Vicentina de Paula Oliveira, conhecida como Dalva de Oliveira, Intérprete de música popular brasileira, nascida na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, cuja extensão de sua voz, que ia do contralto ao soprano, marcou época como intérprete e uma das grandes estrelas dos anos 40 e 50. Em 1937 . Casou-se com Herivelto Martins, com quem teve seus dois filhos, Pery e Ubiratã . Dalva e Herivelto separaram-se, iniciando uma batalha de ofensas mútuas muito explorada pela imprensa da época . Foi uma polêmica pública mantida através de músicas provocantes , por ocasião da separação do casal.. Começando, então, sua carreira solo . foram inúmeros sucessos que eram aplaudidos até pelos músicos ao fim das apresentações . Excursionou pelo Brasil, sendo, anunciada como a “Rainha da Voz, sempre fazendo grande sucesso, por onde passava.Daí, logo viajou para a Europa, com contratos para se apresentar em Espanha e Inglaterra . Dalva morreu em 30 de agosto de 1972, de uma hemorragia no esôfago, deixando como herança o fascínio que exerceu sobre o seu público e a influência sobre várias cantoras .
A partir de agora , O Cantinho Musical desfilará as belas canções executadas na magnífica voz afinadíssima de DALVA DE OLIVEIRA . Primeiramente apresentaremos algumas peças musicais que tiveram envolvidas na histórica polêmica de sua separação , quando canções provocantes e agressivas pintavam o cenário musical da época , compostas por Herivelto Martins e da polêmica participaram não apenas os protagonistas do caso, mas diversos compositores que abasteciam o repertório de Dalva. . Em que pese o sensacionalismo extramusical despertado pela discórdia , grande parte de seu sucesso se deveu às interpretações de Dalva de Oliveira, que soube imprimir às canções a dose de sentimentalismo que elas exigiam. Essa briga conjugal das mais famosas da nossa história , Herivelto já anunciava a separação quando compôs “ Caminhemos “ gravada por Francisco Alves. No mesmo ano fez pra Dalva “Segredo” e já tínhamos aí dois clássicos numa tacada só. Esta canção é uma alusão ao silêncio amoroso que ocorre entre os casais tornando-se assim um grande “ SEGREDO “ . [ “ / Teu mal é comentar o passado / Ninguém precisa saber o que houve entre nós dois / O peixe é pro fundo das redes, segredo é pra quatro paredes / Não deixe que males pequeninos / Venham transformar os nossos destinos / O peixe é pro fundo das redes / Segredo é pra quatro paredes / Primeiro é preciso julgar / Pra depois condenar / Quando o infortúnio nos bate à porta / O amor nos foge pela janela / A felicidade para nós está morta / E não se pode viver sem ela / Para o nosso mal não há remédio coração / Ninguém tem culpa da nossa desunião / . “ ] .
Mas a polêmica mesmo veio depois quando Dalva volta de viagem, separada de Herivelto – ele já estava morando com a nova mulher _ , e grava “Tudo Acabado”, de J. Piedade e Oswaldo Martins. Esta canção versa sobre o definitivo término de uma relação amorosa , lamentando o ato do desenlace com a simples expressão : “ TUDO ACABADO “ . [ “ / Tudo acabado entre nós /já não ha mais nada / tudo acabado entre nós / hoje de madrugada / você chorou e eu chorei / você partiu e eu fiquei / se você volta outra vez / eu não sei / nosso apartamento agora / vive a meia luz / nosso apartamento agora / já não me seduz / todo egoísmo veio de nós dois / destruímos hoje / o que podia ser depois / . “ ] .
Outro sucesso estrondoso e feito na sequência da polêmica foi o bolero de Marino Pinto e Mario Rossi que relata a ausência de um relacionamento amoroso que marcou o passado de prazer , expresso na convivência de um amor que se perdera , daí o questionamento : “ QUE SERÁ “ . [ “ / Que Será / Da Minha Vida Sem o Teu Amor / Da Minha Boca Sem Os Beijos Teus / Da Minha Alma Sem o Teu Calor / Que Será / Da Luz Difusa Do Abajour Lilás / Se Nunca Mais Vier a Iluminar / Outras Noites Iguais/ Procurar / Uma Nova Ilusão Não Sei / Outro Amor / Não Quero Ter Além Daquele Que Sonhei /Meu Amor / Ninguém Seria Mais Feliz Que Eu / Se Tu Voltasses a Gostar De Mim Se Teu Carinho Se Juntasse Ao Meu / Eu Errei / Mas Se Me Ouvires Me Darás Razão / Foi o Ciúme Que Se Debruçou / Sobre o Meu Coração / . “ ] .
Essa canção foi um golpe mortal em Herivelto, já que seu parceiro de longa data, Marino Pinto assinava a canção. E aí o nosso querido e genial compositor entrou numa rota errada. Escreveu uma bravata em parceria com David Nasser e as coisas tomaram um caminho ruim. A música se chamava por ironia “Caminho Certo” e insinuava traições de Dalva de Oliveira com os amigos e parceiros compositores. Veja esse trecho: “Senti agora que os amigos que outrora/ Sentavam a minha mesa / Serviam sem eu saber / O Amor por sobremesa…” Daí é que veio em 1950 a famosa canção de Ataulfo Alves que tem como conteúdo significativo uma confissão , porém justificando e culpando o amante com base no abandono amoroso “ ERREI, SIM “ . [ “ Errei sim, / Manchei o teu nome / Mas foste tu mesmo / O culpado / Deixavas-me em casa / Me trocando pela orgia / Faltando sempre / Com a tua companhia. / Lembra-te, agora, que não é, / Só casa e comida / Que prende por toda a vida / O coração de uma mulher./ As jóias que me davas / Não tinham nenhum valor / O mais caro me negavas / Que era todo o teu amor, / Mas, se existe ainda / Quem queira me condenar, / Que venha logo / A primeira pedra / Me atirar./ . “ ] .
Em resposta, Herivelto fez “Teu Exemplo” falando de estrelas na lama. Dalva gravou na sequência “Calúnia”, de Marino Pinto e Paulo Soledade . respondendo , com uma segurança musical , à agressão nas mensagens que compunham a canção : “ CALÚNIA “ . [ “ / Quiseste ofuscar minha fama / E até jogar-me na lama / Só porque eu vivo a brilhar / Sim, mostraste ser invejoso / Viraste até mentiroso / Só para caluniar. / Deixa a calúnia de lado / Se de fato és poeta / Deixa a calúnia de lado / Que ela a mim não afeta / Tu me ofendes,tu serás o ofendido / Pois quem com o ferro fere / Com ferro será ferido. / “ ] .
Ataulfo Alves , um dos escudeiro de Dalva na polêmica , demonstra nos versos desta canção um relato conclusivo e sofredor , resultante de uma discussão entre os envolvidos no drama da traição , dando um basta em todas as controvérsias musicais : “ FIM DE COMÉDIA “ . [ “ / Este amor quase tragédia, / Que me fez um grande mal / Felizmente esta comédia / Vai chegando ao seu final. / Já paguei todos pecados meus, / O meu pranto já correu demais / Só lhe peço pelo amor de Deus, / Deixe-me viver em paz. / Não quero me fazer de inocente, / Porém não sou tão mal / Como disseram por aí, / Eu quero é meu sossego / tão somente, / Cada um sabe de si / . “ ] .
Dessa época a mais conhecida até hoje é uma canção , presente de Nelson Cavaquinho e Oswaldo Martins para Dalva e que fazia referência à antiga profissão circense de Herivelto. “ PALHAÇO “ . [ “ /Sei Que é Doloroso Um Palhaço / Se Afastar Do Palco Por Alguém /Volta Que a Platéia Te Reclama / Sei Que Choras Palhaço / Por Alguém Que Não Te Ama / Enxuga Os Olhos / E Me Dá Um Abraço / Não Te Esqueças / Que És Um Palhaço / Faça a Platéia Gargalhar / Um Palhaço Não Deve Chorar / . “ ] .
Encerrando essa polêmica musical que marcou uma época nas Rádios que divulgavam sempre uma resposta através das canções das partes envolvidas , MAX NUNES em uma mensagem de paz criou uma marca-rancho que fez sucesso na voz de Dalva e tomou conta dos salões em bailes carnavalescos : “ BANDEIRA BRANCA “ . [ “ Bandeira branca, amor / Não posso mais. / Pela saudade, / Que me invade eu peço paz. / Bandeira branca, amor / Não posso mais. / Pela saudade, / Que me invade eu peço paz. / (BIS) / Saudade, mal de amor, de amor / Saudade, dor que dói demais / Vem, meu amor / Bandeira branca eu peço paz./ . “ ] .
Ainda no gênero musical marcha-rancho , Dalva gravou um grande sucesso de Zé Kéti e Pereira Mattos que retrata a efemeridade do amor no carnaval , em que se aproveita o momento carnavalesco . “ MÁSCARA NEGRA ‘ . [ “ / Tanto riso, oh quanta alegria / Mais de mil palhaços no salão / Arlequim está chorando pelo amor da Colombina / No meio da multidão / Foi bom te ver outra vez / Tá fazendo um ano / Foi no carnaval que passou / Eu sou aquele pierrô / Que te abraçou / Que te beijou, meu amor / A mesma máscara negra / Que esconde o teu rosto / Eu quero matar a saudade / Vou beijar-te agora / Não me leve a mal / Hoje é carnaval / . “ ] .
Continuando com outra marcha-rancho de João Roberto Kelly e Chico Anísio , sucesso na deliciosa e afinada voz de Dalva , há uma abordagem que homenageia onde tudo começou que é , simbolicamente, uma parte do Rio de Janeiro o espaço que expressa , tradicionalmente, a raiz do nosso carnaval “ RANCHO DA PRAÇA ONZE “ . [ “ / Esta é a Praça Onze tão querida / Do carnaval a própria vida / Tudo é sempre carnaval / Vamos ver desta Praça a poesia / E sempre em tom de alegria / Fazê-la internacional / A Praça existe alegre ou triste / Em nossa imaginação/ A Praça é nossa e como é nossa / No Rio quatrocentão / Este é o meu Rio boa praça / Simbolizando nesta Praça / Tantas praças que ele tem / Vamos da Zona Norte a Zona Sul / Deixar a vida toda azul / Mostrar da vida o que faz bem / Praça Onze, Praça Onze / . “ ] .
Para encerrar o gênero marcha-rancho , selecionamos uma canção composta por dois ícones da nossa MPB : João de Barro ( Braguinha ) e Noel Rosa , eternizando-se na maravilhosa de voz de Dalva de Oliveira : “ AS PASTORINHAS . [ “ / A estrela d'alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor / E as pastorinhas / Pra consolo da lua / Vão cantando na rua / Lindos versos de amor / Linda pastora / Morena da cor de Madalena / Tu não tens pena / De mim que vivo tonto com o teu olhar / Linda criança / Tu não me sais da lembrança / Meu coração não se cansa / De sempre e sempre te amar / . “ ] .
Rendendo uma homenagem aos morros pelas suas caracterizações , Herivelto Martins compôs uma prece através de uma bela canção, e Dalva de Oliveira eternizou-a , com sua voz graciosa , no cenário musical do nosso cancioneiro “ AVE MARIA NO MORRO “ . [ “ / Barracão / De zinco, sem telhado / Sem pintura, lá no morro / Barracão é bangalô. / Lá não existe / Felicidade de arranha-céu / Pois quem mora lá no morro / Já vive pertinho do céu. / Tem alvorada, tem passarada, / Alvorecer / Sinfonia de pardais / Anunciando o anoitecer. / E o morro inteiro / No fim do dia / Reza uma prece / Ave Maria. / Ave Maria, a - a – ave / E quando o morro escurece / Eleva a Deus uma prece / Ave Maria. / . “ ] .
Encerrando esta bela seleção de canções entoadas com muita afinação e emoção na voz suave de DALVA DE OLIVEIRA , o Cantinho musical optou por apresentar um samba-exaltação composto por Herivelto Martins e Chianca de Garcia exaltando a Bahia com toda sua cultura e religiosidade “ A BAHIA TE ESPERA “ . [ “ / A Bahia da magia, dos feitiços e da fé. / Bahia que tem tanta igreja, que tem tanto candomblé. / Para te buscar nossos saveiros já partiram para o mar. / Yayá Eufrásia, ladeira do Sobradão / Tá preparando seu candomblé / Velha Damásia da ladeira do mamão / Tá preparando o acarajé / Para te buscar nossos saveiros já partiram para o mar / Nossas morenas roupas novas vão botar / Se tu vieres, virás provar o meu vatapá / Se tu vieres viverás nos meus braços a festa de Yemanjá / Vem, vem, vem / Vem em busca da Bahia / Cidade da tentação / Onde o meu feitiço impera / Vem / Se me trazes o teu coração / Vem / Que a Bahia te espera / Bahia, Bahia, Bahia, Bahia / . “ ] .
“ SUSTENTAR UM TÍTULO DE “ RAINHA DO RÁDIO “ E CONSERVAR DURANTE SEU REINADO UMA ALTEZA NA VOZ É PRIVILÉGIO DE UMA SÓ INTÉRPRETE QUE TRAZIA CONSIGO A SUAVIDADE EM SEUS CANTOS HARMONIOSOS . DALVA DE OLIVEIRA DEDICOU SUAS BELAS CANÇÕES AOS QUE APRECIAVAM E APLAUDIAM SUAS INTERPRETAÇÕES DURANTE TODO O TEMPO EM QUE DESFRUTOU DE SUA COROA ! “ Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected]