAMBAS ! OBRIGADO , CANDEIA , POR ME PERMITIR , ATRAVÉS DE SUAS BELAS POESIAS , VISUALIZAR ALÉM DE ONDE MINHA VISTA ALCANÇA !!