O Cantinho Musical abre espaço nesta edição para mostrar , artisticamente , as canções de um showman que foi penalizado pelos seus fãs e pelos artistas por se envolver em grande polêmica sobre uma questão política , no período do Regime Militar no Brasil, deixando-o , impiedosamente , por muito tempo no ostracismo: “ WILSON SIMONAL “ .
Wilson Simonal nasceu em 26 de fevereiro de 1939 e faleceu em 25 de junho de 2000 Rio de Janeiro foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970 . Cantor detentor de esmerada técnica e qualidade vocal, Simonal viu sua carreira entrar em declínio após o episódio no qual teve seu nome associado ao DOPS , envolvendo a tortura de seu contador Raphael Viviani. Maior nome do estilo musical suingado , Simonal começou sua carreira artística no início dos anos 60, cantando em bailes, até ser levado para a televisão, no programa Os Brotos Comandam, de Carlos Imperial. Seu primeiro disco, Tem Algo Mais, foi lançado em 1963 e projetou seu nome, com a música Balanço Zona Sul, de Tito Madi. Um título apropriado, uma vez que o balanço seria uma das principais marcas registradas do estilo Simonal.
Passemos agora apreciar algumas canções que consagraram o cantor pelo seu balanço especial e suas interpretações . Iniciaremos com um grande sucesso de Tito Madi que descreve a admiração das pessoas pelo belo caminhar da mulher carioca que enfeitiça o coração do narrador com o “ BALANÇO ZONA SUL “ . [ “ / Balança toda pra andar / Balança até pra falar / Balança tanto que já balançou meu coração / Balance mesmo que é bom, / Do Leme até o Leblon / E vai juntando um punhado de gente / Que sofre com seu andar / Mas ande bem devagar / Que é pra não se cansar / Vai caminhando, balan balançando sem parar / Balance os cabelos seus / Balance cai mas não cai / E se cair vai caindo, caindo / Nos braços meus / . “ ] .
Nesta canção , Carlos Imperial faz uma apologia às gírias da época e aos ditos populares comuns nos tratamentos dos jovens quando se encontravam . Wilson Simonal interpreta com bastante suingado e numa cadência envolvente em “ NEM VEM QUE NÃO TEM “ . [ “ / Ahahahahahaha! / Vamos voltar a pilantragem / Xá comigo, uma musiquinha / Pra machucar os corações / Nem vem que não tem / Nem vem de garfo / Que hoje é dia de sopa / Esquenta o ferro / Passa a minha roupa / Eu nesse embalo / Vou botar pra quebrar / Sacudim, sacundá / Sacundim, gundim, gundá! / Nem vem que não tem / Nem vem de escada / Que o incêndio é no porão / Tira o tamanco / Tem sinteco no chão / Eu nesse embalo / Vou botar pra quebrar / Sacudim, sacundá / Sacundim, gundim, gundá! / Nem vem! / Numa casa de caboclo / Já disseram um é pouco / Dois é bom, três é demais / Nem Vem! / Guarda teu lugar na fila / Todo homem que vacila / A mulher passa pra trás / Nem vem que não tem / Pra virar cinza / Minha brasa demora / Michô meu papo / Mas já vamos'imbora / Eu nesse embalo / Vou botar pra quebrar / Sacudim, sacundá / Sacundim, gundim, gundá! / Nem vem! / Numa casa de caboclo / Já disseram um é pouco / Dois é bom, três é demais / Nem Vem! / Guarda teu lugar na fila / Todo homem que vacila / A mulher passa pra trás / Nem vem que não tem! / . “ ] .
Jorge Bem Jor, em um lampejo de felicidade, compôs uma canção , demonstrando , com muita simplicidade , o orgulho em ser brasileiro e encenando várias passagens que embelezam e identificam-se com o “ PAÍS TROPICAL “ . [ “ / Moro... / Num país tropical, / Abençoado por Deus / E bonito por natureza (Mas que beleza!) / Em fevereiro (Em fevereiro) / Tem carnaval (Tem carnaval) / Eu tenho um fusca e um violão, / Sou Flamengo e tenho uma nêga chamada Tereza / "Sambaby", "Sambaby" / Sou um menino de mentalidade mediana (Pois é) / Mas assim mesmo, feliz da vida pois eu não devo nada a ninguém (Pois é) / Pois eu sou feliz, muito feliz comigo mesmo... / Moro... / (BIS) Num país tropical,................... chamada Tereza / / Eu posso não ser um Band Leader (Pois é) / Mas assim mesmo, lá em casa todos meus amigos, meus camaradinhas me respeitam (Pois é) / Essa é a razão da simpatia, do poder do algo mais e da alegria... / (BIS) / Moro.../ Num país tropical,.............chamada Tereza /"Mor... / No patropi, / Abençoá por Dê / E boni por naturê (Mas que Belê!)" / "Em feverê (Em feverê) / Tem carná (Tem carná) / Eu tenho um fuca um vió / Sou flamen e tenho uma nêga chamá Terê / Do meu Brasil"/.” ].
Antônio Adolfo compôs esta bela canção onde descreve, com certa suntuosidade, a beleza de Marina e a competência com que desenvolve seu bailado, deixando toda plateia aflita com seus passos , admirando a ternura de “ SÁ MARINA “ . [ “ / Descendo a rua da ladeira / Só quem viu, que pode contar / Cheirando a flor de laranjeira / Sá Marina vem prá dançar... / De saia branca costumeira / Gira ao sol, que parou prá olhar / Com seu jeitinho tão faceira / Fez o povo inteiro cantar... / Roda pela vida afora / E põe prá fora esta alegria / Dança que amanhece o dia / Prá se cantar / Gira, que essa gente aflita / Se agita e segue no seu passo / Mostra toda essa poesia do olhar / Huuuuuuummmm!... / Deixando versos na partida / E só cantigas prá se cantar / Naquela tarde de domingo / Fez o povo inteiro chorar / E fez o povo inteiro chorar E fez o povo inteiro chorar... / Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá! / (3 X) / (BIS) / . “ ] .
A simbologia das cores é impressionante , porque significa fatos que acontecem . Nesta canção , após um conselho feminino , encontramos uma grande mudança de comportamento , simplesmente por permutar as cores da vestimenta , transformando toda a sorte de alguém ao afirmar : “ VESTI AZUL “ . [ “ / Estava na tristeza que dava dó / vivia vagamente / e andava só / mas eis que de repente / me apareceu um brotinho lindo / que me convenceu, dizendo / que eu devia vestir azul, / que azul é cor do céu e seu olhar também... / Então o seu pedido me incentivou / vesti azul / minha sorte então mudou / vesti azul / minha sorte então mudou... / Passei a ser olhado com atenção.. / e fui agradecer pela opinião / Então senti que o broto estava toda mudada / parecia até que estava apaixonada / então eu fiz charminho e acrescentei / só vim aqui saber como eu fiquei' / e aquele olhar do broto me confirmou, / vesti azul / minha sorte então mudou / vesti azul, minha sorte então mudou.../ . “ ] .
Esta canção fez muito sucesso , apesar da simplicidade temática . Wilson Simonal , com sua bela interpretação , deu à música uma cadência especial na mensagem em que expressa um movimento em compasso de espera da mulher linda que vem chegando : “ ZAZUEIRA “ . [ “ / Ela vem chegando / (ela vem chegando) / E feliz vou esperando / (e feliz vou esperando) / A espera é difícil / (a espera é difícil) / Mas eu espero sambando / (mas eu espero sambando) / Menina bonita com céu azul / Ela é uma beleza / Menina bonita, você é demais / A alegria da minha tristeza / Mas ela vem chegando / (ela vem chegando) / E feliz vou esperando / (e feliz vou esperando) / A espera é difícil / (a espera é difícil) / Mas eu espero sambando / (mas eu espero sambando) / Pois uma flor é uma rosa / Uma rosa é uma flor / É um amor esta menina / Esta menina é o meu amor / Zazueira / Zazueira.../ . “ ] .
Esta canção, despretensiosamente, aborda um tema singelo, convencendo a todos que a preferência das mulheres se deve simplesmente ao fato de : “ MAMÃE PASSOU AÇÚCAR EM MIM “ . [ “ / Eu sei que tenho muitas garotas / Todas gamadinhas por mim / E todo dia é uma agonia / Não posso mais andar na rua, é o fim / Eu era neném / Não tinha talco / Mamãe passou açúcar em mim / Sei de muito broto / Que anda louco / Pra dar uma bitoca ni mim / E na verdade, na minha idade / Eu nunca vi ter tanto broto assim / Eu era neném / Não tinha talco / Mamãe passou açúcar em mim / . “ ] .
Em pleno movimento da “ Bossa Nova “ , Carlos Lira e Ronaldo Bôscoli compuseram esta canção que , com base em uma história infantil , ousaram comparar uma conquista amorosa e fictícia com fatos de uma realidade em referência a um galanteador , transformando-o em “ LOBO BOBO “ . [ “ / Era uma vez um lobo mau / Que resolveu jantar alguém / Estava sem vintém / Mas arriscou e logo se estrepou / Um chapeuzinho de maiô / Ouviu buzina e não parou / Mas lobo mau insiste / E faz cara de triste / Mas chapeuzinho ouviu / Os conselhos da vovó / Dizer que não pra lobo / Que com lobo não sai só / Lobo canta, pede promete / Tudo até amor / E diz que fraco de lobo / É ver um chapeuzinho de maiô / Mas chapeuzinho percebeu / Que o lobo mau se derreteu / Pra ver você que lobo / Também faz papel de bobo / Só posso lhe dizer, chapeuzinho agora traz / O lobo na coleira que não janta / Nunca mais, lobo lobo, uh! / . ] .
A Juventude Transviada , na época da Jovem Guarda , era identificada por algumas novidades em seus vestuários , expressões de gíria da rapaziada , uso de carros sofisticados e a relação amorosa com os brotinhos que entravam no “ CARANGO “ . [ “ / Copacabana carro vai zarpar / Todo lubrificado / Prá não enguiçar / Roda tala larga genial / Botando minha banca / Muito natural / Simbora...1 2 3 / Camisa verde claro, calça Saint Tropez / E combinando com o carango / Todo mundo vê / Ninguém sabe o duro que dei / Prá ter fon fon / Trabalhei, trabalhei (2x) / Depois das seis / Tem que acender farol / Garota de menor não pode ser sem sol..ahhh / Barra da Tijuca já mixou / A onda agora é / Deixar cair no Le Bateau / Simbora...1 2 3 / Garota mini saia essa onda é bem / E todo mundo no carango / Não sobrou ninguém / Ninguém sabe o duro que dei / Prá ter fon fon / Trabalhei, trabalhei (2x) / Mas em São Paulo eu boto prá quebrar / Ah! Eu pego o meu carango / E vou pro Guarujá / Paro o carro frente pro mar / Barra limpa bonequinha / Chega mais prá cá / Simbora...1 2 3 / Capota levantada prá ninguém nos ver / Um abraço, e um beijinho / Isso é que é viver / Ninguém sabe o duro que dei / Prá ter fon fon / Trabalhei, trabalhei (2x) / . ] .
Para encerrar o artigo com uma pequena seleção de músicas interpretadas por Wilson Simonal , o Cantinho Musical optou por uma canção escrita pelo poeta Vinícius de Moraes e por Toquinho . A despeito do significado literal, a expressão , que dá título à música , foi escolhida pelo poeta Vinícius de Moraes pela sua sonoridade, sem valor semântico, mas como uma espécie de xingamento em língua nagô. De acordo com o Novo Dicionário Banto do Brasil, de Nei Lopes, estas palavras significam o seguinte: (1) tonga (do Quicongo), "força, poder"; (2) mironga (do Quimbundo), "mistério, segredo" (Houaiss acrescenta: "feitiço"); (3) cabuletê (de origem incerta), "indivíduo desprezível, vagabundo" .
A expressão foi na verdade uma provocação em tom de brincadeira aos censores da ditadura militar que costumavam buscar nas entrelinhas das letras musicais termos e frases que protestassem contra o Regime vigente. O próprio autor da letra declara : verdade não significa absolutamente nada :”A TONGA DA MIRONGA DO KABURETÊ “ . [ “ / Eu caio de bossa / Eu sou quem eu sou / Eu saio da fossa / Xingando em nagô / Você que ouve e não fala / Você que olha e não vê / Eu vou lhe dar uma pala / Você vai ter que aprender / A tonga da mironga do kabuletê / 2X / Eu caio de bossa / Eu sou quem eu sou / Eu saio da fossa / Xingando em nagô / Você que lê e não sabe / Você que reza e não crê / Você que entra e não cabe / Você vai ter que viver / Na tonga da mironga do kabuletê / 2X / Você que fuma e não traga / E que não paga pra ver / Vou lhe rogar uma praga / Eu vou é mandar você / Pra tonga da mironga do kabuletê / Pra tonga da mironga do kabuletê / Pra tonga da mironga do kabuletê / . “ ] . “ EM GRANDES APRESENTAÇÕES NO PALCO , SÃO POUCOS OS CANTORES QUE SE IGUALAM AO DESEMPENHO DE WILSON SIMONAL ATUANDO EM ESPETÁCULOS MUSICAIS . MESMO REJEITADO PELO MEIO ARTÍSTICO , A POLÊMICA POLÍTICA NÃO OFUSCOU O TALENTO DE UM CANTOR QUE TRANSMITIA ALEGRIA AO PÚBLICO ATRAVÉS DE SUAS CANÇÕES “